[Resenha] Os imortalistas, Chloe Benjamin


Título: Os imortalistas
Autora: Chloe Benjamin
Editora: HarperCollins Brasil (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon

"(...) Quando Dadi morreu em dezesseis de maio, bem como a rishika disse, nós choramos de alívio.
- Não ficaram bravos?
- Por que ficaríamos bravos?
- Porque a mulher não salvou sua avó - disse Varya. - Ela não a fez melhorar.
- A rishika nos deu uma chance de dizer adeus. Nunca poderemos recompensá-la por isso. (...)”

O que você faria se soubesse o dia de sua morte? É isso que as crianças Gold vão descobrir em um dia do ano de 1969, no Lower East Side de Nova York.

Daniel, o filho homem mais velho, descobre que uma mulher mística chegou na cidade e é capaz de descobrir o dia da sua morte. Ele e seus três irmãos – Simon, Klara e Varya – juntam suas economias e vão visitar a mulher, afinal, a curiosidade fala mais alto.

A vidente conta a cada um dos Gold o dia em que irão morrer, mar acompanhamos a cena apenas quando Varya entra no apartamento. A data que a mulher lhe dá é quase inacreditável, mas, só vivendo para saber.

“(...) - Acho que precisamos de Deus pelo mesmo motivo que precisamos da arte.
- Porque é bonito de se olhar?- Não. - Mira sorriu. - Porque nos mostra o que é possível. (...)”

Após algum tempo, Saul Gold, pai dos meninos, morre e conhecemos o que aconteceu com cada um dos irmãos. Varya está na faculdade em Vassar, Daniel na Universidade Estadual de Nova York em Binghamton, Klara está estudando magia e sonha em se mudar para São Francisco e Simon é um menino de ouro que cuida da mãe no pior momento de sua vida. No entanto, as coisas não serão assim para sempre e o livro vai contar a história de cada um dos irmãos até descobrirmos se a profecia da vidente será ou não cumprida.

Assim que vi a proposta desse livro, fiquei muito curiosa para fazer a leitura. Quando comecei a ler, ele foi extraordinário, mas foi ficando lento conforme avançava para a parte de Daniel (3ª parte). Logo após tornou-se emocionante demais para ler rápido e, perto do final, queria não precisar terminar o livro, pois estava apegada demais aos personagens.

“(...) O custo da solidão é algo, ela sabe, mas o custo da perda é maior.”

No lugar dos meninos, teria visitado a vidente. Acho que a chance de saber quando você vai morrer é algo muito interessante, mas isso pode influenciar em nossas escolhas e nos caminhos que trilhamos e é exatamente isso que o livro vai mostrar. Os imortalistas nos mostra a linha tênue que existe entre destino e escolha.

Vou tentar falar um pouco sobre cada irmão. O Simon me encantou logo de cara, adorei a forma como ele se mostra um menino de ouro que faz tudo pela família e se rebela para tentar ser feliz. Infelizmente, a parte dele foi previsível, mas não deixou de ser bem trabalhada.

A Klara me irritou muito. Eu sei o que é ter um sonho e muitas pessoas não acreditarem em você ou não darem bola para o que você quer, mas ela consegue ser bastante birrenta e inconsequente às vezes. O que acontece com ela não foi previsível e, confesso, destruiu meu coração.

O Daniel foi o personagem problemático para mim. Ele é certinho demais e não gosto de personagens assim. Também não gostei da forma como sua personalidade muda da água para o vinho.


A Varya foi minha personagem preferida do livro. Eu amei sua construção extremamente complexa e emocionante. Fiquei muito tocada com o que aconteceu em sua vida e como a autora optou por trabalhar isso. Me senti vestindo a vida de Varya e imaginando o que faria em seu lugar. Também gostei da sensação de que, em momento algum, quis julgá-la.

Apenas para finalizar a questão dos personagens, eu amei a mãe dos meninos – Gertie – ela tem algumas atitudes que monopolizam a vida dos filhos, mas ela é uma mãezona que todos gostariam de ter.

Sobre o desenrolar da história, não posso falar muito, pois seria spoilers, mas o livro é dividido em quatro partes, que contam, cada uma, a história de um dos irmãos Gold, e um prólogo que conta o começo de tudo. Cada parte traz uma emoção diferente ao leitor, pois os irmãos são extremos opostos. Isso foi um ponto extremamente positivo, mas, o melhor de Os imortalistas é a forma como a autora nos faz viajar por um romance totalmente inovador e que retrata não apenas o sentimento que podemos ter por um homem ou mulher, mas o amor familiar e a importância de estarmos unidos em todas as situações. Foi um livro que li no momento certo de minha vida e que ficará, para sempre, gravado em minha mente e coração.

“—Não me importo com relevância. Me importo com a família. Há coisas que você faz para as pessoas que fizeram isso por você.
- E há coisas que você faz por si mesmo.”

Classificação:

13 comentários

  1. Eu fiquei louca pela capa do livro desde a primeira vez que vi, e vendo as resenhas dele fico ainda mais empolgada, esse é um gênero literário que eu queria conseguir explorar mais hehehe. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Minha irmã tem esse livro, e estou louca para lê-lo, ele parece ser incrível, e a capa é maravilhosa. Eu só vejo um problema, essa história de saber o dia da morte, essa leitura seria uma chave para milhares de paranoias kkkkk
    Acho que se eu tivesse a oportunidade igual a desses irmãos de saber o dia da minha morte, eu preferiria não saber.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bruh

    Que diferença, acredita que a Varya foi a personagem que menos gostei. O Daniel sofre mesmo uma mudança repentina demais, mas sei lá, até que gostei dele. Simon e Klara foram meus favoritos. Simon é intenso, Klara me prendeu e embora eu não tenha curtido sua última atitude, foi um personagem que me manteve imersa em sua narrativa e pra mim fugia de qualquer padrão.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru, tudo bem? Uma colaboradora do blog leu esse livro e só pela resenha dela eu ja havia ficado super com vontade de ler, com a sua então... Só aumentou esse desejo! Eu realmente acho esse questionamento colocado pela autora muito importante e ao que parece, a imersão cultural também é incrível né?

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gosto de dramas familiares e essa discussão filosófica/sociológica sobre a Morte, porque grande parte das pessoas evitam falar sobre ela, como se morte se insultassem em falar do nome dela. Ela apenas é necessária e não temos como fugir, já que somos pó e para o pó voltaremos. O que fazemos no intervalo entre a vida e a morte, é que é especial.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna. Eu quero muito ler esse livro e pretendo fazer isso em algum momento não muito distante. A proposta dele me interessa bastante, mas acho que eu também poder ter algum problema com o Daniel, acho que essa personalidade dele poderia me incomodar também.

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei essa capa. Sério. Ela é linda mas confesso que não é uma história que me atraia então dificilmente eu leria. Mas adorei saber seu ponto de vista sobre a história. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Confesso que até pouco tempo não sabia sobre o que esse livro se tratava. Eu julguei um pouco pela capa, que me pareceu ser de um livro meio monótono e não despertou meu interesse.
    Porém, li outra resenha sobre ele agora a pouco e fiquei encantada com o enredo. Achei muito original e parece que a trama foi bem desenvolvida. Pelo que vi, o livro te despertou diferentes emoções ao longo da leitura, mas fico feliz que ao final você já estava tão apegada aos personagens, pois é algo que sempre considero importante nos livros que leio.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais interessada em ler este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem? Esse livro parece ser muito tocante e profundo, li outra resenha agora pouco e fiquei muito curiosa, a sua resenha só me deixou MAIS CURIOSA ainda kkkk

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha. Muito bem estruturada e bem escrita.
    Já quero o livro, vou colocar na minha lista de desejados.
    Adorei a premissa, acho bem legal livros divididos por partes, sempre me deixa ainda mais animada pela leitura. Tenho certeza que vai ser um livro que vou gostar.

    ResponderExcluir
  11. OI Bruna, tudo bem?

    Eu fiquei apaixonada pela capa desse livro e achei a sua história é muito promissora e bem interessante. Não me lembro de ler nada semelhante a esse livro e adorei a sua impressão. Achei muito bonito o seu carinho em falar sobre o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Bruna?

    Eu achei a foto linda, essa também é uma linda edição e nos ajuda na hora de fotografar. Parabéns pela resenha, eu adorei essa leitura, é um livro fascinante e que nos leva para o campo da reflexão, super indico para todos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Acabei de dizer em outro blog que achei a capa desse livro linda. Fiquei impressionada com o movimento e os sentimentos despertados em você e confesso que o meu interesse em ler este livro aumentou após ler sua resenha.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir