[Resenha] Rio vermelho, Amy Lloyd


Título: Rio vermelho
Autora: Amy Lloyd
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 276
Onde comprar: Amazon

“- Ele me assusta.
- Por que?
- Não é possível que uma pessoa passe décadas na prisão e seja normal. Não dá.”

Rio vermelho é um dos mais recentes lançamentos da Faro Editorial e uma grande aposta da editora para o gênero suspense e mistério. Ele também foi vencedor do Daily Mail, então, por óbvio, vocês podem imaginar como estava ansiosa para ler esse livro.

A obra nos apresenta à história de Samantha, ou Sam, uma jovem que mora na Inglaterra e tem uma vida quase normal. Ela saiu de um relacionamento há algum tempo e está levando sua vida como professora da forma que pode, mas tudo muda quando ela fica completamente obcecada com um crime que aconteceu há 20 anos no condado de Red River, na Flórida, e resultou na prisão de Dennis Danson, um homem que é, aparentemente, inocente.

“Os dias têm escurecido mais cedo aqui. É quando costumava ser mais difícil, estando sozinha, mas agora não me sinto mais tão só. Sei que você está aí e espero por suas cartas. É muito bom ter alguém com quem eu possa ser sincera. (...)”

Sam acaba se envolvendo com o Dennis e começam a trocar diversas cartas e eles parecem se compreender de uma forma que nenhuma outra pessoa compreende. Eles se envolvem emocionalmente e Sam decide ajudá-lo com mais afinco, conhecê-lo pessoalmente e garantir que nesse próximo julgamento Dennis seja inocentado, como merece.

Assim que chega na Flórida, Sam conhece Carrie, amiga de Dennis e sua maior protetora, e começa a acompanhar a gravação de uma nova série que estão fazendo. Acontece que, após muita insistência e demonstrarem inconsistência na investigação original, Dennis é declarado inocente e Sam pode viver seu felizes para sempre, ou era isso que pensava.

“Você acredita nele... Então por que está com tanto medo?”

Assim que esse livro chegou em minhas mãos, comecei a leitura sem pensar duas vezes, afinal, é de um gênero que eu amo e é uma obra que está muito bem cotada lá fora, mas, infelizmente, o livro não foi o que eu esperava. Minha primeira dificuldade com essa obra foi com relação à narrativa, eu a achei muito bem desenvolvida, mas demorei muito para me envolver, então, intercalei a leitura com outros livros. Entretanto, tudo melhora quando Dennis é finalmente liberto – e isso não é um spoiler.

Tenho que confessar que o desenvolvimento, envolto de muito mistério, deixa o leitor extremamente curioso. Além disso, em alguns momentos é possível ouvir aquelas musiquinhas de filmes de suspense, o que aguça nossa curiosidade, afinal, Sam gosta de Dennis, ele é alguém muito legal, pelo que notamos no início da história, então, por que temê-lo? É conforme tudo vai acontecendo que vamos compreendendo Dennis, Sam e seu medo por ele.


Outro ponto que preciso destacar como positivo é a construção do Dennis, ele é um personagem muito bem desenvolvido, esteja você decidido a amá-lo ou odiá-lo, ele vai te levar ao extremo de ambos os sentimentos. Já a Sam não me convenceu tanto, acho que até consegui compreender seu lado, seus medos e desejos, mas não conseguia aceitar. Infelizmente, no decorrer da leitura, sua personalidade não melhora.

Apesar de o livro contar com um personagem muito bom e um desenvolvimento instigante, senti falta de algo mais grandioso no final. Acho que a autora correu um pouco nas últimas páginas e faltaram explicações plausíveis para algumas coisas. No entanto, não posso dizer que é um final ruim.

Rio vermelho é um livro interessante e instigante, não posso negar, mas que me entregou menos do que eu esperava, então, acho que é apenas uma questão de não ir com muita cede ao pote. Além disso, acho a história Rio vermelho bastante visual, então, acredito que daria uma boa adaptação cinematográfica. Agora, me contem, vocês conhecem esse livro? Teriam interesse em ler?

Classificação:

28 comentários

  1. Então....este foi um dos livros que mais desejei ler nos últimos tempos e quando tive o meu em mãos, passei a leitura na frente de todos e terminei o livro querendo matar Sam. Aliás, comecei o livro querendo matá-la de uma vez e terminei, já a torturando lentamente. Nunca uma personagem me causou tanta revolta como ela me causou.
    Consegui só não gostar de Dennis,mas sei lá, até "engoli" ele.
    É uma leitura muito boa,apesar da personagem idiota, mas...eu teria matado ela na primeira página!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu amo thrillers e tenho certeza que vou adorar esse! Inspirado por uma história real e com toda essa questão de o cara ser preso alegando inocência, da mulher que acredita e se apaixona.. Estou louca pra ler! Gosto de ler e ir imaginando tudo, sou uma dessas pessoas que o autor sabiamente inseriu, que tem aquele fascínio por serial killer e seus crimes.. Mais que desejado!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro e saber que o livro não foi o que você esperava acende uma luzinha na minha cabeça, mas em saber que tudo melhora me tira um suspiro de alivio. Sou bem curiosa então tenho certeza que seria uma leitura eletrizante. Mesmo tendo esperado algo mais grandioso eu ainda quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna.
    Preciso dizer que eu pirei com esse livro. Uma pena que o final não tenha te agradado muito. Para mim foi perfeito. Acho que combinou muito bem com toda a trama e com a Sam também!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse livro está nos meus desejados do Skoob já faz um tempinho mas ainda não consegui comprar ele. Sou muito fã do gênero e essa sinopse me instiga muito, mas é uma pena saber que o final não teve tudo que você queria que tivesse. Adorei o seu post e espero conseguir fazer a leitura em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna!
    Eu ganhei esse livro de aniversário e já li. Eu gostei muito do desenvolvimento da trama, embora eu não tenha gostado da Sam, achei que ela foi uma personagem um tanto apática e que fazia qualquer coisa para agradar as pessoas. Mas a leitura valeu muito a pena.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Eu já ouvi falar muito desse livro e foram criticas tanto positivas como negativas, não sei se leria, pois diferente de você não é um gênero que amo, mas o livro despertou o meu interesse. O fato de ter muito mistério é perfeito para mim pois sou de fato uma grande curiosa, me conhecendo eu ficaria tentada a ler o final do livro para pegar spoiler haha. Uma pena que o livro não lhe agradou tanto, mas eu espero lê-lo e ver se gosto, nunca se sabe <3 Adorei a sua resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Estou com o livro aqui para realizar a leitura, mas ainda não tive coragem. Adorei conhecer mais o seu ponto de vista, tenho visto pessoal falando muito bem ou muito mal, e gostei que mostrou os dois lados.
    Espero ler assim que possível.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru, eu acho essa capa uma das mais bonitas da editora, sem duvidas! Mas sei la, essa história me parece baseada na vida de Charles Mason de algum modo, e me soa meio pitoresco, sabe? Uma pena que a trama nao tenha te envolvido completamente.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu gosto do gênero, mas já fiquei irritada com a personagem só com o resumo do enredo... Então eu realmente fico na dúvida se leria esse livro, por um lado é um gênero que gosto, com um enredo intrigante, por outra já vejo coisas que me incomodam mesmo antes de ler.
    Talvez eu tenha que ler para tirar minhas conclusões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu estou curiosa com esse livro, mas ao ler que sentiu falta de algo mais na trama me deixou com pé atrás com esse enredo. Essa mistura de suspense e meio que autobiográfico parece ser uma junção interessante, que vou querer conhecer em breve.
    Espero conseguir gostar mesmo tendo essas ressalvas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e lendo sua resenha, acho que vou demorar mais para ler, se é que darei uma oportunidade. A capa e o título também não chamaram a minha atenção. Então, dessa vez, dispenso a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    O marketing em torno desse livro foi bem pesado e por isso acompanhei muitos comentários sobre, o seu é o primeiro que li que não achou tão satisfatório é justamente por isso fiquei mais curiosa, pelo simples fato de poder tirar minhas próprias conclusões. Espero ter a oportunidade de lê-lo logo, logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro sendo muito divulgado, mas não parei para ler as resenhas, porque é um gênero que leio muito pouco. No entanto, tenho começado a me interessar por thrillers e adorei conferir sua resenha.
    Suas ressalvas me deixaram um pouco com o pé atrás, especialmente em relação à personalidade da Sam e ao desfecho ser um pouco corrido.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e, como ando mais curiosa para ler este gênero, talvez eu faça essa leitura futuramente. Porém, a princípio, ele não será uma prioridade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu gosto bastante de livros com esse tipo de suspense e estou curiosa para ler esse, uma pena que ele não tenha sido tão bom quanto você esperava, mas ficou ótima a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    olha, o livro é de um gênero que eu amo e achei a história muito original, fiquei com vontade de ler apesar de você ter se decepcionado um pouco, estou curiosa para ler e tirar minhas próprias conclusões haha adorei a dica

