[Resenha] Dias de despedida, Jeff Zentner


Título: Dias de despedida
Autor: Jeff Zentner
Editora: Companhia das Letras | Selo: Seguinte (cortesia)
Páginas: 392
Onde comprar: Amazon

“Fico pensando se as ações que tomamos e as palavras que dizemos são como pedrinhas jogadas num lago, causando reverberações que se espalham muito além do centro até finalmente se quebrarem na margem ou desaparecerem.”

Carver tinha uma vida relativamente boa, bons pais, uma irmã compreensiva e ótimos amigos. Estavam fazendo inúmeros planos dos próximos anos até que uma mensagem enviada no momento errado faz com que ele fique completamente sozinho e seja julgado por todos.

Enquanto estava trabalhando na livraria e aguardava seus amigos, uma impaciência tomou conta de Carver e, mesmo sabendo que Mars, um de seus melhores amigos, estava dirigindo, ele enviou uma mensagem “Cadê vocês? Me respondam.”, pois tinha certeza que ele responderia. O que ele não esperava era que essa mensagem causaria um acidente fatal que faria com que seus três amigos – Mars, Eli e Blake – morressem.

As coisas são ainda mais complicadas porque a polícia, investigando o acidente, descobriu a mensagem de Carver e notou que Mars estava tentando responder a mensagem quando colidiu com o caminhão. O pai de Mars, juiz Federick Edwards, acredita que Carver é responsável pelo acidente que o fez pender o filho e decide leva-lo a julgamento.

Carver está, agora, no velório do terceiro integrante da Trupe do Molho – como os meninos se denominavam – e é quando se aproxima de Jesmyn Holder, namorada de Eli. Eles têm muitas coisas em comum e acabam se ajudando. No entanto, as coisas são sempre mais complicadas do que esperamos, não é? Carver está na iminência de ser indiciado, seus pais precisam contratar um advogado muito caro, ele não é bem recebido na escola e, pior, começa a ter crises de pânico. Ele conseguirá seguir em frente?

“Penso se teria preferido que houvesse algo fisicamente errado comigo. Algo que desse para curar com uma atadura. Dar pontos. Extirpar. Minha mente é a única que me torna especial. Não posso me dar ao luxo de perde-la.”

Que livro! Sinceramente, ainda não tenho palavras para descrever como me senti ao ler esse livro e como ele me fez passar por momentos de quentinho no coração e extrema tristeza. O Carver é o narrador da história e acompanhar tudo pelos seus olhos – a culpa, o sofrimento, o julgamento dos outros – é doloroso demais. Ao mesmo tempo que me senti assim, reviver as lembranças da Trupe do Molho e tudo o que esses quatro amigos aprenderam juntos, me senti contente por ele ter vivido coisas que jamais imaginei viver.

Os personagens são incríveis. Eu sei que, quando amo um livro tenho o hábito de falar isso, mas eu me apaixonei por todos eles, por ver como eles foram reais, com atitudes corretas e errôneas, com sentimentos verdadeiros e críveis e que nos faz torcer para que tudo dê certo. E acredito que aqui é o ponto alto do livro: Nós, assim como Carver, sabemos que foi errado ele ter enviado a mensagem para o amigo sabendo que estava dirigindo, mas outras questões são importantes. É correto o Mars ter pego o celular para responder? Não. Se o motorista do caminhão, no qual o carro bateu, estivesse mais atento poderia ter evitado o acidente? Não sabemos. Felizmente esses questionamentos foram bem trabalhados. O autor nos fez ver o lado de Carver e o lado da família dos três amigos que faleceram.


Agora, muitos devem se perguntar o que significa o título, Dias de despedida. Eu tinha pensado, num primeiro momento, que o livro teria um teor fantástico onde Carver tivesse a oportunidade de reviver dias de despedida com seus amigos até eles morrerem, quase como uma segunda chance, mas o livro não tem nenhum teor fantástico e o título se deve ao fato de Carver reviver com a família de seus amigos um dia fazendo o que eles gostavam de fazer e se despedindo deles.

O primeiro Dia de despedida é com vovó Betsy, avó de Blake, e foi doloroso. Eu fiquei com o coração na mão quando eles ficaram um dia juntos e fizeram o que Blake tanto gostava. Eu chorei igual um bebê e, ainda agora vários dias após ter terminado o livro, choro ao relembrar o que aconteceu. Com os outros familiares, vocês vão precisar ler para ver se vai acontecer.

Carver também precisa lidar com a possibilidade de responder um processo judicial e com sessões de terapia para superar tudo o que aconteceu. A mistura disso tudo no livro, apesar de parecer confusa, mas foi o que tornou a história tão real, tão tocante e tão palpável.

Apesar de ter amado tudo nesse livro, tudo mesmo. O que mais gostei foi a forma singela e real como o Jeff Zentner trabalhou a morte. Muitos autores trabalham o tema, mas poucos têm tanta sensibilidade para tanto.

“Há vida por toda parte. Pulsando, zunindo. Uma grande roda que gira. Uma luz que se apaga aqui, outra que a substitui ali. Sempre morrendo. Sempre vivendo. Sobrevivemos até não sobrevivermos mais.”

Desculpem se essa resenha ficou confusa ou cansativa, mas não encontrei palavras para expressar como me senti. Esse livro tocou meu coração de uma forma inimaginável e, tenho certeza, se vocês derem uma oportunidade para esse livro, vocês serão tocados da mesma forma.

Classificação:

11 comentários

  1. Oi, Bruna
    Eu recebi o livro com a editora mas até hoje não li porque ao mesmo tempo que via resenhas muito boas sobre a obra, também vi que o tom que ele usa na narrativa é muito dramático e eu não estou preparado psicologicamente para uma tensão emocional assim por agora.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru! Eu tenho esse livro aqui e juro que nem imaginava do que se tratava! Lidar com o luto ou perdas num geral é sempre muito duro, e ler sobre isso é como entrar na vida do personagem e sentir o que ele está sentindo e narrando. Nessa caso a perda não é unica o que torna tudo mais pesado, e complicado, por que você mal sabe como lidar com seus sentimentos, e quem dirá os de outras pessoas.. Agora tenho um pouco de receio pra ler porque eu sou bem chorona, imagino que vou, como você chorar feito um bebê doente! Obrigada pela resenha sincera, e vou colocar ele na lista, mas não garanto nada!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja uma história bastante intensa, ainda mais pelo carga pesada que o protagonista terá que carregar nas costas. Tenho certeza que de uma forma ou outra ele se colocaria na postura de culpado, mas sendo acusado tão diretamente pelo pai de um dos melhores amigos com certeza torna tudo ainda pior. Fiquei muito instigado a conhecer o livro e me emocionar com tudo que a autora tem reservado.
    Ótima sugestão!
    Abraços! ��

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?

    Estou com esse livro na estante e confesso que não estava muita animada para ler, mas a sua resenha me despertou muito a vontade de iniciar a leitura neste momento. Adoro quando a narrativa consegue mexer com os nossos sentimentos e nos trazer vários questionamentos. Fiquei querendo sentir essa culpa e julgamento que o personagem vai receber. Como você falou, a culpa não é exclusivamente dele, tem vários "e se" e "poréns" nessa história. Quero muito ler esta cena com a avó, provavelmente irei me dilacerar em vários pedacinhos. Amei a sua resenha e vou colocar na minha lista de leituras desse mês.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    É dificil mesmo resenhar um livro que a gente gosta tanto. Nunca sabemos como colocar em palavras o que sentimos. Prefiro fazer resenhas negativas hahah
    Meu Deus, já pensou você perder seus três amigos no mesmo acidente e ainda achar que pode ser o culpado pelo acidente... Nossa, que dor.
    Não sei se conseguiria encarar essa leitura no momento que estou da vida. Seria muito doloroso pra mim, ia chorar loucamente igual você T_T
    Sua resenha não ficou confusa de maneira nenhuma, deu pra entender que o livro foi incrível para você e assim que eu tiver a oportunidade e estiver preparada vou aproveitar muito essa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bruna

    Ja sei que vou chorar lendo esse livro, essa temática sempre me aperta o coração. Eu imaginava que Dias de Despedida seria algo como ele relembrando os amigos, "deixando ir" como dizem.
    Deve ser lindo, mas deve ser doloroso acompanhar a jornada do Carver tendo que lidar com todas as fases da dor, do luto e da culpa, esse remorso que remói ele com certeza. Acho que ia ficar sofrendo junto com ele na mesma intensidade.
    Eu quero fazer essa leitura, mas na hora certa, quando estiver com tempo livre pra ler e refletir, porque acho que esse é o tipo de história que nos faz repensar em várias coisas então é gostoso poder ler sem pressa, pra entender à fundo cada momento.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro em casa, mas não acho que eu conseguiria ler, porque mexeria demais comigo. Um dia, porém, quem sabe? Mas acho que a culpa é mais do amigo que estava dirigindo. Ninguém força ele a responder enquanto estava dirigindo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li esse livro e acho muito difícil falar sobre livros que centralizam o luto e a dor dos personagens, mas é algo também que todos nós estamos sujeitos enquanto vivemos. Em muitos momentos fiquei com pena do Carver, mas o dia de despedida com a vovó Betsy foi emocionante e vi como o ponto alto do livro.
    Refleti sobre diversos temas enquanto fazia a leitura e acho que vale a pena ler esse livro para ter mais empatia, tentar compreender os personagens.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Tenho lido muitos comentários bons a respeito desse livro e uma amiga, que tem o gosto literário muito parecido com o meu, me indicou ele e estou aqui doida para começar.
    A história aborda um tema bem forte e acredito que vou me emocionar bastante enquanto leio. Livros com essa carga intensa de emoções sempre mexem MUITO comigo, sabe? Acho que é por isso que estou adiando tanto a leitura.
    Fico feliz que tenha gostado. Sua resenha ficou show, amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Bru, tudo bem?
    Nunca tinha dado chance a nenhuma resenha ou dica de leitura desse livro, pois o título me remete a algo triste e confesso que só curto histórias felizes. Lendo sua resenha notei que esse enredo vai muito além disso. Que na verdade é uma história que nos envolve, toca e emociona. Sua resenha me deixou tão curiosa que decidi dar uma chance a essa leitura e espero termina-la tão emocionada quanto você.
    Parabéns pela resenha e obrigada por dividir conosco suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. nossa, Bruna... imagino que foi uma leitura de extrema sensibilidade pra ter te tocado tanto... eu confesso que ando evitando leituras pesadas com temáticas do tipo ultimamente... mas não duvido que seja um livro que emocione e nos baqueie...
    bjs

    ResponderExcluir