[Resenha] Acima de tudo, Vânlia Lara


Título: Acima de tudo
Autora: Vânia Lara
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 340
Onde comprar: Amazon

"Foi aqui, onde cheguei há alguns meses, com minhas malas cheias e um coração vazio."

Evelyn é uma moça que já passou por muitas coisas na vida, mas a pior delas, e mais recente, é a perda de uma pessoa que ela amava mais que tudo e que lhe dá a certeza de que ela jamais conseguirá se recuperar e seguir em frente.

É com o coração cheio de esperança que Evelyn decide recomeçar em uma cidade do interior morando com sua melhor amiga, Laura, seu noivo, Romeu, e mais uma pessoa que ela não sabe quem é.

Chegar na cidade de Borópolis se mostra complicada, sua amiga não está lá para pegá-la e ela tem o desprazer de conhecer um jovem rapaz, extremamente mulherengo, diga-se de passagem, que a trata de uma forma que ela detesta; Jim. Felizmente, Evy conhece um casal muito simpático, Celeste e Gonçalves, que a ajuda até chegar na casa de Laura.

Sua amiga fica extremamente feliz por vê-la, mas curiosa para entender como ela chegou ao apartamento, já que o colega de quarto dela estava no bar lhe esperando e eles não chegaram juntos. Sim, meu caro leitor, Jim é o terceiro morador do apartamento e, pior, colega de quarto de Evy.

A tensão sexual entre os dois é palpável e Laura torce para que a amiga reencontre alguém e tente ser feliz, mas, em meio a diversos dramas do passado, um presente conturbado e um futuro que não parece existir, como Evy poderia se entregar a uma paixão?

A primeira coisa que preciso falar sobre esse livro é que ele tem uma edição linda. A Coerência tomou muito cuidado com a produção e revisão desse livro e ficou incrível. Não tenho o hábito de elogiar ou babar por edições, mas essa me conquistou.

Agora, voltando à história, o livro começa contando um pouco do que aconteceu meses antes de Evy chegar à Borópolis e como ela está destruída. E, infelizmente, logo nas primeiras páginas descobri o que a tinha destruído, por conta disso, o suspense que a autora criou em cima disso não funcionou para mim, mas, além da previsibilidade da história, o que mais me atrapalhou nesse livro – e atrasou as outras leituras – foi a protagonista. Eu não consegui gostar da Evy, em momento algum.


A Evy é uma personagem destruída e, ok, ela passou por situações ruins – de verdade! – mas a inconstância dela me incomodou. Em algumas páginas ela era uma mulher empoderada flertando com Jim em outras era infantil e tinha atitudes de crianças de 5 anos. O Jim também teve um temperamento que oscilou muito entre maduro/imaturo, mas ele apresentou algo que me conquistou: o humor. Ele faz piadas inteligentes e tem sempre algo para falar. Quando ele começa a se apaixonar, de fato, pela Evy começa a ficar mais chatinho, mas não menos encantador.

A Laura e o Romeu são dois personagens coadjuvantes, que funcionam bem juntos. Claramente são feitos um para o outro e torcemos para que tudo dê ainda mais certo para eles. Já Celeste e Gonçalves foram amorzinho demais. Sabe aquela senhorinha e senhorzinho que você gostaria de guardar num potinho? Me senti assim com eles.

O desenrolar da história, como disse, foi previsível, mas isso não seria um ponto negativo, pode até ser positivo para alguns leitores. No entanto, a autora foi inserindo acontecimentos polêmicos na trama e não os desenvolveu, então, acabamos tendo páginas e mais páginas dos protagonistas refletindo sobre como se gostavam, porque não estavam juntos, como queriam ficar juntos e etc. Acho que a autora poderia ter trabalhado esses temas polêmicos com mais profundidade e trabalhado menos os desejos dos personagens.

Enfim, como vocês devem ter percebido, o livro não funcionou para mim. Tive alguns problemas com essa história e personagens, mas, tenho que destacar que a escrita da Vânia é um ponto muito positivo. Ela escreve com desenvoltura e clareza. Além disso, Acima de tudo tem agradado muitos leitores, então, sugiro que vocês façam essa leitura e descubram o que vão achar desse livro e personagens.


Classificação:

13 comentários

  1. Oi, Bruna! :D
    Que coisa mais linda essa capa! Fazia um tempo que eu não via uma capa tão fofa! Devo dizer que este não é meu gênero literário favorito, mas com uma dose de comédia acho que eu acabaria me rendendo a essa leitura. Gosto muito de personagens engraçadinhos como o Jim parece ser. É uma pena que você não tenha gostado tanto da Evy, também não costumo gostar de personagens muito inconstantes. Obrigada por me apresentar esta obra, eu ainda não conhecia. Seu texto é ótimo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna.

    Eu já havia visto a capa do livro, que por sinal me encantou bastante, mas é a primeira resenha que leio.
    É horrível quando não nos conectamos com os personagens principais, ainda mais quando eles se mostram imaturos, sendo que deveria ser ao contrário.
    Fiquei curiosa para saber o que a personagem passou para desejar mudar de cidade, mas tenho um palpite. Irei anotar a dica de livro, espero gostar e ter uma visão diferenciada, uma pena não ter funcionado para você!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, você é muito ligada nas narrativas, sempre saca de primeira qualquer mistério haha eu sou paspalhona e demora a pegar essas dicas, então quase nunca é um problema, mas entendo como solucionar a sacada logo no inicio pode comprometer a sua relação com o enredo, o que é uma pena. Realmente essa é uma edição linda demais, e a paleta de cores escolhida é sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru! Nossa, que pena que a leitura não fluiu! Tão ruim quando isso acontece, não é! E a premissa parecia prometer, uma menina que se muda e precisa se reencontrar depois de uma tragédia.. Uma pena mesmo.. Achei a capa muito lindinha.. Enfim, agradeço pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. É uma bosta quando o personagem principal não nos conquista. Parece que o livro se arrasta e que em vez de ter só 200 páginas o livro passa ater 400. Teve um livro que eu sofri bastante com o personagem principal, mas só que me fez mudar foi por causa dos secundários, eles conquistaram o meu coração!

    Realmente a capa desse livro esta apaixonante, foi uma bela escolha da editora. Fiquei bem curiosa para ler ele, já que tem muitos livros que as pessoas não gostam e eu curto demais e vice e versa.

    Um grande beijo e boa sorte na próxima leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    É duro lidar com o luto, pois ele surge de maneiras inesperadas, imagina perder alguém que tanto se ama? Deve ser devastador. Enfim, por essa capa alegre nunca passaria pela minha cabeça que a trama seguiria esse rumo, o bom é que o romance pelo visto aliviará o clima pesado.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Bruna, tudo bem? Resenha ótima! E adorei a foto que tirou da edição, que parece mesmo ser muito bonita e caprichada. Não sei se leria o livro, pois acho que iria me irritar e não me agradar muito dos mesmos pontos que você citou, principalmente a imaturidade nos protagonistas e a abordagem menos aprofundada nos temas mais pesados... Vou passar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A capa desse livro é muito lindinha, mas fora isso fiquei com a sensação de que o enredo em si não é daqueles apaixonantes. Eu claramente teria uma certa antipatia pela protagonista, de repente se tivesse sido trabalhado melhor a evolução dela ao longo da drama, teria me agradado.
    Mesmo a autora tendo trazido bons temas que acho legais e ainda por cima deixam a história com uma dose de drama, ainda sim, não me senti conquistada a ponto de querer embarcar nessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito animada com ele, sabe? Eu acredito que também não iria gostar muito de Evy. Também não gostei de saber que o desenrolar é previsível e que alguns acontecimentos são inseridos na trama, mas não desenvolvidos. Enfim, eu passo a dica de hoje.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    As edições da coerência então cada vez mais lindas, e essa não podia ser diferente né?
    Apesar de linda, não me interessei desde a primeira vez que vi o livro, já o conhecia, e saber que a leitura não funcionou pra vc, que não te cativou me deixou mais com pé atras, infelizmente.
    Adorei sua resenha e a sinceridade.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi Bru,

    Estou tão cansada desses enredos, parece que o pessoal perdeu toda a criatividade. O livro não me despertou vontade, principalmente porque parece que inconstância da personagem não é algo bem trabalhada no livro. Parabéns pela resenha, não é um livro que eu leria agora, mas quem sabe algum dia!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas nunca fiquei com um pé atrás sobre a história porque a outra resenha que li, a leitora fez mil elogios. E lendo a sua resenha vi o outro lido que não me mostraram do livro. Bom, todas nós já lemos livros com esse enredo e premissa, e isso não é novidade para ninguém. Mas achei que dessa vez a história me passou algo maçante...
    Desde a primeira vez que li algo sobre a obra, já não tinha me apaixonado pela obra. Mas quem sabe futuramente eu leia algo da autora.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Bati o olho na capa e pensei: que coisa fofa!!!! Mas que pena que a história não fluiu pra você porque acho que não fluiria pra mim também. Confio na sua opinião, mas confesso, meu lado consumista desejou ter essa capa na estante!!!
    beijos

    ResponderExcluir