[Resenha] Surpreendente!, Maurício Gomyde

Muito clichê começar a resenha desse livro assim, mas ele é, de fato, Surpreendente.

“Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena.”

Surpreendente! conta a história de Pedro, um rapaz de 25 anos, extremamente apaixonado pelo cinema. Ele tem um problema de visão e possuía grandes chances de ficar cego, mas, por ser uma “aberração da natureza”, a degeneração foi estagnada e ele ainda possui 70% da visão. Além do problema de visão – que o acompanha há 13 anos – ele acabou de terminar um relacionamento de 5 anos após ter perdido o prêmio do Cacau de Ouro.

Pedro trabalha em uma locadora e sua maior paixão é indicar filmes clássicos para as pessoas. Também trabalha no Cinema que fica no subsolo do Cultural – um bar que Pedro e os amigos frequentam -, mas como não tem muitos telespectadores está na iminência de fechar. A vida de Pedro anda um caos e melhora um pouco quando ele conhece Cristal, a ruiva de olhos verdes, que também trabalha no Cultural.

“- Preciso que ela continue acreditando na minha teoria de que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Após alguns acontecimentos, junto dos amigos – Fit, Cristal e Mayla – saem sedentos por uma aventura, em busca de um filme perfeito, e viajam para a cidade de Pirenópolis, onde mora a avó de Pedro. Além de uma aventura e a busca pelo filme perfeito, essa viagem, para Pedro, é uma busca de uma CHANCE de recomeçar, mas, mal sabe ele que já teve diversas chances na vida e não soube aproveitar.

"CHANCE: uma palavra... Seis letras... Um milhão de significados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo, deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá. [...] Por que não outros seis significados? Por que a chance não pode ser feita de... Caridade... Humildade... Aventura... Novidade... Confiança... e Exaltação?"

O início dessa leitura foi bem complicado, não conseguia me apegar aos personagens – e posso dizer que conclui a leitura da mesma forma – mas, apesar disso, não posso dizer que o livro não deveria ser lido, porque ele tem uma mensagem tão linda, tão sublime que supera o fato de os personagens não encantarem o leitor. Por fim, posso afirmar, com todas as letras, que o Maurício é um dos melhores autores nacionais que possuímos, mas seu potencial não foi totalmente explorado nesse livro.


Classificação:

16 comentários

  1. Esse livro está na minha lista para comprar, achei a sinopse bem legal e ainda é nacional, o que ainda leio pouco, mas espero que isso mude.

    Ótima resenha, parabéns. :)

    blogleitorit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ESte livro está na minha lista de livros para este ano... gosto muito da sinopse e espero gostar do livro tb....

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna!
    Ainda não li nada do Mauricio.
    Todo mundo diz mil maravilhas desse livro, mas tem algo nele que não me desperta o interesse...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    Gostei da escrita do autor mas não curti o livro. Achei várias coisas forçadas, não consegui me conectar. Em breve sai a resenha no EntreLinhas. Mas bacana que você gostou. Só leio elogios ao livro o que me faz perceber que ele não é o tipo de leitura para mim.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Achei essa premissa bem simples. Até leria, mas não colocaria como prioridade, do autor quero ler A Máquina de Contar Histórias.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa!! Juro que achei que tu ia amar esse livro, sério, porquer o Mauricio smepre tem uns livros bons.
    Agora sim preciso ler ele para saber o que acho da história.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!

    Eu ainda não li esse livro, na verdade não li nada do autor, mas morro de curiosidade. Saber que ele é tão bom assim me anima mais. Uma pena que vc não achou esse livro tão bom assim, mas ainda tenho curiosidade em ler ou conhecer a escrita dele. Qual você me indica?

    Gostei da sua sinceridade!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu não conhecia o livro e pela sua resenha eu vi que parece mesmo ter uma mensagem muito bonita. Não sei se me sentiria assim também, meio afastada, mas fiquei curiosa com a leitura

    ResponderExcluir
  9. Oiee, tudo bem? Eu li a sinopse do livro e fiquei encantada, mas essa é a primeira resenha que leio. Achei interessante o fato de ser um protagonista com problemas e ser relacionado com cinema. Gostei muito da definição de Chance e espero poder ler esse livro em breve. Parabéns pela resenha e uma pena você não se apegar aos personagens, mas acontece. rs

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!!
    Sou suspeita em falar da narrativa do Mauricio, já que o considero o Nicholas Sparks brasileiro, adoro como as histórias dele carregam uma carga emocional imponente causando uma reflexão no leitor de maneira sensível ..
    Estou doida para ler esse livro, além de estar com uma capa linda as criticas sobre ele estão muito animadoras!!
    Ótima resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oie Bruna,

    Esse livro está na minha lista desde que lançou na Bienal. Eu ainda conversei com ele, que aliás, sempre muito atencioso. Mas não sie porque ainda não peguei para ler. Mas como você disse, todo mundo o considera, um dos melhores autores Brasileiros, então com certeza, vale a pena ser lido!
    =)

    BJoks

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna!
    Gostei muto da sua resenha! Mostrou que a história transmite uma ótima mensagem, mas que também não te agradou totalmente. Gostei muito!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna!
    Só pelo fato de tu não se encantar completamente pelos personagens e ainda assim dar uma classificação tão boa já aguçou a minha curiosidade!
    Junte isso à essa resenha maravilhosa e posso dizer que me ganhou completamente!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar muito sobre o trabalho de Maurício Gomyde, mas nunca li nenhum dos seus livros. Achei este bastante interessante, apesar de os personagens não encantarem o leitor. Quem sabe começo por ele, né? Gostei bastante da sua resenha, que me pareceu bastante sincera.

    ResponderExcluir
  15. Olá... eu ganhei esse livro de presente de aniversário e não vejo a hora de ler... já li um livro dele e amei... por isso quero ler ele e tão logo... é uma pena que não conseguiu se conectar com os personagens e o livro não te cativou tanto... eu sinceramente não vejo a hora de ler mesmo e espero poder gostar e me conectar com os personagens... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou esperando o meu exemplar chegar, já ouvir muito sobre esse autor, fiquei curiosa p ler sabe..
    Sabe o que mais gostei? Sua sinceridade na resenha, falou tudo que sentiu, falou a verdade sobre o que achou, parabéns.

    abraços.

    ResponderExcluir