[Resenha] A Geografia de nós Dois, Jennifer E. Smith

Título: A Geografia de nós Dois
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Onde comprar: Saraiva | Submarino

A Geografia de nós Dois nos apresenta à história de Lucy e Owen. Duas pessoas que não poderiam ser mais diferentes, mas que se encontrarão em um momento ruim que poderá mudar suas vidas.

Nova York está às escuras e os dois ficam presos em um elevador. Owen está lá pois deseja ir até a cobertura e Lucy pois recebeu uma correspondência e estava desesperada para saber sobre o que se tratava. Em meio ao escuro e silêncio, eles conversam e, para não ficarem sozinhos, passam o resto do dia juntos.

“Sua primeira reação não foi preocupar-se com o violento solavanco que os prendera entre o décimo e o décimo primeiro andar, fazendo com que todo o compartimento rangesse como um carrinho de montanha-russa. E tampouco foi pensar em como escapar, pois, se havia algo confiável no mundo – muito mais até que os próprios pais –, era o pequeno exército de porteiros do edifício, que jamais falhara em cumprimentá-la ao chegar da escola, ou lembrá-la de levar um guarda-chuva quando o céu ameaçava chover, homens sempre dispostos a correr até lá em cima e matar uma aranha, ou ajudar a desentupir o ralo do boxe.”

Quando a energia volta, as coisas voltam ao normal e cada um volta à sua vida, com um acordo: eles se comunicarão por cartão postal.

Resumidamente, essa é a história do livro e poderia ser uma boa história, mas ela não funcionou para mim. O problema foi que não consegui me envolver e, também, não achei os personagens cativantes.

Outro problema foi que a história não foi nada do que eu esperava. Acreditava que eles se encontrariam, surgiria uma amizade que seria levada a sério e, num futuro, quem sabe, eles poderiam ter um relacionamento amoroso, mas a história não foi isso. Além disso, estamos falando de um livro escrito numa época em que a tecnologia pode nos aproximar dos distantes e, por mais, que a euforia de esperar um cartão postal, de acompanhar a viagem do outro e ter essa recordação seja legal, eles poderiam usufruir das duas opções, mas isso não foi feito e não foi muito bem justificado.

Ademais, a leitura foi extremamente arrastada. Levei um mês para ler um livro de menos de 300 páginas. Não conseguia ler nem 10 páginas sem ficar com sono ou cansada.

Apesar de todos esses pontos negativos, não posso dizer que não retirei nada bom da história, pois estaria mentindo. Esse livro me mostrou que a sinceridade é o melhor caminho. Os dois personagens possuem problemas com os pais e, apenas quando decidem expor esses problemas, é que conseguem ver uma solução.

No geral, a leitura não me agradou, mas, porque ela não funcionou para mim, não quer dizer que não funcionará para outro, por isso, ainda assim, indico a leitura e espero que esse livro possa cativar o coração de algum leitor, bem como, me flechar quando eu decidir ler novamente.


“Mas não existe começo que seja totalmente novo. Toda novidade chega no encalço de algo velho, e todo início vem à custa de um fim.”


Classificação:


32 comentários

  1. Oi, Bru!
    Eu gostei tanto do outro livro da autora que estava animada para ler esse. Agora já sei que não devo criar muitas expectativas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    É a segunda resenha que leio sobre esse livro e mais uma forma negativa. :( Eu li apenas um livro da escritora e achei bem clichê e fofo (e eu gosto disso), e talvez esse livro até funcione para mim. Quem sabe?!

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir

  3. Oi, Bruna. Como vai? Eu li esse livro no ano anterior, já se passou muito tempo. Quando o li, de fato comigo aconteceu o mesmo, não me agradou da forma que eu esperava que me agradasse, talvez eu tenha ido com muitas expectativas, aí veio a decepção. Porém o livro vale à leitura, ainda pretendo relê-lo de novo, quem sabe eu não tenha outra visão da obra. Adorei a sua resenha. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna!
    Essa capa chama muito a minha atenção, e a premissa também. Adoro histórias assim. Porém, agora estou bem receosa a respeito dele. É uma pena que o livro não tenha funcionado com você, pois parece ser muito bom. Uma pena mesmo não ter te agradado :(
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? É uma pena que a estória não tenha te agradado, pois sou doida para ler o livro e espero que ele seja bom. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Às vezes a ideia do livro é muito boa, mas o desenvolvimento é decepcionante. Fico muuito frustrada quando isso acontece. Dificilmente consigo terminar um livro quando a leitura é arrastada...

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e seu blog é muito fofo!
    Amo romances <3

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    Eu tinha vontade de ler esse livro, mas agora fico com medo de ler e também me decepcionar. É muito chato quando estamos cheias de expectativas e o livro é ruim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. É muito ruim quando os personagens não nos prende, fica difícil torcer por eles, ou se envolver na história quando o casal em questão é meio raso. Ficaria muito irritada por conta desse "esquecimento" da tecnologia, a autora teria que me dar uma desculpa muito convincente para eu conseguir aceitar e isso não me incomodar durante a leitura! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  10. Bruna, que pena que o livro não funcionou pra você. Foi a primeira resenha negativa que li. Realmente é estranho as pessoas não utilizarem os meios tecnológicos para conversar, mas no fim pode dar um suspense a mais, sei lá kkk
    Gostei dessa lição que você tirou sobre a sinceridade, pois infelizmente as pessoas não têm bola de cristal, então é sempre bacana tentar expor nossos problemas e medos.

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna!

    Eu tenho curiosidade em ler porque o pessoal fala tão bem, mas agora não vou criar muitas expectativas. Uma pena não ter funcionado para você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Você ganhou uma seguidora pela sua sinceridade. Amei ela!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu acho essa capa muito bonita, mas concordo com suas impressões. O enredo não me agradou, mas talvez porque estava com muitas expectativas por conta de outro livro que li da autora.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Devo admitir que só tinha ouvido boas críticas e que todos que eu conheço que leram haviam gostado, por mais que não seja o meu gênero favorito eu darei uma chance e talvez minha opinião seja diferente da sua, queria muito me surpreender com a história e eu estava bem ansiosa pela leitura. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  15. Waaaa, Bru, é a segunda resenha negativa que leio sobre esse romance. Que penaaaaa. Eu estava mega curiosa para conhecê-lo, porque gostei do contexto no qual o casal acaba se conhecendo. Mas não posso ignorar sua opinião, porque você apresentou elementos que também valorizo como sendo fragilidades. Ahh... fiquei em dúvida (rs). Enfim, pretendo ler para ter minha própria opinião, mas não coloco esse romance como prioridade e também não pretendo nutrir altas expectativas quando o pegar para ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna.

    Essa capa é muito linda. Mas é muito ruim quando os personagens não nos prende. Mas vou dá uma chance a esse livro! :)

    Beijos

    tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Já vi ótimas resenhas acerca da obra e a cada uma que leio fico mais curiosa para me aventurar nesse enredo que me desperta tamanho interesse.
    Achei interessante você ter uma visão diferente dessas resenhas que li, pois isso instiga a leitura para saber se minha opinião será parecida com a sua ou não.
    Fico triste que a leitura não tenha funcionado para você e que tenha sido tão arrastada. Sem contar que também não entendi porque os personagens não fizeram uso da tecnologia para se comunicarem e fico chateada que isso não tenha sido bem justificado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii Bruna, tudo bem? Nossa, que pena você não ter gostado do livro! Realmente algumas pessoas comentaram sobre os personagens não serem cativantes e a leitura se arrastar bastante. A premissa é até interessante, mas não acho que lerei o livro tão cedo. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Estava doida para ler o livro, mas lendo sua resenha fiquei até um pouco receosa em ler. É muito ruim quando a leitura já fica desgastada e fica algo arrastado. Fico triste que de certo modo os personagens não te agradou e que a história não foi nada do que você imaginava. Gostei muito da sua sinceridade até hoje não tinha visto uma resenha 2 estrelas para esse livro. Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu estava bem animada para ler esse livro, acho a capa uma fofura só! Uma pena a história não ter te agradado e não ter sido aquilo que você esperava. É horrível quando levamos meses para ler um livro e a leitura é arrastada. Apesar dos pontos negativos, gostei da sua opinião!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá amore,
    Que sonho e medo ao mesmo tempo... já está em minha lista de desejados... agora quero ler o mais rápido possível ^.^
    Uma pena a história não ter funcionado pra ti... parece ser tão legal e cativante.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, tudo bem? Nossa essa é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro mas eu sempre achei que eles teriam um reencontro e saber que isso não acontece já me desmotivou a querer ler o livro. E estou bem cansada de leituras arrastadas também.
    Fica para a próxima.
    Bj

    ResponderExcluir
  23. OlÁ.
    Andei lendo resenhas negativas deste livro, fui ler a sinopse e não achei chamativa. Uma pena.
    Bjinhos!
    Kátia Caruso
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Brunna,, que droga que a leitura foi tão arrastada assim para você. Recentemente aconteceu isso comigo, e olha que eram umas 150 páginas! Felizmente você soube tirar algo positivo do enredo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Bru!

    Geografia de nós dois foi uma paixão que começou por um marcador de páginas que ganhei da Livraria Leitura, e a cada resenha dele que eu leio, aumenta ainda mais a vontade de lê-lo.

    Uma pena você não ter tido uma satisfação com ele, mas nada se pode agradar a todos.

    Eu ainda espero suprir minhas expectativas com ele. Obrigada por sua opinião!

    ResponderExcluir
  26. Olá Bruna,

    Li esse livro alguns meses atrás e confesso que gostei muito da forma como o romance foi desenvolvido, de inicio fiquei bem surpreendida com todo aquele apagão e achei que a história ia virar uma distopia (risos), mas a medida que a vida dos personagens foi se modificando e a forma como a distância os aproximou ao invés de separar, foi algo bem escrito e pontuado pela autora. Só achei o romance um pouco forçado demais, mas ainda assim apreciei esse livro.


    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu estava bem animada com esse livro, mas acabei não gostando tanto dele, assim como você :/ Eu também não consegui me envolver com a história e os personagens. Enfim, para mim essa leitura também não funcionou, mas é um romance leve que pode agradar outros leitores, então também indico.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. O outro livro da autora é muito bem comentado, então minhas expectativas para A Geografia de Nós Dois estavam altas, a sua resenha infelizmente me desmotivou, já que os personagens não te cativaram e o enredo não funcionou com você. Mesmo assim, como você mesma disse, irei dar uma chance, caso eu goste...

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Apesar de ver muitas críticas negativas para essa obra, ainda estou com vontade de ler. Também acho que esse romance foi muito mal construído, parece que não convence ninguém, sabe?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Já ouvi falar muito sobre esse livro.
    Críticas positivas e negativas.
    Confesso que isso só me fez querer ler ainda mais. Preciso ter a minha própria opinião sobre isso.
    Vou seguir seu conselho e dar uma chance.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie!!!
    Uma pena que a sua leitura não fluiu, pois eu achei a sinopse muito boa! Mas é como você escreveu; quem sabe pra mim não funciona né?
    Valeu a dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  32. Muito chato quando uma história não é nada do que a gente esperava, quando o livro fica aquém das nossas expectativas. Eu confesso que não tenho muito interesse nesse livro. Já li algumas resenhas positivas sobre ele, mas também li algumas bem desanimadoras. Gostei muito da sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir