[Resenha] Caixa de Pássaros - Josh Malerman


Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Há muito tempo não leio um livro como este: de tirar o fôlego, roer as unhas e querer comer as páginas. Caixa de Pássaros é uma mescla de suspense e terror para ser lida da primeira à última página de uma só vez - eu mesma terminei em menos de um dia, já que fiquei completamente obcecada pela narrativa. O cenário criado por Josh Malerman foi muito bem construído e cumpriu seu principal objetivo: ser amedrontador. Os personagens foram igualmente bem estruturados, são fortes e conseguem conquistar o leitor - me senti tão conectada a eles que parecia estar dentro do livro. 

 Em Caixa de Pássaros o caos está instalado. As pessoas estão enlouquecendo, matando, morrendo e ninguém sabe o porquê. Embora Malorie assista a tudo incrédula, não demora muito até que ela descubra que nada era brincadeira: havia alguma coisa lá fora; uma coisa que, se vista, levava o ser humano a insanidade de cometer o próprio suicídio, depois de matar quem estivesse perto.

"O homem é a criatura que ele teme."

Sozinha e assustada, ela decide sair à procura de um refúgio anunciado no jornal logo após descobrir que estava grávida. É neste lugar que ela irá aprender a viver no novo mundo, onde não é permitido olhar pelas janelas, abrir portas ou sair na rua sem estar de olhos fechados. Ela passa meses confinada numa mesma casa com mais sete pessoas dividindo com elas a pouca comida restante, as angústias e os raros momentos de esperança. Embora não houvesse dia livre de medos, tensões e desentendimentos, estavam sobrevivendo. 

Entretanto, algo dá muito errado. Decorridos nove meses Malorie se vê sozinha novamente, com dois bebês para criar - sendo um deles seu filho. Sem opção a não ser preparar as crianças para viverem uma realidade de escuridão, Malorie se esconde durante mais quatro anos até que decide fugir. Porém, essa era uma fuga que exija dela abrir os olhos. Afinal, o que era melhor? Tentar encontrar um lugar mais seguro ou continuar vivendo com medo?

"Faz anos que a única coisa que você pode ver são os rostos dos outros moradores da casa e o dos seus filhos. As mesmas cores. As mesmas cores há anos. ANOS. Está preparada? E o que mais assusta você? As criaturas ou você mesma, quando as lembranças de um milhão de cores e imagens inundarem sua mente? O que mais assusta você?"

Os capítulos de Caixa de Pássaros são curtos mas bem densos. Não há página em que não haja suspense e não desperte desespero no leitor. O que torna tudo ainda mais instigante é a escrita simples e descritiva - o autor foi bastante esperto ao ter o cuidado de focar no sentido auditivo em vez do visual, fazendo com que o leitor sinta-se um personagem. 

Já sobre o fim do livro serei bem sucinta: é condizente com todo o caminho seguido pelo enredo e é por isso que não me senti decepcionada como grande parte dos que leram. Terminar um livro com ar de mistério é muito mais interessante que dar um fim certeiro. Não se esqueçam de que quando o autor impõe algo à história ele está matando a coisa mais preciosa que um leitor pode ter: a imaginação.

Informações adicionais:
Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Classificação: 

25 comentários

  1. Desde a turnê Intrínseca, esse livro está na lista de próximas aquisições.
    Vou aproveitar a Black Friday pra comprar e matar minha curiosidade sobre essa história.
    Ela me lembra um pouco Celular do Stephen King.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito tenso, li ele em uma madrugada (Até faltei aula para poder terminar de ler! HAHA). Também gostei bastante do final, e super espero que no filme que vão fazer sobre seja mostrado um pouco mais sobre o lugar onde ela vai com as crianças! Uma leitura espetacular que deixa a gente toda arrepiada!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que vi esse livro foi em vídeo do próprio autor. Ele já me conquistou ali.
    Pena que eu ainda não pude ler.
    Mas estou desejando esse livro faz um tempo.
    Quem sabe na black friday isso não muda??

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro, eu me senti vendada igual os personagens, e isso é ótimo, acho que o problema de muitas pessoas quanto ao final, foi a falta de 'uma explicação lógica e raciona e a luta e consequente vitória contra o mal', mas eu acho que não precisava, a história dela foi completada.
    E tem mais, daqui sei lá quando o autor pode ler a obra e falar, vou continuar essa história, e, quem sabe não seja até melhor, eu acharia muito legal.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Estou bem curiosa para ler esse livro !
    Livros cheios de suspense sempre rendem uma ótima e rápida leitura :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, outro dia su quase comprei esse livro por medo de não gostar. Dai comecei a ler as resenhas e fiquei triste por não ter comprado. Porque ele é exatamente o tipo de leitura que gosto.
    Com certeza vai entrar novamente para a minha lista de aquisição!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Heey!
    Eu adoro livros de suspense e já vi tantos comentários positivos sobre esse livro que realmente quero lê-lo haha.
    Adorei sua resenha e vou aproveitar a Black Friday para comprar Caixa de Pássaros =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  8. Oiiii,
    Olha eu claro que conheço o livro, e o autor também. E incrível o livro realmente, ele não faz em nada meu gênero mas por conta de um amigo acabei lendo. Kkk.
    Sua resenha está ótima, parabéns.

    Beijos
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Uau, só pela sua descrição eu já me senti dentro do livro hahah!
    Eu acho que já tinha visto sobre esse livro, só ver mesmo... Mas como eu fiquei curiosa pra lê-lo!
    Quando eu tiver a oportunidade, espero devorar esse livro!

    Beijos! Espero sua visita no meu blog :D
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adicionei esse livro ao meu Kindle logo quando ele chegou e coloquei como objetivo de leitura na Maratona Literária de Inverno. Porém, acabei deixando de ler por motivo de medo kk' Sou muito medrosa e tive receio. Gostei da sua resenha e acho que vou tentar dar uma chance ao livro.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  11. Olha eu sinceramente não tive nenhum interesse em fazer a leitura desse livro.
    Sem contar que sou bastante medrosa, por isso acho que não pegaria nem a pau. rs
    Mas mesmo assim tenho visto ótimos comentários sobre o livro
    e pelo que tu escreveu também me parece ser uma boa trama, mas não um livro assim de tirar o fôlego para quem gosta do gênero. Mas enfim, acho que isso vai depender de cada um também né? Mas pelo menos tu conheceu a estória e comprovou, até porque o livro ficou bem falado pela blogosfera.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar.html

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda mas tenho muita curiosidade em ler esse livro porque TODO MUNDO elogia a escrita e a forma como o autor conduziu esse enredo. Eu adoooro esse tipo de livro e achei sua resenha muuuito bem escrita. Parabéns!
    Fiquei mais curiosa ainda!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    É engraçado como cada livro tem seu leitor. Diferente de você, eu não gostei nenhum pouco desse livro e me arrependi de ter lido. Não acontece nada na história, basicamente não tem diálogos e o final é muito ruim. Eu acho sim que o autor deve deixar a imaginação do leitor trabalhar, mas nesse caso específico, faltou explicar o que tinha acontecido. Odiei.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Esse livro realmente nos faz querer comer as páginas...haha' tentei lê-lo na parte da manhã porque sou medrosa, mas, ainda assim, fiquei morrendo de medo do que aconteceu no livro. Acabei me decepcionando um pouco com o final, queria saber sobre tudo o que o autor escondeu da gente, então fiquei desapontada quando não acabou da forma como eu esperava :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, que resenha!!! eu já estou louca por esse livro mas lendo a resenha fiquei ainda mais interessada e curiosa, já ouvi ótimos comentários sobre ele e a cada dia fico ainda mais ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu fico feliz em ver a nota que você deu ao livro, isso me deixa mais animada ainda para ir atrás dele, faz muito tempo que tenho vontade e curiosidade de ler a obra e só não tive oportunidade ainda, sua resenha me cativou a ir atrás dele logo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Desde a turnê intrinseca eu estou curiosa com esse livro. Mas eu estava com um certo receio de ler pois como você mesmo comentou, li algumas resenhas de quem ficou decepcionado com o final. Só que eu concordo com você, que as vezes o autor não pode impor tudo pois isso mata a imaginação. E final que você pode imaginar é uma coisa e final incompleto é outra.
    Agora estou com um pouco de medo de ler pois não sou muito de terror e estou começando a ler suspenses leves, mas pelo que entendi não é exatamente esse o caso aqui, né?
    Estou super na dúvida se leio ou não, mas agora é mais pelo estilo do que antes de ler sua resenha.

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Olha eu sou apaixonada por esse livro, mas discordo de ti no final.
    Ele simplesmente acabou o livro sem fim, mas é minha opinião.
    Isso não tira o crédito pelos outros 99% das páginas, mas por ter lido com muita sede ao pote me decepcionei um pouco.
    Espero do fundo do coração que ele continue escrevendo livros do mesmo estilo...kkk
    Eu os lerei todos!!
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Tenho uma mega curiosidade em ler essa obra, porém nunca tive uma chance. Sua resenha esta maravilhosa e me mostrou outro lado da trama, pois li algumas resenhas em que os leitores ficaram decepcionados com o final.
    Saber que existe adrenalina em todo o livro me fez querer ainda mais. Espero lê-lo em

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Oi!!!
    "Há muito tempo não leio um livro como este: de tirar o fôlego, roer as unhas e querer comer as páginas." Não precisei ler mais nada para querer ler este livro que foi super comentado e divulgado no período da Bienal do Rio, sendo que até agora não tinha visto nenhum comentário que me chamasse a atenção e ao longo da sua resenha fiquei mais interessada. Pena que já fiz minhas comprar do BF e não sobrou nadinha :(, já está na minha lista.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  21. Embora a tua resenha tenha despertado, e muito, a minha curiosidade, acho que não teria coragem de ler, pois não sou muito chegada em histórias de terror. Só suspense eu até gosto, mas terror é demais para mim. Mesmo assim, gostei da dica, já que em época de Natal precisamos de ideias para presentes, e eu até já a quem dar esse livro de Natal. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  22. Nunca tive coragem de ler triller. Se pra assistir já sou medrosa, imagine para ler com tantos detalhes kkkkk
    Lendo a resenha me lembrei de Ensaio sobre a cegueira, que eu adoro. Não sei se tem alguma coisa a ver.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Adorei sua reenha, faz tempos que vejo esse livro e ele está aqui na estante mas morro de medo de me decepcionar, mesmo tantas pessoas já terem falado bem dele. A história parece ser demais, vou ler ele agora mesmo.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá! Sua citação no final foi linda! Esse livro aparenta ser bem instigante mesmo, a premissa dele é bem forte, na minha opinião. Imagina viver uma vida assim, na dúvida de fugir ou ficar com medo, sem perspectiva? Lendo sua resenha, já dá para fazer uma conexão bem interessante com o título e a trama dele. E mesmo sabendo que posso ficar com medo, acho que vou me arriscar na leitura, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir