[Parceria] Grupo Companhia das Letras


Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje estou aqui para contar outra novidade maravilhosa deste começo de ano. Nós firmamos parceria com o Grupo Companhia das Letras, um dos grupos editoriais que mais admiro. Quando recebi o e-mail de aprovação, quase caí para trás e comecei a chorar, pois não imaginei que poderia alcançar isso. Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre eles e seus livros?


Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz, a editora surgiu com foco original em literatura e ciências humanas, sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição. Rumo à Estação Finlândia, do americano Edmund Wilson, foi um dos quatros primeiros títulos publicados e logo se tornou um grande sucesso; no total foram 48 lançamentos no primeiro ano. Hoje são 16 selos dedicados aos mais variados segmentos.

Ao longo dos anos, a editora selou importantes parcerias, entre elas a com os irmãos Moreira Salles, que se tornaram sócios em 1989. Em 2009, foi a vez de cruzar o Atlântico e se juntar à Penguin para lançar a coleção de clássicos universais e nacionais no mercado brasileiro. Em 2011, a Penguin adquiriu 45% das ações da Companhia das Letras. (Em 2013, a Penguin se fundiu com a Random House, criando a Penguin Random House, o maior grupo editorial do mundo).

Da junção da editora paulista Companhia das Letras com a carioca Objetiva, em 2015, nasceria o Grupo Companhia das Letras, que reúne o mais expressivo acervo de escritores e poetas brasileiros — de Chico Buarque a Jorge Amado, de Ruy Castro a Roberto Pompeu de Toledo, de João Ubaldo Ribeiro a João Cabral de Melo Neto, de Carlos Drummond de Andrade a Milton Hatoum — e um catálogo estrangeiro que prima por prêmios Nobel e pesos-pesados da literatura: Amós Oz, Fernando Pessoa, Haruki Murakami, Italo Calvino, J. M. Coetzee, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa, Oliver Sacks, Orhan Pamuk, Philip Roth e Salman Rushdie. Sem falar do grande time de autores de não-ficção, como Andrew Solomon, Daniel Goleman, Gay Talese, Simon Montefiore, Thomas L. Friedman, Walter Isaacson, Tony Judt, entre outros.

Querido por leitores de variadas idades, perfis e formações, o Grupo Companhia das Letras chega a 2016 como líder de mercado, segundo a Nielsen, congregando 1,5 milhão de seguidores via redes sociais, com alcance mensal de 10 milhões de usuários pelas diversas plataformas digitais em que atua. A editora apostou desde o início no livro digital e hoje já tem mais de dois mil títulos convertidos em e-book.

O Grupo Companhia das Letras inaugurou um moderno depósito de seis mil metros quadrados em 2015, em Guarulhos (SP), e distribui seus livros em todo o território nacional, de forma rápida e eficiente. Possui também representantes de vendas nas principais regiões do país.  

Seus 250 funcionários trabalham divididos em dez departamentos a fim de garantir o lançamento de cerca de 30 novos títulos por mês, sem perder de vista a ênfase na imaginação, na qualidade e na experiência de leitura que marcam cada um de seus livros.

Título: 1984
Autor: George Orwell
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O'Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que "só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro". Algumas das ideias centrais do livro dão muito o que pensar até hoje, como a contraditória Novafala imposta pelo Partido para renomear as coisas, as instituições e o próprio mundo, manipulando ao infinito a realidade. Afinal, quem não conhece hoje em dia "ministérios da defesa" dedicados a promover ataques bélicos a outros países, da mesma forma que, no livro de Orwell, o "Ministério do Amor" é o local onde Winston será submetido às mais bárbaras torturas nas mãos de seu suposto amigo O'Brien. Muitos leram 1984 como uma crítica devastadora aos belicosos totalitarismos nazifascistas da Europa, de cujos terríveis crimes o mundo ainda tentava se recuperar quando o livro veio a lume. Nos Estados Unidos, foi visto como uma fantasia de horror quase cômico voltada contra o comunismo da hoje extinta União Soviética, então sob o comando de Stálin e seu Partido único e inquestionável. No entanto, superando todas as conjunturas históricas - e até mesmo a data futurista do título -, a obra magistral de George Orwell ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre os excessos delirantes, mas perfeitamente possíveis, de qualquer forma de poder incontestado, seja onde for.

Título: O menino do pijama listrado
Autora: John Boyne
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
"Um livro maravilhoso." - The Guardian
"Intenso e perturbador [...] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época." - USA Today
"Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição." - The Irish Independent

Título: Belas Adormecidas
Autor: Stephen King
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Pelo mundo todo, algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres adormecem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se despertadas, se o casulo é rasgado e os corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria cega antes de voltar a dormir. Em poucos dias, quase cem por cento da população mundial feminina pegou no sono. Sozinhos e desesperados, os homens se dividem entre os que fariam de tudo para proteger as mulheres adormecidas e aqueles que querem aproveitar a crise para instaurar o caos. Grupos de homens formam as “Brigadas do Maçarico”,incendeiam em massa casulos, e em diversas partes do mundo guerras parecem prestes a eclodir. Mas na pequena cidade de Dooling as autoridades locais precisam lidar com o único caso de imunidade à doença do sono: Evie Black, uma mulher misteriosa com poderes inexplicáveis.
Escrito por Stephen King e Owen King, Belas Adormecidas é um livro provocativo, dramático e corajoso, que aborda temas cada vez mais urgentes e relevantes.

Título: Dias de Despedida
Autor: Jeff Zentner
Onde comprar: Amazon
Sinopse: "Cadê vocês? Me respondam."
Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele.
Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto.
Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisão?

Título: Tash e Tolstói
Autora: Kathryn Ormsbee
Onde comprar: Amazon
Sinopse: "Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores — e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica — ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?"

Gostaria de agradecer a editora por confiar em nosso trabalho e vocês, queridos leitores, pois sem vocês nada seriamos!

Beijos,

12 comentários

  1. Que notícia maravilhosa!!!
    Parabéns não só ao blog e toda sua equipe, mas também a todos nós, meros leitores que só iremos ganhar com esta parceria de peso!
    A Editora é incrível e sempre arrebenta com seus lançamentos incríveis.
    Então o que todos nós podemos esperar, são resenhas de livros maravilhosos e muita coisa boa!
    Parabéns!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna!!!
    Que notícia incrível e simplesmente maravilhosa.
    Espero que essa parceria traga muitos frutos para o blog e para a editora.
    Que tudo seja maravilhoso para você!!!
    E os livros da editora são incríveis tenho certeza que você vai amar ler mais e mais ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que vejo seu nome em uma lista de aprovação eu fico feliz demais! É bacana acompanhar blogueiras que admiramos tendo o reconhecimento que merecem, fico feliz demais com essa novidade e sinceramente, você merece isso e muito mais!

    ResponderExcluir
  4. Livros incríveis, sinto que posso falir a qualquer momento. Os livros são ótimos, uma sinopse melhor que a outra, sem contar nos maravilhosos enredos. Essa editora é fantástica, parabéns pela parceria você merece flor. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela parceria. Pelo jeito livros incríveis não vão faltar. Contei alguns que quero muito ler.

    ResponderExcluir
  6. Oiee Bru ^^
    Yeeey, parabéns pela parceria! Tenho certeza de que vai ser maravilhosa para você, e para a editora também <3 eles lançam tanta coisa boa que fica até difícil escolher alguns livros para mencionar, né? haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru!

    PARABÉEEENS pela parceria. Vocês são ótimas e muito esforçadas, merecem todo o reconhecimento do mundo. Estarei aqui acompanhando tudo, a CIA das Letras só tem lançamento bom <3

    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Parabens pela parceria, espero que você traga muitas novidades pra gente e leituras maravilhosas, pq os livros da editora são incríveis e eu amo!!
    Beijos
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela parceria!!!
    Quero muito ler o Menino do Pijama Listrado, pois gosto muito de livro que tenha a segunda guerra mundial como pano de fundo!!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  11. primeiramente parabens por essa parceria que venha muitas outras a editora tem bastante livros famosos ja ouvi falar dos que citou mais ainda nao li nennhum mais em fim muito sucesso
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  12. Olá Bru, tudo bom?
    Parabéns por essa parceria! É muito, muito merecida mesmo! Só quem acompanha de perto o um oceano sabe sua dedicação em relação a ele e o quão merecedor de todas as parcerias possíveis ele é! Muito sucesso nessa parceria, que ela renda excelentes frutos para ambas as partes e leituras maravilhosas para você! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir