[Resenha] Sob águas escuras, Robert Bryndza - Detetive Erika Foster #3


Título: Sob águas escuras
Autor: Robert Bryndza
Série: Detetive Erika Foster #3
Editora: Autêntica | Selo: Gutenberg (cortesia)
Páginas: 322
Onde comprar: Amazon

“Quando se vive uma mentira, ela fica tão enraizada que você quase acredita mesmo que ela é verdade.”

A Detetive Erika Foster não trabalha mais desvendando crimes complexos, hoje, ela trabalha numa divisão de narcóticos e está em um lago artificial seguindo uma pista valiosa. Acontece que, além do que esperava encontrar – um saco com heroína – sua equipe encontra um outro pacote com o esqueleto de uma criança.

Quando começam a investigar e tentar descobrir a quem pertence os restos mortais, o legista acaba descobrindo que pertence à Jessica Collins, uma criança desaparecida há 26 anos e que foi alvo da cobertura da mídia, mas que nunca teve o caso solucionado por falta de provas.


Erika, apesar de ter encontrado os restos mortais de Jessica não é a Detetive responsável, mas, claro, ela não se deixa abater e faz o possível – e impossível – para ganhar o caso, o que acaba acontecendo.

Conforme Erika vai investigando o caso, ela descobre que a detetive original do caso, Amanda Baker, está viva e acredita que ela pode ajuda-la. Infelizmente, a mulher, após fracassar na busca por Jessica, está derrotada, vive bebendo e usando drogas. Ela também não parece estar muito disposta a ajudar, até que ela decide que descobrirá tudo sozinha e começa uma investigação paralela à da polícia. No meio disso tudo, temos a complexa família Collins. Cada membro tem uma característica que o torna peculiar.  

Com muitos mistérios e uma investigação que tem tudo para dar certo, Sob águas escuras nos leva a conhecer o que o ser humano é capaz de fazer e nos deixa instigados para conhecer a verdade por trás de todo esse mistério.


O primeiro livro que li do autor – A garota no gelo – foi um livro que me agradou por conta da narrativa e da construção dos personagens. Felizmente encontrei o mesmo nesse terceiro volume deixando a desejar, apenas, com relação ao final simplório.

Erika está muito mais madura, senti que nesse volume ela conseguiu aceitar um pouco melhor a perda do marido e está tentando seguir em frente, à sua maneira. Também temos a participação da Detetive Moz e do Detetive Peterson, que ganharam um destaque maior nessa obra e o autor soube explorar isso. Já a Amanda Baker foi uma personagem que não consegui aceitar. Tudo bem que ela sofreu por não ter resolvido o caso, tudo bem que deve ter sido péssimo, mas as escolhas e atitudes dela foram inaceitáveis para mim.

Temos a inserção da irmã de Erika e de seus sobrinhos. Eles aparecem num momento que, digamos, fiquei incomodada, mas ela trouxe um ar diferente ao livro e uma certa leveza também. A família Collins foi complicada. Não consegui simpatizar com a mãe de Jessica, achei ela forçada e muito agressiva, mas me encantei com o pai e o irmão, eles são uns queridos. Já a irmã me deu raiva desde quando apareceu, ô personagem que não engoli! Existem outros personagens importantes na trama, que foram bem construídos. Não vou citar nomes ou posições, pois poderia ser spoiler.

Conforme a Erika foi investigando o crime, me senti cética de que ele seria solucionado. Há 26 anos não existia câmera, a menina sumiu na rua de casa, quando tinha saído para ir visitar uma amiguinha, nenhum vizinho tinha visto nada, os familiares tinham álibi e nada parecia ser uma pista de verdade. Era possível suspeitar de todos e de ninguém ao mesmo tempo e isso me agradou muito. Eu pensei que o livro seria totalmente surpreendente e nada previsível, mas me decepcionei com o final simplório que o Robert deu para essa trama.

O final foi plausível e explicou tudo o que aconteceu? Sim. Mas a capacidade de investigação da Erika não foi bem trabalhada, o suspense que o autor havia criado caiu por terra quando tudo se encaixou e não consegui entender o motivo de o crime ter demorado tanto para ser solucionado.

Apesar de o livro não ter me agradado, sua leitura foi eletrizante e ele contém personagens bem construídos. É uma leitura que recomendo para todos que gostam de suspense, mas que acho que não vai surpreender ninguém. Estou bem curiosa para ler o segundo volume – Uma sombra na escuridão. E, vocês, gostam de suspense? Ficaram interessados em ler esse livro?

Classificação:

9 comentários

  1. Olá Bruna!
    Já ouvi falar muito bem desse livro,que pena que você não curtiu :( Tenho muita vontade de ler ele porquê AMO suspense.
    Gostei muito do seu blog!
    Que tal você passar lá no meu blog também? ;)

    https://blogoutonoliterario.blogspot.com/

    Ficarei muito grata!!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaah que livro legal!!!! Não tinha ouvido falar, mas adorei a temática, amo livros com detetives e ainda mais uma mulher, sensacional! Já quero ler!

    Amei as fotos.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, li a sua resenha sobre o outro livro e fiquei animada por culpa dela! Hahaha uma pena que o final não tenha te conquistado, parece que tudo foi muito superficial, né? Espero que seja só um pequeno probleminha dessa obra em especial e não da escrita do autor como um todo. Em todo caso, a dica ainda é bastante válida.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doida para ler essa série, estou começando a gostar de suspense adora e esses me agradaram bastante. Uma pena não ter gostado tanto da leitura.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  5. Não li nada desse autor, mas leio muitos posts de gente comentando suas obras de maneira bem positiva. Fiquei um pouco curiosa, apesar do que você disse de o crime ter aparentemente uma solução óbvia, já que não dá para acreditar que não foi solucionado antes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna.

    Estou louca de vontade de conferir as aventuras da detetive Erika, porém ainda não tive a chance de ler o primeiro livro da série. com a sua resenha, minha curiosidade aumentou, por isso não vou ficar adiando a leitura do primeiro e vou tentar adquirir este logo para saciar minha curiosidade. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A tempos não leio suspense, mas tenho visto os livros desse autor sempre nas redes sociais.
    Que pena que esse terceiro não te agradou tanto quanto os anteriores. Faz parte né!? O importante foi que vc leu e formulou sua opinão. Valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o autor, já li todos os livros e gosto demais de todos eles. Entendi os pontos que não te agradaram, apesar de discordar de alguns deles... Pelas coisas que você disse, acho que Uma sombra na escuridão vai te surpreender!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna, eu realmente sou louca por um suspense. Apesar da possibilidade de ter a mesma opinião que você teve após ler o livro, eu só vou saber depois que terminar de ler. Obrigada pela Dica!

    ResponderExcluir