[Retrospectiva] Melhores Leituras de 2017

Oioi pessoal, como vocês estão?

Chegou aquele post que todo mundo espera – e me pediu. Hoje vou conversar com vocês sobre as melhores leituras do ano. Foi bastante difícil montar essa lista, pois eu gostaria de colocar todos os livros que me marcaram e vou falar um pouco sobre as leituras no todo, vamos lá?


Pela minha planilha de controle, li 98 livros. Desse montante foram 40 ebooks e 58 livros físicos. Foi um número até que equilibrado, uma vez que ano passado eu acabei lendo quase o dobro de ebooks. Como acontecem com blogs, do montante lido, 67 foram livros recebidos de parceria e foram 51 livros de autores brasileiros. As demais nacionalidades, foram Africana, Austríaca, Canadense, Espanhola, Holandesa, Irlandesa, Israelita, Norueguesa, Portuguesa e até Jamaicana. Não li todas as nacionalidades que queria, mas fiquei feliz com a variedade. Apenas 13 livros entraram na minha lista de favoritos e 28 títulos foram 5 estrelas.

Percebi que essa no me tornei muito mais seletiva e menos livros me encantaram tanto assim. Então, sem mais delongas, vamos falar dos melhores livros do ano!


1 – Kindred, Octavia E. Butler
2 – Como parar o tempo, Matt Haig
3 – O verão em que tudo mudou, Gabriela Freitas, Vinicius Grossos e Thais Wandrofski
4 – O Ceifador, Neal Shusterman
5 – Minha vida (não tão) perfeita, Sophie Kinsella
6 – A Ilusão do Tempo, Andri Snaer Magnason
7 – Rafani, Sineia Rangel
8 – Raio de Sol, Kim Holder
9 – Garota em Pedaços, Kathleen Glasgow
10 – Nossos dias Infinitos, Claire Fuller

Não roubei dessa vez, pois fui muito seletiva e escolhi apenas livros que tocaram meu coração, de verdade. Gostaria de falar com vocês sobre cada um dos livros lidos em separado, mas não posso fazer isso, ou ficaria até o ano que vem falando deles. Se vocês quiserem conferir todas as minhas leituras do ano, podem fazer isso em meu Perfil no skoob.

Vamos conversar sobre as melhores leituras de vocês!

Beijos e ótimas leituras em 2018!

19 comentários

  1. Ola
    2017 foi um ano que me surpreendi com as leituras e a Rfani foi uma delas, livro maravilhose, li em ebook infelizmente pois meu app do kindle esta no celular, mais adorei a leitura. Otimos livros favoritos.
    Que 2018 você leia o dobro.
    Sucesso
    Bjus
    Jis Rocha

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru
    Em 2017 eu fiz leituras muito boas. Acho que o que mais ajudou pra isso é que eu não defini livros certos pra ler, sabe? Eu fui lendo o que queria e isso foi essencial pro meu ano de leituras.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Puxa, quanta leitura boa você fez neste ano que se encerrou!
    Eu não li muita coisa :/ tive e ainda estou tendo que driblar um troço chamado Tempo e anda complicado. Mas estou me organizando e espero conseguir cumprir uma das minhas cinco metas propostas para este ano novo.
    Mas mesmo tendo lido pouco, também fui mais seletiva e acabei conhecendo muita coisa nova. Acabei abraçando o autor Raphael Montes e vibro com cada novo livro do autor. Devagarinho, só falta um pra eu conseguir comprar! E Jantar Secreto está entre minhas melhores leituras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, não li nenhum destes livros que você citou, e confesso que não tem nenhum que eu esteja querendo desesperadamente. Eu tive um ano muito bom, recheado de boas leituras, mas preferidos mesmo foram poucos, acho que não chegam a 10 com certeza.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, você leu bastante em 2017, ein?! Eu queria ter lido 60 livros, porém acabei lendo 56, rs. Quero muito ler "Como parar o tempo" e "O ceifador".

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum dos mencionados, mas claro que alguns estão na minha lista de desejos, como é o caso do O Ceifador e Minha vida (não tão) perfeita.
    O meu melhor foi Entre Quatro Paredes, Menina Má e a trilogia Familia Villazza que ainda espero a continuação do 3° livros, super recomendo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler Sophie Kinsella (irei ler sua resenha e ver se me identifico)
    Raio de Sol, Garota em Pedaços ouvi falar muito bem deles e espero ler algum dia.
    Li super pouco ano passado 44 livros espero ultrapassar esse ano.

    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho uma amiga que ama Raio de Sol, estou quase me convencendo a ler ele também, rsrs. Eu quero muito ler O verão em que tudo mudou, está há séculos na minha lista de desejados.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei me tornando mais seletiva também, eu tive ótimas leituras em 2017, mas muitos livros me decepcionaram bastante. Eu quero muito ler Minha vida não tão perfeita, desde o lançamento eu morro de curiosidade e vou tentar ler esse ano.

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna, parece que você teve leituras incríveis em 2017 *-* Dos seus melhores do ano ainda não tive a chance de ler nenhum, mas alguns estão na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Quero muito ler Ceifador parece uma história bem instigante. E Sophie Kinsella é sempre uma boa pedida, amo sua escrita.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. eu ando mais seletiva a meedida que fico mais velha hahahahaha
    tbm fiz algumas leituras de socar o estomago em 2017 e espero que esse ano eu leia outros ainda mais afudê...
    quero focar nos italianos esse ano... hehehe

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna! Tudo bem?
    De repente tu meio que acabou virando minha livreira, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, porque um desafio que me propus é ler algo indicado por um livreiro, ou alguém, e temn um tempo que estou com "Raio de Sol" em um EPUB e não tomei a devida coragem para ler.
    Adorei a tua retrospectiva.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna!
    Bom saber que Minha vida não tão perfeita foi uma das suas leituras favoritas, porque estou com esse livro para ler - da lista de 2017 que não li ainda... rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Parabéns pelas leituras em! Por aqui foram 70 livro lidos e amados. Da sua lista eu também li "Minha vida não tão perfeita" e simplesmente o adorei. Achei incrível a mensagem que a obra traz e como sempre a escrita da Sophie estava maravilhosa. Esse ano pretendo concluir a série da Becky Bloom. Espero conseguir!

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir
  16. Olá, como vai?
    Esse ano não li muito, foram pouco mais de 40 livros. Não li nenhum livro da sua lista, mas tenho interesse em alguns.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Como você, há um tempo, estou mais seletiva, e também em meu blog, falei dos livros que me tocaram, mais pessoal, de sua lista, quero ler O Ceifador.

    ResponderExcluir
  18. Olá...acho super legar fazer uma retrospectiva das melhores leituras do ano...adorei suas leituras e anotei muitas dicas.

    Desses quero muito ler Garota em Pedaços.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Boas leituras! Li Como Parar o Tempo e Raio de Sol ano passado e gostei bastante!
    Bjs

    ResponderExcluir