Crônicas de Silbery - Semana da Priscila M. Palmeira #05

Olá leitores,

Como vocês sabem, essa semana é dedicada à Priscila M. Palmeira e hoje decidi repostar a minha resenha para vocês conferir minha opinião sobre Crônicas de Silbery:

Quando quatro irmãs perdem a casa em que moram e vão morar com a tia numa suntuosa propriedade em outro estado, nunca poderiam imaginar que no bosque ao fundo da casa há uma passagem para um mundo paralelo onde criaturas do bem, subjugadas há duas décadas por Yanna, a senhora das sombras, acreditam que elas são as suas salvadoras mencionadas na profecia. No entanto as meninas não compartilham da mesma ideia e quando estão tentando voltar para casa Milca é raptada pela grande coruja branca, Amal, e levada para o castelo de Yanna e numa discussão Joana corre para a floresta e se perde. Vera não vê saída a não ser recorrer ao sábio da montanha e pedir ajuda. No final, a batalha entre o bem e o mal será inevitável.


Crônicas de Silbery nos conta a história de quatro irmãs, Vera, Joana, Sofia e Milca. As crianças são encantadoras e já passaram por poucas e boas. Perderam o pai e a mãe precisa trabalhar dobrado para sustentar a família e toda responsabilidade de cuidar da casa e das irmãs cai sobre Vera.

Vera sente-se sobrecarregada e, em determinado momentos, começa a ter sonhos estranhos com árvores que falam e seres que jamais poderiam existir. Joana lida com a dor da perda do pai de forma muito diferente e tornara-se uma rebelde nata. Sofi é repleta de sonhos e acha que é uma princesa, a mãe e as irmãs não conseguem mudar isso. E Milca é jovem e ainda um bebê, mas que recebe muito amor.

Após um acidente, as meninas ficam sem ter onde morar e sua mãe vê apenas uma saídas: Enviá-las para ficar com sua tia rica e trabalhar três vezes mais para reconquistar seu lar. Tia Gertrudes não gostava do pai das meninas e nunca aceitou quando sua sobrinha casara com ele, mas não foi motivo para recusar o pedido de sua sobrinha e cuidar das meninas. A casa da tia é como um castelo e as meninas se apaixonam pelo ambiente. Quando, em uma caminhada pela floresta, elas se deparam com um poço e Joana cai, Vera sente a necessidade de ir atrás dela e, quando percebe onde esta, fica fascinada. As criaturas desse mundo fazem com que Sofi e Milca entrem através do poço e pedem para que as quatro irmãs, que juram ser as da profecia, os ajudem a se libertarem de Yanna, a senhora das sombras, que quer dominar todo o universo.

A história é muito envolvente e a leitura flui de forma muito rápida e gostosa. Me senti invadida pelo universo que a autora criou e muito feliz por ter viajado através dele. Se formos comparar, toda a história tem uma parte de outra história e esse livro, logo no início, me lembrou Crônicas de Nárnia, mas com o passar das páginas e o desenrolar da história pude ver que ele é diferente e foi muito bem elaborado.

Há muita aventura no desenrolar da história e as personalidades das meninas, que mesmo irmãs são muito diferentes, nos faz torcer para que dê certo, para que o bem vença o mal e que tudo se resolva. Apesar de ser um livro infanto-juvenil ele nos trás uma boa lição de vida e, espero, que possa ler um pouco mais sobre o passado da Tia Gertrudes, pois parece existir algo ali!

É isso, espero que tenham gostado J

Esse post participa do TOP Comentarista de Setembro
(clique na imagem abaixo para maiores informações)

20 comentários

  1. Oi ...
    Adorei sua resenha!
    Estava super curiosa para a ler , pois a semana toda você estava falando sobre esse livro e como eu ainda não li fiquei meio que boiando :)
    Adorei saber um pouco mais sobre o livro e espero poder ler em breve .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Di,
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      Espero que você leia e curta bastante.
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Di, muito obrigada pelo comentário. Fiquei muito feliz. Também espero que possa ler em breve. Um beijão;-)

      Excluir
  2. Bem, Bruna. Quando postou sobre as personagens da crônica, fique bem interessado, principalmente pela Joana. Lendo a resenha, minhas expectativas aumentaram ainda mais. Fiquei feliz sobre a trama cheia de aventuras e diversas personalidades.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ycaro,
      Fico feliz que aquele post tenha despertado seu interesse.
      A aventura é garantida nesse livro, muito bom!
      Beijos

      Excluir
    2. Fico contente com seu interesse, Ycaro.:-D
      obrigada por comentar, um beijo

      Excluir
  3. Oi Bru,
    A capa desse livro é tão bonita! Olha, eu achei super bacana o fato de quatro personagens terem bastante ênfase no livro. Fiquei imaginando e nossa, esse universo criado pela autora me parece ser muito intrigante.
    Amei a resenha, como sempre! ♥
    Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha,
      Essa capa é nova, a autora mudou, mas achei que ficou incrível.
      É muito intrigante e gostoso de ler.
      Beijos ♥

      Excluir
    2. Tha que bom que gostou da capa, fiquei super feliz. Beijos

      Excluir
  4. Olá Bruna,

    Não conhecia o livro e nem a autora, gostei muito da sua resenha, me despertou interesse, bom conhecer novos autores, dica anotada....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, muito obrigada pelo seu comentário, e que bom que se interessou. Beijo

      Excluir
  5. "Me senti invadida pelo universo que a autora criou e muito feliz por ter viajado através dele." Essa é uma frase que demonstra que a leitura valeu a pena, parabéns pela resenha, já quero ler esse livro!
    Beijão.
    estantedoluiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase da Bruna me deixou muito emocionada:-*
      obrigada por comentar, um beijão

      Excluir
    2. Essa frase da Bruna me deixou muito emocionada:-*
      obrigada por comentar, um beijão

      Excluir
  6. Meu deuus que livro é esseeeeee, só a capa já encanta qualquer leitor e o enredo geral do livro também é maravilhoso, onde encontro para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, muito obrigada pelo seu comentário e interesse.
      Vc pode adquirir na Bienal ou diretamente com a autora

      Excluir
    2. Olá Lucas, muito obrigada pelo seu comentário e interesse.
      Vc pode adquirir na Bienal ou diretamente com a autora

      Excluir
  7. Que capa lindaaaaaaaa e que universo intrigante. Como assim a caçula é sequestrada? Oi? É isso mesmo, produção? SAHUSAH. O livro me lembrou muito Enfeitiçadas.

    ResponderExcluir
  8. Foi uma boa ideia você ter repostado a resenha. Excelente, por sinal!
    A história me pareceu um tanto conhecida, já devo ter visto algo parecido em algum filme, mas também contém suas particularidades.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. a capa aparentemente foi bem elaborada! gostei! só fiquei um pouco amedrontada com o olhar e o olho da "mulher" na capa.
    a sinopse me ganhou! adoro livros que contam histórias que eu nunca imaginei.
    adorei a sua resenha!! fiquei com muita, mas muita vontade mesmo de ler o livro! vou colocar na minha lista no skoob pois quero conhecer mais o cenário da história!

    bjs

    ResponderExcluir