[Resenha] Além da Magia, Tahereh Mafi - Furthermore #1


Título: Além da Magia
Série: Furthermore #1
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 368
Onde comprar: Amazon

"[...] não fosse por Pai, Alice talvez não tivesse tanta coragem. O amor a tornava destemida. E veja só... não é curioso? Era muito mais fácil lutar por outra pessoa que lutar por si própria."

Alice Alexis Queensmeadow é uma criança de 12 anos diferente de todos onde mora, Furthermore. Ela é desprovida de cor. Enquanto tudo e todos à sua volta são coloridos ela é sem cor e isso é bastante triste, principalmente, porque Pai sumiu e Mãe não lhe dá atenção, a Mãe, na verdade, nem sentiria sua falta e sua meta de vida é reencontrar Pai que sumiu, há três anos, levando apenas uma régua.

Oliver Newbanks é um garoto irritante, enganador e mentiroso, mas que, aparentemente, gosta de Alice. Esta última está se preparando para fazer sua entrega, quando todos os jovens de 12 anos, apresentam sua melhor magia para a cidade e recebem notas e missões de acordo com o que são capazes de fazer, mas ela não sabe o vai apresentar e, para ser sincera, as pessoas não tem tanta vontade de ver, pois ela é sem cor.

Oliver, um ano mais velho, se apresentou no último ano e recebeu uma missão que ele, infelizmente, não conseguiu cumprir. Como essa missão tem relação com o Pai de Alice, ele lhe faz uma proposta: que ela nem tente fazer a entrega e o ajude – mesmo isso sendo proibido. Como ela não confia em Oliver, acaba por fazer sua entrega, mas não vai bem e tudo que resta para ela fazer é ajudar Oliver.

Os dois jovens partem, então, para uma missão em Ferenwood, onde precisarão salvar Pai, mas lá as coisas não são fáceis, o tempo é controlado e Alice precisa obedecer a Oliver, ou poderão morrer. No entanto, Alice não é uma criança fácil, ela quer fazer as coisas do seu jeito e muitas coisas acontecerão. Será que eles conseguirão encontrar Pai e trazê-lo de volta? Será que poderão ser amigos?


Sou apaixonada pela escrita da Tahereh, que conheci lendo Estilhaça-me. Quando vi o lançamento desse livro com o foco mais jovem, fiquei interessada em conhecer essa história e personagens e, em momento algum, me decepcionei com eles.

Alice é uma criança de 12 anos então eu esperava que ela fosse imatura, que ela fosse inocente e a autora não pecou nesse sentido. O mesmo acontece com relação à Oliver, mas já senti certa malícia partindo dele, o que não me agradou tanto quanto eu esperava.

Voltando à Alice, ela é uma menina sem cor e a cor é muito importante no lugar onde ela mora. Ela é excluída, não estuda magia e sua mãe a maltrata, então, não sentir empatia por essa personagem é impossível.

O desenrolar da história é envolvo de um mistério que foi bem construído, afinal, não sabemos onde Pai está, o que ele está fazendo e se pode voltar. Em alguns momentos pensei que ele tinha fugido por conta da mãe, que ele tinha ido atrás de alto para dar cor para Alice e, também, queria entender o por quê de o Oliver ter recebido a missão de ir atrás de Pai. Mas, o ponto alto do mistério dessa história fica por conta da magia de Alice. O que ela é capaz de fazer, afinal?

Essa leitura foi surpreendente. Como disse acima, o livro tem um mistério bem construído e, apesar de ter tido inúmeras ideias sobre esse livro, eu me surpreendi demais com as respostas que essa autora dá.

Apesar de todos esses elogios e de o livro ter me agradado demais, preciso confessar que não acho que esse seja o melhor livro da autora. Ela continua escrevendo muito bem, cria personagens e universos que ninguém havia sido capaz de imaginar, insere questões de amizade, problemas familiares e problemas de aceitação em uma trama que ninguém espera e faz isso muito bem, mas, quem já leu outro livro da autora, sabe que poderia ter mais (e o mais vem no outro livro dessa série.

Para finalizar, Além da magia foi um livro maravilhoso de se ouvir – sim, ouvi no ubook – e que me agradou em diversos sentidos. A autora misturou vários temas importantes em um gênero que, muitas vezes, não nos dá isso e fez isso muito bem. É um livro muito recomendado para qualquer leitor, mas que é ideal para se ler com uma criança, aproveitar os ensinamentos desses personagens e crescer junto deles.

