[Resenha] Esperando a hora da Stella, Maria Dolores Wanderley

Título: Esperando a hora da Stella
Autora: Maria Dolores Wanderley
Editora: Circuito
Páginas: 77
Onde comprar: Editora Circuito  

Maria Dolores Wanderley é, como ela mesmo se caracteriza, uma espécie de Macabéa dos tempos atuais. A autora de Esperando a hora da Stella é nordestina e acabou indo para o Rio de Janeiro. Seu livro reúne uma série de poemas, comentários e imagens que retratam um pouco das impressões de Maria Dolores sobre o estado carioca. 

Há um bom tempo gosto de apreciar poesia, seja ela em qualquer forma. Esperando a hora da Stella é, em toda a sua composição, um livro repleto de uma sensibilidade poética gigantesca. 
“Viver tem suas exigências.” (p. 36) 
Aqui, encontramos poemas sobre o que todos enxergam, mas poucas pessoas veem. A autora reflete em seus poemas sobre alguns bairros, a miséria e a violência, os malabaristas do sinal, a fome, a natureza e muitos outros assuntos camuflados na correria do nosso cotidiano. 
“É Natal
Todos estão precavidos
Uns com facas
outros com pressa.” (p. 19) 
Maria Dolores, além dos poemas, nos traz alguns comentários, que eu diria que se parecem com pequenos fragmentos de um diário, sobre as mais variadas situações por quais ela acaba passando no Rio de Janeiro. E nas últimas páginas, presenteia o leitor com fotografias e colagens lindíssimas!
A edição, feita pela editora Circuito, está muito caprichada. As folhas são brancas, mas o material da folha é liso e agradável. A capa é incrível e nos remete muito ao Rio de Janeiro. Enfim, o trabalho feito na edição está maravilhoso! 


Concluo essa resenha dizendo que, se você gosta de ler poemas, Esperando a hora da Stella é um livro que você deve ler. A escrita de Maria Dolores prende e intensifica, seja lá o quê você estiver sentindo ao ler um de seus poemas. Aqui, a intensidade é um hábito cotidiano.

Por: Thamiris Dondóssola | Blog Historiar.

Classificação:

27 comentários

  1. Olá, Thamiris! Como de costume, você nos indica livros maravilhosos de poemas e ou poesias. Eu amo ler poesia e, esse livro tem uma capa muito linda. Eu o compraria somente pela linda capa dele e, tenho certeza de que, o seu conteúdo é ainda mais bonito. Abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Não conhecia o título, mas fiquei bem curiosa, apesar de não ler muito desse estilo. Sem contar que achei a capa maravilhosa. Achei interessante saber sobre as anotações e as fotografias, ótimos complementos na minha opinião. Adorei sua indicação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu não tenho o costume de ler poemas, mas esse livro é tão fofinho que deu até vontade de comprar e se aventurar nas páginas. Dica super anotada, quando surgir uma oportunidade irei fazer a leitura com calma, pois eu preciso ser mais atento ao ler poemas, adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga antigamente eu gostava muito de ler livros de poemas e até mesmo de tentar escrever alguma coisa, porém com o passar do tempo eu acabei me desinteressando, embora eu tenha alguns livros que ganhei de poemas aqui para ler. Li alguns, mas não dei continuidade. Mais eu acho que quando é escrito com sentimento e com um proposito, se torna uma leitura muito agradavel. Pode ser que eu me interesse sabe? Mais preciso terminar os que tenho aqui primeiro, porque eu acho que estou com 3 de poemas aqui guardados. (risos)

    Mais adorei a maneira como tu conseguiu falar na sua resenha, porque normalmente nem consigo resenhar viu? é muito dificil transmitir o sentimento passado pelas palavras do autor. O que cada poema nos passa... rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/04/novidades-literarias-10.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, eu já não tento escrever... Acho que não tenho jeito.
      Obrigada, fico feliz por ter gostado da resenha.
      Beijos

      Excluir
  5. Oii, tudo bem?
    Então, não conhecia o livro e não tenho certeza se curtiria.... o fato da autora ter uma forte influência como Clarice Lispector também não ajuda. Eu leria achando que é uma simples cópia e como ela definitivamente é inspirada na nossa grande escritora brasileira, eu esperaria demais da obra.
    Vou deixar pra próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acredito que só lendo para descobrir, Paula. Posso garantir a você que não há nenhuma influência tão marcante, exceto o título. A autora é original.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Thamires!
    Não sou muito chegada a ler livros de poemas, não conseguem me cativar totalmente entende? Mas achei esse bacana, a forma que a autora redigiu e sobre o quê, achei interessante. Gostei bastante também de ter imagens, deve ser bem legal! E a capa de fato lembra o Rio de Janeiro. Eu adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamilla.
      Talvez você não tenha encontrado o livro certo para você. Quem sabe, né?
      Beijocas

      Excluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Não sou fã de poesias! Mas tenho um amigo que com certeza ira amar esse livro, curto mais poemas curtinhos e dificilmente leio livros sobre, mas amei a capa dessa obra! *-*

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Poemas é aquele tipo de leitura que não agrada todo mundo,eu particularmente amo,por ser uma leitura rápida,e que geralmente mexe com a gente
    Gostei da sua indicação, o livro me pareceu ser tratar de poesias mais reflexivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso acontece com qualquer gênero, Nay.
      Eu também amo! E fico feliz que tenha gostado da indicação.

      Excluir
  9. Hummm! Me identifiquei logo de cara pois amo poemas. Espero ter logo o prazer dessa leitura. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Eu não costumo ler poemas, então acredito que esse livro não seria uma leitura agradável par amim. Ainda mais se tratando da vida de outra pessoa, acredito que não me cativaria. Mas que bom que gostou, a capa está lindíssima mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Oiii,

    A proposta d livro parece ser muito boa, mas eu não gosto muito de poemas :(
    A capa é bonita, mas demorei um tempinho pra entender o que estava escrito e onde tava o titulo rs.
    Eu gostei de algumas partes parecerem fragmentos de um diário, mas as partes de poema realmente me desanimaram :(

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei conhecer esse livro. Gosto desse tipo de literatura, ainda mais quando vem em forma de poema. Esse tipo de literatura tida como marginal me atrai e me cativa, o cotidiano é surpreendente ainda mais quando visto pelos olhos de um poeta. Dica anotada!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thamiris

    Eu achei essa capa maravilhosa, muito bonita mesmo. Achei interessantíssimo o fato dela falar sobre minha cidades, sobre seu ônus e seu bônus, mas não é um livro que eu leria apenas por não gostar do gênero. No mais, é um ótimo livro para presentear um carioca! rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Infelizmente esse livro não é para mim, já que não curto poemas. Mas realmente, a edição está lindíssima e pelo quotes que você separou pude ver que e uma obra de muita profundidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Vi esse livro por aí e achei a coisa mais linda!!! Nem sabia do que se tratava... Para ser sincera, não sou nada fã de poemas, então acho que essa não seria uma boa leitura para mim no momento.

    http://ourbravenewblog.weebly.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o livro, mas adorei a capa!!
    Apesar disso não tenho muito costume de ler poemas, mas fiquei bastante curiosa com os temas abordados pela autora.
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir