[Resenha] Preciso saber, Karen Cleveland


Título: Preciso saber
Autora: Karen Cleveland
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 300
Onde comprar: Amazon | Saraiva

“Giro de volta para o meu computador, para a tela que agora está vazia. Minhas pernas ainda estão fracas e minha respiração acelerada. O rosto de Matt, no computador do Yury. (...)”

Vivian Miller tem uma vida perfeita, ela tem um marido que a ama, quatro filhos maravilhosos e o trabalho dos sonhos como agente do departamento de contrainteligência da CIA. Seu trabalho é desvendar grupos de infiltrados da Rússia nos Estados Unidos. Apesar de ser uma agente, ela não trabalha em campo. Seu trabalho é dentro do escritório desenvolvendo softwares que invadem os computadores do inimigo.

É após a criação de um software que Vivian consegue invadir o computador de Yury, um dos cabeças de um grupo que ela está tentando desvendar. No momento que vai investigar o computador do espião, seu marido, Matt, a avisa que sua filha, Ella, está doente e que ela precisa pegá-la no colégio, pois ele está levando um dos gêmeos – este nasceu um pouco doente – ao médico.

O ato de sair do escritório não é tão simples e, após fazer alguns cálculos do tempo desnecessário, Viv, como é carinhosamente chamada pelo marido, decide abrir algumas pastas do computador de Yury e é então que sua vida muda completamente. A pasta se chama “Amigos” e tem apenas cinco arquivos, mais precisamente, cinco fotos.

Viv abre a primeira, um homem que usa óculos, aparentemente normal, mas que trabalha para os russos. Abre a segunda, uma mulher, que estaria acima de qualquer suspeita. Abre a terceira e tem um choque. Ela reconhece aquele rosto. É o seu marido, o seu Matt. Atordoada, Viv desliga o computador e vai buscar a filha, mas ela não consegue tirar aquilo da mente. Seria Matt um espião? Seria Matt uma vítima? O que ela deve fazer?

“’Eu só gostaria que nada disso tivesse acontecido.’
‘Eu gostaria de poder fazer isso desaparecer.’”

Quando vi esse livro entre os lançamentos de fevereiro, confesso que não botei muita fé nele, mas, quando recebi a prova da Editora Planeta, fiquei em choque com a carta que eles enviaram e curiosíssima para fazer a leitura, tanto que comecei a ler imediatamente e caramba!, que livro incrível.

Preciso saber é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da Viv, então, acompanhamos todos os seus dramas, medos e as alternativas que ela busca para solucionar essa situação. O que Viv encontra é chocante. Ninguém imagina estar nessa situação e todos esperam que a pessoa com quem se está casada e com quem tem filhos seja aquela que mais pode confiar na vida, mas a situação, neste livro, está longe de ser assim. Há medo, insegurança e, principalmente, desconfiança.


Acompanhar o que Viv faz ao longo da trama é manter o coração na boca, de verdade, cada capítulo que encerramos, cada vez que visitamos o passado, e a época em que ela conheceu e se apaixonou por Matt, formamos uma opinião sobre ele, que é derrubada no capítulo seguinte e isso prossegue até o final da trama.

“Escuto os passos de Matt na escada e aperto o pendrive na mão. Aperto firme, como se fosse forte o bastante para que ele desaparecesse. Tudo vai voltar a ser como antes. (...)”

Sobre os personagens, preciso dizer que a Viv me encantou completamente, eu acho que teria feito o mesmo que ela fez, já Matt foi um personagem confuso, eu o detestei, o amei, tornei a detestar e muitos sentimentos foram conflituosos. Os filhos do casal me encantaram, principalmente, Ella com algumas frases perspicazes para os pais. Também me encantei completamente com a construção de dois personagens do trabalho de Viv. Eu tinha certa suspeita sobre um e, bem, posso dizer que eu estava certa.

Com uma narrativa ágil, viciante e repleta de reviravoltas, Preciso saber é aquele típico livro que vai agradar diversos leitores e fazê-los desejar horas e horas para fazer essa leitura e a oportunidade de esquecer tudo para reler e reviver essa forma frenética novamente. Se vocês gostam desse gênero, como eu, posso afirmar que essa será uma das melhores leituras dele.

Classificação:

14 comentários

  1. Como não conhecia o livro, já estou aqui o mandando para a lista de desejados. Amo enredos assim, onde o passado e o presente ficam ali, meio que te "cutucando" o tempo inteiro. Ainda mais quando isso envolve alguém tão próximo a nós. Até que ponto conhecemos quem está ao nosso lado? Já me peguei aqui curiosa..rs
    Espero sinceramente poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii Bruna

    Eu adoro thrillers, suspenses, um bom mistério, sempre anoto os titulos porque vez ou outra quero ler pra mudar um pouco as leituras. Acho que iria gostar bastante dele, parece ser legal e envolvente. Tenho alguns outros suspenses aqui pendentes pra ler, depois que conferir os que já tenho vou ver se consigo encontrar Preciso saber pra ver que tal estará a história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que amo thrillers e sinto que vou gostar dessa história. Parece mesmo ser bem envolvente e rápida. Não conhecia o livro e já anotei essa dica *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna!

    Primeiramente, amei a sua resenha sobre esse livro! Quando o recebi da Planeta, pirei completamente, porque, assim como você, eu não tinha colocado muita fé nele quando vi seu nome no meio dos lançamentos. Até agora estou aqui pensando em como passar para palavras as emoções que senti. Impossível não ter uma reviravolta de sentimentos conforme fazemos a leitura, não é mesmo?
    Espero que mais pessoas deem uma chance ao livro também e que gostem!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu já conheço o livro e confesso que não me enche os olhos, pelo menos não por agora claro, mas gostei de conferir sua opinião e sua foto, adorei, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei super curiosa! Também quero saber o que acontece! rsrsrsr Valeu pela dica, não conhecia e adorei conhecer! Dica anotada e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna. Eu não conhecia o livro e fiquei completamente curiosa com ele agora que li a sua resenha. Me parece ser uma trama que me agradaria bastante e acho que eu devoraria bem rapidinho também, a premissa me deixou bem intrigada aqui.

    ResponderExcluir
  8. EU FIQUEI CURIOSA PRA SAber o lance do marido dela ahaushaushauhuahs
    nao sei se leria no momento, mas de qualquer forma deixei anotado por aqui como uma possível leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bem?
    Menina que leitura interessante, não queria estar na pele dela kkkk, adoro historias assim, medo e suspense andam juntos. Adorei sua resenha, me deixou mais curiosa, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna!
    Que maravilha de resenha Estou de olho nesse livro e ver que a leitura é repleta de reviravoltas e muito instigante me deixou com altas expectativas.
    Mal posso esperar pra ler essa história.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, mas a resenha já me deixou com o coração na mão com a história de Viv.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas amo suspenses e thrillers e claro que já anotei a dica! Gosto dessa coisa de passado e presente se enfrentarem em uma estória e então acho que vou gostar bastante dessa leitura!
    Obrigada pela dica!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Caramba, quero ler esse livro, que história, esse é um daqueles que só paro de ler quando termina a história, afinal o que o marido dessa criatura está fazendo no computador do outro? preciso saber.

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei super empolgada quando vi o livro nas novidades e mais ainda quando o recebi aqui em casa... Tanto que não pude resistir de me jogar na leitura. O que eu mais gostei foi a montanha russa que senti ao ler - de gostar, de me empolgar, de achar que estava sendo lento em alguns momentos e de querer esganar alguns personagens para logo em seguida entender e torcer por eles ou o contrario, de torcer e logo em seguida querer que morra logo para sair das páginas e pronto....rs
    Adorei ler e adorei sua resenha :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir