[Resenha] A casa dos pesadelos, Marcos DeBrito


Título: A casa dos pesadelos
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 144
Onde comprar: Amazon

“Alguns traumas são difíceis de superar. Outros, seria melhor esquecer.”

A casa dos pesadelos conta a história de Tiago, um jovem de 16 anos que está de volta à casa de sua avó, junto de sua mãe e seu irmão mais novo, Bruno. Mas, estar nesse casarão que guarda tantos segredos e, pior, o aterroriza, é tudo o que Tiago não quer, entretanto, dessa vez, não haverá desculpas, eles precisarão ficar por um período na casa da avó.

Célia, avó de Tiago e Bruno, sente o coração apertado e uma pontada de esperança, pois ela acha que Tiago nunca mais voltou por uma bronca que lhe deu quando o jovem – com 6 anos na época – tentava entrar no quarto de seu falecido marido. Infelizmente este talvez não seja o único trauma do jovem e ele não está curado mesmo após tanto tempo de terapia. Como será revisitar o passado? Ele poderia superar seus traumas? E, o mais importante, poderia descobrir o motivo deles?

“Sozinho, ele pôde contemplar com mais calma o jardim, desejando encontrar algo que o fizesse recordar algum momento de euforia. Contudo, o ocorrido naquela remota madrugada maldita parecia ter soterrado por completo qualquer resquício de ternura que pudesse sentir por aquele local.”

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Marcos DeBrito e não poderia ter sido melhor, agora entendo todos os elogios que ele recebe, entretanto, como esse livro é bastante curto, qualquer revelação além do que falei acima seria um spoiler e estragaria a surpresa de ler esse livro, então vou tentar focar no que achei e os sentimentos que ficaram com esse livro.


Quando o livro começou e vi a rebeldia de Tiago, pensei que seria a história de um garoto problema que havia sido contrariado em algum momento da vida e que era revoltadinho, mas, felizmente, a história e os dramas desse personagem são bem mais complexos do que imaginamos. Já Bruno, irmão de Tiago, é um menino frágil, que tem vários problemas respiratórios e que tem um papel muito importante na trama.

Com relação a mãe de Tiago, confesso que me compadeci dela e entendi os seus sentimentos e medos em relação aos acontecimentos da vida do filho, mas, em dado momento, senti raiva dela por ela transparecer, como eu havia imaginado, que o filho é revoltado e que não tem traumas. Já a avó, Célia, eu preciso confessar que ela não me convenceu quando tentou se aproximar dos seus netos, eu senti algo forçado ali, mas, todas as avós são assim, não é? Todas querem a aprovação de seus netinhos e pessoas queridas.


O desenrolar da história, alternando presente e passado (partes em laranja), nos traz revelações assustadoras e que demonstram o que é, realmente, aterrorizante na vida de uma pessoa. Apesar de o principal trauma de Tiago ter sido evidenciado para mim mais ou menos na metade do livro, eu amei a forma como o Marcos conseguiu conduzir a história e como tudo termina extremamente amarrado.

A casa dos pesadelos é um dos livros do gênero terror/suspense que achei mais bem construído e que faz jus a todos os elogios recebidos. É uma obra que precisa ser lida. Por fim, gostaria, se possível, ler a lista de supermercado do Marcos, pois tenho certeza que até ela será interessante.

Classificação:

20 comentários

  1. Dá um orgulho danado da nossa literatura nacional. Cada vez mais, tem surgido autores novos trazendo histórias muito boas e claro, as Editoras tem caprichado demais nas capas.
    Tinha visto o lançamento deste livro estes dias, mas resenha é a primeira que leio e claro que o livro já vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de conhecer a escrita do Marcos e esse último lançamento me deixou roendo as unhas, pois amo essa premissa sobrenatural entre o que é real e o que é imaginação. Uma pena a avó não ter te convencido e que bom que o livro não se trata de um garoto problema rsrs. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!
    Tenho o Escravo da Capela do Marcos, e apesar de estar super curiosa para ler, ainda não consegui colocar ele nas próximas leituras.
    Já tinha lidos algumas resenhas sobre esse livro, e esse também me interessou bastante. E por ser uma leitura mais rápida por conta das suas páginas, fica mais fácil ler.
    Além das edições dos dois livros, que estão lindíssimas!
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não preciso ler não, Bruna! Por quê? Tenho pânico de livros de terror.kkkkkk... E esse livro me assusta muito. É engraçado isso, pois leio muitos thrillers psicológicos que caminham para o terror e os encaro mesmo assim (tenho pesadelos depois, sem dúvidas). Mas terror assim tão escancarado eu não leio, não. Fujo!

    ResponderExcluir
  5. Bruna, só o nome do livro me deixou apreensiva, mas como você deixou claro que o livro é ótimo, estou bem curiosa em arriscar e sair da minha zona de conforto e conhecer essa trama. Achei a edição bem caprichada também, o que sempre me enche os olhos.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! Gostei muito da premissa! Me lembrou muito O Oceano no fim do caminho, sem a parte fantástica, e também Loney, que foi uma grande bosta, mas até que as partes cheias de suspense e mistério foram boas de ler. Todo esse lance de terror do garoto, e o que será que ele passou na casa pra despertar tamanho pavor que ele ficou tão traumatizado a ponto de fazer terapia e não querer voltar a casa. Quero muito ler!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Estou com esse livro aqui em casa e não vejo a hora de lê-lo, acredito que irei gostar da história, até porque só estou lendo resenhas positivas sobre a obra em si! E já que estou no pique para esse gênero, bora meter a cara na leitura!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?

    Eu não vou começar falando sobre o livro e sim sobre o bonequinho nas fotos, QUE COISA MAIS FOFINHAAAAAAA! 😻 Enfim haha, eu particularmente não gosto do gênero terror e suspense mas pretendo mudar isso e gostei muito da dica. Gostei de saber que a história não fica nessa de adolescente revoltado porque eu particularmente desisto da história sem pensar duas vezes hahah Adorei a dica ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Tenho visto muitos elogios para esse livro e a escrita do autor. Confesso que nunca li nada dele, mas esse livro não me deixou com vontade de arriscar.
    Apesar dos inúmeros elogios, eu não leio terror de forma alguma. É um gênero que tenho problemas tanto em livros quanto em filmes. No entanto, para quem gosta, este livro parecer uma excelente indicação. Os personagens me pareceram complexos e bem construídos e gostei de saber que a trama foi bem amarrada.
    Vou passar a dica só por não ler este gênero mesmo, mas adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei de saber mais sobre a história pela sua resenha. Ainda não li nada do autor mas confesso que estou ficando curiosíssima para ler esse livro, quero muito descobrir qual será o desfecho dessa trama.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu estou bem curiosa com essa trama. Li algumas resenhas e o enredo parece bem instigante. Talvez com uma narrativa um pouco densa ao meu ver devido os detalhes ao longo dos capítulos, mas quero muito realizar essa leitura ainda esse ano.
    Bom saber que essa leitura te conquistou!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá Bru
    Nossa eu quero muito ler essa obra. O autor está conquistando muitos fãs e eu como amante do gênero não posso deixar de conferir o livro.
    Sua resenha está maravilhosa e eu quase morro com suas fotos.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Não costumo ler livros de terror, sou Ben medrosa nesse quesito, mas como esse ano resolvi me aventurar por outros gêneros, fiquei feliz com essa recomendação, pois vejo que a maioria gosta e elogia bastante esse livro e o autor, espero conhecer a ambos em breve. Dica anotada!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Achei a premissa desse livro mais a sua resenha, incríveis.
    Não conhecia o autor, mas anotei a dica para leitura futura.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruna,
    hoje mesmo estava comentando que este livro está bem em evidência, estou vendo várias pessoas falando dele e consequentemente despertando minha atenção para a história. Eu não conhecia o livro até pouco tempo mas nos últimos dias tenho tido muita vontade de me aventurar pelos mistérios que habitam estas páginas.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bru

    Eu gosto muito do gênero e estava com vontade de ler esse livro, mas descobri ontem que ele tem um pouco mais de 100 páginas, bem curtinho mesmo. Vomo estou acostumada a ler o gênero, mas através de histórias mais extensas como nos livros do Stephen King, por exemplo, fico meio receosa. Tenho lido resenhas super elogiosas, mas agora vou maturar um pouco mais a ideia. Mas curto histórias que mesclam passado e presente, então essa parte me chama a atenção.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Confesso que ainda não conhecia o autor ou o seu trabalho, mas já vi tantos elogios para essa obra que eu estou curiosa. A premissa é interessante e é legal ver que o personagem não é só um adolescente revoltadinho e que é mais complexo do que isso. Estou bem curiosa sobre como ele desenvolveu essa história e quero ver se vou me simpatizar com a mãe e a avó dele. Acho que só lendo para descobrir, né? rs

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna, tudo bem?
    Estou deveras curioso por este livro, ainda mais agora após sua resenha. Sou apaixonado pelo gênero de terror, e está história tenho certeza que me encantaria bastante. Indicação anotada e espero poder ler logo

    ResponderExcluir
  19. A Faro sem a menor sombra de duvidas só está vindo com livros, minha nossa!!!!
    Não conhecia esse livro e confesso que nem o autor, mas acredito que isso se aplica ao fato de que eu tenho pavor de livros de terror, logo, infelizmente essa sua indicação vou ter que deixar passar, mesmo depois dos elogios que li por sua parte.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  20. Oiii Bruna, tudo bem? Amei sua resenha! Ultimamente tenho lido comentários bem elogiosos sobre as obras do autor e minha curiosidade em conferir esse só aumentou depois do seu post. Adoro o gênero, principalmente quando envolve fantasmas, então acho que irei gostar :)
    Beijos!

    ResponderExcluir