16 livros para 2016


Olá leitores!

Estivemos conversando nesses últimos dias e decidimos criar uma Meta Literária para 2016. Mas, temos a dificuldade de que selecionar muitos livros pode nos prejudicar ao longo do ano e tornar a leitura ‘obrigatória’. Pensando nisso, decidimos selecionar 16 livros para 2016, esses livros ou estão em nossa estante há muito tempo, ou sentimos necessidade de ler, vamos conferir?

Metas da Gabbe


Para dar continuidade (ou concluir) algumas séries selecionei esses livros: Convergente, Um Perfeito Cavalheiro e Eternidade por um Fio.

PLCUA - Seleção do terceiro livro

Olá leitores!

Recentemente postamos a resenha do segundo livro selecionado para o PLCUA, que foi Joyland. Como da primeira vez, com O Sol é para Todos, a experiência nos encheu de alegria e nos fez ter certeza que queremos continuar com o projeto. De início, nossa ideia era o projeto ser mensal, mas não conseguimos realizar isso no último livro que selecionamos, esperamos que esse ano que se inicia seja diferente.


O livro selecionado para Janeiro foi O Grande Gatsby, do F. Scott Fitzgerald. Estamos ansiosas para trazer nossa opinião e esperamos gostar muito da leitura. Confiram, abaixo, a sinopse do livro:

TOP 10 - Melhores Leituras de 2015

Olá leitores!

O ano de 2015 está terminando e, com isso, começamos a fazer um balanço sobre como foi nosso ano, incluindo as leituras que fizemos. O ano ainda não terminou, mas já selecionamos um TOP 10 melhores leituras, vamos conferir?

Melhores leituras da Bru

Total de leituras (até hoje): 78


1º Proibido, Tabitha Suzuma
2º Uma Curva no Tempo, Dani Atkins
3º A Garota do Penhasco, Lucinda Riley
4º Filha da Profecia, Juliet Marillier
5º A Morde de Sarai, J.A. Redmerski
6º O Silêncio das Montanhas, Khaled Hosseini
7º Heresia, S.J. Parris
8º Simplesmente Acontece, Cecelia Ahern
9º Plutão, RJ Palacio
10º O Pequeno Príncipe, Valérie Latour-Burney

[Resenha] Cara de um, focinho do outro - Marcos Fernandes

Cara de um, focinho de outro é um livro que nos faz imaginar como agimos de forma prejudicial com nossos animais e somos culpados por muitas coisas que lhes acontecem.

Não é um romance que possui uma história, mas um livro que analisa a forma que os animais agem e, principalmente, a forma como nós agimos como eles, como disse anteriormente. O autor analisa vários outros autores, incluindo Freud e isso deixou o livro, ainda mais interessante.

“A humanização dos animais, de forma simples e objetiva, é um fenômeno causado por carências peculiares ao homem moderno. O ser humano que decide pela companhia do animal em detrimento à companhia do próprio homem o faz, na verdade, por uma garantia de lealdade e integridade no relacionamento, aspectos que considera difíceis de conseguir nas relações entre pessoas no mundo de hoje. É uma decisão por não sofrer críticas, traições, questionamentos, abandonos, decepções...”

Wish list Literária

Olá leitores, tudo bem?

Atualmente, não tenho desejado muitos livros, pois estou com vários em casa para ler – quando digo vários, quero dizer mais de 100, pasmem! Mas, como sou filha de Deus, montei uma wish list com os livros que mais desejo ganhar hoje à noite, vamos conferir?

Auggie & Eu – R.J. Palacio A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.
O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.
Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente.

ESM #08 - Considerações sobre 2015


Escrever sobre esse ano que está se encerrando é muito difícil, pois esse ano foi indiscutivelmente incrível.

2015 foi o ano de conclusão do meu curso de graduação que, como muitos imaginam, foi muito difícil. Também foi o ano de muitas mudanças e separações, precisei dizer até logo para meu irmão – que foi estudar em outra cidade – e para o meu pai – que foi morar em outra cidade. Passar todo esse tempo afastada deles não foi fácil, muito pelo contrário, mas com determinação conseguimos superar isso e hoje estamos juntos.

[Resenha] Morreu e não sabia - José Manuel Fernández

Mais difícil do que falar de um livro que você gostou é falar de um livro que não te agradou em praticamente nada L

Morreu e não sabia é um livro que, pelo título e sinopse, despertou muito minha curiosidade e foi uma grande decepção.

O livro conta a história de João, um jovem, que, ao descobrir que o melhor amigo está namorando sua amada, sente-se absurdamente incomodado e, com isso, começa a cometer loucuras, tais como seguir os amigos e não se ater ao caminho. Essas loucuras o levaram de encontro a morte, mas ele não sabia que havia morrido, daí o título, Morreu e não sabia.

Sobre os presentes de Natal e as intenções

Olá pessoal! O Natal está quase aí e, como se espera, os websites estão recheados de matérias a respeito desta data tão especial. O texto de hoje está é uma reflexão sobre os presentes de Natal que damos, e também, a intenção que temos ao dar o presente. Espero a opinião de vocês.


Recentemente me deparei com uma matéria feita por um website de notícias (não acho necessário revelar qual é). O conteúdo desta matéria me fez refletir. Tratava-se de presentes que ninguém gostaria de ganhar no Natal. Mais especificadamente, a matéria continha uma lista de presentes ruins que não deveriam ser dados, segundo especialistas (risos). 

Livros que deveriam virar filme #2

Bom dia, leitores!

Vocês devem ter visto que, no mês passado, iniciamos mais uma coluna aqui no blog: Livros que deveriam virar filme e hoje trago mais duas indicações, vamos conferir?
  
Sinopse:A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.


Escolhi esse livro, porque foge do padrão de todas as leituras que costumo fazer. Ele é repleto de sentimentos e traz uma boa ideia sobre como as crianças veem o preconceito. Imaginem um menino que gosta de ver vestidos e, por esse motivo, é julgado pelos outros? Isso é muito duro com crianças e esse livro nos mostra como isso magoa mas, também, nos deixa mais forte. Além de ser um livro que adoraria ver na telona, é uma leitura mais do que recomendada, principalmente para pré-adolescentes.

Um filme de O Menino de Vestido renderia bons aprendizados para todos, independente da idade.

Para Refletir #03


Olá leitores!

Quando começamos essa coluna não sabíamos a frequência em que as postagens aconteceriam, pois não é sempre que vemos algum trecho que nos marca e faz, realmente, refletir. Então, foi grande a surpresa quando me deparei com dois trechos em uma mesma trilogia. Hoje, falarei de um trecho do livro Divergente, da Veronica Roth, e no próximo, falarei sobre um trecho de Convergente, vamos lá?

TAG: Curiosidades Literárias

Olá leitores, tudo bem?

Hoje vim responder uma TAG bem bacana que, mais uma vez, a Thamiris do blog Historiar me indicou. A TAG chama-se Curiosidades Literárias e achei muito interessante, bora conferir?


1. Se pudesse ser um personagem por um dia, qual seria?
Essa pergunta é muito difícil, mas escolheria a Hermione, de Harry Potter, pois seria um sonho conhecer aquele lugar e ter a inteligência dela. 

[Resenha] Joyland - Stephen King - PLCUA #02

         Olá leitores,

Hoje teremos a resenha de Joyland, o segundo livro que eu e a Thamiris lemos para o Projeto Lendo com uma Amiga (PLCUA), vamos lá?

Joyland é narrado por Devin Jones, um universitário que vai trabalhar durante o verão no parque de diversões Joyland e tenta superar o término de namoro. Esse término o deixou extremamente magoado, mas não é sua ex-namorada que mudará sua vida para sempre, mas, sim, Linda Grey, uma menina que foi morta dentro de um dos brinquedos do parque.

[Resenha] Vá, coloque um vigia - Harper Lee

Já havia me sentindo completamente atingida pelas palavras de Harper Lee em O Sol é para todos, mas Vá, coloque um vigia partiu meu coração. Enquanto o primeiro livro contrasta a inocência e o preconceito, o segundo conduz o leitor às dolorosas rupturas sofridas durante o processo de amadurecimento de Jean Louise Finch, a pequena Scout. Desde criança, a garotinha nunca entendeu muito bem o que levava brancos e negros a travarem uma guerra: ela era incapaz de enxergar diferenças entre eles; todos eram seres humanos iguais. 

 "Se fosse mais perspicaz, se tivesse sido capaz de romper as barreiras de seu mundo insular e altamente seletivo, talvez descobriria que tivera desde sempre um defeito de visão que passara despercebido a ela e aos mais próximos: era incapaz de distinguir as cores."

[Resultado] TOP Comentarista Outubro

Olá leitores!

Primeiramente, peço desculpas pela demora em fazer a apuração, mas esses meses foram uma loucura, vocês podem imaginar, pois vivo falando isso (risos). Bem, vamos lá. Finalmente, consegui fazer a apuração do TOP Comentarista de Outubro e fiquei muito feliz com a quantidade de participantes. Só fiquei um pouco chateada porque algumas pessoas deixam de concorrer no final porque esqueceu um comentário L

Como de praxe, apresento a planilha com os participantes e os dias que comentaram, ou não:


Feliz aniversário, Um Oceano de Histórias!


Olá, queridos!

Ao longo do último mês, fizemos uma mega promoção para comemorar com vocês nossos dois anos de vida. Enfim, ele chegou. Hoje é o dia em que completamos dois anos.

Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a cada um de vocês, nossos leitores, por estarem conosco nesses dois anos e por terem feito tudo isso vale a pena. Então, vamos contar um pouco sobre nossa história.

