[Resenha] Insurgente - Veronica Roth

Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da trilogia, Divergente.

Insurgente, segundo livro da trilogia Divergente, inicia com Tris, Tobias e seus amigos na sede da Amizade tentando fugir dos planos macabros da Erudição.

ESM #07 - Uma descrição pessoal


Não era a primeira vez que a via, mas acho que foi a primeira vez que ela me viu. Todos os dias, sabia onde encontra-la naquele horário.

Há meses ela frequenta o sebo da minha tia, todos os dias, durante a semana, sempre sorrindo e acompanhada de uma pessoa para quem sai distribuindo livros. Minha tia disse que ela é uma leitora voraz, imagino que seja.

Sobre a Black Friday: Promoção ou Enganação?

Olá queridos, tudo bem?

Para quem não sabe, amanhã teremos a tão esperada Black Friday 2015. As lojas online estão enchendo nossa caixa de SPAM com e-mails de promoção, mas será que realmente vale a pena estourar o limite do cartão de crédito? É sobre isso que vamos conversar hoje!


No ano passado, fiz um post com Dicas e uma Wishlist e elas continuam valendo – só as dicas, tá? Mas, esse ano decidi ir com mais afinco nas minhas escolhas por vários motivos, o primeiro é que meu orçamento está curto, o segundo é que não tenho mais lugar para guardar tantos livros e o terceiro é a grande quantidade de livros não lidos que tenho em minha estante.

[Resenha] Caixa de Pássaros - Josh Malerman


Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Há muito tempo não leio um livro como este: de tirar o fôlego, roer as unhas e querer comer as páginas. Caixa de Pássaros é uma mescla de suspense e terror para ser lida da primeira à última página de uma só vez - eu mesma terminei em menos de um dia, já que fiquei completamente obcecada pela narrativa. O cenário criado por Josh Malerman foi muito bem construído e cumpriu seu principal objetivo: ser amedrontador. Os personagens foram igualmente bem estruturados, são fortes e conseguem conquistar o leitor - me senti tão conectada a eles que parecia estar dentro do livro. 

 Em Caixa de Pássaros o caos está instalado. As pessoas estão enlouquecendo, matando, morrendo e ninguém sabe o porquê. Embora Malorie assista a tudo incrédula, não demora muito até que ela descubra que nada era brincadeira: havia alguma coisa lá fora; uma coisa que, se vista, levava o ser humano a insanidade de cometer o próprio suicídio, depois de matar quem estivesse perto.

"O homem é a criatura que ele teme."

Sobre 10 anos de Crepúsculo e Vida e Morte, Stephanie Meyer

Olá leitores!

Hoje vamos conversar um pouco sobre os 10 anos de vida de Crepúsculo. Sei que estou um pouco atrasada, mas gostaria de dizer algumas coisas, como fã e crítica.


Quando li, no site da Intrínseca, que a Saga estava completando 10 anos, meu primeiro instinto foi: WHAAAAAAAAAAAAAT?, passado o choque, claro, que como uma boa fã, senti necessidade de ler Vida e Morte, apesar de ter achado a premissa um tanto quanto complicada.

Lúcia, Lindinalva e o rótulo da prostituição

Oi pessoal, tudo bem?
O texto de hoje é um artigo de opinião que eu fiz para a disciplina de Literatura I no curso de Letras. Se vocês ainda não leram Lucíola, eu indico muito a leitura. Espero que vocês gostem!


Embora não seja idêntico aos séculos passados, o rótulo dado a prostituição em pleno século XXI ainda é um fantasma que nos assombra. Isso porque, no passado, as pessoas costumavam caracterizar a mulher ideal. A mulher era vista, de modo geral, como uma figura pura e angelical. Lúcia, personagem do livro Lucíola, de José de Alencar, e também Lindinalva, personagem criada por Walcyr Carrasco em uma adaptação novelística do romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, são exemplos que ilustram tal perfil ideal de formas diferentes. Mas, ao mesmo tempo, elas se desviam dessa incrédula idealização, pois ambas são prostitutas rotuladas pela sociedade. 

[Nova Coluna] Livros que deveriam virar filme #1

Olá, lindinhos!

Hoje é um dia de novidade aqui no blog! Decidimos abrir uma nova coluna - Livros que deveriam virar filme - e acho que o nome já é bem sugestivo. A cada mês vamos apresentar dois livros que, em nossa opinião, poderiam dar bons filmes. Esperamos que gostem e que participem também. Afinal, todos nós sempre lemos algo que nos desperta aquela curiosidade: "como seria um filme deste livro?".

Vamos aos selecionados do mês, então!

Sinopse
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Este li há apenas alguns dias e logo mais terá resenha aqui. Puxa, não sei o que dizer de Caixa de Pássaros. Faz um bom tempo que não leio um livro assim, que me prendesse da primeira página à última. É simplesmente aterrorizador, de roer as unhas. Magnífico!

[TOP 5] Livros que quero ler ainda esse ano

Olá leitores, tudo bem?

Essa semana anda bem corrida pra mim, aliás, não só essa, mas a semana passada também foi assim e a próxima promete seguir a mesma linha. Final de semestre e ainda o último semestre da faculdade não é fácil, não é mesmo? Junte isso ao fato de que você está de mudança, saindo do trabalho e com toda uma casa para desmontar – piora ainda mais!

Mas, esse post não é para apresentar minhas lamurias rs. Faltam 43 dias para o ano acabar e ainda tenho 14 livros na minha meta desse ano, ou seja, #fail. Pensando nisso, separei alguns livros que eu quero ler ainda esse ano, bora conferir?


O primeiro livro que esta na minha lista não poderia deixar de ser Convergente o último volume da trilogia por dois motivos: 1. Já estou concluindo a leitura do segundo volume; e 2. Esse livro foi indicado pela Laila do blog Livros Terapias para o projeto Tá na estante não leu, amigo escolheu. Sim, estou participando de novo e espero, dessa vez, concluir a leitura (risos)

[Resenha] Divergente - Veronica Roth

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Divergente é uma distopia muito aclamada e, infelizmente, só tive a oportunidade de lê-la agora.

Caixinha de Correio #12

Olá, leitores lindos! Como vão as leituras de novembro?

Nesta sexta-feira resolvi contar para vocês o que andei aprontando... Pois é, comprei muitos livros, troquei alguns pelo skoob e também ganhei outros da Bru. O resultado é desastroso: não tenho espaço onde possa colocá-los e a pilha de não lidos só cresce, cresce e ... cresce. Cheguei a conclusão de que preciso ser um pouquinho menos compulsiva em se tratando de livros.

Bem, vamos às pilhas então!

                     

[Resenha] Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde


 Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Preciso começar dizendo que Ainda não te disse nada é um livro de uma leveza encantadora. É “amor à primeira leitura”. A simplicidade conduz o leitor ao divertimento e, rapidamente, o traz para dentro da história. Em menos de um dia eu já havia virado a última página e me xinguei loucamente por isso. A razão? Simples: eu queria mais; queria rir mais, suspirar mais, me encantar mais. Culpa do Maurício Gomyde também , aliás. Ninguém mandou escrever uma boa história.

 Ainda não te disse nada vai acompanhar os passos de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha ser uma famosa estilista. Vinda do interior, a garota deixou a família para construir sua própria vida em São Paulo, onde segue sempre a mesma rotina todos os dias ao lado de mais duas amigas: Thaís e Francesca – duas personagens que arrancam boas gargalhadas.

 “A vida real não tem a paixão que a fantasia tem.” 

Lançamentos - Outubro/ Novembro

Olá, queridos leitores!

Estava eu fuçando nos lançamentos dos últimos meses e alguns me chamaram a atenção. Eles já estão em minha estante como desejados! - só é realmente uma pena que eu não tenha mais tanto espaço, nem dinheiro ou tanto tempo assim para lê-los. Minha situação está crítica, mas... Me sinto melhor ao saber que não sou a única na mesma situação, tenho certeza!

