[Resenha] Uma linda história de amor, Anne Valerry


Título: Uma linda história de amor
Autora: Anne Valerry
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 220
Onde comprar: Amazon

“- Príncipe encantado só existe em contos de fadas – disse Valentine carinhosamente, depois completou. – Mas, quando amamos uma pessoa, ela se torna o nosso príncipe encantado.”

Uma linda história de amor é um livro dentro de um livro. Ele começa com uma conversa entre Valentine Chapelle e sua neta, Marie. Marie está muito decepcionada, pois está chovendo e ela não pode brincar do lado de fora de casa. As duas começam, então, a conversar sobre amor verdadeiro e Marie se pergunta se um dia encontrará um e é quando sua avó pergunta se ela gostaria de ouvir uma história.

A história que Valentine começa a contar é a da bela francesa Adelle, uma jovem órfã que está interessada em vender a bela mansão dos Duprat, onde mora. Julian Mendoza, um argentino, é quem se interessa pela mansão, mas, além de se encantar pelo lugar, Julian se encanta por Adelle, no entanto, como uma jovem destruída como Adelle está pode deixar alguém entrar em sua vida e seu coração?

“- A vida é uma escolha. – respondeu a avó, desviando a vista e olhando para a janela. – Se deixarmos o medo superar a coragem, ele é quem conduzirá a nossa vida, e, assim, seremos sofredores. Há muitas coisas que devemos relevar para que possamos prosseguir com o coração leve e adquirir a paz. Nós nunca descobriremos o que vem depois de uma escola se não tomarmos uma decisão. Por isso, temos que entender os nossos medos, mas jamais deixar que eles sufoquem os nossos sonhos.”

Em meio a alguns mistérios, drama e muito amor, vamos compreendendo a existência do verdadeiro amor e as lições que a vida nos dá.

Assim que vi que esse livro estava disponível na editora, não pensei suas vezes em solicitá-lo e posso dizer que não me arrependi da leitura em momento algum, mas, a história não foi exatamente o que eu esperava. Essa capa me passou a ideia de ser um romance de época, mas não é. A história contada pela Valentine se passa em período em que a vida já era quase como a que conhecemos atualmente e ela não é totalmente inovadora, apresentando dramas e um enredo que podemos encontrar em outros livros do gênero.


Apesar de o livro não ter sido o que eu esperava, não posso dizer que me decepcionei com a leitura, pois seria mentira. O livro foi envolvente e apresentou personagens bem construídos. Gostei muito dos dramas que envolvem a Adelle, apesar de acha-la apática demais em algumas situações. Achei a personalidade do Julian encantadora e quis ter um argentino desse em minha vida. Também gostei muito da diversidade de nacionalidades que o livro apresenta. Com relação a Valentine e Marie, não consigo falar muito delas, pois elas não são tão bem desenvolvidas assim.

O desenrolar da história, como disse, apresenta dramas e um enredo que podemos encontrar em outros livros do gênero, então, ele não é surpreendente, mas, por passar essa mensagem de verdadeiro amor, de termos fé e não nos entregarmos aos nossos dramas, terminamos a leitura com o coração quentinho.

“(...) Um bom coração é capaz de fazer uma cara bonita, nem que ela tenha cicatrizes; mas, um mal coração transforma a cara mais linda em algo mais feio que a própria fealdade. A verdadeira beleza é a interior! (...)”

A escrita da Anne Valerry é muito envolvente também, ela consegue levar o leitor aos lugares que está narrando e vejo muito potencial para ela em outros livros que virá a escrever. Uma linda história de amor é um livro com personagens que nos encantam e que deixa um quentinho no coração. Acredito que fãs de romances e dramas irão aproveitar bastante essa leitura.

Classificação:

11 comentários

  1. Oi Bruna, romance sozinho, eu não curto, mas com um bom drama, aí eu me arrisco. Gostei do enredo, e pela capa, também me pareceu ser romance de época.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Gostei dessa ideia de livro dentro de um livro interessante.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem?
    Achei essa capa linda, não pensei em romance de época, engraçado, pensei logo em uma história com amor tipo contos de fadas. Eu gostei muito dessa ideia de uma história dentro da outra. Parece ser um livro leve, daqueles para ler entre ressacas literárias. Dica anotada!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que também pensei que seria um romance de época pela capa, mas não me desanimei, especialmente porque sou apaixonada por dramas e romances em geral. Acredito que sou o público alvo hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Parece uma história interessante, mas que não é tão inovadora. Em todo o caso, vou ler mais críticas a respeito para ver se vale a pena a leitura ou não.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, as vezes procuro histórias do tipo para ler após um livro pesado , ou quando leio muita fantasia, e esse parece ser um bom livro para isso. Como o gênero de época não me atrai, me surpreendi ao saber que essa capa vai enganar muitos leitores haha.
    Gostei da dica e quem sabe o leio apos um livro de terror ou um triller?
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Particularmente gosto muito da proposta do livro, já tive boas experiência com livros assim, esse em particular eu não conhecia e assim como você jurei que era um romance de época e mesmo que o livro não tenha te agradado tanto eu me animei a ler, ainda mais pela diversidade que mencionou estar apresentada no livro, sem dizer que escrita envolvente é outro ponto super positivo. Então é dica muito anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru, as vezes acho que já lemos tanta coisa sobre esse gênero que nada mais nos surpreende e talvez esse seja o problema, sabe? Eu nao conhecia o livro mas pela sinopse nada me empolgou justamente por me parecer um livro gostosinho mas comum, ainda assim vale considerar a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa capa é tão linda!
    Não conhecia ainda a história e a autora, mas fiquei com a impressão de uma trama que precisa ser mais trabalhada no enredo e também uma narrativa mais lenta.
    De repente com um copidesque a história fique mais atrativa. No entanto, gostei de conferir suas impressões sobre a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Assim que via capa, também pensei que fosse um romance de época rs'
    Que pena que não foi aquilo que esperava, o enredo é bom, pena que não foi bem desenvolvido, eu gosto desse livros que tem duas histórias, são tão envolventes rs' talvez eu confira, estou apaixonada pela capa!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, mas pela capa todo mundo com certeza pensa que é um romance de época, eu também pensei! Como que retratando uma época em que a vida já era quase como atualmente alguém usaria um vestido assim? Mas pra mim não ser desse gênero é até um fato positivo, e gostei de saber que temos alguns dramas, adoro dramas numa história.

    ResponderExcluir