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bru!!!
    Tenho a certa curocuriosidade em volta desse livro. A premissa é interessante,fiquei curiosa para descobrir um pouco mais sobre Sam, por que como uma pessoa pode ter um apego a alguém que não conhece e que pode ter cometido um crime? As vezes é ruim quando vamos com muita empolgação para ler. Como eu confio cegamente em sua opinião e você sabe disso, vou deixar essa dica para outra hora.
    Parabéns pela resenha, Bru!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Oii Bru, tudo bom?
    Li algumas resenhas sobre esse livro e todas meio que concordavam com a sua, falando que a premissa é bem interessante e o livro muito visual, mas que o mesmo peca no ritmo e no final, que deixa muito a desejar.
    Ainda quero ler este livro, mas acho que vou deixar para um outro momento, já que estou começando a me aventurar por esse gênero agora, então estou focando nas leituras arrebatadoras rs
    Adorei a resenha e a forma como expôs seu ponto de vista. Arrasou, como sempre ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Estou louca por esse livro faz tempo. Quase não acompanho os lançamentos da Faro, porém, as resenhas desse livro tem me convencido mesmo não sendo meu gênero favorito de leitura. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bru

    Mesmo com as suas ressalvas minha vontade de ler segue inabalável. Hahahha
    Eu acho o ponto de partida bem louco, quem em sã consciência ia se envolver com um cara assim? E depois que ele sai e fica todo estranho... eu quero ler pra saber o que acontece de fato! E mesmo sem ter lido ainda concordo que daria um bom filme, só pelas resenhas já posso imaginar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá Bruna, tudo bem?
    Esse é o nosso problema que acabamos nos frustramos, vamos com muita sede ao pote. Acredito que o livro consiga ser bem instigante, é só não esperar muito que a história acaba envolvendo o leitor. Pela sua resenha. Acredito que eu gostaria da história.

    ResponderExcluir
  22. Oiee Bru ^^
    Eu quero ler esse livro já tem um tempo, mas sempre achei que ele era mais thriller psicológico que mistério e suspense. Mistério e suspense não são muito comigo...hehe' Uma pena que a história tenha te decepcionado, eu fico doida da vida quando parece que o autor correu com o final e deixou de qualquer jeito :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. De cara gostei do tema dele. Mas ao ler a resenha, fui perdendo o interesse. Não gosto de livros lentos, mas tem o fator mistério e suspense. Diria que é um livro que colocarei na lista do talvez.

    ResponderExcluir
  24. Oii.
    Estou bem curiosa com esse livro, tenho lido resenhas muito boas sobre ele, até já coloquei na lista de futuras comprinhas.
    Amei essa resenha e fiquei ainda mais curiosa para conferir essa coisa linda.
    Bjs, Mary.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem Bruna?

    Eu também recebi esse livro da Faro Editorial, gostei da leitura e achei bem instigante. Gostei da sua resenha e principalmente da sinceridade, é uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Esse livro está na minha lista de desejados desde o seu lançamento pois amo esse tipo de livro. A premissa dele é bem interessante, mas confesso que a sua resenha me desestimulou um pouco e acredito que se tiver a oportunidade de ler, nao deverei ir com tanta sede ao pote como vc para nao me decepcionar tbm


    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi amorinha,
    Olha eu comentando aqui depois de tanto tempo. Sorry! Eu vi esse lançamento e até comentei para você, mas depois da sua leitura eu desisti porque vi que não me empolgaria.É RUIM quando a gente espera mt de um livro e ele acaba nos decepcionando de certa forma, né? Como sempre a sua resenha sempre diz muito do livro e é isso que mais gosto: confiar na responsabilidade que você tem em mãos. Por isso, muito obrigada Bru!

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Amo esse gênero. É uma pena que não tenha lhe agradado tanto, mas compreendo, nesse gênero é preciso ter uma possibilidade a mais para realmente engrandecer a história, e não são todos que conseguem, infelizmente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir