[Resenha] Do que são feitas as estrelas?, Jana Meilman

Título: Do que são feitas as estrelas?
Autora: Jana Meilman (cortesia)
Editora: Amazon
Páginas: 255
Onde comprar: Amazon

Recebi o livro Do que são feitas as estrelas?, da Jana Meilman, há um tempo, mas tive a oportunidade de lê-lo apenas esse mês e me arrependo de ter adiado tanto a leitura. 
“A vida é dinâmica, ela sempre vai nos tirar da zona de conforto, porque é isso que nos leva a evoluir. (...) “Entenda que esta situação foi reservada para você, seja ela qual for, aproveite a oportunidade para crescer. Encontre uma maneira de tornar-se uma pessoa melhor depois disso!” (...) Queremos fazer planos para a vida, mas acontece que ela é quem faz planos para a gente. Ou seja, minha amiga, adapte-se ao roteiro proposto e desempenhe o seu melhor papel!”

Esse curto, e marcante, livro conhecemos a história de Malu, uma jovem brasileira que sonhou, desde muito cedo, estudar na Watson School, em Nova Iorque, que é conhecida por transformar seus alunos em grandes estrelas. Acontece que não é muito fácil ter todo o dinheiro necessário para se manter nos Estados Unidos. Seus pais, duas pessoas trabalhadoras, fazem o possível para guardar o dinheiro numa poupança “Sonho da Malu” e, após muito tempo juntando o dinheiro, Malu consegue ir para Nova Iorque fazer o teste para a escola.

“A responsabilidade de ser feliz e bem sucedida é sua minha filha, jamais delegue essa responsabilidade para qualquer pessoa, nem mesmo para mim, para o seu pai ou para um grande amor.”

Assim que chega à escola, Malu toma um tombo e ela conhece Sofia López, uma mexicana carismática que também estava chegando para o teste. Sofi, sendo uma boa moça, ajuda Malu. Ao entrar no prédio, procuram a enfermaria e é Lauren Cogley, uma irlandesa linda e determinada, que a ajuda as levando até o local que desejam. Esse momento, faz com que um laço de amizade se forme e que dure muito, muito tempo.

Me arrependi muito de não ter lido esse livro antes, porque ele mexeu comigo de um jeito que nenhum livro mexia há muito tempo. As aventuras que essas três amigas passam juntas em Nova Iorque e em suas respectivas casas, são fascinantes e nos fazem pensar. Aliás, esse livro me deu muito o que pensar.

Sobre a personalidade das meninas: adorei, mas me encantei muito mais com a Malu e a Sofi, pois me sinto mais parecidas com elas, apesar de achar que eu tenho um pouco da personalidade extrovertida da Lauren. Temos um personagem, LorD, que é muito importante para a história e extremamente apaixonante. Ele tem uma forma de ver a vida que me fascinou. 
“Ele me fez prestar atenção na grandiosidade das coisas simples, como deitar no gramado em uma noite de verão e contemplar a vastidão das estrelas, me fez gostar de banhos de chuva, que segundo ele, servia para lavar corpo e alma, me ensinou a subir em árvores, a jogar futebol, dançar de rosto colado e a beijar na boca.”

A ambientação desse livro também é maravilhosa e autora soube explorar tudo muito bem, a ascensão das meninas, uma explicação bárbara para do que são feitas as estrelas, nos dois sentidos da expressão, e uma história linda sobre amor, amizade, superação e escolhas de vida. É uma leitura que recomendo de olhos fechados. Como se o livro não fosse tão perfeito, como descrevi, ele tem uma trilha sonora maravilhosa que fez coração ficar quentinho. 
“Com toda a minha experiência de vida posso te garantir uma coisa, a dor tem um poder inacreditável de nos transformar. Por causa dela podemos nos tornar pessoas amargas, infelizes, desesperançadas ou podemos ser transformadas em pessoas melhores, porque a dor nos ensina a ter empatia, resignação, coragem e determinação para seguir em frente apesar de todas as adversidades. Tudo depende de como a encaramos.”

Minha única ressalva com relação a essa leitura é a edição. Li em eBook pela Amazon, mas o livro estava com uma formatação engessada. Precisei colocar a fonte no máximo para que ela ficasse num tamanho bom para ler. Acho que deveria ser feito uma revisão nesse sentido. No mais, leiam esse livro, ele merece ser lido.

Ter um coração grato é uma das maiores qualidades que uma pessoa pode ter. Ao agradecermos por todas as coisas, inclusive pelas que não deram certo, nós mudamos o nosso ponto de vista, tiramos o foco das coisas ruins e aprendemos que tudo na vida tem um motivo para ser.

Classificação:

23 comentários

  1. Oi Bruna
    Eu nao conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa, em especial por conta das características de cada personagem. É uma temática bem interessante e acredito que aponta para algumas reflexões, compreendendo o duplo sentido do título. Gostaria de ter a oportunidade em conferir também.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi. :)
    Fiquei encantada pela capa, ainda mais qndo li que o sonho da Malu é estudar em NY. Quem não sonha né? <3
    Não conhecia o livro nem a autora, mas simplesmente pela sua resenha despertou demais minha vontade de conhecer as aventuras de Malu, Sofi e Lauren.
    Parabéns pela resenha flor.
    As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa desse livro, Bru, e a premissa, apesar de interessante, teria feito eu passar reto nesse livro, mas lendo sua opinião até que eu daria uma chance a ele.
    Adorei saber que é um livro que envolve muita reflexão, e acho que é bom a gente sempre tentar olhar pra toda situação, boa ou ruim, com olhos compreensivos, ao invés de ter raiva das situações ruins.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente esse livro não despertou meu interesse para a leitura dele, já li outra resenha dele e algumas opiniões no Instagram, mas não consigo sentir interesse nele, por isso passo a dica, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, ainda não conhecia o livro e o titulo me chamou bastante atenção e achei interessante o desenvolvimento das meninas. Essa questão da diagramação é complicada, ainda bem que no formato kindle, dá pra gente colocar de um jeito mais confortável.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não conhecia o livro e gostei da sinopse e suas percepções. Só me desanimou o que falou da diagramação, peguei um livro mal editado recentemente e sofri para ler até o final pois ficava péssimo no kindle.
    :/

    até,

    http://livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Gostei da sinopse, porém não leria um livro tão mal diagramado. E também, achei um pouco juvenil demais pra mim, apesar de parecer ser divertido ^^
    Passo a dica dessa vez, mas adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Hey Bruna,
    Que história fofa e aparentemente cheia de sacadas importantes, já gostei do fato da trama retratar bem a ascensão das amigas, acho que por ser curtinho não tem problema incluir na lista de leitura, né? Hahaha já vou dar uma olhada nele lá na Amazon e salvar na minha lista de desejados, porque o mês mal começou e eu já dei uma estourada básica no meu cartão por lá ontem. Mas mês que vem estamos livres de novo hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiee! Tudo bem?

    Tenho ouvido falar bastante desse livro! Adorei o que falou dele, e ele parece ser uma leitura tão leve e fofa... Vou colocar na lista de desejados para conhecer essa história!!! Ótima resenha e amei a foto <3 Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, então fiquei super curiosa para realizar a leitura, mas vou aguardar um pouco para ver se a autora melhora essa revisão, porque ter que aumentar para o último tamanho de fonte é tenso. Mas adorei a sua dica, e espero poder ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Nunca tinha visto falar desse livro, mas achei muito bacana a proposta da autora, principalmente pela protagonista querer estudar em NY e sua família não ter muitas condições. O mais bacana ainda é o livro ser focado na amizade que ela desenvolve com as meninas e não em um romance igual aos outros.
    Adorei a indicação

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu nunca ouvi falar desse livro ou da autora, apesar da história ter cara de ser boa, eu não acredito que seja o meu tipo de leitura. E o fato da diagramação não ser boa, me deixa mais ainda com o pé atrás, realmente atrapalha a minha leitura. Pelo o que eu percebi o foco é mais na menina e suas amigas e eu realmente gosto do amor, mesmo tendo esse tal LorD. Enfim, deu pra ver que você gostou bastante do livro, e de qualquer forma, obrigada pela dica ♥
    um beijo

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    É a primeira resenha que leio do livro, e adorei a história. Com certeza vou gostar da história. E realmente, quando a diagramação não está boa, fica horrível para ler mesmo. Já aconteceu isso com outro livro que li, e nossa, foi dificil para colocar de um jeito no leitor para conseguir ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bru

    Vira e mexe eu tenho essa sensação de "por que não li esse livro antes?"! Hahahahaha
    Apesar de ter achado o enredo até legalzinho, não é meu tipo de leitura, sabe? Mas deve ser bem legal poder acompanhar as aventuras dessas meninas.
    Que pena que teve essa ressalva em.relação a diagramação, mas uma nova revisão resolve isso fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna,
    Ainda não conhecia o livro, mas sua resenha despertou minha curiosidade, tanto que já adicionei ele no meu Kindle para ler em breve. Os temas abordados são os que geralmente procuro em leituras, então espero me encantar com a jornada da Malu e suas amigas.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Primeiro, porque adoro livros que falam sobre amizade e acho que vou me encantar com a trajetória dessas meninas. Além disso, a protagonista é praticamente minha xará haha.
    Fico feliz que a leitura tenha te agradado tanto e espero poder ler em breve.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá! tudo bom?

    Adorei essa capa! achei muito fofa!

    Fiquei bem curiosa para ler essa história que ainda não conhecia, amei que ela é ambientada em NY, sempre tive vontade de conhecer!

    Quero conhecer as aventuras da Malu acredito que será maravilhoso pelo que você descreveu, parece ser uma história bem leve, ótima para aqueles dias de ressaca! obrigada pela dica!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Primeiro, a foto que tirou do ebook ficou ótima. Adorei a capa e a sinopse, apesar da sinopse não mostrar muito do que se trata a história, pela sua resenha pude perceber que é uma trama bem elaborada e que nos traz uma mensagem né, adoro estes livros que nos marcam de alguma forma. Se tiver a oportunidade lerei futuramente, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bru!

    Ai que delícia de resenha, aqueceu meu coração!
    Adorei a premissa da história e todos os seus comentários sobre ela me deixaram ainda mais com vontade de ler. Engraçado que nunca vi esse livro por aí, mas ele parece ser o tipo de livro que estou mesmo precisando ler no momento, para me inspirar em algumas coisas. Super obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre ele.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  20. Oi, preciso dizer que desconhecia o livro, e que concordo com sua ressalva sobre edição, porque o tamanho da letra é algo que realmente importa e muito na hora da leitura. Mas relevando isso e focando na história, é inegável que o enredo foi bem construído, tem uma temática diferente e pela forma como você disse ter mexido com você tem realmente algo importante a passar para o leitor que mais do que apenas ler, reflete sobre seus ensinamentos por muito tempo. Confessarei que quis ler justamente por isso, porque gosto de livros que são capazes de ultrapassar essa barreira de livro e realidade e nos tocar. Espero que ocorra comigo o mesmo que ocorreu com você e obrigada pela dica!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que a capa não chamou muito a minha atenção, mas lendo sua resenha fui ficando curiosa. A premissa é bem bacana e imagino que deva ser interessante acompanhar a aventuras das amigas, também creio que serei conquistada facilmente pelas personagens, pois parecem ser bem cativantes mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oiee Bruna ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já me apaixonei pelo título...hehe'
    Fiquei feliz em saber que você gostou tanto dele, é tão bom quando a gente se arrepende (ok, nem tanto) de não ter lido um livro antes, né? Fiquei curiosa para lê-lo, e espero me encantar tanto quanto você.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Olá! Esse parece um daqueles livros que só de olhar o título deixa qualquer um animado para ler e de pois da sua resenha posso dizer com certeza que esse livro um dia vai estar na minha estante pronto para ser lido. Estou bem curiosa e tenho certeza que vou amar. Beijos e sucesso no blog.

    ResponderExcluir