[Resenha] A onda, Todd Strasser

A Onda, Todd Strasser, Galera Record - Compre


Durante a apresentação de um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, os alunos do último ano do Colégio Gordon questionam o professor, Ben Ross, como os alemães poderiam aceitar o que os nazistas defendiam e, mais, alegar, ao final, que não sabiam que pessoas estavam morrendo.

Ben Ross é um professor que sempre gostou de mostrar aos seus alunos as questões da história por experimento e o que poderia dar errado com ele ensinando um pouco de disciplina para os alunos? É por conta dessa ideia que surge 𝗔 𝗼𝗻𝗱𝗮.

Tenho fascinação por tudo que envolve a Segunda Guerra Mundial, porque acho que é muito importante lermos e discutirmos o tema para impedirmos que algo igual aconteça. Quando soube que esse livro existia e era baseado em fatos reais, quis ler imediatamente e foi aí que surgiu a ideia de ler com a Jess (@aequipenerd), que está estudando história.

⠀⠀

Comecei a leitura desse livro sabendo que não poderia dar certo a ideia do Ben e isso me acompanhou até as últimas páginas. Quando ele foi questionado pelos alunos sobre o porquê de os alemães terem aceitado tudo facilmente, os jovens não aceitam a resposta. Também, convenhamos, uma nação matar pessoas pelo simples fato delas serem o que são é assustador e é por esse motivo que o experimento nunca poderia dar certo.

Ben começa a trabalhar na sala de aula a disciplina. Ele exige que os jovens se sentem de forma correta, que levantem para responder e sempre usem a expressão “Sr. Ross” para fazê-lo. Num primeiro momento é tudo novidade, os jovens acham que é piada, mas começam a se esforçar para atenderem ao que o professor espera. Eis que para a surpresa de Ben, que imaginava ser algo de apenas uma aula ou parte dela, os jovens aderem ao movimento e o professo, num momento de euforia – e até de sede de poder – cria o movimento e o deixa ganhar espaço.

No entanto, como em muitas situações, temos pessoas que questionam a veracidade do que é defendido. Questionam a ideia de ter um pensamento em massa e os jovens perderem sua individualidade. Uma dessas jovens é a Laurie, diretora editorial do jornal da escola. Quando ela começa a questionar outros jovens, eles se viram contra ela, que sempre foi a queridinha dos professores e é aí que A onda sai dos trilhos, os jovens começam a julgar aqueles que não aderem ao movimento. Será que eles conseguirão entender as lições do professor? Entenderão o que é o pensamento em massa e como ele pode ser prejudicial?

O livro dá um “boom” em nossa cabeça. É impossível não se sentir assustado com a facilidade de como o pensamento em massa domina e como as pessoas aceitam que outros pensem por elas. Tem até um trecho que representa bem isso


“Estou dizendo – continuou o marido -, é impressionante como eles gostam bem mais quando a gente toma as decisões por eles.

- Claro, significa menos trabalho para eles. Não precisam pensar por conta própria (...)”

⠀⠀

Ainda que o livro tenha pontos extremamente positivos e que façam o leitor refletir, dois pontos me desagradaram um pouco ao longo da leitura, o primeiro foi um romance que acontece entre as páginas sendo, a meu ver, desnecessário e a outra foi o final. Senti que o livro terminou de uma forma abrupta. Ele dá uma solução para a questão, mas não trabalha o depois, que era algo que eu gostaria de ver.

⠀⠀

Esse foi o décimo – e último – livro do projeto #1livroacada7dias organizado pela @louca_porlivrosss e @dea.leitora.

⠀⠀

O que acham da proposta desse livro? Já pararam para pensar em como a SGM começou?

⠀⠀

4,4/5

2 comentários

  1. Oi, Bruna como vai? Eu particularmente gosto bastante de livros com essa temática, este aí eu não li. Contudo certamente me agradará. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna, na minha opinião eu não leria! Só de ler sua resenha e me aprofundar na sua resenha eu já descobri que este livro não é minha praia.
    Eu não conhecia este livro, acho que ando por fora dos lançamentos desta editora! :(

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir