[Resenha] Deveria ser eu e você, Paula Ottoni


Título: Deveria ser eu e você
Autora: Paula Ottoni (cortesia)
Editora: Amazon
Páginas: 290
Onde comprar: Amazon

“— Sim... as pessoas geralmente estão muito preocupadas em mostrar sua felicidade, seu status... e não anulo essa ideia. Deve realmente ser legal ter dinheiro para fazer uma festa bonita como a da sua irmã, e ter família e amigos por perto em um dia que vai sempre ser lembrado. Mas acho que existem momentos mais sinceros e românticos de um casal que as outras pessoas nunca irão ver... e tem algo especial nisso também, em ser algo só dos dois.
— É como essa coisa de postar tudo nas redes sociais. – Luca põe as mãos entrelaçadas embaixo da cabeça. – É como se ser feliz não bastasse. Você precisa gritar para o mundo e fazer inveja nos outros.”

Quando a Paula me contatou informando que havia escrito um novo livro e perguntando se eu tinha interesse em ler, não pensei duas vezes antes de mergulhar nas páginas de Deveria ser eu e você, eis que essa história tocou meu coração tão profundamente e de uma forma tão singela que é até difícil colocar em palavras.

Laura Cavalcante tem 21 anos e estuda Arquitetura em uma universidade em Curitiba, onde divide o apartamento com sua amiga Juliana. Do seu grupo de amigos, ela é a única solteira, mas tudo bem, ela já se acostumou a ficar em casa pintando quadros, lendo livros e assistindo filmes, mas tudo muda quando ela, Juliana, Bruno, namorado de Juliana, e Luca, irmão mais novo de Bruno, encontram uma cartomante na rua que faz duas previsões: a primeira que Bruno vai encontrar um emprego, e a segunda que Luca vai perder a vida na tentativa de salvar seu amor.

Obviamente, ninguém costuma acreditar em previsões de cartomantes e Laura pensa assim, até a primeira previsão se concretizar. Por conta disso, Laura decidi ir junto de seus amigos passar as férias em Bonito, Mato Grosso do Sul, mas, para ter uma desculpa de ir numa viagem apenas de casais, Laura acaba convidando Rafael, um paquera para ir com ela. Em meio a fazer de tudo para salvar Luca, sem deixar que sua namorada, Fernanda, percebesse o que está acontecendo, e se livrar de Rafael, que parece mais do que disposto a ficar com ela, Laura vai descobrir coisas sobre si mesma que sequer imaginava.


Como disse, não pensei duas vezes antes de mergulhar nessas páginas. Um dos pontos que mais me agradaram nesse livro foi a presença de uma cartomante e algo ligado à previsão do futuro. Gostei muito da forma como a Paula inseriu duas previsões, tornando a primeira real, para fazer com que a Laura buscasse impedir que a segunda desse certo.

O segundo ponto positivo foi, sem dúvidas, a forma como a Laura é construída, adorei o fato de ela ser nerd e das referências que ela trouxe para o livro. Outro ponto que merece destaque é a forma como a Laura e o Luca se dão bem, sério, é impossível não perceber que eles são perfeitos um para o outro.

Também gostei muito da viagem para Bonito e das aventuras que os personagens enfrentam nesses lugares. É impossível não sentir o coração na boca quando vemos alguns acontecimentos e não sabemos se Laura conseguirá salvar Luca. Meu coração deu umas aceleradas em alguns momentos que pensei que teria um treco, pois tudo o que eu não queria era que algo acontecesse com ele.

Um ponto que preciso ressaltar, é que me senti um pouco decepcionada com a não participação da Juliana na vida da Laura, acho que a autora poderia ter explorado um pouco mais a amizade das duas, já que é linda.

No entanto, a questão acima não me incomodou muito porque a Paula preparou uma surpresa gigante na questão relacionada a previsão da cartomante. Claro que eu imaginava alguns dos acontecimentos, mas não esperava que seria assim. E, bem, foi incrível.

“A falta de algo que nunca chegamos a ter não é pior do que a decepção de perder o que achamos que seria nosso para sempre.”

Por fim, preciso tirar meu chapéu para a autora com o drama que ela colocou com relação a preferir ter alguém que ama por um curto espaço de tempo ou ver alguém por um longo tempo, mas não o ter para si. Esse questionamento é algo que vou levar para sempre no meu coração e preciso agradecer a Paula por isso. Então, se vocês terminaram de ler essa resenha e ficaram curiosos para ler, pode comprar o livro na Amazon, ou assinar o Kindle Unlimited (gratuitamente por 30 dias) e ler esse livro gratuitamente, não deixem essa oportunidade passar!

Classificação:

18 comentários

  1. Oi Bruna,
    não sou muito o tipo de leitora de livros com essa carga mais de drama incorporado ao romance, mas confesso que sua resenha me conquistou. Gostei principalmente do elemento envolve a questão da perda e de o que dói mais, são reflexões bem profundas e que realmente fazem a gente pensar e se questionar. Acho muito legal da autora trazer algo assim.

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que linda resenha, já quero ler :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fujo bastante de livros com essa pegada, mas parece ser uma leitura bem levezinha. Tem dias que acaba se tornando necessário entrar nessa vibe.

    https://obaucultural.blogspot.com/2018/10/resenha-viver-em-paz-para-morrer-em-paz.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Gostei da resenha, da premissa da história, de ver uma autora brasileira tendo o trabalho divulgado e achei a capa incrivel também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    Assim como você, adoro histórias que envolvem cartomantes e previsões do futuro. O enredo da história chamou minha atenção por ser bem criativo. É inesperado imaginar uma protagonista fazendo tantas coisas como Laura é capaz de fazer para salvar a vida de Luca. Já admiro a autora em ter escolhido narrar uma história que se passa no Brasil, incluindo lugares brasileiros como Bonito na narrativa. Gosto quando os autores mostram essa valorização por aquilo que temos de bom aqui. Adorei conhecer o livro! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ahh adoro esse tipo de ambientação saindo desse eixo RJ dos romances nacionais. Ainda mais com cartomante na jogada. Fiquei bem curiosa para conhecer profundamente os personagens e a relação de Laura e Luca. Acredito que o enredo irá me cativar.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. já li "as letras do amor" da mesma autora e virou um dos meus livros favoritos, e eu não sabia que ela estava com livros novos, mas claro, além da sua ótima resenha, já fiquei curiosa pra ler! espero gostar tanto quanto gostei do outro :D
    valeu pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Uau, só pelo título já me ganhou. Gostei da forma como você construiu a resenha e aguçou minha vontade de ler essa obra. Adicionei aqui na minha lista, preciso mesmo de um pouco mais de romance, visto que estou com ressaca do terror lido no mês de outubro.

    ResponderExcluir
  9. OLá!

    Adorei sua resenha, me interessei muito sobre essa história. Ainda não conhecia, mas fiquei curiosa após os pontos apresentados por você nessa resenha.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora ou mesmo o livro em questão, mas adorei a premissa. Fiquei curiosa para saber como termina essa viagem a Bonito e o que Laura descobre sobre ela mesma. E pelo amor, qual a surpresa que a autora preparou?! Acho que só lendo para descobrir, então é dica anotada.

    Beijocas
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Bru, tudo bom?
    Não conhecia o livro ou a autora, mas fiquei bem interessada no livro! Adoro histórias onde os personagens se assemelham ao real e são pessoas comuns, sabe? Adorei essa questão da previsão da cartomante e da personagem correndo contra o tempo para que a outra previsão não se concretize. Além da resenha maravilhosa, o quote que a iniciou é simplesmente maravilhoso e só me deixou com mais vontade de ler. Amei sua resenha e já anotei a dica! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não conhecia a autora ou o livro, e achei bem legal os personagens partirem nessa viagem e além das aventuras da viagem em si, todas as descobertas entre eles e seu relacionamento e amadurecimento também. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu estou numa onda de livros nacionais, esse ano li somente histórias de autores brasileiros e sem sombra de dúvidas esse livro me chamou muuuita atenção.

    Eu adorei o fato de ter a cartomante também, pq ela cria um ar de expectativa dos acontecimentos com as previsões. Gostei muito. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  14. Ah, Bruna! Você me deixou morrendo de vontade de ler esse livro! Já não sei o que faço da minha vida com tantos livros maravilhosos para ler e sem tempo para isso. :(

    Primeiramente, sobre o questionamento que a autora provoca: eu não teria nem dúvidas. Prefiro não ter uma pessoa na minha vida, ao meu lado, do que suportar perdê-la. Acho que amar é isso. Você quer o bem do outro, mesmo que não seja ao seu lado. Você quer que a pessoa seja feliz, que viva, muitos e muitos anos, ainda que esses anos sejam longe de você. Jamais iria preferir ter a pessoa comigo por um curto tempo se a outra opção seria ela viver muitos anos, mesmo que longe de mim.

    Tenho certeza que eu amaria essa história. Logo que comecei a ler a resenha e a previsão da cartomante já imaginava que a trama seria sobre a Laura e o Luca. Só espero que o final seja feliz. Finais dolorosos me deixam muito mal. :(

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bru.
    Menina não conhecia esse livro, mas já quero rsrs.
    Achei a premissa muito interessante, isso da cartomante já me ganhou de imediato o único livro que li com cartomante foi 13 da FML Papper e fiquei apaixonada com isso de previsão do futuro. Vou baixar no Kindle.
    Amei sua resenha, senti sua emoção nas palavras.
    Beijs

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna,
    Não há dúvidas de que me interessei pela leitura desse livro. Gostei do diferencial da previsão envolvendo o drama principal. Achei interessante os questionamentos feitos pela a autora mas olhando aqui de fora não sei se concordo muito com a postura da protagonista, de qualquer forma preciso ler para saber como tudo isso acontece em detalhes. Adorei a resenha, muito bem escrita como sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas já fiquei super curiosa para ler. Aliás, depois da sua resenha seria impossível não querer ler esse livro. Achei o enredo bem diferente e o fato de envolver uma cartomante e previsões do futuro me deixam ainda mais curiosa.
    Adorei a sua resenha e já anotei a dica aqui, pois parece ser uma leitura realmente envolvente e tocante. Vou querer ler esse e, quem sabe, procurar outros livros da autora também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oiii tudo bem??

    Não conhecia a autora, nem o livro, e não tinha me interessado até ler sua resenha, fiquei super curiosa, muito curiosa. Preciso saber como termina essa historia.
    Adicionando a desejados em 3, 2, 1...
    Bjus adorei a resenha
    Rafa

    ResponderExcluir