Vamos então aos lançamentos!

Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.


[Promoção] Aniversário 4 anos do Imaginação Literária


Olá, queridos!

O blog Imaginação Literária está completando 4 anos de vida e nós não poderíamos deixar de nos juntar a ele e preparar uma super promoção pra vocês, não é? Serão 16 prêmios separados em 4 grupos, então, bora lá participar?



a Rafflecopter giveaway


[Promoção] Aniversário de 2 anos do Um Oceano de Histórias


Olá, queridos leitores!

Hoje traremos uma grande surpresa do interesse de vocês em comemoração ao segundo ano de aniversário do blog: um sorteio; um baita sorteio! Em conjunto com mais oito blogs – Minhas Impressões, Conjunto da Obra, Imaginação Literária, Coisas de Diane, I Love my Books, Histórias existem para serem contadas, Milkshake de Palavras e Eu pratico livroterapia - serão doze prêmios para seis ganhadores! Vocês não vão querer ficar de fora, não é?

As regras são simples. Vamos, então, a elas:
-O sorteio tem início hoje e termina dia 08/12;
-Ter endereço de entrega em território brasileiro;
-Deixar um e-mail para contato nos comentários;
-Preencher os formulários abaixo;
-Cumprir as entradas obrigatórias;
-As chances extras são opcionais, mas aumentam a probabilidade de vencer;
-O vencedor deverá responder o e-mail em até 72 horas. Não havendo resposta será realizado um novo sorteio;
-Cada blog terá o prazo de 60 dias para enviar o prêmio e, por esse motivo, eles podem chegar em momentos diferentes.


Escreva!

Olá pessoal! 
Hoje eu trago um texto "antigo" para vocês. Trata-se de um incentivo. Faz algum tempo que escrevi, mas tenho uma certa paixãozinha por ele e esse é um dos motivos pelos quais vou compartilhá-lo com vocês hoje. O outro motivo é o de que estou com o tempo um pouquinho corrido, por isso não escrevi nada essa semana. Espero que gostem! ♥



ESM #06 - A primeira lembrança com o seu professor


Esse texto é bastante especial pra mim por dois motivos, o primeiro é que indiquei esse tema para a Thamiris e o segundo é que tenho um momento muito especial para compartilhar com vocês.

Antes de começar – e abrindo mais um adendo – acho que uma das profissões mais lindas do mundo é a de ser professor. Isso porque é muito fascinante você poder deixar um legado. Tenho várias lembranças com professores, mas tenho algumas bastante especiais com uma professora – da quinta e sexta série – chamada Elizabeth, vou compartilhar com vocês duas delas.

[Resenha] Rush Sem Limites - Abbi Glines

Rush merece sua reputação de bad boy. Com seus carros de luxo e sua mansão de três andares à beira-mar, o filho de um famoso astro do rock tem uma fila de garotas a seus pés. No entanto ele precisa apenas de duas pessoas para ser feliz: seu irmão postiço e melhor amigo Grant e sua meia-irmã Nan. Até que Blaire Wynn chega à cidade em sua velha caminhonete. A beleza angelical da garota do Alabama logo chama a atenção de Rush. Mas, por causa de um segredo de família, ele decide manter distância de Blaire. Mesmo que ela precise de sua ajuda. E mesmo que ela lhe desperte sentimentos desconhecidos. Órfã de mãe e abandonada pelo pai, Blaire está sozinha no mundo – porém Rush entende que se aproximar dela pode destruir a vida da irmã, a quem protegeu desde que eram crianças. A relação secreta entre as duas e o ódio que Nan nutre por Blaire são mais do que bons motivos para Rush manter-se afastado. Só que ele não consegue. O desejo fala mais alto. Depois do sucesso da trilogia Sem Limites, Abbi Glines leva os leitores de volta ao início dessa história de amor. Em Rush sem limites, você entrará na mente do bad boy que já conquistou milhões de fãs mundo afora.


Rush Sem Limites é o quarto livro da série Sem Limites, escrita pela Abbi Glines, entretanto, ele retrata o ponto de vista do Rush do primeiro livro da série, Paixão Sem Limites, ou seja, não possuímos nenhuma novidade no quesito história, apenas nos pensamentos do personagem.

Meta Literária - Novembro

Olá leitores, tudo bem?

Hoje vamos conversar sobre a minha meta para Novembro. No pês passado, havia sido ousada e, infelizmente, não consegui concluir a leitura de um livro – Na Companhia das Estrelas – e nem o “livro surpresa” que foi Joyland. Aliás, como vocês já devem ter visto, esse mês fiz poucas leituras, mas, esse post não é sobre isso. Pensando nisso, resolvi ser menos ousada e deixei apenas quatro livros em minha TBR, são eles:


Faz muito tempo que quero ler essa trilogia, mas como sei o final, estava desanimando. Quando soube que viajaria no primeiro feriado desse mês, decidi levar o primeiro livro – Divergente – e me surpreendi com a velocidade que li, pois, em três horas no ônibus, li 120 páginas. Portanto, deduzo que a leitura da trilogia será rápida, por isso decidi incluir aqui.

Leituras do mês - Outubro

Olá leitores, tudo bem?

Hoje vamos conversar sobre as minhas leituras de Outubro. Na questão quantidade, esse mês foi ruim, mas na questão qualidade foi ótimo. Li um total de 06 livros e estou muito feliz com isso, bora conferir?

A Aprendiz do Amor, Ricardo Orestes Forni (Resenha)

Esse livro conta a história de Angélica, uma princesa que estava inconformada com o fato de viver em meio à riqueza enquanto muitos viviam em meio à pobreza. Seu sonho é ajudar as pessoas e é aí que ela conhece a doutrina espírita e pode fazer o que sempre quis. Quando vi que a Petit lançaria esse livro, senti uma necessidade imensa de lê-lo e fico feliz em saber que ele atendeu todas as minhas expectativas, foi uma leitura excelente.

[Resenha] Surpreendente! - Maurício Gomyde

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o grande prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Eu poderia começar esta resenha de diversas maneiras, mas a melhor delas é a mais redundante possível: Surpreendente! surpreende. Surpreende de um jeito simples e profundo. Surpreende não pela história em si, e sim pelas reflexões que o livro nos trás. Maurício Gomyde escreveu um livro sobre a vida e as chances que ela nos dá; sobre como às vezes preferimos nos apegar às poucas coisas ruins em vez de prestar atenção nas boas; e também sobre a humanidade -  afinal, ela tem conserto ou não? Como podemos mudar o mundo? Que instrumentos devemos usar para isso? Quais riscos vamos correr?

" - A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis."

Conhecendo novos Autores - #♥LerNoCeará


Olá leitores, tudo bem?

Antes de começar o post de hoje, gostaria de conversar com vocês sobre duas coisas. A primeira é que estava morrendo de saudades de vocês nesses dois dias que fiquei afastada e a segunda é que, infelizmente, em Novembro não teremos o TOP Comentarista, pois não sei qual será a frequências dos posts.

Agora, vamos ao post! Hoje trago o quarto post do projeto #LerNoCeará. E nós vamos conhecer mais dois autores e seus livros, bora lá?

Jansen Viana

Sobre o Autor:

Autor de outros cinco livros ["É preciso saber amar" (2001), "Como tomar decisões" (2003), "Conterrâneos" (2007), Coleção "Ceará e Cearenses" (2008) e "Apenas um Carpinteiro" (2010)], Álvaro JANSEN VIANA da Silva é formado em Administração de Empresas, Teologia e Psicanálise Clínica. É pastor evangélico e consultor interno do Banco do Nordeste.