[Resenha] Revoada, José Fernando Guedes

Título: Revoada
Autor: José Fernando Guedes
Editora: 7Letras (cortesia)
Páginas: 97
Onde Comprar: Amazon

"E mais que tudo
gosto de ver a revoada
dos pássaros no céu
e erguendo a mão acenar
(será que me veem?)
E gritar, enquanto salto:
Esperem, vou também com vocês!"

Ao me degustar da sensibilidade de José Fernando Guedes, senti a facilidade com que ele transmite os profundos sentimentos da vivência humana que vai além do plano material.
“Meus segredos de amor são como almas de borboletas flutuando em mim (...)”. 


A obra é composta por poesias e pequenos textos que forma uma elegância encantadora, mesclando humanidade, natureza, crenças.
"Cada momento possui sua própria solidão. (...)".

Percebi que o livro é repleto de dores entrelaçadas em palavras reconfortantes e demonstram vários momentos da vida em que passamos por perdas e privações.
 "Ao estar sozinho não sou a metade de dois,sou somente uma quantidade inteira de saudade. (...)".


Após apreciar de todas as poesias contidas na magnífica obra, mesmo tendo uma noção do significado de Revoada, decidi recorrer ao dicionário e todo o enredo me encantou ainda mais.

Revoada: s.f. Voo da ave que volta ao local de onde partira.

"As aves Os vaga - lumes E teus olhos São luzes de presença Me indicando o caminho Nessa terra."

Deste modo o Autor nos deixa uma importante mensagem nas entrelinhas. Nunca devemos deixar que os sonhos e objetivos se desfaçam. 

Que sejamos assim como os pássaros: mesmo que voemos para longe de nossos sonhos, que nunca percamos aquela essência de onde partimos e que sempre saibamos encontrar o caminho de volta para casa. Que consigamos enxergar a superação em meio a tantas dificuldades enfrentadas pela humanidade e que renasçamos entre as cinzas da derrota.

Revoada, além de uma magnífica obra, é uma lição. É um típico livro que faz o leitor colocar a mão na consciência e perceber o que pode estar fazendo de errado nesta curta caminhada que chamamos de vida. Ao finalizar a leitura me veio uma frase na cabeça que relacionou muito com os sentimentos que foram proporcionados: A vida é um sopro!

Tudo isso é passageiro e a lição de Revoada é nos lembrar da essência da vida. Da saudade, do amor, da dor. É saber que tudo isso faz parte do pacote. É ensinar que existe a superação e que nada é em vão.

Revoada é uma ótima indicação para todos os leitores e, principalmente, para aqueles que estão abertos para sentir a mensagem passada nas entrelinhas dos poemas.

O Autor tem uma sensibilidade sensacional, o que, além de toda diagramação maravilhosa, fez por merecer as 5 estrelas! Foi o meu primeiro contato com a Editora 7Letras mas pude sentir o carinho que possuem para com os leitores por todo cuidado que tiveram com a confecção da obra.

Obrigada a todos vocês!
“Eu fui todo feito prá Sentir saudade Êta destino danado!Não tenho outra utilidade”


Classificação:

11 comentários

  1. Oi tudo bem?
    Acredito que nunca devemos deixar de sonhar e gostei bastante de saber que o autor deixa claro isso no livro, adorei a indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poesias são os suspiros da alma e eu amo livros do gênero. Não conhecia a obra, mas só pelos quotes já achei lindo, um livro para se ter na cabeceira, espero poder ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa que livro bonito, confesso que sempre tive problemas com poesias, mas ando com muita vontade de mudar isso e esse livro parece tão sensível que me deixou encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    O livro parece ser muito bonito, mas confesso que tenho um pouco de dificuldade com poesia. Eu até tento, mas não consigo me acostumar com o gênero, leio muito pouco e mais os básicos, tipo Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Infelizmente não sou apreciadora de poemas, mas admiro quem gosta e respeito.
    Apesar disso, tenho que admitir que tem ótimas mensagens.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de poesia e poemas... Amei a sua resenha e a dica foi anotada!!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?!? Apesar de não ler poesias constantemente, eu gosto de apreciá-las, mas confesso que não é meu gênero favorito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu gosto tanto de poesias! Os comentários que a sua resenha transmitiu é de que é um livro para se pensar e refletir sobre o quanto somos frágeis diante da vida.
    Com certeza vou querer ler!
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii, parabéns pela dica, gostei bastante, eu ador poesia, irei anotar a sua dica.

    Abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  10. Amanda, amei sua resenha que transmite uma delicadeza incrível. A capa do livro chamou minha atenção de cara e quando li que a escrita nos faz refletir, então é um livro para mim.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda!
    Eu não conhecia a obra e nem o autor, mas a mensagem que o livro passa é linda e forte. A vida passa rápido mesmo e temos que aproveitá-la da melhor forma possível.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir