[Resenha] Depois de você, Jojo Moyes

Título: Depois de você
Autora: Jojo Moyes
Série: Como eu era antes de você #2
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

E a Jojo Moyes conseguiu, mais uma vez, me impressionar com sua escrita.

Antes de iniciar a resenha, preciso dizer que, se você não leu o livro antecessor, Como eu era antes de você, não deve ler essa resenha, pois ela conterá spoilers de referido livro.

Voltando à resenha. Depois de Você conta o que aconteceu com Lou após a morte de Will. Todos que leram sabem que todo o esforço feito por nossa Lou não surtiu efeito e Will decidiu seguir em frente e acabou com a própria vida.

Era fato que o Will havia mudado a perspectiva de vida de Lou, o que fez com que ela notasse como a vida dela era conturbada e, perdoem o termo, sem sentido. Mas, a partida de Will deixou a vida de Lou de ponta cabeça, pois, ao passo que ela encontrou um rumo na vida, passou a ser dependente dele.

“Era como estar num pequeno casulo, onde com certeza, havia um elefante descomunal agachado no canto.”

Ela está tentando aproveitar a vida, conhecendo lugares que Will gostaria que ela tivesse conhecido, comendo coisas que ele gostaria que ela tivesse comido, mas, em algum momento, ela precisa se firmar. É por conta disso que ela está morando em um pequeno apartamento que não tem nada de pessoal e trabalhando em um café no Aeroporto. Sua vida continua pacata e, o pior, estagnada. Mas isso não importa, a falta que Will faz é muito grande e ela não tem forçar para seguir em frente.
“E, no fim das contas, de que adiantava ficar reexaminando nossa tristeza o tempo todo? Era como cutucar uma ferida e se recursar a deixá-la sarar. Eu sabia o que tinha vivido. Sabia qual tinha sido meu papel. De que adiantava repassar isso?”

Em um momento, bêbada e no alto de seu prédio, ela nota uma menina, o que a assusta e faz com que ela despenque. A morte era quase certa na situação em que se encontrava, mas, por um milagre, ela bate em um toldo, que lhe amortece a queda, e apenas fratura uns ossos. É por conta do acidente que Lou conhece Sam Fielding, o paramédico que lhe atende.

Seus pais ficam assustadíssimos e visitam-na no hospital e levam-na para a casa deles para ficar sob supervisão. Todos acreditam que não foi um acidente, que Lou está extremamente depressiva e tentou se matar. Ao querer voltar para casa, seu pai lhe faz um pedido que ela frequente um grupo que ajuda as pessoas a lidarem com o luto.

Quando volta para seu humilde apartamento, recebe em sua porta uma garota Lily que fará a vida de Lou virar de ponta cabeça, mais uma vez.

Assim que conclui a leitura de Como eu era antes de você, comecei a ler Depois de você e foi uma ótima escolha. Confesso que não sabia muito o que esperar do livro, por esse motivo me surpreendi. Ao contrário de muitas pessoas, eu gostei do final de ambos os livros. O primeiro livro me deixou feliz, pois provou que, às vezes, o amor não é suficiente para te fazer ficar. E o segundo porque provou que o amor é suficiente para te fazer seguir em frente.
“Amei um homem que me mostrara o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele. E no momento eu estava morrendo de medo de amar alguém que retribuía meu amor (...)”

Lou foi uma personagem muito bem criada e que cresceu muito ao longo dos livros. No início do primeiro livro, a protagonista era dependente da família e do namorado, eram eles quem determinavam onde a vida dela iria. Após largar essa dependência, Lou se viu extremamente ligada a Will, mas ele mostrou a ela as maravilhas que o mundo pode trazer.

Mas, mesmo tendo aprendido tudo isso, Lou continuava dependente de Will, continuava mantendo ele em sua mente e pensando no que ele gostaria que ela fizesse. Acho que não era isso que Will quereria, por isso, Depois de você é um livro essencial. Temos, aqui, a independência de Lou, a verdadeira independência.
“Às vezes reparo na vida das pessoas à minha volta e me pergunto se não estamos todos destinados a deixar um rastro de estrago. Não são só seus pais que fundem a sua cuca. Olhei ao redor, como se de repente tivessem me entregado óculos limpos, e notei que quase todo mundo carregava a marca brutal do amor, fosse perdido, roubado ou simplesmente sepultado num túmulo. Will tinha feito isso com todos nós, agora eu conseguia perceber. Ele não tivera a intenção, mas, ao se recusar a viver, causara isso.”

Não vou falar muito mais sobre o livro, pois poderei dar spoilers. Confesso que, no início, estava pouco ambientada com a trama e até com raiva da Lou. Sou aquele tipo de leitora que gosta muito de saber o final, fico especulando sobre o rumo da história e gosto de descobrir, mas, com esse livro, por mais que eu pensasse e mudasse de opinião, nada chegou aos pés do final que o livro teve. A Jojo deu um final a história de Lou que foi, no mínimo, magnífico.
“Às vezes eu tinha a sensação de que todos nós estávamos no mesmo mar de sofrimento, relutando em admitir para os outros até que ponto estávamos apenas acenando ou já nos afogando.”

Essa resenha já está ficando gigante, então, vou deixar apenas uma palavra para todos leia, não leve em conta as opiniões contrárias que estão pela internet ou que você recebe de seus amigos. Dê essa oportunidade para a Jojo, pois, se você realmente entendeu o primeiro livro, irá se encantar com esse.  
Classificação:

38 comentários

  1. Oie...
    Eu entrei no UOH louca pra ler essa resenha, mas, assim que iniciei a leitura li o aviso sobre spoiler :(
    Quero muito ler o antecessor deste livro, então , achei melhor não ler a resenha, mas, gostei de saber (nas primeiras linhas) que você se impressionou, isso me fez desejar ainda mais a leitura.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Apesar de já saber como termina o antecessor (ainda não li, mas desconfiei quando li a sinopse desse), parei sua resenha logo no aviso porque pretendo ler os dois.
    Te indiquei numa tag. Olha lá.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu gostei bastante dessa continuação. Claro que não supera o primeiro, mas é muito bom para que o leitor compreenda os novos caminhos e decisões dos personagens. Sem contar que, de certa forma, Will está presente na trama também. Fiquei impressionada com várias coisas também.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu li o primeiro livro e adorei, gostei muito da premissa desse segundo livro, espero gostar da leitura.
    Abraços.
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna,

    Estou quase acabando a leitura do livro e estou gostando bastante. Principalmente das coisas que vão acontecendo do nada e que nos rendem boas surpresas.

    Parabéns pela resenha!


    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! Eu comprei o livro apesar de ter visto opiniões negativas, eu sou fã da autora e até hoje apenas um livro dela não me agradou muito, assim vou ler com certeza. Fico feliz em ver que você curtiu.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna.

    Até o momento eu li apenas uma resenha com critica negativa sobre este livro. Eu ainda não li nenhum livro da Jojo e tenho muito interesse em ler o primeiro antes de assistir o filme e quem saber ler este também. Gostei muito da sua resenha.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. uauuu... classificou com nota máxima e mais favorito? preciso ler o primeiro e depois este livro... só li resenhas positivas acerca deles, e sua resenha também ficou muito inspiradora!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, então, primeiro eu preciso ler o primeiro volume que eu já comprei! Não li sua resenha toda para evitar spoilers do primeiro livro, mas suas considerações finais foram ótimas, espero ler em breve e depois correr e assistir o filme..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  10. Bruna lindona ainda não li o primeiro e como adoro spoiler li sua resenha inteira kkkk, confesso que esperava mais desse livro mesmo sem ler, senti falta de um ápice, pode ser que as altas expectativas com relação a leitura. Mas estou curiosa como ela ficou após essa grande perda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, tudo bem?
    Li Como Eu Era Antes de Você recentemente e já estou louca para ler Depois de Você!
    Li várias resenhas sobre esse livro e ele parece ser tão bom quanto o primeiro.
    Estou bem curiosa com o final de Depois de Você, já que vi algumas pessoas reclamando.
    Espero ler em breve e gostar muito!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Preciso desse livro pra ontem! Eu amei e entendi completamente Como eu era antes de você, e quero muito ver esse crescimento da Lou de que você falou. E gostei de saber que os problemas que ela tinha com a família, que meio que deserdou ela, foi até ela quando mais precisava! Já li numa outra resenha que o Will está mais presente nesse livro do que nunca, e quero muito ver como a Lou vai seguir em frente!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  13. A cada resenha que leio desse livro, minha vontade aumenta. Ainda não pude ler, mas estou me segurando para não ir correndo comprar. Se comprar agora, sei que vou deixar as leituras que tenho que fazer de lado para poder ler esse primeiro. Mas sei que não vou conseguir me segurar por muito tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna!
    Sou apaixonada por Como Eu Era Antes de Você e entrei numa ressaca literária profunda depois que terminei o livro. Como você disse, gosto de imaginar o futuro dos personagens na minha cabeça, mas a curiosidade foi maior e li o Depois de Você e acabei me decepcionando um pouco, talvez pelo fato do primeiro livro ter sido tão magnífico. Achei que faltou história, sabe? O romance foi meio fraco, forçado e sem química. O único ponto positivo na história, para mim, foi o aparecimento de Lily.
    Adorei a resenha, boas leituras!
    http://www.depois-do-epilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa que resenha linda,
    amei suas considerações, me senti comovida e determinada a concluir a leitura do primeiro livro que estou enrolando a meses, fiquei super feliz em perceber que a Jojo deu um sentido real a continuação e mal posso esperar para poder conferir de perto essa nova etapa da vida da Lou, dessa vez sem o Will.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Gostei muito desse livro e confesso que foi bom ver Lou crescer e não perder aquele jeito peculiar de ser.
    Confesso que nunca tinha imaginado como seria o destino das personagens e me surpreendi com a forma que Jojo conduziu tudo.
    Fiquei feliz que gostou do livro tanto quanto eu!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Olá Bruna sua linda!

    Eu to louca pra ler Como eu era antes de você e espero gostar para ler Depois de você. Só leio resenhas positivas, então é pra ficar com as expectativas bem no alto né? Gostei de ler a sua opinião sincera e positiva. Quando ler volto para qui para contar o que eu achei <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas espero ler para assistir o filme. Acontece é que eu acabei pegando um spoiler do livro, o que me deixou muuuuito desanimada para iniciar a leitura, visto que não é mais aquela coisa de quando você não sabe o que vai acontecer aí a gente fica eufórico com a leitura. Eu já li resenhas super negativas sobre Depois de você, mas vejo que você gostou bastante do livro tanto que favoritou. Que bom que a autora deu um rumo magnifico para a protagonista.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, o primeiro livro é um dos meus favoritos da vida, por isso ainda estou com receio em ler este aqui. Já ouvi alguns comentários e infelizmente peguei spoilers, mas sei que em breve lerei para ter minha própria opinião. Adorei suas considerações e espero apreciar também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, hoje venho como leitora.

    Acabei de ler Como eu Era antes de Você. Como a Jojo pode ser pior do que eu em meu livro Zafhira, gosto de drama, escrevo drama, mas esse foi o fim. Estou até agora tentando abstrair a resistência do Will diante as suas convicções. Para mim ele foi o personagem principal a Lou não me chamou muita atenção por ser uma mulher de 26 anos com comportamento de 15. Mas palmas para Will, respeito a sua escolha. Will poderia ser melhor, mas foi pior bem malévolo. E por isso me apaixonei por ele. Kkkk ele consegui ser pior que o Otávio com a Júlia. Quando comecei a ler esse livro me vi um pouco no filme "Os Intocáveis" na versão feminina. Adorei as piadas, o momento no jokey, o concerto de música (a etiqueta) ... enfim, "comi o livro" Como eu Era em três dias. Agora não sei se quero ler a vida da Lou, vou pensar. A carta de Will me fez sentir na pele dos meus leitores quando leram Zafhira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Minha resenhista está lendo esse livro, eu sou completamente louca para ler, fui com tudo na sua resenha e PÁ ---- aviso de spoiler ---- Então, passei o olho até achar suas impressões.
    Não li o primeiro livro ainda estão estou extremamente curiosa, O QUE LOU FEZ que te deixou com raiva dela??
    Ah, fiquei extremamente curiosa sobre esse final que você não conseguiu adivinhar qual seria, finais assim realmente me deixa mega curiosa hehehhehe
    Espero poder ler os livros em breve, pois quero ver o filme hehehehe

    ResponderExcluir
  22. OIi!

    Bruna, tudo bem???

    Eu ainda não li nenhum dos livro dessa autora! Mas tenho curiosidade com a escrita da autora. A história narrada é bem triste mas de uma maneira bem leve o que nos faz se apaixonar e encantar.
    MEUDEUS eu quero saber o que ela fez pra ti HUSAHUSHUAS. Agora com o lançamento do filme, eu tô mais ansiosa ainda para ler.
    Gostei da sua resenha e da sua sinceridade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bruna, tudo bom?
    Estou lendo inúmeras resenhas desse livro e apesar de tê-lo no kindle, ainda não tive tempo lê-lo. Como Eu Era Antes de Você se tornou um dos meus livros favoritos, e mal posso esperar para ver o que acontece com a Lou. Gostaria que ela e o Will tivessem um final feliz, mas já que é impossíve, torço para que ela siga em frente.

    Beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. eu amei a resenha terminei o primeiro e fiquei com muito medo de me decepcionar com o segunda mas vi que não, vou até comprar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. OI!!!

    Olha, discordo um pouco de você e não entendo pq a blogosfera fala tanto desse livro. Como disse na minha resenha, como eu era antes de você, realmente é um livro ótimo, mas não creio que tenha algo de tão deslumbrante. Estou sim curiosa para ler depois de você, mas minhas expectativas estão baixas pq não sei se será meio frustrante como no primeiro livro. Não é que o livro seja ruim, o que não compreendo é pq se fala tanto.

    Beijos e mesmo sendo do "contra" gostei da opinião, e o importante é isso, cada um com a impressão que teve e mostrando o que compreendeu.

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruna, muito bom ver o quanto você gostou desse livro, eu sou louca para ler o primeiro e depois esse, todos sempre falam tão bem da escrita da Jojo que isso me anima muito a ir atrás e ler o quanto antes, só pena que estou meio sem tempo :/ ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Eu li a resenha mesmo não tendo livro o primeiro livro, eu já imaginava que ele morreria, então não foi nenhuma surpresa. Olha eu tenho visto algumas opiniões negativas em relação ao livro e ao personagem, mas preciso muito fazer essa leitura pra tirar as minhas próprias conclusões. Pois pelo pouco que li de algumas pessoas comentando que o personagem Will é egoísta e etc. Eu não consigo deixar de sentir empatia por ele, acredito que só pessoas que tem depressão ou alguma debilidade física são capazes de saber o que elas passam e que cada um administra isso de uma forma, nem todos aguentam a barra.
    Adorei a tua resenha e fiquei com mais vontade ainda de fazer essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oie! Já vi muitos comentários, positivos e negativos, sobre "Como eu era antes de você", mas esta é a primeira resenha que leio sobre a continuação da obra. Para ser bem sincera, eu não tenho interesse em ler a obra, apenas quero conhecer algumas cenas criadas pela autora e, por isso, acredito que seja muito provável que eu assista ao filme antes de dar chance aos livros. Quando vi seu comentário sobre spoilers fiquei bem receosa e até vim conferir os comentários, mas, devido ao fato de não ter previsão para a leitura, resolvi ler e ver no que dava. Acabou que continuo na mesma. Por mais que eu reconheça a fama da autora, o romance não atrai a minha atenção a ponto de ler. Também não sei se eu gostaria da personagem. Aguardarei a oportunidade de assistir a adaptação para ver se gostaria de conhecer o enredo mais profundamente. Adorei a sua resenha e que bom que a leitura foi satisfatória *--*

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  29. Li Como eu Era Antes de Você recentemente e me deparei com muitos comentários negativos da continuação, acho que o seu é o primeiro positivo que vejo, gostei das mensagens que tirou da obra, mas com a premissa do livro ainda acho que sou do time que não gostou e por isso não pretendo ler tão cedo.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Bruna.
    Bom vou seguir sua orientação de não ler a resenha, já que não li o livro anterior e não quero pegar spoilers.
    Mas já nas primeiras linhas percebi que aqui vou encontrar uma opinião divergente de algumas que tenho lido, de leitores inclusive que consideraram esse livro desnecessário....enfim, vou ler como eu era antes de você e voltar aqui pra conferir sua opinião sobre essa continuação.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  31. Olá! Segui seu conselho e li somente o final da sua resenha, pois não li o primeiro livro e quero evitar spoilers kkk Estou ansioso para iniciar a leitura, espero gostar bastante do primeiro livro, e mais ainda da continuação!
    Achei seu blog lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem?

    Quando li Como eu era antes de você TODO mundo falava muito bem. Foi tipo a maior decepção pra mim, os protagonistas só me irritaram, o Will é incrivelmente chato e egoista, não vejo gloria no que ele fez. Ai vi que sairia a continuação e não entendo porque, podia ter terminado lá vendo sua resenha creio que tenha algo a mais. Mesmo assim vou deixa passar.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Estou doida para ler o primeiro livro "Como eu era antes de você", que ainda não tive a oportunidade de ler e tenho ouvido e lido maravilhas. A expectativa por essa leitura é grande. Após, lerei "Depois de Você", certamente. Inclusive, pretendo comprar os dois livros juntos para engatar uma leitura na outra. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. Oiiie Bruna,

    Eu ameeeeeeeei o Como eu era antes de você, mas sinceramente eu não estou com nenhum pingo de vontade de ler o Depois de Você, pra mim, quando o Will morreu acabou o livro kkk e a Loui não pode ficar com ninguém rs Eu comprar pra ler, não, mas se eu ganhar eu posso tentar ler, apesar de acreditar que não vou gostar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi *---*

    Li o primeiro volume e não gostei por diversos motivos, a questão para mim foi que achei desnecessário uma continuação. Me recuso ver a Lou sofrendo horrores pelo egoísmo do Will, não vejo gloria no que ele fez e definitivamente não merece que ninguém sofra por ele. Mesmo você ter gostado tanto desse creio que pra mim já chega a leitura foi tão enfadonha que não quero passar por isso novamente.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi!!
    Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas já li algumas resenhas ou melhor muitas resenha rsrs, ainda estou cogitando ler o livro antes de assistir o filme e espero gostar muito de ambos.Vi que você favoritou a continuação e isso me faz pensar em ler logo os livros.
    Obrigada por ter avisado que a resenha contém spoiler rsrs.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Eu li Como Eu Era Antes de Você e amei a história. Comprei recentemente o livro Depois de Você e estou apreensiva se vou gostar da história. Saber que você gostou me animou bastante para começar a leitura.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi,Linda!
    Já li Como eu era antes de você e simplesmente me apaixonei pelo Amor que une o Lou e Will, vai crescendo de uma forma linda e como é bem descrito no livro e aguardando ansiosamente para começar a leitura Depois de você, são muitas emoções que me aguardam.
    Parabéns pela sua resenha muito bem feita!

    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com/

    ResponderExcluir