[Resenha] Em pedaços, Lauren Layne - Recomeços #1


Título: Em pedaços
Autora: Lauren Layne
Série: Recomeços #1
Editora: Companhia das Letras | Selo: Paralela (cortesia)
Páginas: 248
Onde comprar: Amazon

“Porque se meu pai descobrir como estou morto por dentro, não vai se contentar em contratar cuidadores para manter as aparências. Vai me internar em algum hospício onde os copos são de papel e os talheres são de plástico.”

Olivia Middleton tem tudo o que deseja aos seus pés, é rica, linda, inteligente e caridosa, mas isso é o que as pessoas pensam, porque, por dentro, ela guarda um segredo terrível que a afastou das únicas pessoas que realmente importavam para ela.

Não aguentando mais viver essa mentira e determinada a esquecer o passado, Olivia deixa Manhattan e vai trabalhar no Maine cuidando de um veterano de guerra, Paul Langdon. Diferente do que nossa protagonista poderia imaginar, Paul não é velho, ao contrário, ele é um jovem, pouco mais velho que ela, extremamente atraente e arredio.

Quando se encontram, é como se o mundo dos dois entrasse em colapso e eles sentem uma tração irresistível, mas são duas pessoas destruídas, cada um à sua maneira, que precisarão se reencontrar e remontar seus pedaços.

“Só que eu subestimei o efeito que a solidão teria em mim. Estava com tanta pressa de escapar do mundo que nem parei para pensar que muitas vezes a fuga anda de mãos dadas com a solidão.”

Esse não foi o primeiro contato que tive com a escrita da autora, uma vez que já tinha lido Mais que amigos e tinha gostado muito da sua escrita, mas esse livro me surpreendeu e me deixou extremamente envolvida como esses personagens tocaram meu coração.

Em pedaços é uma recontagem de A Bela e a Fera e contém cenas adultas. E, apesar de esse livro ter me agradado no que tange aos personagens, preciso dizer que ele é bastante previsível, então, nós já sabemos o que vai acontecer antes de começar a ler. Não pensem, no entanto, que isso torna a leitura menos envolvente, isso só serve como alerta para pessoas que não gostam de clichês.


Os personagens, como disse, tocaram meu coração. A Olivia foi uma personagem que me deixou curiosa para entender o que havia acontecido com ela e como ela poderia se reconstruir, mas que, apesar de todo esse drama do passado, está empenhada em animar Paul e espera que ele melhore de verdade, mesmo não tendo a menor noção do que está fazendo. Conforme ela vai se curando, vai mostrando a pessoa alegre e confiante que era.

Já com Paul a situação foi um pouco mais complicada, pois, sabendo que ele é um veterano de guerra, imaginamos que algo muito grave aconteceu, mas fiquei bem tocada quando vi o que, de fato, havia acontecido. Como esperado – e para representar bem A Fera – ele é amargurado e tem vergonha de quem é, mas não deixa de ser humano. Ele ajuda as pessoas ao seu redor e, por mais que não queira, depende do pai para que isso aconteça e aqui está seu ponto fraco.

O pai de Paul não quer que seu filho seja um eterno recluso, ele espera que os cuidadores o ajudem e a Olivia é sua última esperança. Ele meio que obriga o filho a aceita-la e isso me irritou um pouco no começo, pois funciona como uma espécie de ameaça, no entanto, quando compreendi seu pai e entendi o que ele queria dar para Paul fiquei contente por ele ter feito o que fez.

O envolvimento romântico entre os personagens é quase instantâneo e, por conta disso, eles – principalmente Paul – acabam usando das fraquezas do outro para ferir. Nesse momento, tive muita raiva dele e muita vontade de jogar o livro longe, mas não o fiz e foi o suficiente para eu compreender o que a autora estava fazendo.

Os personagens acabam se curando com a ajuda um do outro sem que percebam isso, eles criam uma rotina e, exceto quando estão dispostos a machucar um ao outro, se dão muito bem juntos. O livro funcionou muito bem nesse ponto, pois vemos os personagens evoluindo e passando a ser pessoas melhores.

Como disse, o desenrolar da história é clichê, mas foi muito bacana ver como os personagens são humanos. A autora os criou com qualidades e defeitos, como todas as pessoas. Também gostei muito do final, que me deixou com um quentinho no coração.

Com uma narrativa alternada entre o ponto de vista dos personagens, Em pedaços é uma história sobre perdão a si mesmo, amor e cura. Leitura recomendadíssima!

Classificação:

17 comentários

  1. Oiiii,

    Nossa nem conheço direito, mas já quero! Sua resenha me deixou super curiosa, porque eu adoro um bom clichê, logo mesmo que o final seja previsível, se a história toda for bem contada ela já ganha meu coração. Quero saber como o relacionamento deles começa, como eles se curam gradativamente, enfim quero saber tudo. Dica mais do que anotada.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Já li algumas resenhas sobre esse livros e a grande maioria era falando bem dele. Mas num ponto, todos concordavam: a história é extremamente clichê, daquelas que sabemos tudo o que vai acontecer.
    Por causa disso, somado a construção dos personagens - que não me parecem muito bem feito - e a questão de ser uma releitura de A Bela e a Fera, passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, a Lauren não me dá tempo de respirar, toda hora é um livro novo dela que entra na minha lista de desejos. Ela vem com clichê que conquista, então não vejo a hora de conhecer esses personagens que tocam o coração e esse desfecho que te deixou com o coração quentinho. Quero ler esse também, recomendação super anotada.


    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna! Não conhecia a autora e apesar de ter lembrado um pouco de Como eu era antes de você, achei a história bonitinha. O fato do soldado ferido voltar e encontrar uma doce mulher pra cuidar dele, embora ela também traga marcas de seu passado, tem muito de que um vai curar o outro. Embora eu não seja uma leitora muito frequente de livros assim, achei a premissa muito interessante! Valeu a dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna.
    Já tive a oportunidade de ler esse livro e achei a história uma graça.
    Apesar de não curtir muito histórias de amores imediatos, gostei da forma como esses dois personagens conseguiram amadurecer juntos e principalmente curar suas feridas!
    Sua resenha resumiu muito bem as sensações que tive com essa leitura!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna!
    Há um tempo atrás lembro de ter lido uma resenha bem negativa sobre esse livro e agora com a sua bem positiva fico até sem saber o que achar da história, rs. Ainda que, no geral, eu não vá ler justamente pela parte mais adulta que não curto muito, mas bom saber pela sua visão dos pontos positivos e que muitas coisas que irritam de primeira na verdade tem explicação e motivos firmes para acontecerem, o que mostra que nada ali é em vão. Enfim, continua não me chamando muito a atenção, mas gostei muito da sua resenha! =)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  7. Ola Bruna,
    Eu estou lendo recentemente o Mais que amigos da autora e é o meu primeiro contato com ela, confesso que eu to apaixonada e louca para ler esse livro!
    Adorei a sua resenha e ela inclusive aguçou ainda mais a minha curiosidade, pois eu amo um clichezinho basico! hahaha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bruna!

    Mais que Amigos está na lista de livros que quero ler. Ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhuma obra da autora e essa provavelmente será a primeira.

    Quanto ao livro Em Pedaços já li algumas resenhas bem divididas sobre a história. Alguns amaram, outros detestaram. Enfim... Já nem sei o que pensar. Se eu apreciar Mais que Amigos provavelmente lerei Em Pedaços. Veremos!rs

    Como acho que comentei em outra resenha, Em Pedaços me faz lembrar mesmo que levemente de Como eu Era antes de Você e isso já é um ponto positivo. Além disso, amo histórias sobre personagens que se reconstroem, que se curam juntos, que enxergam a dor do outro, a tornam sua própria dor e se libertam desse sofrimento.

    Espero dar uma chance ao livro. E que eu ame!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Li recentemente o outro livro dessa autora lançado aqui no Brasil e coloquei esse na minha listinha mas nem sabia que ele era uma releitura de a bela e a fera!

    Ele não esta nas minhas prioridades de leitura mas gostei muito da sua resenha e quero lê-lo.

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Ainda não criei a coragem de ler nada dessa autora com medo de ser clichê d+, mas só ouço falar bem sobre as histórias, ler sua resenha me deu um animo a mais. Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bru

    Infelizmente esse não me conquistou. Amei Mais Que Amigos, mas Em Pedaços foi uma leitura beeem esquecível. Achei os personagens extremamente rasos e infantis, não funcionou nadinha comigo.
    E a.motivação dela pra ir embora? Revirei os olhos, achei a reação dela um baita exagero, sem contar que basta ela olhar pro Paul pra esquecer do probleminha... enfim, foi uma leitura que não curti, mas que bom que você curtiu! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna!
    Esse livro está na minha lista de leitura, já li várias recomendações e acho que não vou me arrepender da leitura. A sua resenha pelo menos demonstra que vou gostar. rs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Terminei esse livro e ainda não sei como fazer a resenha, gostei tanto da história que é até difícil falar. rsrs Eu adoro releituras, ainda mais contemporâneas assim.
    Os personagens me cativaram desde o início e achei a trama muito bem trabalhada em relação ao passado de cada um.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Bruna!

    Ao contrário de você, esse livro não conseguiu me conquistar. Achei os personagens pouco carismáticos e foi bem complicado pra conseguir terminar essa leitura.
    Parecia que estava lendo outra autora, principalmente por ter amado Mais que amigos.
    Espero que os próximos livros dessa série sejam melhores.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu recebi esse livro da Cia das Letras, é um gênero que leio poucas vezes ao ano, mas fiquei super curioso para realizar essa leitura quando vi a sinopse. Parabéns pela resenha, fico feliz que tenha curtido!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Bruna, eu tenho visto muitas indicações para os livros desta autora, mas ainda não tinha me interessado por nada, até ler a sua resenha e saber que o mocinho foi soldado e fiquei curiosa demais pra saber o que de fato aconteceu com ele. Já coloquei aqui na lista de desejados e espero comprar em breve.
    Adorei a resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Esse livro tá nos meus desejados, pois apesar de eem quase todas as resenhas dizerem que é um livro meio agua com açucar e previsível, a premissa me encantou!! Amei seu post, fiquei com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir