Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
Preciso começar dizendo que Ainda não te disse nada é um livro de uma leveza encantadora. É “amor à primeira leitura”. A simplicidade conduz o leitor ao divertimento e, rapidamente, o traz para dentro da história. Em menos de um dia eu já havia virado a última página e me xinguei loucamente por isso. A razão? Simples: eu queria mais; queria rir mais, suspirar mais, me encantar mais. Culpa do Maurício Gomyde também , aliás. Ninguém mandou escrever uma boa história.
Ainda não te disse nada vai acompanhar os passos de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha ser uma famosa estilista. Vinda do interior, a garota deixou a família para construir sua própria vida em São Paulo, onde segue sempre a mesma rotina todos os dias ao lado de mais duas amigas: Thaís e Francesca – duas personagens que arrancam boas gargalhadas.
“A vida real não tem a paixão que a fantasia tem.”
Desde a hora em que acorda, Marina refaz sempre os mesmos caminhos: se arruma, vai para o correio onde trabalha, almoça e toma um café durante a tarde enquanto bisbilhota as revistas de moda, antes de ir para faculdade. No entanto, essa rotina vai sofrer um forte abalo após a descoberta de uma paixão; a paixão por cartas.
“Como diria Neruda: Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida.”
A romântica e sonhadora Marina encontra, então, sentido para sua vida assumindo o papel de um anjo carteiro, pessoa que é contratada para assumir certa personalidade numa carta sem que o destinatário perceba. Ávida por fazer parte de uma história de amor, a jovem estilista vai começar a entender que, na verdade, faz tudo isso mais por ela mesma que pelo correspondente: Marina estava apaixonada pelas palavras de uma pessoa que nem conhecia.
“Marina não queria levar e trazer histórias, queria ser uma história.”
Depois de passar meses se correspondendo, a culpa recai sobre ela – afinal, estava ela enganando uma pessoa? Ou estava apenas fazendo o dia de um pobre e solitário idoso melhor ao reviver memórias? Marina não sabia. Mas quando realmente decidiu correr atrás da verdade se deparou com algo que não esperava...
“... em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação.”
Ainda não te disse nada é um livro repleto de surpresas e romantismo. Quando fecha o livro é impossível o leitor não se fazer esta pergunta: ainda existe esse romantismo? Antes de ler, talvez muitos responderiam que sim. Depois de ler eu respondo que não. Não como antes, pelo menos. Não como nas cartas deste livro. Um livro lindo e conquistador.
“... cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa.”
Informações adicionais:“Doce mundo. Doce é o mundo que mora agora no meu peito... Amarga é a realidade.”
Título: Ainda não te disse nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71
Páginas: 244
Classificação:
Oi Gabrielle,
ResponderExcluirQue início de resenha agradável!
Essa função da Marina me lembrou um pouquinho os trovadores. Achei incrível e inovador ela se apaixonar pelas palavras de uma carta. E, ai meu Deus! Ela se deparou com o que? :o
Preciso saber! hahaha
Parabéns pela resenha incrível!
Beijos
Historiar
Puxa, é verdade! Eu não tinha associado aos trovadores. Muito bem pensado!
ExcluirObrigada!
Beijos
Oi ...
ResponderExcluirAdoro os livros do Maurício ! Sempre nos faz apaixonar , rir , chorar tudo ao mesmo tempo rsrs...
Ainda não li esse , mas , pretendo !
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Também adoro!
ExcluirLeia este, é um livro que faz o leitor passar por todos os tipos de emoção possíveis.
Beijos
Já fiz uma resenha de Surpreendente! também. Dá uma olhadinha depois.
ResponderExcluirBeijos!
Aí que Fofura. É a primeira resenha que leio dessa obra e já me deixou interessada. Lindo!
ResponderExcluir>> Vida Complicada <<
Que bom que gostou, Camila!
ExcluirBeijos
Olá, Gabrielle.
ResponderExcluirEu acabei de ler um livro do Mauricio essa semana e amei a escrita dele. E o que pude notar foi exatamente isso que você citou aqui nessa resenha, o romantismo. A autor sabe como escrever uma história de amor entre duas pessoas. Esse foi o primeiro livro do autor, não? Assim que der eu quero ler todos eles. Fiquei aqui na curiosidade de saber o que ela encontrou hehe.
