[Resenha] Gritos no Silêncio, Angela Marsons


Título: Gritos no Silêncio
Autora: Angela Marsons
Editora: Autêntica | Selo: Gutenberg (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon

“Esse era o problema das viagens ao passado. Todas as memórias felizes levavam à tragédia e à perda. Razão pela qual não as visitava com tanta frequência.”

Gritos no Silêncio inicia com um prólogo de cair o queixo, apresentando cinco personagens selando um pacto, no qual confirmam que não irão contar nada do que está acontecendo aquela noite, que aquele segredo será ocultado naquela cova que estão fechando. Passam-se 10 anos, a história começa e é aqui que tudo acontece.

Dez anos após a o pacto selado, Teresa Wyatt, uma mulher que é, aparentemente, amada por todos, é assassinada. Tudo leva a crer que foi algo planejado, já que não existem provas do que aconteceu, pelo menos, é isso que Kim Stone, a detetive, acha. No entanto, no decorrer da investigação, pessoas que estavam ligadas ao passado de Teresa começam a ser assassinadas e tudo parece estar ligado, mas como? Nada faz sentido nessa investigação e os crimes parecem perfeitos.

Quanto mais Kim tenta descobrir sobre o que aconteceu no passado e como isso causou os acontecimentos do presente, mais ela vê seu passado vindo à tona e acredita que não vai chegar a lugar nenhum, mas a vida é uma caixinha de surpresa e os acontecimentos deste livro também.

Quando recebi esse livro, comecei a ler quase que imediatamente, porque ele tem uma sinopse bem intrigante e, bem, ele me surpreendeu em todos os sentidos possíveis, principalmente, porque não tenho o hábito de me surpreender com livros de suspense e não esperava muitas das coisas que aconteceram nesse livro.

O primeiro ponto impactante em Gritos no Silêncio foi o começo com o assassinato de Teresa e o nó que a autora fez na minha mente. Eu deduzia que tinha relação com o prólogo e o pacto que os personagens fazem no começo, mas não esperava que a trama fosse tão bem amarrada.


O segundo ponto impactante foi a forma como a Kim lidou com o caso. Ela claramente tem alguns traumas do passado e a autora soube trabalhar isso envolto na investigação com maestria. Foi extraordinário como o profissional e o pessoal foi misturado nesse livro e como não ficou cansativo, como em outros livros do gênero que usam da mesma artimanha. Nesse sentido, tenho que dizer que torci demais para que tudo fosse solucionado da melhor forma possível para todos.

Depois de um início conturbado e até um pouco desesperador, acompanhamos Kim descobrindo a existência de um orfanato que passou por um incêndio e fechou, funcionários desse local – incluindo a Teresa “morta” – e crianças que, hoje, são adultas. Foi muito interessante colher informações junto da Kim, criar possíveis culpados e tirá-los da lista e, mais ainda, ver como alguns acontecimentos da infância definem as pessoas na fase adulta.

Tenho que confessar que, apesar de ter me surpreendido bastante com o livro, uma questão foi bem previsível para mim, mas outra não e aqui residiu toda a mágica do livro: a autora deu pistas o tempo todo e eu não captei. Claro que quis me matar rs

Apesar de tantos elogios, tenho que confessar que a forma caricata dos detetives me incomodou um pouco. Eu gosto do estilo abordado pela autora: personagens fortes que acabam não ligando muito para a lei para solucionar o problema, mas acho que algumas coisas ficaram em excesso.

No mais, Gritos no Silêncio foi um livro que me prendeu desde o começo e um dos melhores livros de suspense que já li, vocês, que são fãs do gênero, precisam dar uma chance para ele.

Classificação:

9 comentários

  1. ja li algumas resenhas desse livro e parece ser muito bom, ouvi vários elogios mas tbm críticas quanto aos "excessos" igual vc falou
    eu fiquei com muita vontade de ler
    obrigada
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem?
    Fiquei surpresa com a sua resenha, pois foi a primeira que eu li desse livro. Olhando a capa não parece ser tão misterioso sim, me remete terror rs. Gostei de ler a resenha e já fiquei com vontade de ler.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro e, talvez, nem teria dado atenção a ele se não fosse sua resenha. Apesar de não ter o hábito de ler livros de suspense, acabei ficando curiosa para entender esse mistério todo.
    Adorei sua resenha e, mesmo você tendo algumas ressalvas, fiquei muito interessada e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, adoro quando isso acontece, de um autor dar dicas e nós leitores não enxergarmos nada.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    É uma pena que algumas coisas nos personagens tenha te incomodado um pouco. Mas fico feliz que, mesmo com ressalvas tenha sido uma leitura tão boa. Quero muito ler este livro e espero poder fazer isso em breve!

    ResponderExcluir
  6. Normalmente os livros do gênero que eu leio o autor não deixa pistas, então gostei de saber que nesse livro algumas são deixadas para o leitor. Espero que eu consiga captar, viu. hahahah Parece ser uma leitura fascinante, quero muito conferir.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna!
    Quando eu terminei de ler fiquei com a maior cara de tacho pensando por que não tinha reparado isso antes hahaha
    Eu também adorei a leitura, é um livro que a gente não querer largar até terminar de ler!!! Amei ler a tua resenha e saber o quanto você também gostou do livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Esse livro esta na minha lista estou bem curiosa e principalmente que esse gênero é um dos que eu gosto de ler pois tem investigação e eu gosto de acompanha dica anotada

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna, como vai? Eu nunca li nada sobre esse livro, nem sabia da sua existência mas, parecer ser uma obra muito legal e, amei a capa! Espero que quando eu realizar a leitura dele, também fique surpresa com as revelações e, adoro saber que tem várias pistas no decorrer do livro. Obrigada pela indicação, gostei muito da sua resenha.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir