[Resenha] O Bangalô, Sarah Jio - PLCUA #04

Olá leitores,

Hoje temos a resenha de O Bangalô, escrito por Sarah Jio. Esse foi mais um livro lido em conjunto com a Thamiris para o Projeto Lendo com uma Amiga.

Sinopse: Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos.
No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora.
Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso.
O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história.
A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.


Opinião da Bru (minha opinião)

O Bangalô foi um livro que me arrebatou de todas as maneiras. O livro conta a história de Anne, uma idosa que está bastante debilitada, mas, ainda assim, vive bem. Ela recebe uma carta de Bora Bora, um lugar que há muito não ouvia falar, pedindo ajuda para desvendar um crime que aconteceu na época em que estava hospedada lá. Por esse motivo, Anne decide compartilhar com a neta sua história.

“Se soubéssemos como as coisas acabariam, será que teríamos ido da mesma forma.”

Anne volta, então, ao passado, e relata o que lhe aconteceu. Recém formada em enfermagem e com um casamento a vista, Anne e sua melhor amiga, Kitty, decidem se alistar para serem enfermeiras em Bora Bora, pois os homens, que estão em guerra, voltam feridos e precisam de cuidados. Junto de muitas outras moças, na mesma condição, as amigas desembarcam na ilha para uma estadia que mudará completamente suas vidas.

“ – Não acredito em contos de fadas, ou em cavaleiros brilhantes com armaduras brilhantes. Acredito que o amor seja uma escolha. Conhece-se alguém. Gosta-se de alguém. Decide-se por amá-lo. Simples assim.”

Além da vontade de fazer algo por seu país, outra coisa que fez Anne querer se alistar foi o fato de achar que não ama o suficiente seu noivo para viver com ele para sempre. Foi o fato de achar que ela nunca viveu uma experiência completa de amor, além, é claro, da influência da amiga.

Kitty era uma moça solteira e cheia de vida, então, logo acaba se envolvendo com homens da ilha, isso faz com que ela se afaste da amiga, Anne, e mude muito. A vida de Anne ia bem, obrigada, até ela conhecer Westry, um homem lindo e muito educado que roubou seu coração completamente. Parece que a função do destino era uni-los, pois os caminhos deles sempre se cruzavam e foi, em um desses encontros, que se depararam com O Bangalô, uma cabana inóspita, mas muita bonita e que virou o ponto de encontro dos dois. Mas, será que o destino deles é ficar juntos?

“ – É difícil acreditar que há uma guerra por aqui. Esse pedaço do mundo é lindo demais para ser destruído.”

Esse livro me arrebatou, como disse anteriormente. Em minha opinião, a Sarah construiu muito bem os personagens, deu uma personalidade incrível à Anne e à Kitty, apesar dessa última ter me dado muita raiva. Anne sempre foi uma pessoa muito ligada a opinião alheia e, por isso, embarcava em todas as ideias de Kitty. Isso pode parecer que ela era uma pessoa sem personalidade, mas, é totalmente ao contrário, ela não ia apenas porque a amiga ia, ela ia porque queria ir para ver o que amiga viveria e, quem sabe, encontrar seu lugar no mundo.

Westry também foi um personagem bem criado e o relacionamento entre ele e Anne foi crescendo aos poucos, a autora foi construindo página após página, não foi aquele fogo que começou a arder e o amor estava lá.

O clima de suspense também foi muito bem trabalhado. Aliás, tudo nesse livro me encantou. Adorei o final e a forma como aconteceu, só serviu para firmar o que a autora pregou desde o começo: O amor te levará a lugares que você jamais imaginou, mas, também, te trará coisas incríveis, mesmo que após muito tempo.

Opinião da Thami

A leitura de O Bangalô foi uma experiência maravilhosa para mim! As indecisões vividas pela protagonista Anne fizeram com que eu me apegasse bastante a ela. E o motivo é bastante simples: eu também sou uma pessoa indecisa. Sorri com ela e sofri como se fosse ela.

"Gostaria de poder ver a beleza do momento como Kitty fazia. Isso era um dom."

A partir do momento em que o bangalô, Anne e Westry começam a se envolver, um clima de mistério e suspense toma conta do livro. Em alguns momentos, tive que me conter para não ler tudo de uma vez só, pois a vontade que eu sentia era de devorar o livro. 

Há, sem dúvidas, muitas mensagens a serem passadas a partir da leitura. Escolhi me concentrar no fato de que não devemos hesitar diante de algo que temos muita vontade. A vida é uma coisa hoje, amanhã pode ser outra. Aproveite e usufrua de cada momento. Parece clichê? Sim. É clichê. Mas é a mais pura verdade.

Uma linda história de amor, questionamentos sobre amizade verdadeira, angústias, decisões e, apesar das circunstâncias, um cenário paradisíaco, é o que, resumidamente, O Bangalô apresenta. Apesar de sentir que as explicações a respeito dos fatos poderiam se desenvolver mais, super recomendo a leitura.

Espero que tenham gostado, pois nós adoramos a leitura! Aguardem que, em breve, teremos a seleção do próximo livro!

Classificação: 
Beijos,

33 comentários

  1. Oi Bruna, eu sou apaixonada por livros assim e esse é um dos que mais me chamam atenção e que estou louca para ler. Gostei de ver a sua resenha e saber a sua impressão da obra, só me confirmou que é um livro excelente e que vai me surpreender.

    ResponderExcluir
  2. Own... Esse livro parece muito fofo e sentimental. Um toque de suspense É? Já gostei haha. Faz tempo que não leio algum livro da Novo Conceito, que me lembre. Vou tentar arriscar essa leitura. Beijos da Sa!!

    ResponderExcluir
  3. Foi uma ótima experiência ler esse livro contigo, Bru. ♥
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?
    Fico feliz que você tenha gostado desse título. Eu li no ano passado e gostei bastante desse enredo. Na verdade, já conhecia a escrita da autora, e sei que seu texto sempre é muito envolvente e sincero. Impossível não curtir o livro.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Parece uma história bem forte, arrepiei só com a resenha, rsrs. Mais um livro pra minha lista de espera que só aumenta.

    ResponderExcluir
  6. Bruna, tenho lido só elogios em relação a este livro e a sua resenha aumentou a minha vontade de ler o livro. Amo romances e adoro quando os personagens já amadurecidos, recordam suas vidas e suas histórias lindas e difíceis. Acho que essa premissa se encaixa muito bem no gênero que mais aprecio e quero ler o mais rápido possível. Não lembrava de já ter lido que existia um pouco de suspense no enredo e agora que você disse que tem, quero ler mesmo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ain Bruuuu... eu tbm amei esse livro e ele mexeu muito comigo, também marquei como favorito lá no skoob. Esse já foi o segundo livro da autora e eu não me decepcionei, amo cada vez mais a escrita dela. Uma coisa que gostei muito nesse livro foi a capa e a contracapa. :)
    Lindo romance, vale muito a pena mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bem?
    Ainda não li O Bangalô, mas fiquei muito interessada nessa leitura depois de ler essa sua resenha incrível!
    Achei a premissa do livro bem interessante e instigante e a capa também está linda!
    Amo romances e amo também livros de mistério, e esse parece mesclar bem as duas coisas.
    Quero muito realizar essa leitura e espero gostar tanto quanto você!

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Meninas
    Adorei O bangalô assim como vocês. Não resisto aos romances de Jio, pois sempre misturam presente e passado de forma muito intensa e bonita.
    Confesso que o final me deixou bem emocionada. Não esperava de forma alguma.
    Amei ver a opinião das duas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna, o bangalô está na minha lista de leituras que preciso ler urgentemente, só leio resenhas positivas.
    Parece ser um livro totalmente tocante e reflexivo, sua resenha está muito bem escrita e deu mais vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Bru *--*

    Sabe que já tive oportunidade de comprar esse livro mas nunca tive vontade de ler. Não sabia que ele era tão emocionante dessa forma, também é a primeira resenha que vejo sobre o livro e adorei, quero ser arrebatada pela estória assim como você.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Meninas (Oi Bruna),

    Eu confesso que essa capa não me chama a atenção e não sei por que. muitas cores eu acho (?) Enfim, eu não sabia nada da história, olha que boba eu, mas agora lendo a tua resenha, descobri coisas muito interessantes, principalmente O SUSPENSE. Também fiquei contente em saber que o romance é bem construído e trabalhado e não é nada jogado nas fuças do leitor. Agora que conheci melhor o livro e sai do preconceito com a capa, poderei analisar se ele entrará na leitura, já que me surpreendi positivamente com a resenha de vocês. Parabéns!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Gente, eu tô doida para ler esse livro ♥ Primeiro porque eu adoro quando as histórias se passam em meio à guerras (parece que histórias assim me prendem mais facilmente), e segundo porque eu só vi resenhas positivas para o livro, então imagino que ele seja mesmo maravilhoso! Fico feliz em saber que vocês curtiram a história e os personagens ♥ Espero que eu goste também... Sei que vou gostar...hehe' ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Meninas, fico muito feliz vendo que o livro agradou as duas! eu tenho ele aqui em casa e só não peguei por falta de tempo mesmo, porque estou super curiosa e tenho certeza que assim como vocês, também vou amar ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhh mais m livro cheio de mistério e assassinato gostei disso e olha só o que legal se fossemos julgar pela capa eu diria que seria penas mais um romance com uma pitada de comédia dramática,quando na vdd tem muito mais,gostei da ideia de algo diferente com uma protagonista mais velha curti mesmo adorei a resenha!
    bjo bjohttp://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  16. Eu já li esse. é um livro Maravilhoso. Me surpreendeu da 1 a ultima pagina. Adorei a sua resenha, ficou show

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru!
    Adoro essas resenhas duplas hahhahaha, esse livro está na minha estante esperando a vez dele na imensa fila! É graças a resenha de vocês tenho a certeza que terei um bela leitura sabendo o momento exato de envaixala!
    Parabéns meninas

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Parece um livro ótimo, mas não acho que a capa represente a trama muito bem, por ter o pano de fundo uma guerra. Mas adorei a resenha de vocês, nunca li uma resenha dupla antes. Apesar de não ter gostado da capa, adorei a premissa e eu quero ler, pois é o tipo de livro que eu me apaixonaria, igual vocês!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Adoro resenhas duplas, pois vemos os destaques que uma mesma obra teve para cada leitor... Permite comparar, mas também lembrar que cada leitor tem sua experiência pessoal com um livro. Gostei de saber que Bangalô tem uma história assim, com desenvolvimento dos personagens. Gosto quando os personagens em uma obra são envolvidos em questionamento de posturas e mudanças necessárias na busca pela felicidade. Por isso, anotei a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. OI Bruna. Este livro entrou para os meus melhores de 2015. POxa, que livro lindo, cheio de amor e paixão. Não tem como alguém ler e dizer que não achou no mínimo emocionante. Mesmo que tenha dado raiva com algumas coisas que acontecem, o final é de bater palmas!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, meninas. Adorei saber a opinião das duas e que foi tão positiva quanto a minha. Sou uma fã meio incondicional da Sarah gio e também acho que o livro nos prende do início ao fim. Assim como falaram, acho lindo esse amor da Anne e do Westry que foi sendo construído aos pouquinhos. Também passei muita raiva com a Kitty e assim como vocês adoro o clima de suspense do livro, mas tudo o que mais me marcou foi aquela chegada das meninas a ilha, sem saber o que esperar, todas filhas de famílias com dinheiro, nunca acostumadas com aquilo. EM fim, espero a próxima resenha do livro lido em conjunto e espero que seja um tão bom quanto esse.

    ResponderExcluir
  22. Oii Bru, tudo bem??? Já disse o quanto eu gosto desse projeto né? Dividir as experiências com os amigos é sempre mais bacana =D E que legal que vocês duas curtiram o livro. Eu estou querendo ler essa obra faz um bom tempo já e com a opinião de vocês, a vontade só cresceu. Apesar de estar um pouco cansada de romances no momento, acho que aí está um que eu iria curtir muito, ainda mais com tantas lições e falando sobre a amizade também.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Eu já ouvi falar desse livro, mas na época a história nunca me encheu os olhos. Agora lendo sua resenha, acabei criando uma vontade de ler o livro, visto que a trama parece ser realmente muito boa. Fico feliz que você tenha gostado da leitura e que tenha sido uma experiencia maravilhosa.
    Espero ler em breve.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, ontem mesmo eu li uma resenha desse livro, não conhecia e fiquei encantada pelo enredo...parabéns pela resenha, ficou show!

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá, esse é um livro que, após ver muitas resenhas positivas sobre ele (gostei muito da sua), tenho ficado com muita vontade de ler. Parece ser uma história bonita, intensa, que prende e encanta o leitor muito além do romance.

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Ainda não li este livro, mas ele parece ser um livro excelente. So tenho escutado coisas boas dele. E me encantei bastante com a estoria de Anne e gostaria de saber maia sobre ela, se ficou com o noivo, ou Westry. Se ela e Kitty continuam sendo melhores amigas... E que assassinato foi esse que ocorreu na época que estava em bora bora... Tantas curiosidades! Espero poder me deliciar na leitura deste livro muito em breve.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  27. Mesmo vendo elogios a esse livro eu não fico tentada a ler pois fico com a sensação que os relatos de Bora-Bora sejam meio idealizados, por ser uma época tão boa na vida da personagem eu acho que ela focaria só no bom e esqueceria ou omitiria fatos nem tão bons, mas que bom que é uma história que te arrebatou e com um bom mistério.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oiie meninas tudo bem?

    Desde do lançamento desse livro eu tenho vontade de lê-ló, acho a premissa dele incrível, ainda mais por se tratar de algo real do dia a dia nosso, em que as pessoas estão vivendo em casos desumanos. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas espero que seja em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Resenha dupla com ambas amando a leitura? Ok, fiquei curiosa para ler a obra. Gosto de livros de suspense, pois fico tentando descobrir as coisas antes do livro contar.rs.

    A mistura com romance e guerra também me parece ser algo que contribui positivamente para despertar o interesse do leitor. Vai para a interminável listinha de "vou ler".

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Que demais saber que ambas gostaram da obra!! Eu ainda não li o livro, mas desde o lançamento da obra eu estou afim de ler. Saber que a resenha foi super positiva me ganhou! Gostei bastante das resenhas e agora animei mais ainda para ler.
    Faz tempo que não leio algo que mistura Guerra.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  31. Dizer que a Kitty é uma moça solteira e cheia de vida que acaba se envolvendo com os homens da ilha é meio que descrevê-la de uma forma delicada, na minha opinião. Não tenho palavras para dizer o que eu penso dessa amiga da Anne, não tem como não ter raiva dela. Gostei bastante do livro, mas não amei dessa forma que vocês amaram não.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Olá!! :)

    Gosto bastante de romances (alguns...), principalmente os que têm esse clima de suspense! :) Ah! E adoro quando conseguimos aprender com o livro! Parece-me abordar temas interessantes: amizades, decisões...! :)

    Bem, o cenario tambem ajuda..!! ahah E a capa é linda!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa, uma mistura de mistério com romance, hein! Estou dentro! Só de ler a sua resenha já tive empatia pela Anne. Adorei esse menina que larga tudo para ir trabalhar como enfermeira e viver o seu grande amor. fiquei muito curiosa sobre o assassinato, acho que terei de fazer essa leitura o quanto antes. Já está na lista!

    Tatiana

    ResponderExcluir