Uma estrela distante e brilhosa

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe um texto que escrevi há alguns meses. Ele é fictício, ok? Espero que gostem ♥



"Olá Hannah, como você está indo? Espero que esteja bem... Espero que saiba que só estou escrevendo hoje, depois de ser dispensada do trabalho mais cedo, porque só hoje eu tive coragem de pensar em você como alguém que não está mais entre nós. Quando eu digo “nós”, me refiro à mãe, o pai, o tio Billy e a Nana. Ah, você sabia que a Nana está grávida? Pois é, ela está esperando um menino... Eles vão chamá-lo de um nome que você conhece bem: John. Pois é, é isso mesmo o que você está lendo. Imagino a sua cara! Nossa, Hannah, nem parece que você se foi.

Livros para ler em um dia #45

Boa tarde, leitores!

Hoje farei a indicação de mais um livro que li em um dia. O livro que selecionei foi O Menino de Vestido, do David Walliams. Vamos conferir a sinopse?

A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.


[Resenha] Convergente - Veronica Roth

Antes de começar essa resenha, devo dizer que, talvez, ela contenha spoiler dos dois primeiros livros da trilogia, Divergente e Insurgente.

Convergente encerra a trilogia com extrema maestria. Notei uma melhora acentuada na escrita da Veronica e fiquei muito feliz em ver essa evolução.

Tris, Tobias e outros jovens estão saindo da Cidade após descobrir que há um mundo lá fora. Nesse mundo, eles reencontram pessoas que acreditavam estar mortos e conhecem o Departamento, um lugar criado pelo Governo para controlar as Cidades Experimentos, das quais Chicago faz parte é um dos Experimentos mais bem sucedidos.

[TAG] de títulos

Olá leitores, tudo bem?

Há muito tempo não respondo uma TAG e decidi responder uma que a fofa da Thamiris do blog Historiar me indicou. A TAG de títulos foi criada pelo vlog Booksattack. São seis questões relacionadas aos títulos, vamos conferir?


1. O título mais longo de um livro que você tem:
Sem dúvida, A Probabilidade estatística do amor à primeira vista.

[Resenha] Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr

Antes de terminar este livro eu já estava pensando em sair dizendo que ele havia sido uma completa decepção para mim. Mas, após terminá-lo, posso afirmar que minha relação com ele é de, na verdade, amor e ódio. Ódio, porque não correspondeu a todas minhas expectativas; ódio porque foi uma leitura arrastada durante um mês inteiro. No entanto, um pouco de amor também. Amor, por trazer algumas emoções e reflexões.

"Abram os olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre."

Embora Anthony Doerr tenha pontos positivos como escritor, muitas coisas me decepcionaram, sim, neste livro tão bem aclamado pela maioria das pessoas. O que mais pesou, no caso, foi a trama: descomplicada e, principalmente, desinteressante. Passaram-se 100, 200, 500 páginas e não havia nada que me prendesse ao enredo - a não ser algumas raras partes em que eu me permiti ficar emocionada. Outro fato que me deixou bastante aborrecida foi a quantidade de informações desnecessárias - mais conhecida como o "encher linguiça" - que atrasam significativamente a leitura.

Leituras do mês: Novembro

Olá leitores, tudo bem?

Hoje nós vamos conversar um pouco sobre As leituras do mês. A partir desse mês, faremos diferente. Tanto eu (Bru) quanto a Gabbe faremos apenas uma postagem com nossas leituras, então, bora lá conferir?

Leituras da Bru

Esse mês não foi tão produtivo pra mim quanto nos outros meses, acho que por conta do final do semestre na faculdade e as muitas mudanças que estão acontecendo em minha vida, mas consegui ler apenas 03 livros. No geral, gostei das leituras, pois eram livros que estava há muito tempo com vontade de ler, mas dois livros não foram muito agradáveis, são eles:

Divergente, Veronica Roth (Resenha)

Esse livro me decepcionou um pouco, já expliquei o motivo em minha resenha. Mas, apenas completando, senti falta de muitas informações ao longo da trama e achei a Tris uma personagem imatura e insegura.

Músicas para ouvir lendo #05

Bom dia, leitores!

Hoje trago um post que fazia um tempo que não trazia: Músicas para ouvir lendo. Eu adoro ouvir música enquanto leio, mas sempre procuro ouvir algo mais tranquilo para não atrapalhar a leitura.

Recentemente, conheci um cantor que me encantou, seu nome é Tiago Iorc e acho que muitos já devem conhecer, como ele é lindo e perfeito cantando, além de as letras serem sempre incríveis. Abaixo, trago algumas de suas músicas e o trecho de cada que mais gosto:


“A mão ampara, acalma
Encosta lá na alma
E o corpo vai sem medo
Descasca teu segredo”