[Resenha] Raio de Sol, Kim Holden

Título: Raio de Sol
Autora: Kim Holden
Editora: Outro Planeta (cortesia)
Páginas: 448
Onde comprar: Amazon | Saraiva 

“Faça épico.”

Raio de Sol é aquele típico livro que tem atinge de diversas formas: conquista pela capa, inspira pelos personagens e destrói por perceber que, infelizmente, coisas ruins acontecem com pessoas extraordinárias.

O livro nos apresenta à história de Katherine – ou Kate ou Raio de Sol – Sedgwick, uma garota que inspira todas as pessoas do mundo e que sempre está disposta a ajudar o próximo, estando ela em qualquer situação. Ela se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, para fazer sua tão sonhada faculdade. Na mala? Ela carrega lembranças e a esperança de que as coisas ficarão bem.

Nos primeiros dias em sua cidade nova, ela fica com sua tia – Maddie -, e acaba descobrindo traumas dela que faz com que queira ajudar, mas não podemos ajudar quem não quer ajuda, não é mesmo? E essa tia foi a única coisa que deixou a desejar no livro, pois ela foi odiosa em todos os sentidos e a Kate não precisava disso em sua vida. 
“Tenho a sensação de que Maddie é viciada em objetos, dinheiro, coisas materiais. Chegou ao ponto de estar sempre querendo mais e não se dar conta de que deveria ficar agradecida pelo que tem. É triste. A ganância é como aquela história infantil sobre a aranha e a mosca. A ambição, o dinheiro, os excessos, tudo isso é a aranha. E Maddie parece uma mosca e tanto.”

Ao mudar para o alojamento, Kate faz amizade com Clay e Pete. O primeiro um gay assumido e cheio de vida, mas cheio de traumas também, e o segundo um rapaz inteligente e contido que ela vê como uma flor que irá desabrochar.


Nossa amada protagonista também conhece Shelly, sua colega de trabalho, e Keller, um lindo rapaz que trabalha na lanchonete onde ela toma café e que inegavelmente mexe com ela. Kate também não se esquece de suas raízes e está sempre em contato com Gus, seu melhor amigo de toda a vida. Acontece que ela começa a se encantar com Keller e isso coloca todos os seus ideais em cheque. Como ela deverá proceder? Como esconder segredos que, mais cedo ou mais tarde, virão à tona? 
“(...) Sinceramente, tento não pensar demais no futuro. Sou uma grande fã do presente.”

O que disse acima é muito pouco perto da grandiosidade desse livro. Vocês podem pensar, também, que é apenas mais um livro com um romance e possível triângulo amoroso, mas esse livro vai além, ele é mais, muito mais. Esse é um livro sobre amar a vida em todas as suas formas, sobre ver o lado positivo das coisas, sobre ser grato por existir, por respirar e andar por mais um dia e, principalmente, por fazer o hoje valer a pena, por fazê-lo épico.

Kate é uma das personagens mais inspiradoras e alto astral que tive o prazer de conhecer. É impossível não ficar com um sorriso bobo no rosto após ler sobre como ela vê o mundo, o que faz para ajudar todos sem julgar. Também é muito bacana ver os conflitos que rondam sua mente e como ela lida com eles, mas, acima de tudo, é maravilhoso ver que uma pessoa que já sofreu horrores não é triste ou deprimida, que ela deu a volta por cima. Todos os outros personagens – Clay, Pete, Shelly, Gus e Keller – aprendem muito com a Kate, mas também ensinam e isso me deixa com um sorriso bobo no rosto, pois é difícil encontrarmos um livro tão completo como esse é.

Não tenho muito mais a falar desse livro, pois tenho muito medo de soltar um baita de spoiler e fazer o leitor perder a vontade de ler esse livro magnífico. Só vou falar mais duas coisas: Primeiro, leia esse livro seja você quem for, ele irá te inspirar, tenho certeza disso. Segundo, tenha uma caixa de lenços ao seu lado, você vai precisar quando começar a soluçar feito uma criança. 
“Hoje, minha vida é incrível.
Não quero pensar no amanhã.
Nem no dia seguinte.
Então, repito para mim mesma: Hoje, minha vida é incrível.”
Classificação:

16 comentários

  1. Ola
    Sou apaixonada por esse livro, muito mesmo. Ele é emocionante demais e todos os personagens são carismáticos. Está na minha lista de desejados. Adorei poder conferir suas impressões a respeito! Kate é mesmo inspiradora e com um astral contagiante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Confesso que venho enrolando essa leitura a um bom tempinho mas a sua resenha me fez ficar com vontade pegar esse livro agora haha. Gosto bastante de personagens divertidas e espero gostar da Kate.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada com a resenha, imagina com o livro...Parabéns pelo blog e obrigada por me apresentar essa bela história. Logo logo eu retorno por aqui para contar quantas caixinhas de lenços eu gastei. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Que resenha e livro mais lindos!
    Minha amiga de blog já havia me recomendado a obra há pouco tempo, e agora, depois da sua resenha, me senti ainda mais curioso em conhecer a história de Kate. Tenho certeza que irei amá-la logo de cara.
    Estou precisando de mais livros assim na minha vida, que me façam sentir bem e aprender lições importantes.
    Ansiosíssimo pra conferir a trama.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Já vi a capa desse livro por ai, mas nunca havia lido uma resenha dele e com certeza depois de ler a sua, irei atrás dessa obra para realizar a leitura dele, parece o tipo de história que amo acompanhar, com certeza terei bons momentos lendo essa obra!

    BJss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bru

    Esse é um dos livros que estão na minha listinha do amigo livro! Será que minha amiga vai escolher ele? Hahahahah
    Eu adoro livros que fazem a gente parar para refletir sob como estamos vivendo e a quê nós estamos dando mais valor, sabe? Por exemplo, O Livro de Memórias, Mil Beijos de Garoto... sempre são leituras que me fazem refletir muito e sei que Raio de Sol também fará!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Minha amiga fala muito bem desse livro,um livro que inspira a continuar.
    Não tinha lido nenhuma resenha sobre ele mas você me fez ficar muito curiosa sobre ele.Estou mesmo precisando de livros que inspira e que ensina.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bru!
    Adorei sua resenha!
    Já tenho esse livro em minha estante, e espero o ler ainda esse ano! Se eu já tinha vontade de ler RAIO DE SOL, agora essa vontade triplicou, gostei demais de seus comentários sobre, a forma que você falou da Kate me cativou muito também e como geralmente tenho opiniões parecidas com as suas já quero passá-lo na frente de todos encalhados na estante... Espero ler em breve ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru!

    Estou encantada com a sua resenha e por você ter conseguido passar tanta sensibilidade nas palavras, que acredito que sejam passadas através desse livro. Estou com muita vontade de lê-lo, mas estou com um sentimento de que alguma coisa ruim irá acontecer com a Raio de Sol. Bem, só saberei quando ler. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Lendo o início da resenha, eu estava pensando exatamente o que você falou, "é só mais um romance clichê", mas você conseguiu me passar que se trata de algo maior, de uma mensagem linda por trás de tudo isso. A personagem parece que nos encanta ao longo da leitura, o que parece deixar as coisas ainda mais profundas. Eu amei esse livro, vou colocá-lo com certeza na minha lista! Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu sempre ouço vários elogios para esse livro e tenho muita curiosidade de ler, mas o motivo que me deixa relutante é que todas as resenhas que já li dão o mesmo conselho que você colocou aí no final: tenha uma caixa de lenços do lado. Eu sou a maior chorona do universo e estou em uma fase muito sensível, então, tenho medo de ler e perder toda a água do corpo com as lágrimas.
    No entanto, eu quero muito ler algum dia, porque parece ser uma leitura que realmente faz o leitor refletir. Alem disso, o fato de Kate ser uma personagem tão inspiradora, que superou coisas terríveis e seguiu em frente, já me mostra que é uma leitura que vale a pena.
    Adorei sua resenha e a dica já está anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Eu sempre me perguntei o que as pessoas achavam desse livro e achei esse post muito inspirador! haha
    Não sabia que tinha um triângulo amoroso na história (coisa que, vou dizer, me deixa BEM desanimada) mas gostei muito de saber que o livro vai além e trata de vários outros temas e que, pelo jeito, passa várias mensagens marcantes para o leitor!
    Dica anotada ;)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro que me faz querer lê-lo o mais rápido possível.
    E você falou tão bem de todos os personagens, que não tem como não sentir vontade de pegar e ler.
    Kate me pareceu mesmo ser uma personagem incrível. Não consigo imaginar alguém que tenha passado por coisas ruins na vida e que continua super de bem com ela...
    Enfim, ótima recomendação. Já fiz o pedido de compra no submarino. =D

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Que resenha mais cheia de sentimentos, me senti na obrigação de conferir essa história o mais breve possível, às vezes tudo que eu preciso é de algo lindo e inspirador eu acredito que posso encontrar nessa leitura. Obrigada por dividir sua opinião.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro e faz tempo que ele está na minha lista de desejados, por isso fiquei animada ao ver sua resenha, pois assim poderia saber ainda mais sobre a história. Bom, realmente o livro parece ser apenas mais um romance, mas as mensagens que ele traz são lindas e imagino que ele seja mais do que apenas um romance mesmo, sendo que a protagonista parece sr incrível. Enfim, gostei de conferir sus impressões sobe essa obra espero ler em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Esse foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida!
    Fiquei com uma baita ressaca quando terminei e queria tirar Kate do livro e trazer para a vida real.
    Gostei muito de ler sua resenha e me identifiquei bastante com suas impressões. Acho que é um livro realmente inspirador.
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir