[Resenha] Perigosa Amizade - O Começo, Gisela Bacelar - Perigosa Amizade #0

Título: Perigosa Amizade – O Começo
Série: Perigosa Amizade #0
Autora: Gisela Bacelar
Editora: Outro Planeta (cortesia)
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon | Saraiva

Perigosa Amizade – O Começo é o volume zero da série Perigosa Amizade escrita pela modelo Gisela Bacelar. Esse livro nos apresenta à história de vários jovens que tem suas vidas interligadas. Vou apresentar um pouco cada um dos personagens.

Roberta é uma jovem que pode ser definida como intensa. Ela não acredita em coisas do coração, sabe o que quer e vai atrás de seus sonhos e objetivos. Roberta se torna melhor amiga de Melissa uma jovem que é seu oposto: espontânea e acredita piamente no amor. O começo da amizade delas é muito engraçado. Mel chega dizendo “Ei, você quer ser minha melhor amiga?”. Roberta diz que sim e, pronto, amizade formada. Entre essas duas amigas temos Denis, jogador de futebol, e muito amigo das duas – mais de Roberta, que sempre acaba ajudando-o. Ele está naquela faze de que quer se comparar aos amigos, ter beijado várias garotas e feito sexo e algumas de suas escolhas trarão muitos problemas.
“(...) Elas deviam estar fuçando minhas fotos pra ver se meu fim de semana estava sendo mais legal que o delas. Só por isso postei uma foto linda em um parque.
- Você não foi a nenhum parque no fim de semana.
- Ninguém precisa saber. Amiga, esse é o esquema das redes sociais: fingir que tudo está incrível mesmo quando você está jogada na cama se entupindo de doces e assistindo a filmes que te deixam na depressão, tipo A culpa é das estrelas!”

Matheus é um jovem de dezoito anos e muito desejado pelas meninas. Ele já se formou no ensino médio, mas não sabe o que fazer da vida. Matt vive com o pai no litoral de São Paulo que lhe dá tudo o que quer. Seria o sonho de todo garoto, se ele fosse como todos os garotos. Seu melhor amigo é Gabriel, ou Gee, um jovem que é podado o tempo todo pelo pai. Ele ama tocar bateria, mas o pai quer que ele estude para se tornar um bom advogado e não passar por necessidades. Toda essa prisão será prejudicial para sua vida.


O livro conta, ainda, com outros personagens, mas estes são os mais importantes. Mel está organizando sua tão sonhada festa de 15 anos. Tudo precisa ser perfeito, mas tende a dar errado, pois, seu namorado, parece não querer assumir muito o relacionamento e, pior, pensar apenas em sexo. Matt se meteu uma encrenca das grandes e tomou uma surra precisando voltar para a Capital. Gee tenta convencer o pai que não deveria seguir os mesmos caminhos que ele, que precisa de liberdade, mas isso só piora as atitudes do pai. E Denis só quer deixar de ser virgem.

A trama será desenvolvida a partir dos dramas desses jovens e sua busca por serem pessoas melhores. Existe envolvimento amoroso entre os personagens, sexo, drogas e bebidas. A autora conseguiu retratar muito bem o que acontece com os jovens e mostrar como as criações de cada um podem influenciar em suas escolhas. Também demonstrou como costumamos fazer escolhas erradas por não analisarmos a situação como um todo.


Todos os personagens são bem construídos, o que achei que seria difícil dada a quantidade de tramas numa trama maior. E minha única ressalva é a personalidade de Denis e Matt. Algumas atitudes deles me decepcionaram, por assim dizer, apesar de saber que jovens agem dessa forma e não é diferente na vida real. 
“Às vezes, nós nos afastamos da realidade, fantasiamos vidas às dos outros, esquecendo que a maior virtude está no que nos diferencia.”

Apesar de parecer uma trama básica e sem muito o que acrescentar, Perigosa Amizade – O começo nos faz pensar em nossas escolhas e o que poderíamos fazer diferente em determinados momentos. É uma leitura que recomendo e estou muito ansiosa para ler a continuação.


Classificação:

19 comentários

  1. Olá, Bruna.
    É sempre bom nos depararmos com histórias que nos fazem refletir como somos e como podemos fazer para mudar

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. A premissa parece boa e reflexiva também, uma vez que em todo momento da vida podemos tomar decisões erradas e acabamos pagando por isso. Sem dúvida é um livro que leria.
    As fotos estão lindas, gostei muito.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro, achei muito interessante. Parabéns pela resenha :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro, mas se fosse para escolher pela capa, eu não o compraria. Ela não me agradou muito. O enredo parece ser interessante, mas ainda não senti vontade de ler o livro. Vou deixar passar a dica dessa vez.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Apesar de curtir o tema e gênero tenho receio de ler livros com muitos personagens, sempre acabo perdidinha haha. Mas talvez dê uma chance ppois a trama parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna!
    Adoro essas séries que têm um volume zero (a ideia de "volume zero" é muito interessante e valeira um comentário imenso de discussão haha). O enredo pareceu bastante interessante, principalmente por nos levar à reflexão, vou anotar a dica :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, que autora linda! Eu não conhecia nenhum dos seus livros e gostei bastante de cada um dos personagens, isso me chamou a atenção e me deixou com vontade de ler sobre, creio que seja o tipo de livro que as vezes a gente precisa ler pra aliviar as leituras pesadas da faculdade, além do que, essa capa é linda!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna! Não conhecia a obra e a autora, a história parece ser interessante, mesmo com elementos básicos, como vc disse. Vale como dica de leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, não conhecia o livro e fiquei curiosa já pela capa, porque achei bem "urbana". Acho que esses elementos básicos não incomodam quando são bem administrados na trama né?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hellloooo!!!
    Ainda nao conhecia o livro e gostei da premissa, adoro esses assuntos mais reais e tb com um pouco de ficção no meio, além disso a capa me ganhou tb. Ultimamente tenho amado os livros da Planeta, ainda bem que eles estao investindo nisso.
    Gostei mto do que falou do livro, acho que é a minha cara e vou curtir a leitura, ainda mais que fala de amizades e de escolhas, sempre me sinto mais familiarizada com esses assunto.
    Vou ler depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Confesso que não me animei muito nesse lançamento quando o vi, e pela sua resenha ele continua não me chamando muita atenção.
    Mas é interesante o livro abordar as escolhas que fazemos, como que uma escolha errada pode influenciar em tudo e principalmente como a criação pode diferenciar as atitudes dos jovens

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bru

    Essa é a segunda resenha desse livro que eu leio. Eu acho a pegada da história juvenil demais pro meu estilo de leitura, não há nada na trama que realmente chame minha atenção. Mas acho super válida essa abordagem de tantos assuntos relevantes para os jovens e principalmente por abordar a questão da nossa capacidade de escolha. Não leria, mas daria de presente para um adolescente, por exemplo. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bru! O livro não parece tanto o meu gênero, já que não gosto tanto dos juvenis, mas gostei de saber de todos esses conflitos que de certa maneira representam um pouco da vida real. Uma pena a personalidade incômoda de alguns personagens.

    ResponderExcluir
  14. Achei a premissa bem interessante, me fez lembrar de fatos que já vivi: organizar festa de 15 anos foi um. Gosto bastante de juvenis, mas confesso que ando preferindo ler livros únicos.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Mesmo com uma premissa interessante, fazendo refletir sobre nossas atitudes, não faz muito meu estilo de leitura. Mas vou indicar para minha amiga, que tenho certeza que vai gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Não conhecia esse livro, muito menos sabia sobre essa modelo. Achei diferente ela criar um livro com uma premissa de contar a história com várias tramas de diferentes jovens. Pode ser confuso e achei que não seria bem desenvolvido, mas me enganei. Como, para mim, a construção dos personagens são uma das coisas mais importantes em um livro, essa característica fez com que eu visse a obra com outros olhos.
    É ótimo que ela consiga escrever uma obra realista, mas acho que, dependendo das atitudes do Denis e Matt, eu também iria me decepcionar. E, pelo jeito, o livro consegue fazer o leitor refletir sobre as atitudes que tomamos, principalmente nessa fase da vida. Você me deixou curiosa, agora tenho que procurar saber mais sobre ele e a continuação xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oiie!
    Não tinha ouvido falar sobre esse livro, ele parece ser bem interessasse apesar de não fazer muito o meu estilo de leitura.
    Adorei suas fotos!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bruna! No momento estava procurando uma série nova para iniciar e simplesmente amei a premissa dessa. Sem contar, que estou precisando de livros que me traga reflexões como essas que você falou na resenha. Sem dúvidas, vou anotar a dica! Beijos.

    ResponderExcluir