[Retrospectiva] Decepções Literárias de 2017

Oioi pessoal, como vocês estão?

Sempre que fazemos um balanço das leituras que aconteceram no ano anterior, temos aquela sensação de leituras maravilhosas e aquelas que não foram tão boas assim. Então, hoje decidi falar com vocês um pouco sobre minhas decepções literárias.


Eu percebi que, conforme os anos passam, estou ficando muito mais criteriosa no quesito leituras que agradam e poucos livros estão me agradando efetivamente. Selecionei 10 livros que me decepcionaram em algum ponto, mas que não foram, necessariamente, leituras ruins.

O caminho das estrelas foi um livro que quis ler assim que soube do lançamento, mas a leitura não funcionou. Não consegui me conectar à história. Eu já li muitos outros livros da autora e amei, mas este me deu a impressão que foi feito apenas para vender outra obra da autora.

Outro livro que não conseguiu me agradar foi Mudanças de um destino. O livro tem uma sinopse extremamente instigante e nos faz pensar que temos um romance policial fascinante, mas a sinopse foi apenas para enganar e atrair o leitor. Eu me senti traída lendo esse livro.

As vantagens de ser invisível foi uma das primeiras leituras do ano, mas que, infelizmente, não conseguiram tocar meu coração. Eu achei a trama extremamente confusa e, ouso dizer, mal desenvolvida. Mas, eu acho que sou a única pessoa que não amou esse livro, então, preciso reler, nénom?

Iniciei a leitura de O casal que mora ao lado já imaginando que iria me decepcionar, mas, ainda assim, a decepção conseguiu ser grande. Por volta da página 100 eu já tinha deduzido tudo o que tinha acontecido no livro e a autora tentou inserir outros problemas e dramas que não rolaram para mim. Acho que se ela se mantivesse numa linearidade, poderia ter funcionado melhor.

Corpo foi um livro que recebi de surpresa, mas que eu queria ler. Ele tem uma ideia incrível, uma mulher que sofreu abuso tentando recuperar sua vida, mas a autora romantiza outro relacionamento abusivo e faz tudo parecer bonitinho, meigo e gostoso. Nós sabemos que a vida não é assim, não é?

Apenas um sonho foi um dos livros que demorei demais para ler. O autor escreveu sobre esquizofrenia de uma forma que não colou. Ele quis inserir um momento de fantasia nesse livro que o deixou muito sem pé nem cabeça. Até hoje eu acho que não entendi esse livro.

Comecei a ler It, a Coisa por conta do filme e por indicação de vários amigos. Eu curto demais as obras do Stephen e estava cheia de expectativa e com vontade de ter medo ao ler esse livro, ledo engano. O livro é uma loucura completa. Com milhares de personagens, tramas secundárias e acontecimentos que você se pergunta porque está lá. Além disso ele é extremamente longo e cansativo. Dessa vez, SK não foi feliz

Fiz um projeto de leitura conjunta de Dezesseis. O livro estava bombando e todo mundo estava curtindo essa distopia. Infelizmente, o livro deixou a desejar em alguns pontos. No início fomos lançados num universo que não tínhamos conhecimento, então, as coisas começam a fluir e, de repente, estão rápidas demais, aí vem o final extremamente aberto. Eu acho que se a autora tivesse escrito um pouco mais, já que o livro é bastante curto, poderia ter sido bem mais feliz.

O livro que foi lido, literalmente, durante todo o ano, The Kiss of Deception. Eu esperava tanto desse livro, tanto desses personagens que tomei um banho de água fria quando comecei a ler e vi que não seria nada daquilo. O final foi o que salvou o livro e me fez querer ler as continuações, mas já sei que devo ir sem nenhuma expectativa!

Por fim, Ninguém nasce herói. Felizmente essa foi a decepção que mais aproveitei, mas não posso dizer que encontrei o que esperava. Eu estava em busca de uma trama muito mais política e menos pessoal do que a que encontrei. Acho que o autor trabalhou bem o que se propôs a fazer, mas a sinopse precisaria ser mudada. Não temos tantas questões políticas assim.

Essas foram minhas decepções de 2017 e, vocês, se decepcionaram muito nesse ano que passou?


Beijos e ótimas leituras em 2018!

21 comentários

  1. Que pena que alguns livros não te agradou tanto :(
    "The kiss of deception" está na minha meta de leitura. Espero ao menos curtir um pouco.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Puxa...
    Como assim As Vantagens de Ser Invisível não tocar alguém? Foi uma das leituras que mais gostei na vida..rs
    E ainda tem It? Ah não! Mesmo ainda não tendo lido o meu que está ali na minha estante me olhando, é King..não tem como ser ruim!
    Os demais livros ainda não tive a oportunidade de ler. Mas...leitura é única. Então, para cada um ela vai funcionar de certa maneira!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oiee Bruna ^^
    Eu não sabia bem o que esperar de "Ninguém nasce herói", então acabei gostando muito da história em si. Só fiquei um pouco "hein?" para as partes fantasiosas...haha' Fiquei chocada ao ver "The kiss of deception" nesta lista *-* Uma pena, pois eu sempre vi todo mundo falando super bem. Espero que a continuação seja melhor :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/lancamentos-de-janeiro-editora-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  4. Tai 2 livros que foi decepcao pra vc quero ler. It e de The Kiss of deception. Melhor eu ir com menos vontade né?! Acho ler fazer essas listas mas como nossos gostos são diferentes

    Bruna
    https://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiii, eu amei Ninguém nasce herói, achei maravilhoso demais porque é bem cheio de ação, ainda bem que foi o que você mais aproveitou. E sabe que as vantagens de ser invisível eu não curti o filme, parei de assistir, então concordo com você.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    De todos esses livros, não li nenhum. Fiquei surpreso de As Vantagens de Ser Invisível estar na lista, ele é bem elogiado, tenho vontade de ler. It é outro livro que quero muito ler e achei uma pena não ter sido de seu agrado.
    Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru
    sou louca pra ler Dezesseis. Fiquei surpresa em ver As vantagens de ser invisível aqui. Foi minha última leitura de 2017 e gostei bastante. Me emocionei muito. Eu achei meio confuso também, mas depois vi o filme e as dúvidas que eu tinha foram sanadas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna! Vários livros que você não curtiu foram recomendados para eu ler! Caramba, que pena que não funcionou com você... Dá até um pouco de receio de ler, mas vou persistir. rsrs
    Boa sorte com suas leituras de 2018!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!

    Tudo bem? Eu li bem pouco ano passado porque fiquei meses numa ressaca literária brava, mas a maioria dos livros que li foram maravilhosos. Dei sorte! Faz muitos anos que li It e mesmo decidida a nunca mais ler nada de terror (passei semanas tendo pesadelos, foi horrível!) reconheço que a narrativa é interessante, mas um tanto cansativa. Ele foi o único livro da lista que li.

    Estou com The Kiss of Deception aqui pra ler, mas só vou começar depois que tiver pelo menos o segundo caso eu goste. Aliás a trilogia parece dividir opiniões: uns amam e outros detestam, não tem meio termo neste caso. Espero que eu ame.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru!
    Eu tbm sinto isso, estou ficando mais exigente com o passar do tempo! Vc acredita q só favoritei 2 livros lidos em 2017? rs
    Dos livros q vc citou, eu tenho The kiss of deception mas ainda n li... Espero gostar pq paguei 25 golpes nele, hahahah
    E As vantagens de ser invisível eu li há pouco tempo tbm, e vc n é a única q n gostou, hahah. N vi nd demais na história!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna! Que pena que a leitura não tenha lhe agradado. Eu espero ansiosamente a resenha do meu livro " Os adolescentes da floresta de Xerém e o amuleto da imortalidade" Sorte em suas futuras leituras nesse ano de 2018 e que você conquiste mais do que conquistou no ano que se encerrou. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna! Desta lista concordo com a maioria viu! Dos que eu li, lógico.
    Corpo foi uma cilada total, me peguei perguntando se a autora tinha bebido pra escrever, porque a mulher saiu de um buraco pra cair num precipício?? Oi?? As Vantagens de ser Invisível também não foi lá essa coca cola toda que pintam. Agora It, eu acho que tem que ter cabeça pra ler. É um monstro de livro, é grande e denso demais, tem que estar preparado. Gostei das suas impressões. E fica a dica.
    Bjoxx ❤️

    ResponderExcluir
  13. Não acredito que não curtiu It e As vantagens de ser invisível, eu li e adorei rsrs, mas gosto é gosto. Eu queria ler a série da Audrey, mas quando li algumas resenhas de Corpo desanimei na hora. Não acredito que ainda tenhamos no meio literário romantização de coisas assim... lamentável. Od demais livro eu não li e alguns não conhecia, mas que bom saber sua opinião sobre as leituras.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    Meu Deus, quero muito ler It, espero gostar kkk As vantagens de ser invisível já vi o filme e achei chatinho, mas pretendo dar uma chance para o livro, quero ler também Corpo, O casal que mora ao lado e The kiss off deception. Sinto muito pelas suas decepções kk
    Bjos, Bya! Oiie
    Ahhhhh, que post lindo. Deu vontade de rever Harry Potter, O diário da princesa e Como eu era antes de você, amo esses filmes e os livros também. Amei demais o post.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  15. Não li nenhum mas fiquei surpresa por It e Ninguém nasce herói estarem na lista. As vantagens de ser invisível, O casal que mora ao lado e The Kiss of Deception já vi que é bem controverso.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gostei bastante de The Kiss of deception, mas confesso que o segundo tinha tudo para ser um super livro e me decepcionou bastante. It sinceramente curti mais o livro do que o filme e vendo algumas resenhas sobre Corpo confesso estar na duvida sobre essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bruna!
    Dá sua lista só li O Casal Que Mora ao Lado e gostei bastante.
    It ainda quero dar continuidade na leitura, pois acabei parando o livro ano passado. Uma pena você não ter curtido esse dois. :/
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna!!!
    No meu caso, as decepções foram muito poucas pois esse ano foi o ano que menos li.
    Eu tô tipo: Não acredito que você não gostou de The Kiss Deception!? 😱
    Eu tô ouvindo tanta coisa boa desse livro e eu acho a capa linda que é a primeira vez que leio que ele foi uma decepção para alguém, mas eu entendo.
    Eu não consigo de jeito nenhum ler IT, pois odeio palhaços e SK é um autor que eu ainda tenho muito receio de ler 😅

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Acho que com todo mundo com o tempo a gente acaba ficando bem criterioso mesmo com relação as nossas leituras..hj tenho outro pensamento de qnd comecei a realmente cair de cara os livros..
    Da sua lista só li As Vantagens de ser invisível e foi uma decepção completa.. e outros que estou louca pra ler são It a coisa e The kiss of decepcion...só v comentários positivos com relação a ele..e sobre It é complicadinho mesmo..muitos personagens e o livro é praticamente uma bíblia hahahahaha...estou com eles aqui pra ler..vamos ver no que vai dar!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/01/resenha-o-silencio-das-aguas-brittainy.html

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    De todos, o único que eu li também foi As Vantagens de Ser Invisível e posso dizer que de fato é muito confuso e depois de ler eu precisei pesquisar algumas coisas no google para entender hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir