Como organizo minhas leituras


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Recentemente tenho recebido muitas mensagens perguntando como consigo ler tantos livros no mesmo mês, como escolho minhas futuras leituras e várias outras perguntas que, infelizmente, não consigo responder sempre, então, decidi fazer esse post explicando como me organizo, espero que vocês gostem.


Há um ano, mais ou menos, fiz esse mesmo post, mas falei apenas da minha planilha de organização e, apesar de ela existir, inseri outros métodos e vou falar sobre todos eles hoje.

- Planilha de Livros/Leituras diárias

Eu tenho uma planilha com todos os livros que recebo em parceria, data de recebimento, gênero, quantidade de páginas e estimativa de tempo para ler o livro, não vou compartilhar por aqui, pois tem informações que ainda não posso divulgar.

Além da planilha com os livros recebidos, tenho uma planilha que conversa diretamente com ela e me mostra quantas páginas eu preciso ler por dia para finalizar todos os livros até o final do ano. Essa planilha é atualizada diariamente e coloco as páginas que li no dia anterior. Então, ela está em constante mudança, pois alguns dias leio nada, outros leio a meta diária, outros leio mais de 200 páginas.

- Caderno de anotações

A planilha, que citei acima, me ajuda muito, mas eu não me sentia mais satisfeita com ela, então, a partir de março, peguei um caderno e desenhei um calendário nele, onde anoto as páginas/livros que leio no dia. No verso dessa mesma página, tenho o controle total com as listas de Livros solicitados às editoras, Livros recebidos, TBR e Livros lidos.

Apesar de eu não costumar me dar bem com anotações em papel, o caderno me ajuda, pois fica na minha frente e eu detesto ter que anotar um risco no dia, pois significa que não li nada, então, ele me motiva demais.

- Metas Literárias

Algumas pessoas já me falaram que não se adaptam muito com metas, mas eu sou oposto, preciso de metas, ou leio vários nadas. Então, no começo do ano, costumo fazer um post com a meta anual e, mensalmente, faço um post com minha TBR. Estou muito feliz comigo, pois nos últimos dois meses tenho conseguido cumprir a TBR.

Além da meta com relação aos livros que pretendo ler no mês/ano, também faço metas de páginas diárias. Por exemplo, em abril tinha uma meta 100 páginas/dia. Em alguns dias passei fácil da meta, mas outros deixei a desejar. O importante foi que, no final do mês, consegui ler 98 páginas/dia. Então, como vocês podem observar, as metas me motivam, mas só recomendo estipular metas que vocês acham que possam alcançar, pois é horrível ficar se cobrando por uma coisa que você sabe que é impossível. Sejamos realistas, né?

- Ler o que der na telha

A minha última dica de organização é não ser tão organizado assim. Eu faço metas, me cobro, mas também leio o que tenho vontade de ler e isso é o que mais faz a diferença: a leitura tem que ser um prazer. Acho que é por conta dessa última dica que muitas pessoas extremamente organizadas não conseguem ler muito, pois se cobram para ler o que não estão interessadas.

Esses são os principais pontos e coisas que faço para conseguir ler mais, mas, como disse, a leitura precisa ser algo prazeroso. Vocês não devem comparar o que os outros leem, cada um é cada um e ninguém costuma agir como a outra pessoa, então, foque em você, se conheça, crie métodos organizacionais que funcionam para você. Siga seu ritmo e vá acelerando aos poucos, sem dúvidas, você conseguirá ler muito mais.

O que acharam do meu post? Vocês costumam se organizar? Usam algum desses métodos?

Beijos,

12 comentários

  1. Oi, Bruna.
    Eu também costumava fazer metas todo começo de ano, mas eu percebi que isso só me atrapalhava, ficava muito mal toda vez que não conseguia ler determinado livro, por isso só leio o que tenho vontade. Não sou aquele tipo de pessoa que lê 10 livros por mês, e depois que aceitei essa minha condição, comecei a ler com muito mais prazer. Gostei muito das dicas, irei tentar adaptar para mim!

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  2. Menina, estou de queixo caído, você é super organizada! Confesso que o máximo que eu faço é manter um caderno de anotações e até assim eu me perco rsrs. Não sou muito de criar metas, morro de medo de fracassar, preciso trabalhar isso, mas sempre procuro ler o que me da na telha, mas sempre dando frente as parcerias, enfim... achei seu post bem esclarecedor e com dicas bacanas, vou tentar colocar algumas coisas em prática, pois melhorar nunca é ruim.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ah, eu organizo minhas leituras por metas diarias e coloco tudo em um planner que tento seguir a risca, mesmo que as vezes algumas coisas deem errado, ainda da pra manter. e sempre que eu vejo algum livro que quero ler eu dou um jeito de encaixar ele na minha rotina pra não ficar aquela coisa certinha demais! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru, que orgulhinho desse monte de planilhas, queria ser assim hahaha infelizmente eu nao sou nada organizada e só aplico a dica de ler o que dá na telha, obviamente as vezes acabo me enrolando com os prazos, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Preciso confessar que ando beeeem enrolada com as minhas leituras, no geral sou enrolada sempre kkk E vou usar suas dicas para colocar minhas metas em dia... Parabéns pelo artigo muito bem elaborado e cheio de dicas incríveis! <3

    ResponderExcluir
  6. Muito legal sua forma de organização para ler mais. Parabéns e que a cada dia vc consiga ler mais e dessa forma consiga conhecer mais e mais. Com certeza o aprendizado é algo que ninguém tira de nós.
    Eu sou leitora a muitos anos, mas antes de ser blogueira lia uma média de um livro por mês, mas a sete anos (tempo que tenho meu blog) leio uma média de um livro por semana, claro que já tive meus alto e baixos, e tem meses que só consigo ler um ou dois livros; mas enfim como vc destacou a leitura tem que ser antes de mais nada um prazer, caso contrário fica chato e acabamos nem nos envolvendo com as histórias e perdemos detalhes que poderiam ser muito importantes para nossa vida. Amei a postagem. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu uso muito a última dica.
    Leio o que me dá vontade e não tenho nenhuma lista ou planilha, alias, se eu fizer muita organização eu acabo me frustrando.

    Tudo meu é desorganizado, até o skoob, eu atualizo tudo na base do achismo hahaha Pq normalmente eu lembro o mês que eu li o livro, aí vou colocando uns dias fake ksoapakso

    Eu normalmente leio uns 3 ou 4 livros por semana, aí já viu a zona.

    https://thereviewbooks.com.br/
    @thereviewbooks | #thereviewbooks

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu faço minha meta pelo Skoob, e coloco aqueles livros que quero ler MUITO! Porém no decorrer do ano, acabo mudando completamente. Então vou lendo de acordo como me sinto no dia. Tem dias que quero ler apenas um conto, pra não passar em branco. Já tem dias que quero continuar uma série. E as vezes quero iniciar outra. Sei que chego no fim do ano, a meta tá diferente. E não cumprida. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Bruna lindona eu confesso que não tenho planilhas, deixo separados os que recebo, e vou lendo conforme o tempo e necessidade de cada parceria. Gostei da ideia da planilha, mas não sei se conseguiria acompanhá-la. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    Caramba, quanta organização :o :o , nunca consegui fazer esse tipo de coisa com minhas leituras gostei de ver!!! Deve ajudar muito a se programar, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna
    Eu uso algumas das suas dicas. Eu tenho uma planilha onde anoto o que li, quantas páginas tinha, qual autor, se foi de parceria, se faz parte de série... Enfim. E faço sempre uma listinha de metas no Skoob. O que me ajuda muito é fazer o histórico de leitura no Skoob, porque gosto de ver lá quantas páginas eu leio, em média, por dia. Se bem que o número lá não bate com o real, já que leio bastante coisa que ainda não foi publicada, graças aos autores incríveis.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna!
    Que legal, eu também me organizo de forma semelhante, mas é tudo em uma agenda. A única coisa que tenho controle no computador é o título de todos os livros que eu já li. Vou anotando aos poucos e pretendo chegar no 1000! Hehehe

    ResponderExcluir