[Resenha] Juntos para sempre, W. Bruce Cameron - Quatro vidas de um cachorro #2


Título: Juntos para sempre
Autor: W. Bruce Cameron
Série: Quatro vidas de um cachorro #2
Editora: HarperCollins Brasil (cortesia)
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon

"Eu era um cão que amava muitas pessoas — era o que fazia de mim um cachorro bonzinho."

Juntos para sempre é a continuação de Quatro Vidas de um cachorro, um livro best-seller que foi adaptado para o cinema, e nos apresenta à história de Amigão que é, agora, um cão velho que sente que cumpriu seu objetivo.

Ele vive com Hannah e, digamos, apenas espera o dia em que irá para sempre, mas tudo mudando quando Gloria, uma aspirante a cantora, chega na fazenda onde Hannah vive com sua filha Clarity e Amigão percebe que a mãe não liga e tampouco cuida da filha.

Após salvar a bebê Clarity de inúmeras situações perigosas, Amigão percebe que uma nova jornada se iniciará e que ele precisa amar e proteger Clarity da forma incondicional que apenas um cachorro pode fazer.

Que livro emocionante, meu Deus. Não li o primeiro livro, tampouco assisti ao filme por conta de toda a repercussão que teve com relação aos maus tratos do cachorro que atuava nele, e isso não foi um problema para ler Juntos para sempre, pois há uma espécie de resumo sobre o que acontece no primeiro livro e com Amigão.

Assim que comecei a ler o livro, percebi que ele me faria chorar, em primeiro lugar por ter sido escrito da perspectiva de um cachorro e, em segundo, por retratar uma história de amor incondicional com bastante simplicidade e de uma forma envolvente.

O livro começa com Amigão se apresentando e contando como sente falta de Ethan, seu ex-dono que não está mais entre eles. Ele retrata o quanto sente falta dele e como sabe que, em breve, entrará em um sono profundo e não acordaria mais – sim, eu chorei na primeira página!

“Hannah me deu muitos petiscos especiais e eu tirei muitos cochilos. Eu sabia que estava ficando velho porque meus músculos normalmente ficavam tensos e minha visão estava um pouco falha, mas eu me sentia muito feliz. Adorava o cheio das folhas que ficavam secas depois de cair, e o perfume seco das folhes de Hannah que murchavam nos ramos.”

Logo após isso ele fala sobre a falta de atenção de Gloria para Clarity e como ele precisa salvar a bebê que caiu no lago, mas como é, ao mesmo tempo, retratado como um cão malvado. Ele não entende, pois ele salvou a bebê, como pode ser mal? Clarity, mesmo sendo bebezinha, percebe que Amigão será seu amigo e começa a se apegar com ele, mas, por problemas familiares, precisa ir embora e fica longe do cachorro.

Após alguns anos, Amigão reencontra Clarity, ou CJ como gosta de ser chamada agora, e percebe como ela é uma adolescente problemática. A mãe continua não se importando com ela, Clarity tem poucos amigos, um namorado ruim e, pior, problemas que envolvem alimentação. Amigão será, então, o melhor amigo de Clarity.

Os personagens foram muito interessantes e bem construídos. É muito interessante ver como um cachorrinho poderia nos ver e, ao mesmo tempo, como eles são extremamente inteligentes e preocupados com o próximo.

Não sei se, em algum momento, conseguiremos entrar na mente de um cão para ver como eles se sentem, mas vou sempre guardar essa história no coração, pois acho que ela retratou o amor de uma forma mágica e inimaginável.


Ao longo do livro senti meu coração vir à boca em várias situações, chorei em algumas e sorri em outras, mas, o melhor, foi ter terminado o livro com o coração quentinho e amando ainda mais meus cachorros.

Juntos para sempre foi uma leitura com um misto de emoções que eu não imaginava que teria e que me agradou em todos os sentidos imagináveis. Esse livro é perfeito em todos os sentidos e todos os apaixonados por cães precisam lê-lo.

Classificação:

17 comentários

  1. Ahhhh eu não consegui ler o primeiro. Não gosto de livros com animas pq eu sei que vou chorar, me emocionar e ficar com aquilo na cabeça hahahaha.. Mas achei essa capa tão fofa, tão amor *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,não li o primeiro livro, nem esse, muito menos assisti ao filme... Mas as histórias envolvendo cachorros chegam com sucesso e já chorei muito em PRA SEMPRE AO SEU LADO por exemplo... Agora que tenho 3 🐶 🐶 🐶 , apesar de serem totalmente responsabilidade de meu esposo, a gente convive, se apega e passa a amar muito... Sei bem como é. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, acabei não lendo o primeiro livro nem vendo o filme pelos mesmos motivos, toda aquela polêmica e o video do cachorro na piscina acabou comigo de um jeito que dói lembrar, ainda assim, fico feliz em ver como a obra te emocionou, bichinhos sempre fazem isso conosco né? Impossivel resistir hahh. Vou repensar a respeito e quem sabe eu não leia também.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ahh eu morro com esse tipo de livro. Não consigo ler ou até assistir filmes com bichinhos. Só de pensar neles sofrendo qualquer coisa, até mesmo saudades já me arrasa.
    Tenho dois cachorros e ver que chamam de Amigão me deu uma risada gostosa, pois chamo muito o Zac (meu cachorro) de forma carinhosa como Amigão.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, eu comprei este livro ainda na pré venda, mas não tive a oportunidade de ler. Tenho certeza que vou me emocionar muito. E leia o primeiro, é maravilhoso, no filme eles mudaram bastante coisa, mas o livro é incrível. Agora vou ler um que conta só a vida da Ellie, a cachorra pastor alemão.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi bruna, não sou muito chegada em enredos de animais, talvez por isso o livro não tenha me interessado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna. Que resenha mais linda! Eu estou curiosa com esse livro há algum tempo e acredito que a leitura seja muito emocionante. Eu tenho um pouco de receio de ler livros com animais, sofro muito quando eles sofrem e não aguento hahaha mas tem uns que me atraem tanto que preciso ler, é o caso desse.

    ResponderExcluir
  8. Só pela sua resenha já me senti tocada pela história. Bom saber que não precisa ter lido o primeiro pra ler esse. Amei conferir sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gente, esse livro parece ser a coisa mais fofa da vida! Um livro narrado por um cachorro? Gente, sem duvidas eu choraria. Só pela sua resenha eu já teria certeza que iria chorar e terminar amando demais o livro, espero conseguir ler (e preparar meu coração!).

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu não conheço Quatro Vidas de um cachorro, então, vou começar por ele para depois ler Juntos para sempre, amei a proposta e espero sorrir e chorar como você.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu não li nada com cachorros mais tenho muita vontade e eu fiquei curiosa com esse livro. Vou anotar a dica para ler em um futuro próximo

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, sua linda, tudo bem?
    Acho que é muito difícil não nos emocionarmos quando as histórias possuem um lindo cãozinho como esse. E se você já estava chorando na primeira página, já vi que eu uma manteiga derretida iria me acabar com esse livro. P.S. Não sabia dessa polêmica, joguei no google e fiquei muito, mas muito triste com as imagens que eu vi. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, que resenha mais deliciosa de ler! Consegui captar emoção e alegria. Eu sou uma molenga com livros com cachorros, pois normalmente eles ganham meu coração e fico pensando que às vezes algumas pessoas não são tão fiéis como eles são.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ah com toda certeza eu iria me emocionar. Achei divertido ser do ponto de vista do cachorro, parece ter ficado mais original.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  15. São duas histórias lindas pelo que vejo nas redes sociais, porém ainda não tive oportunidade de ler. O fato de ser a perspectiva do cachorro, deve ser uma particularidade bem interessante.
    Amei tua resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Estou para ler esse livro, mas com a ressaca não me deixando tenho adiado um pouco haha adorei a resenha e com certeza também irei me emocionar bastante <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, aaaah que resenha mais gostosa de ler, e o livro nao fica atrás ♡ Eu nao sabia nada sobre o livro mas fiquei bem interessada para acompanhar a hidtoria do Amigão.. parece ser uma leitura bem emocionante e ainda fala sobre amor de doguinhos.. como não querer amar o livro haha... amei a indicação, obrigada!

    Beijos,

    ResponderExcluir