Reescrevendo Sonhos, Márcia Dantas

Um sonho pode tornar-se realidade?

Sinopse: Luciana é uma escritora que enfrenta uma crise de escrita como nenhuma outra antes. Seu estado psicológico devido a uma tragédia vivida a pouco tempo (cuja repercursão aumentou sua popularidade e a vendagem dos livros anteriormente publicados) não tem facilitado sua busca pela saída dessa crise, o que faz com que ela se deprima ainda mais. Tudo isso mudou quando um sonho passou a povoar suas noites. Um rosto feminino do qual não tem memória de ter conhecido alguma vez em sua vida, mas que é quase um fantasma em sua mente, intrigando-a. Isso fez com que tivesse uma nova inspiração, uma nova história em sua mente. No entanto, sua inabilidade em responder os mistérios sobre seus sonhos acabaram incapacitando Luciana de achar um modo de continuar seu livro. Como se voltasse a estaca zero, ainda que tivesse avançado. O que a escritora não podia imaginar é que a ajuda enviada pela Editora na qual publica viria na forma de um rosto que agora conhece. Uma mulher, Bárbara, que possui a mesma aparência física de seus sonhos. E cujos laços serão mais profundos do que ela jamais imaginou que seriam.

Em Reescrevendo Sonhos somos apresentadas a história de Luciana, uma autora que passou por uma tragédia muito forte em sua vida e não consegue superá-la. Ela esta em tratamento com um psicólogo – que a ajuda muito e é seu único ‘amigo’ no momento – e esta sofrendo um terrível bloqueio: não consegue dar continuidade ao seu livro. 

“Por vezes, quando estava deitada sobre sua cama, Luciana apenas olhava para o escuro, para o nada que representava sua vida nos últimos tempos, e pensava sobre o que a trouxera até aquela irritante inércia que teimava em persegui-la.”

Bárbara, uma funcionária da Editora que publica o livro de Luciana, é escalada para ajudar a autora a superar seu bloqueio e, determinada como é, não desistirá de conseguir cumprir com seu dever de profissional. Bárbara também passou por um trauma recente: o término de seu noivado com um amigo de infância, mas ela esta bem, só não consegue encarar, ainda, os fantasmas do seu passado.

Luciana quer manter-se afastada da Editora, pois já não sabe mais o que fazer, ela não consegue escrever e ainda não conseguiu descobrir como resolver esse problema, então ela deixa de atender telefone e responder e-mail, até o dia em que Bárbara aparece em seu prédio e ela sente que não pode mais se esquivar, precisa enfrentar seu problema de frente, o que ela não poderia imaginar era que Bárbara é idêntica à ruiva que lhe atormenta os sonhos.

As duas, ruiva e morena, tornam-se amigas e Bárbara consegue ajudar a escritora a superar parte do bloqueio e escrever contos. Os encontros que elas têm fazem com que Luciana sinta-se cada vez melhor e que pode confiar em Bárbara e contar com ela em qualquer circunstância, mas Luciana passa a sentir algo além de amizade e não consegue reprimir isso, será que elas estariam prontas para entrar em um relacionamento?

Esse livro me tirou o folego diversas vezes. Precisei parar de ler para analisar o que se passava e tirar minhas conclusões. Foi o primeiro livro que li que aborda um tema homossexual e a Márcia conseguiu fazer isso de forma tão sutil que, quando percebi, estava torcendo loucamente para que a Bárbara e Luciana ficassem juntas sem me dar conta disso. Também gostei muito do suspense que gira em torno do que aconteceu com Luciana para que ela ficasse tão traumatizada e da explicação dada, no lugar dela eu ficaria pior.

As protagonistas estão passando por uma fase complicada em suas vidas, mas, nem por isso, deixam de ser engraçadas no momento certo. Enquanto lia, eu pude senti-las vivas em minha memória. Eu adoro ler livros que contam a história de um autor, pois isso me faz ficar emocionada e me sentir mais próxima daqueles que fazem a minha alegria.

“Os leitores às vezes menosprezam o poder que têm quando tomam uma obra na ponta de seus dedos e a consomem com afã, declarando depois as horas agradáveis que passaram na companhia daqueles personagens e suas histórias. Cada vez que um leitor afirma seu amor por uma história, é como se fosse capaz de pulsar nova vida através das veias do escritor.”

Esse livro me apresentou um mundo diferente daquele que estou acostuma, ele, definitivamente, me tirou da minha zona de conforto, mas, em momento algum, me arrependo de ter lido e mergulhado nessa história. Recomendo a todos, vocês irão suplicar por uma explicação para tudo e, quando ela vier, sentirão satisfação por ter lido e visto que o final não poderia ter sido melhor.

Informações adicionais:
Título: Reescrevendo Sonhos
Autora: Márcia Dantas
Editora: Novo Romance
Páginas: 175
Nota da Leitora: 4 estrelas


Cedido em parceria com a Editora Novo Romance e a Autora Márcia Dantas

2 comentários

  1. Olha eu não tenho costume de ler livros com esse tipo de assunto, mas eu acho interessante tudo que os autores abordam sobre isso, principalmente porque o nosso mundo infelizmente ainda sofre preconceitos. Eu sinceramente não ligo sabe, mas eu nunca li nada do gênero e tenho interesse de conhecer. A história por si só pelo que vc contou já me deixou bastante interessada e curiosa para saber o que acontece com essa moça, porque ela deve achar que tá ficando maluca rs
    Mas tipo, achei muito bacana a história que a autora desenvolveu.
    Estou bastante curiosa e espero que eu tenha a oportunidade de ler e gostar também.
    Vamos ver né? Acho que esses tipos de livros deveriam ser mais escritos, porque quem sabe assim as pessoas deixam um pouco o preconceito de lado, embora todos nós ainda temos um pouco, mas mesmo assim, somos todos iguais e humanos né? =]

    Enfim...Sucesso para autora e PARABÉNS pela obra!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Só pra avisar tá? A minha colunista nova fez sua postagem de estreia hoje. Venha dar uma olhadinha pra dar uma força pra ela =] Ficaria feliz com sua presença viu? Eu nunca peço porque eu acho chato ficar pedindo, mas dessa vez por motivo especial mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, querida, são tantos agradecimentos que nem sei por onde começar hahaha

    Obrigada por topar a parceria, pelo carinho e pela paciência no processo. E obrigada demais pelo texto, vc sabe como estou feliz. Aliás, estou feliz por termos feito essa parceria <3

    Bjos =*

    ResponderExcluir