Blog Prefácio
Não fique na curiosidade, leia o livro! Ele é um autor maravilhoso, já li três livros dele.
ExcluirBeijos
São tantos elogios para com os livros do Mauricio Gomyde que me pergunto porque eu ainda não li e sinceramente não tenho uma resposta inteligente para dar. Que bom que você adorou a leitura e eu me senti apaixonada só em função das características que você ressaltou. Quero conhecer logo a escrita dele e acho que vai começar por esse.
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Leia qualquer livro dele, é muito bom! Não tem como se arrepender.
ExcluirBeijos
Oiie gata,
ResponderExcluirQue livro lindo, que capa linda, que resenha agradável de ler. Eu quero saber a ultima carta kkkk Adoorei , ainda mais sendo de um autor nacional.
Parabéns!
Amantes da Leitura
Pois é, tudo é lindo. hahaha
ExcluirTambém quero muito a última carta!
Beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue capa linda. E gostei muito da sinopse. E ao ler a resenha, achei tudo tão sensível e lindo, que senti necessidade de ler este livro. Acredito que vou me apaixonar. Adicionada nas compras deste mês.
beijos
http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/
Que bom que gostou!
ExcluirÉ um ótimo livro, pode ler sem erro, você vai gostar.
Beijos
Oláá
ResponderExcluirSua resenha está ótima e como sempre só ouço elogios do autor, uma pena que ainda não tive oportunidade de ler nenhum, mas esse está na lista dos que quero ler, espero gostar muito e bela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Ele é um ótimo autor, vale a pena ler!
ExcluirBeijos
Já ouvi falar dessa leveza encantadora do livro mesmo, li vários livros do Maurício, mas incrivelmente, nunca li esse. Se eu não tivesse vários livros de parceria urgentes para ler, com certeza sua resenha teria me feito pegar meu exemplar na estante agora! rs... Só achei meio triste você acreditar que não existe mais romantismo como nas cartas desse livro... prefiro acreditar que ainda existe sim... hehe... mas talvez depois de ler eu não consiga manter essa crença.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Leia, não deixe esse livro na estante!
ExcluirAh, eu também achava que existia... E se ainda existe é raridade!
Beijos
Olá Gabrielle! Nossa, sua resenha foi linda! Ela passou toda a leveza e delicadeza que esse livro possui...Deve ser um livro gostoso de ler e de se apaixonar, gostaria de ler! Beijos!
ResponderExcluirhttp://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Sim, é um livro leve e apaixonante!
ExcluirBeijos
Menina, a tua resenha me deixou louca para ler o livro! Nada melhor do que um livro que nos arrebata. Amor à primeira leitura é tudo de bom. Simpatizei muito com Mariana, a moça romântica e sonhadora e fiquei doida para saber como se desenrola essa história de anjo carteiro. Por incrível que pareça, ainda não li nada do Maurício Gomyde, embora tenha ouvido muitos elogios a ele. Este livro já está na minha lista! ;)
ResponderExcluirhttp://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/
Puxa, você deveria ler algum livro dele! Todos são encantadores.
ExcluirBeijos
Oi Gabrielle, parabéns pela resenha! Estou super curiosa para ler alguma coisa do autor, sempre ouço falarem muito bem dele e confesso que sua resenha me cativou muito a ir atrás do livro. Já está na minha lista!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Pode ir atrás, você não vai se arrepender!
ExcluirBeijos
Não tive oportunidade de ler nada do autor, mas tenho muita vontade. É a primeira resenha que leio dessa obra, e me encantei muito. Quero descobrir mais sobre o tal do romantismo!
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Oie!
ResponderExcluirÉ tão bom quando o livro nos conquista, né? o livro entra naquela lista de favoritos e depois ficamos com aquela deprê pós leitura que é dificil passar. Eu li o livro A Máquina de Contar Histórias do autor e gostei muito da narrativa. E pelo que relatou, vou gostar desse também.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Ólá, eu não conhecia o livro e pela sua resenha ele parece ser muito bom, tirando o fato de ter ficado muito curiosa com essa última carta kkk parece mesmo ser um livro que nos prende até acabarmos de ler e eu gostaria de saber mais, fiquei muito interessada
ResponderExcluirComo uma romântica sonhadora eu fiquei suspirando pela história só pela sua resenha.
ResponderExcluirE acho incrível quando um livro consegue ser tão envolvente e encantador que a gente percebe só pelos comentários que ele gera. Não li nada do Mauricio ainda, mas sua resenha me fez ter certeza de por qual devo começar. Com certeza o livro está na lista :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olha até hoje eu só li um livro do autor e sinceramente amei a maneira como ele escreve.
ResponderExcluirMas eu ainda não li esse. Tenho ele em ebook e pretendo ler assim que puder. Mas eu agora estou mudando os gêneros que estou lendo, porque estou meia cansada de romance sabe? Mas provavelmente eu leia esse livro ano que vem, porque me parece ser ótimo.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-aprendiz-do-amor.html
Nossa, nunca li nada dou autor...confesso que sou meio resistente aos romances, mas esse me pegou . Adorei a premissa e tua resenha está instigante, pois tu não conta nada e conta tudo....
ResponderExcluirquem é o correspondente? não deve ser um morador de asilo, e se é jovem como ela e escreve cartas...porque? Quão romântico o cara é??? e como assim não tem a última carta??? Curiosidade me define...hehehe
abraços,
Eu Pratico Livroterapia
Oie, a lista de livros desse autor só cresce a cada dia que passa uma história dele entra na meta. Ainda não consegui ler nenhum de seus livros, mas estou esperançosa. Mas acredito que esse seria o tipo de livro que me deixaria emocionada.
ResponderExcluirMiih e o Mundo Literário
Olá!
ResponderExcluirMe apaixonei pelo livro só por saber que a personagem principal trabalha em um correio, sério, achei isso sensacional! Estou com vontade de ler, ótima resenha.
Abraços, Heitor Botti
shakedepalavras.blogspot.com
Oi Gabrielle, ainda não li nenhum livro do Gomyde, mas minha amiga sempre fala muito bem da escrita dele. Não conhecia esse livro especificamente, mas gostei muito da proposta e do ar de romantismo que senti quando li sua resenha. Com certeza quero ler essa história. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Sua resenha ficou muito boa! Adorei todos os pontos que ressaltou sobre a narrativa e minha curiosidade para ler esse livro aumentou! Essa é a primeira resenha que leio sobre ele, e apesar de já ter lido comentários positivos nunca li nada tão aprofundado. Amei a premissa e acho que irei adorar também, quando ler.
ResponderExcluirBeijos!
Olá... tudo bem?
ResponderExcluirA escrita de Mauricio é mesmo viciante... ele escreve coisas totalmente fora de minha zona de conforto, mas que eu curto demais... até hoje só li um livro dele, mas estou com Surpreendente que ganhei de presente.. claro que eu tenho uma imensa vontade para conhecer essa história... sempre leio resenhas inspiradoras do livro assim como a sua... essa capa é linda, mesmo com esse amarelo ao fundo... a proposta do autor parece ser tão sensível quanto a história... ai fica muito dificil não se interessar pela leitura né... Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com/
Olá, flor. Só li do autor Surpreendente e simplesmente amei a história e a sua escrita. Não conhecia este livro mas só por saber que é do Maurício, eu já fico curiosa e ansiosa para ler. Até porque este livro também tem uma premissa muito interessante e amo livros que nos proporciona tantos sentimentos bons.
ResponderExcluirBeijos e bela resenha!
Livros com cartas sempre me deixam emocionadas. Eu acho uma pena que hoje em dia a correspondência por meio de cartas tenha perdido o seu valor, entendo que o mundo está seguindo em direção a modernidade, mas não podemos negar que as cartas tem lá seu toque mágico. É tão bom pegar uma carta escrita por alguém que você gosta! <3
ResponderExcluirQuanto ao livro ele tem tudo para ser um dos romances queridinhos na minha estante, costumo amar livros que seguem o modelo de Ainda Não te Disse e agradeço pela recomendação. *-*
Beeijos e até logo! ;)
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/