Decepções Literárias

Olá, queridos leitores!

Hoje vou falar um pouquinho sobre as maiores decepções que já tive como livros. Acho péssimo quando isso acontece: você compra super empolgada e não vê a hora de começar a ler... Quando começa vai murchando, murchando, murchando, até que pega ódio e a leitura fica completamente arrastada.

Bem, selecionei três livros: dois são recentes e um não.

1° Convergente:

Diferentemente da maioria, tive sérios problemas para ler toda a série Divergente. Nenhum dos três me agradou, para falar a verdade, mas o terceiro foi decepção de outro mundo. Achei o final pertinente, porém... Vazio. Deixou inúmeras pontas soltas, e quando virei a última página milhões de perguntas e incoerências tomaram conta da minha cabeça. 

Então, posso dizer que, no geral, a trilogia como um todo foi uma verdadeira perda de tempo. Sei que isso é muitíssimo raro, mas neste caso achei os filmes melhores que os livros: os personagens não são tão irritantes, os acontecimentos fluem melhor e tem mais ação. Podem me apedrejar - eu sei que mereço. É só que os livros, realmente, não me agradaram em nenhum quesito.

2° Toda luz que não podemos ver:

Este livro foi um golpe para mim. Todas as vezes que ia à livraria ficava namorando o bendito até que um belo dia resolvi comprar. Já logo cheguei em casa com aquela sede e desespero para ler. As primeiras páginas foram razoáveis, eu estava até gostando do livro. No entanto, comecei a sentir que a estória não estava fluindo; eu lia páginas e mais páginas e nada de interessante acontecia. Fui até o fim esperando aquele boom, aquele ponto alto onde todos ficamos chocados e isso não aconteceu. O livro começou frio e terminou frio. A escrita é bastante bonita, mas o enredo não prende o leitor em nada. Absolutamente nada. 

3º Quem é você, Alasca?:

Já li quase todos os livros de John Green - e digo quase porque cansei de me decepcionar com ele. O único livro que realmente gostei foi A culpa é das estrelas. De resto? Sinceramente, péssimo. Entretanto, o pior foi Quem é você Alasca, e acho que pelos mesmos motivos de Toda luz que não podemos ver: o livro é parado, nada de interessante acontece, uma leitura completamente fútil. Você não se afeiçoa a nenhum personagem - vejam bem, nem raiva deles que conseguia ter - não sente compaixão, surpresa, nada. É um livro que não desperta nada de significante no leitor - pelo menos foi assim que me senti. Para piorar o final é totalmente sem noção. 




E vocês, queridos? Quais as maiores decepções literárias que já tiveram?

Beijinhos!



22 comentários

  1. Oie...
    É terrível quando nos decepcionamos com livros, né? Principalmente se criamos expectativas :(
    Estou com "Toda luz que não podemos ver" pra ler, e espero não decepcionar rsrs...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabrielle!
    Pooooooooooooxa sério mesmo que não curtiu Toda a Luz Que Não Podemos Ver? Também achei a leitura as vezes meio estagnada, mas eu curti muito. Os demais nao li.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. iiixi, ahahah, estou com a trilogia divergente aqui para ler, eu já seeei que o final é decepsionante, no seu caso a trilogia inteira, mas eu quero ler mesmo assim.
    Agora, você não gostar de "Toda a luz que não podemos ver" foi uma surpresa pra mim, até agora só vi boas críticas.
    John Green é um autor que eu não gosto, dele, já li: a culpa é das estrelas, cidades de papel, o teorema de Katherine, mas não gostei muito de nenhum. A culpa das estrelas foi o melhor até agora, mas também não achei espetacular. Então ler mais um livro dele não está nos meus planos.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Eh tão triste quando nos decepcionamos, principalmente quando estamos com aquela sede pela obra. Confesso que gosto bastante da série Divergente, mas assim como você, me decepcionei bastante com o final, acho que o baque foi menor para mim porque já sabia o spoiler maior.
    Toda luz que não podemos ver está na minha meta desse ano, fiquei com medinho agora, odeio enredos arrastados.


    Nossa

    ResponderExcluir
  5. Finalmente achei alguém que não curtiu Quem É Você, Alasca?. Achei esse livro muito sei lá... Não curti.
    Convergente nem falo. Eu odiei a Tris desde Divergente e continuei odiando até a morte, mas não curti muito os filmes não.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não li nenhum desses livros e sinceramente, não sinto vontade de ler, ainda bem né? rs minha última decepção foi o livro Grey, ai que raiva desse livro!!! ainda nem consigo falar sobre ele, sério fiz uma resenha e tudo mas... estou revoltada e não gosto de falar dele, quando vejo minhas amigas comentado eu até saio de perto

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a única no mundo que ainda não leu essas séries de Sucesso como Jogos Vorazes, Divergente e tantos outros. Quero muito ler Divergente porque amei o filme sabe? Mas eu ainda não sei quando irei pega-lo, mas tipo, fiquei impressionada por saber que tu não curtiu o livro TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER. Eu também fiquei super interessada por conta da menina ser cega e tudo mais, mas eu ainda não o li. Quero muito e espero ter uma opinião contrária da sua, mas vai saber né? Eu já vi varios videos resenhas antes de comprar e foram todos bem positivos, mas cada pessoa vai ter um gosto diferente, não tem jeito!

    Quanto aos livros de John Green é outro que preciso ler ainda.
    Não li nem A CULPA É DAS ESTRELAS quando estava naquela febre de tanto que lia resenhas acabei enjoando, mas agora eu estou pensando em ler para poder conhecer um pouco mais sobre a estória. E não só desse livro, mas de outros do autor também. Espero curtir, vamos ver!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-escola-de-viloes.html

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum desses três que você citou (mas admito que um dia pretendo ler algo do John Green, por pura curiosidade mesmo hahah), então nem tenho realmente alguma opinião, mas o livro que MAIS me decepcionou até hoje foi 20 mil léguas submarinas. Sério, é péssimo. Terminei a leitura dele pois já tinha virado questão de honra, mas foi muito muito decepcionante.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não li nenhum desses que você falou no post, mas John green não me agradou nem em a culpa é das estrelas :(
    Mas dos livros que li, o pior deles foi Volta ao mundo em uma bicicleta ergométrica... É horrível. Não leia.
    Acho que eu vou escrever um dizendo como aquele livro deveria ter sido kkkkk
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu Top de leituras decepcionantes, especialmente por trazer à tona livros que são geralmente agradáveis à maioria dos leitores. Eu ainda não li a série Divergente, mas confesso ter medo de me decepcionar por saber que é "mais do mesmo" e um tanto adolescente. Tenho por aqui "Quem é você, Alasca?", mas ainda não o li. Confesso que não me sinto muito animada. Agora, ver o segundo livro que citou me deixou surpresa. Eu estou na fase de namorá-lo, como você fez na livraria. Aiai, será que vou me decepcionar também? Esse lance de nada acontecer me deixa irritada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Dos três livros, só li um, e gostei muito: Quem é você, Alasca? Não pretendo ler Convergente porque a trilogia não me instigou, mas o Toda luz que não podemos ver está na minha lista e espero apreciar. Gostei de saber das suas decepções!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Convergente foi para minha lista de decepções literárias no momento em que soube do final, mesmo tendo comprado os 3 livros eu me recuso a ler esse. A pessoa passa a trilogia toda sofrendo para ter um final daquele? Ainda mais por causa de um personagem que não vale um tostão furado? Nunca mais leio nada da Veronica. Sim, estou muito irritada com ela.
    Quem é você Alasca? Eu gostei. A culpa é das estrelas ainda é o melhor livro que já li do tio João Verde. Você leu o O Teorema Katherine? Quase morri de tédio com aquele livro eita coisinha chata!! Foi por causa dele que desisti de ler os livros do John Green.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu até que gostei de Convergente, e acredito que o final foi exatamente para não ter dúvida de que terá uma continuação. Mesmo assim, a trama não foi tudo o que eu imaginava. O que foi uma pena, pois gostei dos livros anteriores.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oiee Gabrielle ^^
    Gostei MUITO de "Divergente" e "Insurgente", mas, assim como você, me decepcionei bastante com o último livro da trilogia. Não foi tão bom quanto eu esperava *-* Eu até gosto dos livros do John Green, mas não acho ele O autor, como o pessoal costuma tratar, sabe? Tenho curiosidade de ler "Toda luz que não podemos ver", mas saber que ele te decepcionou me desanimou *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Nossa! Essa foi a palavra que me veio a mente quando li seu post, temos opiniões muito divergente (ignore o trocadilho haha). Eu gostei muito de toda a trilogia Divergente, e mesmo o último livro não ter sido o que eu esperava, curti! Já Quem é você, Alasca? não foi tão ruim. Toda luz que não podemos ver, ainda não li, mas achei a capa linda e já ouvi bons comentários.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Minha maior decepção literária foi com O Duque e Eu, da Júlia Quinn. Infelizmente detestei aquele livro.
    Dos livro a que você mencionou, eu só li o do John Green. Amo John Green. Sou de uma opinião contrária a você, mas entendo que cada um tem sua opinião e um livro nunca vai agradar a todos.

    Beijos
    thamirisdondossola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Muito legal o seu post, achei super interessante.
    Muito chato quando compramos um livro que estamos doidinha para começar e logo de cara a decepção vem. A leitura que era para ser prazerosa, se torna uma martírio.
    Desses que você mencionou, não li nenhum e nem vou ler rsrs
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  18. Olá Gabrielle,
    Dos livros que você citou, eu só li Quem é você Alasca? E eu também me decepcionei. Eu esperava uma outra coisa da história, mas acabei ficando sem saco pra aguentar os dramas. Os outros livros eu realmente não li, mas também não tenho interesse nenhum em ler. :~

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito,eu tenho a trilogia completa do divergente.
    bom fim de semana!

    http://espacodogaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente, as decepções literárias fazem parte da nossa vida de leitores, e eu já tive algumas sim. Fiquei surpresa quanto ao livro do John Green, pois li resenhas tão positivas sobre a obra que até pensei que valia a pena. Mas realmente, duas coisas que não se pode tolerar em um livro: personagens que não nos envolvem e finais sem noção.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oi, não li nenhum dos livros que te decepcionou, mas quero muito ler
    Toda a Luz que não podemos ver, principalmente porque ele é campeão do Pulitzer
    e geralmente as obras que ganham esse prêmio trazem um conteúdo que acrescenta bastante na vida de quem as ler, acho só que a leitura não funcionou pra você, as vezes acontece. beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiiie Gabi,


    Dos livros mencionados, só li Quem é Você, Alasca? E não comungo com você dessa opinião, pois pra mim foi o melhor de John. A Culpa das Estrelas foi bom, mas previsível, ele fica em segunda lugar. Adorei Quem é Você, Alasca? li em um dia, consumindo a estória rs mas isso que é bom no mundo da literatura, as diferenças.

    Bjs

    ResponderExcluir