Classificação:

15 comentários

  1. Oiii Bruna

    Não sabia nada sobre esse livro, apenas que era mais voltado ao infantil e adorei conhecer sobre um pouco mais na resenha. Fico feliz em saber que te surpreendeu, é sempre uma delicia quando é mais do que a gente espera. Eu tentei ler a outra série da autora, e comigo não funcionou, achei mais do mesmo, porém esse parece ter uma pegada mais diferente, talvez me agrade mais. A capa é fofinha demais, eu amo capas assim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    É muito bom quando somos fãs de uma autora por algum livro seu e nos apaixonamos também por outros, é como se fosse um desfecho final, saber que ela boa mesmo e não só uma de suas histórias. Fiquei super curiosa pra ler esse livro, tem uma pegada mais juvenil né? Parece ser bem alegre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. aaaaaah que amorzinho!! Adorei sua resenha, parece ser um livro bem forte e com uma mensagem super legal, quero muito ler ele agora!!! A capa também é uma fofura só! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Eu achou a capa desse livro linda demais, mas em questão de história não é algo que me abra os olhos e me deixe ansiosa para ser sincera, eu gostei demais de conferir suas impressões sobre ele mas não é algo que tenha me animado ao ponto de ler, de qualquer forma obrigada pela indicação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estou ouvindo um livro também e gostando bastante da experiência. Eu ainda não conhecia esse livro e fiquei com vontade de ler, mas acho mesmo é que vou colocar para ouvir lá no Ubook quando terminar A Garota no Gelo. Gostei bastante da tua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna, como vai? Olha para um livro infantil ele possui uma história bem triste néh? Mas, amei ler a sua resenha até o final e saber Além da Magia passa uma mensagem amor, coragem e perseverança. Ah, é bom saber que esse não é o melhor livro da autora assim, inicio a leitura das obras dela por outra...kkk

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Bru, também conheci a Tahereh lendo Estilhaça-me, que inclusive tenho autografado, <3, e desde então amo a escrita dela. Fiquei feliz por, apesar de você achar que a autora pode fazer melhor, não ter se decepcionado com a história nem com as personagens nesta obra. Estou bem ansiosa pra ler, espero curtir.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fui apaixonada pela capa desse livro. Sempre passava por ele nas livrarias, mas nunca procurei saber a respeito. E lendo sua resenha fiquei com vontade de conhecer a história e a escrita da autora..

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço a escrita da Tahereh e nem o livro em questão eu tinha visto, mas saber que a leitura cheia de mistérios foi surpreendente é animador, ainda que esse não seja o melhor livro da autora na sua opinião, não teria parâmetros, então anoto a dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Eu achei muito interessante o enredo do livro, adorei saber que é cheia de mistérios. Já esta na minha lista de desejados.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Li a pouco tempo e gostei bastante. E nossa a fantasia do livro é realmente fantasiosa, temos que abrir a mente mesmo, mas sinceramente depois de um tempo vivendo na loucura do dia a dia de Alice eu me divertia bastante com a jornada dela. Recomendo!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Que capa mais linda! Adorei saber um pouquinho sobre a história, não a conhecia mas me apaixonei! Vou dar uma olhadinha pois fiquei com aquela vontade de fazer a leitura!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que resenha maravilhosa <3 Eu comecei a ler este livro em Janeiro mas abandonei, e nem foi porque não gostei do livro, mas estava numa ressaca horrível x.x Sua resenha me acendeu a vontade de retornar a esse universo onde as cores são tão importantes <3 Achei o máximo vc ter ouvido o livro e já vou pesquisar esse tal de ubook haha Obrigada pelas dicas!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu nunca li nada desta autora, mas sua resenha me deixou curiosa para conhecer mais das obras dela. Achei a premissa desse muito interessante e, mesmo que não tenha sido seu livro favorito da autora, parece ser uma ótima leitura. Além de ter um enredo que parece ser muito bom, gostei de saber que as respostas que a autora dá para os mistérios foram surpreendentes.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto da escrita da autora, mas não li este livro. Em relação a você ter ouvido a história, para mim seria mais complicado, pois acabo me perdendo quando é audiobook
    Bjs Rose

    ResponderExcluir