[Resenha] As Letras do Amor, Paula Ottoni

Título: As Letras do Amor
Autora: Paula Ottoni
Editora: Novas Páginas (cortesia)
Páginas: 224
Onde comprar: Fnac | Saraiva | Submarino

As Letras do Amor é um livro nacional que pode ser definido como amorzinho e clichê. Nessa obra conhecemos a história de Bianca, uma jovem de 19 anos que acabou de largar o curso de graduação que estava fazendo e vive com seus pais que brigam o tempo todo e estão na iminência do divórcio. Miguel, seu namorado, lhe apresenta uma proposta incrível: viver alguns meses em Roma para ajudá-lo com a abertura de uma loja da empresa de seu pai.

Para fugir do que sua vida é no momento, Bianca decide partir com Miguel para Roma e testar como seria viver uma vida de casado. Eles irão mora junto do amigo de Miguel, Enzo, um rapaz muito inteligente – um nerd, lindo e recatado.

Bianca está fazendo o possível para se encaixar, começou um curso de italiano, busca um emprego, mas Miguel está cada vez mais distante e Enzo mais próximo e isso não tem ajudado, pois diversas dúvidas surgem em sua mente. Seria possível ela não estar mais apaixonada por seu namorado, mas por seu melhor amigo? Como ela deverá lidar com isso?

“- Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. – Ele me olha de relance, então continua encarando a rua. – E, às vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós.”

O livro é clichê e totalmente previsível. Você já sabe, antes da metade do livro, qual será a escolha de Bianca, então, o resto da leitura fica um pouco cansativa, mesmo com alguns acontecimentos aqui e ali.

O que me fez não gostar tanto assim da história não foi sua previsibilidade ou o triângulo amoroso, mas, sim, umas escolhas que os protagonistas tomaram que são inaceitáveis para mim. Além disso, Miguel foi um personagem odioso. Não consegui simpatizar com ele. Quem leva a namorada para um lugar, alega gostar dela e a deixa solta para o melhor amigo cuidar? Ele entregou a Bianca nas mãos do Enzo e não deveria ter do que reclamar!

“Miguel sempre foi um garoto atraente para as meninas, me lembro bem, e até nas fotos que vi de quando ele era mais novo, ele parecia de algum modo encantador para um adolescente. Sou ciumenta e acabo ficando um pouco decepcionada por ele não demonstrar o mesmo. Não que eu queira um cara superciumento pegando no meu pé, ah, não, mas o sentimento de ciúme demonstra que a pessoa se importa e gosta, não? Às vezes acho que Miguel no fundo gosta quando outras caras me acham bonita. Como se isso fosse uma espécie de autoafirmação para ele, sei lá.

Apesar disso, a leitura é leve e envolvente. Você começa a ler e quando percebe já terminou e está abraçando o livro, pois a ambientação é incrível. A Paula escreve com muita propriedade sobre os lugares e você se sente visitando Roma e vivendo junto dos personagens, que foram todos muito bem construídos, por sinal.

Recomendo essa leitura para quem gosta de uma história clichê e leve para ler entre livros densos ou num final de semana chuvoso.


“Porque a gente pode até ficar atraída pelo físico, mas, quando se descobre que o que há por dentro daquela pessoa é o que você quer, a sensação é completamente diferente.”


Classificação:


28 comentários

  1. Oi, Bruna. Dentre tantos livros, esse infelizmente não me chamou atenção. Por estar tentando ao máximo evitar clichês, é bem difícil para mim querer uma obra como essa, ainda mais sendo tão previsível, mas ainda bem que gostou!
    Beijo, Participe do sorteio do livro Twist de Tom Grass

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu ja conhecia esse título, mas foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito porque realmente gostaria de poder fazer essa leitura. Nao tenho duvidas de que a leitura tem tudo para ser bem leve e emocionante. Obrigada pela dica, e ah, acho essa capa bem bonita..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru,

    Eu não gostei desse livro por tantos motivos. Ele realmente é leve e fácil de ler e foi isso que me incomodou. Foi MUITO fácil, muito superficial, detestei a escrita da autora haha pra mim simplesmente não colou. Não consegui me identificar e gostar dos personagens e nossa foi desesperador haha.

    Senti que a autora simplesmente escreveu o que era mais fácil. E nossa realmente, as escolhas dos personagens........ Céus. Haha. Adorei a suas considerações e sinceramente acho que você foi até generosa e bondosa haha


    beijos =) <3

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo clichê, eu leria o livro e daria uma chance. ♥
    A Sinopse é linda e super interessante. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bru

    Eu ainda não li o meu exemplar e a cada resenha que leio a vontade só vai diminuindo. De todas as resenhas que li, apenas uma foi elogiosa, o que me deixa muito preocupada.
    Ser clichê e previsível não é um fato tão grave assim, pois pra mim o que mais importa é o desenvolvimento, mas parece que a autora faz os personagens fazerem coisas meio tortas, né?
    Lerei de coração aberto, mas sabendo o que esperar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, confesso que á estava sugestionada a não curtir muito o livro, mas depois das suas considerações, acho que não lerei. Fiquei imaginando o que faz o namorado ser tão odioso, mas nem minha curiosidade me fará encarar o livro.
    Adorei sua sinceridade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Bru
    De início ja me indetifiquei com a personagem por que assim como eu ela chama Bianca e tem 19 anos rsrs.Amo histórias clichês no meu ponto de vista o Romance em si ja é algo muito clichê.A leitura parece ser bem fluida . Esse livro já está na lista de desejados❤

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bru!

    O Miguel é um trouxa. Concordo muito contigo, ele praticamente deu a Bianca de presente para o Enzo. E sim, eu também não concordei com algumas atitudes da protagonista. Para ser bem sincera, eu não simpatizei em nada com ela.
    Apesar dos pesares, é uma leitura gostosinha sim, te envolve e te faz querer ler tudo de uma vez.
    Beijocas
    Historiar

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Algumas vezes gosto de ler um bom romance bem clichê e previsível. Acho nome Enzo muito bonito e o que mais me chamou a atenção no livro é ter um personagem com tal nome, sem contar a personalidade agradável que parece ter.
    Outro ponto que chama a atenção é onde a trama é ambientada, local que quero muito conhecer e parece ter sido muito bem descrito pela autora.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estou ansiosa para ler esse livro e esse triângulo amoroso me deixa ainda com mais vontade. Imagino como o Miguel deve ser detestável, realmente isso não é coisa que se faça, mas por outro lado, Enzo parece ser um amor! Adorei ler sua opinião!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Existem algumas coisas que me fazem fugir de um livro, e uma delas é a palavra triângulo amoroso. Eu não gosto mesmo, sei que tem muita gente que curte, mas eu não consigo gostar. Se é clichê e previsível, nossa infelizmente esse não é pra mim. Pode parecer chatice, e até é mesmo. Mas já li empurrada alguns livros assim, então hoje eu prefiro não ler.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Nossa, percebe-se que você teve diferentes sentimentos a respeito desse livro, gosta-não-gosta, enfim. Parece ser bem clichê mesmo, principalmente devido ao triangulo amoroso (coisa que não gosto muito em livros), mas seria muito para dias de ressaca literária e que você quer ler algo leve. Arriscaria muito na leitura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Como você mesma disse a premissa do livro é bem clichê, mas se for bem escrito a estória pode se tornar maravilhosa e parece que em alguns momentos a autora conseguiu fazer isso muito bem!
    Acho que vale a pena tentar ler o livro que pode ser ótimo para curar aquela ressaca após uma leitura com carga dramática pesada!
    Valeu pela dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    A proposta do livro (que desconhecia) e agradável! :) E ate quero ler... Ainda que não seja muito o meu tipo de romance.

    E sempre bom uma leitura leva, claro, mas não aprecio clichés (de todo!) nem mesmo de livros previsíveis (o que tem em excesso, segundo a resenha, ne?) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Eu amei esse livro acho que pelo fato dele ter vindo no momento certo para mim. Eu precisava de uma leitura leve e bem clichêzinha mesmo. Mas concordo no fato das atitudes inaceitáveis. Acho que se a Bianca tinha consciência de que estava comprometida com o Miguel não deveria ter alimentado seus sentimentos pelo Enzo. A parte do sexo então... Foram longe demais! Mas enfim, gostei muito do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. oie!
    Eu gostei da história, mas confesso que não gostei tanto do triangulo amoroso. Pois mesmo com os defeitos, eu gostei do namorado dela, assim como o outro mocinho que conquista desde o primeiro instante. Um livro de leitura rapida.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    De cara eu já não fiquei animada, porque não sou muito fã de historias previsiveis e clichês, às vezes até que funciona comigo, mas estou enjoada já de histórias assim. Além disso, saber que a personagem teve algumas atitudes que não te agradaram me deixaram mais desanimada ainda. Enfim, não é um livro que eu leria, mas gostei da resenha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna, tudo bem? Eu não pretendo ler esse livro pois romance com muito clichê não faz muito meu estilo de leitura. Mas eu fico torcendo para que a protagonista no final tenha ficado com o Enzo e não com o namorado odioso dela.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Me desanimei, mais um livro clichê e que prevemos tudo que vai acontecer em cada capitulo e até o final, sinceramente estou extremamente enjoado de romances assim, parecem que os autores estão sem criatividade.

    ResponderExcluir
  20. Oiiii,

    Eu já li outra resenha deste livro e também não foi positiva, o que me deixou chateada, pois eu li outro livro da autora e fiquei simplesmente apaixonada pela história, foi tudo muito bem encaixadinho e eu estava na maior expectativa para este e ai saber que é um clichê ruim me desanimou demais.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, no começo assim que esse livro foi lançado eu fiquei bem empolgada com ele mas as resenhas só provam cada vez mais que ele é um clichê que não traz nada de novo, então me desanimei para fazer a leitura dele.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Nossa, fugir para uma nova vida em Roma deve ser uma coisa muito boa viu haha Eu passo a sugestão da vez por causa do triângulo amoroso e essa previsibilidade que você citou e que deixa a história arrastada. Não tenho nada contra livros clichês, desde que prendam o leitor até o final. Adorei a resenha e sinceridade.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Como adoro livros clichês, com certeza irei dar uma oportunidade para esse. Já tinha me interessado por ele, quando o vi nos lançamentos da Novo Conceito, porque afinal, quem não curte conhecer novos lugares/países? Ainda mais acompanhado de um romance - mesmo que previsível?

    Absm

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Fiquei muito curiosa em relação à história e irei com certeza procurar saber mais a respeito do livro e comprá-lo. Amo enredos assim!
    Parabéns pelo lindo blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Todo mundo tem falado super bem desse livro que eu estou curiosa para conhece-lo. Pelo que estou lendo sobre ele acho que eu vou gostar bastante, com certeza faz muito o meu estilo. Estou com o meu exemplar aqui, mas esta dificil ter tempo para ler.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Lendo a tua resenha eu definitivamente não fiquei interessada pelo livro por mais leve e fluido que ele tenha sido no teu ponto de vista. Não que eu odeie esse tipo de romance, mas tem tantos desses que eu acabo ficando meio enjoada. E olha que nem li tantos assim. No mais, excelente resenha!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky!
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Vou começar a ler o livro ainda hoje e estou muito empolgada com todas as resenhas que estou lendo desse livro. Apesar de todos falarem que é uma história clichê, eu não me importo por que amo histórias assim. Elas são previsíveis, mas é muito boa de se ler.
    Adorei a sua opinião e em breve terei a minha também.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Desde que soube do lançamento do livro, eu já quis ter ele aqui comigo kkkk'
    Amei a capa,sinopse e título <3
    Ainda não li, está na minha lista de leituras até o final do ano e.e
    Amei sua resenha!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir