[Resenha] A ilusão do tempo, Andri Snꭂr Magnason

Título: A ilusão do tempo
Autor: Andri Snꭂr Magnason
Editora: Morro Branco (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon | Saraiva

“Não é possível conquistar o mundo, sem conquistar o tempo.”

A ilusão do tempo nos apresenta à história de Vitória, uma jovem menina, que vive com uma família que, aparentemente, não se importa com ela e que vê sua vida ruir quando economistas preveem uma enorme crise financeira e seus pais – bem como todo o resto do mundo – decidem se esconder em caixas pretas à espera de tempos melhores, a TIMAX®.

Entretanto, após alguns anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em meio a uma cidade em ruínas. Após vagar por suas e prédios tomados por florestas e animais selvagens, ela se vê numa casa com várias crianças e uma senhora que pede para eles ouvirem a história, pois, só assim, poderão salvar o mundo. Essa senhora começa, então, a contar a história de um rei que quis dominar o mundo e, após fazê-lo, quis dominar o tempo para que sua filha não envelhecesse e vivesse por muito tempo.

Esse livro foi uma grata surpresa. Não imaginava me encantar com ele como me encantei, muito menos, que ele traria tantas reflexões como trouxe. A ilusão do tempo fala muito sobre a busca das pessoas pelo poder, o que fazem para alcança-lo, seja passar por cima de acordos ou matando inocentes. Também fala sobre o tempo, sobre aproveitar apenas dias bons, deixando os ruins para lá. Sobre ter momentos maravilhosos e se esquecer de acontecimentos ruins, mas, ao passo que pensamos que isso é uma dádiva, o autor nos dá um tapa na cara mostrando que é uma maldição. Como poderíamos dar valor para dias bons se não soubéssemos que ele é bom?

“- Por que você me fez perder vinte anos?
Dimon olhou para cima, em direção ao vazio.
- Esses anos não foram perda nenhuma. Eles não foram favoráveis para nós. Todos os seus dias têm que ser dias felizes.
- Mas é possível chorar mesmo com o sol brilhando lá fora – disse ela – e rir num dia de chuva e ventania. (...)”

A trama se passa muito mais no “passado” e na história que a senhora conta para as crianças, mas o autor soube dosar e deixar o leitor extremamente curioso para entender o agora, o que está acontecendo com Vitória e como salvar o mundo, pois é quase certeza que ele se perderá completamente.

Vitória foi uma personagem que não foi muito bem trabalhada, mas sua história me deixou com o coração bastante apertado. Ela é aquele tipo de criança que não tem atenção dos pais, que vive praticamente sozinha no meio de um monte de gente. E quantas crianças não se encontram nessa mesma situação em nossa sociedade? Agora, uma personagem que me encantou foi a princesa, gente, como essa menina sofre ao longo da história, apesar de muitos pensarem que é uma dádiva o que ela tem. Se imaginar no lugar dela e não sofrer é impossível. Com relação aos demais personagens, não sei muito o que falar deles, além de que todos são importantes para a história e bem desenvolvidos. 
“- Mas Jako disse que é melhor ser amado por uma pessoa que você também ama do que ser venerado por milhões que você não conhece! Que valor tem um amor que não é recíproco?”

Terminar esse livro foi um sofrimento, não por ser ruim, mas porque eu, simplesmente, não queria me despedir dos personagens e dessa história. Se você gosta de livros que fazem pensar e que te encantam, A ilusão do tempo é mais do que indicado para você. Agora que estou órfã, preciso de outro livro do autor para ler.

Classificação:

18 comentários

  1. Olha Bru eu queria muito ler sua resenh e aqui estou eu 😂
    Eu li tudo que tu falou da parte da história e confesso que de início eu não me interessei muito, porém quando vi q vc citou que aborda vários assuntos que nos fazem refletir eu já me animei, porque gosto de livros assim e nem tem como eu falar q n me interessei pelo livro ate p vc n pode contar mais do que deve pra não entregar a historia neh? Acho que foi por isso que fiquei com uma interrogação. Mais quando vi também que tem uma princesa ai no meio ja me animei pois eh um fato que adoro em livros, mas eu acho que terei q ler pra saber msm. Gostei do seu ponto de vista e espero me animar pra ler. Arrasou amiga!

    ResponderExcluir
  2. Já amei o livro e quero ler. Gosto muito de histórias com viagem no tempo e essa me encantou. Além da edição maravilhosa né?!

    Parabéns pela resenha, muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna que história fascinante menina e realmente parece abordar assuntos em muitos cotidianos reais acontecem, de serem deixados de lados as crianças quando querem dar opiniões, adoraria entender melhor e vivenciar essa viagem no tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Nossa que história emocionante, gostei bastante por ela tratar de assuntos reflexivos e reais, irei ler em breve pois adoro também uma boa viagem no tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não conhecia o livro mas achei intrigante. Parece ser um livro bem reflexivo com ótimas mensagens se puder quero conhecer.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Que legal e diferente essa capa, gostei bastante. A estória parece ser muito boa, fiquei interessada. Sei bem essa coisa de não querermos nos separar de uma história, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna. Que resenha linda!
    Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa com ele, gostei de conhecer um pouco sobre a história através da tua resenha e achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  8. Hey Bruna =D. Parabéns pela resenha, está perfeita. Quero muito ler esse livro mesmo não sendo o tipo que geralmente leio. Mas sua opinião me influenciou kkkk.

    Bjs

    Não percam o TOP COMENTARISTA do mês, 1 ganhador e 2 livros.

    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro mas já fiquei empolgada com a leitura. Sua resenha está muito bem escrita e envolvente! Vou deixar anotada para ler em breve.
    AMEI as fotos <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Siiiim amo livros que nos fazem pensar e refletir bastante. Com uma capa lindíssima, uma sinopse instigante, sua resenha só somou a algo que já queria conhecer. Estou com altas expectativas e espero também gostar.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Morro de vontade de ler esse livro, só estou esperando uma promoção bacana.Adoro livros vindos dessa região e com certeza será uma leitura maravilhosa!

    ResponderExcluir
  12. O título já chama muito atenção! Você destaca pontos que faz a gente querer conferir a história. Fico até com medo do nosso mundo real, por saber que aqui também as pessoas fazem de tudo pelo o poder, não importando as consequências.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, por que eu nunca tinha ouvido falar desse livro? Adorei, acho que é uma leitura que com certeza me encantaria, adoro esse tipo de obra que faz pensar e achei o enredo bem diferente. Acredito que a princesa se tornaria minha personagem preferida, se ela sofre tanto assim.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna,
    Dá pra ver que você realmente amou o livro. Gosto muito dessa sensação de não querer de despedir do livro de tão bom que ele é.
    Vou anotar a dica de leitura. Suas fotos estão maravilhosas!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas amei tudo. A ideia da história, a capa, os quotes, o título... O bom de vistar blogs literários é que você conhece obras que de outra forma não conheceria. Me interessei muito por essa história. Amo livros que me fazem refletir. Vou procurar esse título. Parece ser bem meu tipo de leitura. Suas fotos ficaram lindas, parabens pelo seu trabalho. Sucesso e um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Bruna, esse é um dos livros que estou super curiosa para ler. Quando vi sua resenha, já amei saber sua opinião, despertou ainda mais minha vontade. Com certeza, será uma das minhas próximas aquisições. bjoo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bru.
    Não conhecia o livro, mas gostei dessa parte das pessoas se esconderem nessa caixa para se esconder da realidade do mundo e poder sair um tempo depois. Fico feliz que tenha gostado do livro!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Gostei muito da sua resenha e consegui ter um vislumbre excelente da história. O livro parece ser uma leitura que vale a pena e com certeza já está na minha lista. Excelente post!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir