[Resenha] Um vento à porta, Madeleine L'Engle - Uma dobra no tempo #2


Título: Um vento à porta
Série: Uma dobra no tempo #2
Autora: Madeleine L’Engle
Editora: HarperCollins Brasil (cortesia)
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon


“(...) Tendemos a pensar que as coisas são novas porque acabamos de descobrir que existem.”

Um vento à porta é o segundo volume da série Uma dobra no tempo e eu estava particularmente ansiosa para descobrir o que aconteceria com esses personagens.

Nesse segundo volume, Charles Wallace, filho mais novo dos Murry, está em perigo. E o mundo todo também. Ele tem seis anos e sua vida escolar é muito ruim. Ele sofre bullying e, pior, as pessoas não parecem respeitá-lo, por mais que seus pais ou sua irmã, Meg, peça.

“(...) Na nossa família somos todos diferentes. Fora os gêmeos. Eles se dão bem. Talvez porque são normais. Ou sabem fingir que são. Mas aí eu me pergunto: enfim, o que é ser normal e o que não é?”

Meg decide, em um ímpeto, visitar o novo diretor da escola de Charles Wallece, o Sr. Jenkins, mas, como os demais, ele não se importa e decide não fazer nada. Além do problema escolar de Charles Wallace, ele começa a falar sobre dragões que está vendo e está terrivelmente doente.

Os dragões que Charles Wallace diz ter visto é nada mais nada menos do que Proginoskes, ou Progo, um querubim feito de asas, vento e chamas que está ali, junto de Blajeny, um professor, para tentar salvar Charles Wallace e o mundo todo. Em uma nova aventura, Meg descobre coisas que jamais imaginou e se vê, mais uma vez, tendo que provar de um perigo inimaginável e desejando, com todas suas forças, salvar seu irmão.

Como disse, estava particularmente ansiosa para ler esse livro e acho que essa minha ansiedade foi um dos motivos que contribuiu para que o livro não fosse tudo aquilo que eu esperava. Eu imaginava que esse seria o típico infanto-juvenil que encontramos por aí, que tem personagens jovens que tomam algumas atitudes que não entendemos e etc., mas, eu não encontrei isso.


Nesse volume, os personagens estão bem mais maduros e confiantes das atitudes que vão tomar, tudo é muito aceitável se pensarmos como uma criança da idade deles e é mágico isso. No entanto, eu tive dificuldade em aceitar como as crianças têm responsabilidades de adultos enquanto os adultos agem como se não fosse nada isso me irritou demais.

Apesar de ter ressaltado isso como um ponto negativo, o livro, como um todo, foi bastante agradável se ler e adorei a aventura desses personagens. A Madeleine acertou em cheio ao inserir o professor Blajeny e o Progo e me encantei por eles, principalmente, o último. Achei muito positivo a forma como ela demonstrou como um ser humano e o que está acontecendo com ele é importante para o funcionamento do mundo como um todo e como precisamos nos importar com pequenas descobertas, por mais que não demonstrem coisas totalmente novas.

A Meg continua sendo aquela personagem que larga tudo para ajudar aqueles que ama e não mede esforços por eles. O Charles Wallace é aquele típico garotinho superinteligente que gostaríamos de ter por perto, pois sempre tem algo importante a falar e nunca está mal – mesmo quando está morrendo. O Calvin – sim, ele faz parte dessa história também - é apaixonante, não há o que dizer dele. Já os pais dos meninos, principalmente a mãe, me irritaram demais, como falei ali em cima. Acho que a Madeleine precisa amadurecer suas personalidades e torna-los mais pais nos próximos volume.

“- Queria que os seres humanos não tivessem sentimento. Eu tenho sentimentos. Que doem.”

Apesar de eu ter alguns problemas com esse livro, Um vento à porta foi uma leitura muito agradável e me deixou com um gosto de quero mais para o próximo volume. Acho que, quando essa série terminar, não estarei pronta para me despedir desses personagens.


Classificação:

22 comentários

  1. Oi Bruna, normalmente o primeiro livro é sempre o melhor. Eu estou louca para ler esta série, por enquanto, só comprei o primeiro. Fiquei bem curiosa para ver o amadurecimento e evolução dos personagens.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, sua linda, tudo bem?
    Essa série está na minha lista e preciso ler o primeiro livro antes de ver o filme, risos.. Uma pena que as atitudes das crianças não correspondem a idade delas, fica difícil nos envolver quando não acreditamos em uma parte da história. Mas se no geral o enredo lhe agradou, fico mais animada. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. As edições dessa série estão maravilhosas e eu estou louco para lê-la. O ambiente da história me cativa muito e mesmo que algumas pessoas digam que esse segundo livro é bastante científico (vi em algumas resenhas) eu pretendo me aventurar e ler. Gosto de saber que os personagens estão mais maduros, acompanhar esse crescimento é muito legal.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna, como vai? Eu amei essa edições dessa série, apesar de até agora ter lido apenas resenhas dos livros acredito que irei gostar da história. Não pretendo fazer a leitura deles no momento quero esperar a hype passar por completo e depois iniciar a minha leitura sem muitas expectativas, já tive algumas decepções com livros muito indicados.
    Espero que os outros livros da série continue te surpreendendo e deixe aquele gostinho de quero mais!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa não é a primeira resenha que leio desse livro e, como nas demais, eu tive a impressão que eu gostaria mais do primeiro do que desse, porém, por ambos se tratarem de ficção científica, fico com bastante receio, pois não é um gênero que me prenda muito. Gostei bastante de sua resenha e sinceridade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler esse livro, assim como o antecessor dele, mas morro de medo de ser uma narrativa muito técnica, ainda mais se levar em conta quando foi escrito. Fico feliz em saber que mesmo com sua ressalva sobre as responsabilidades dadas as crianças a leitura tenha sido agradável, eu ainda não me decidi por entrar nessa aventura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru, tenho essa série completa por aqui mas por algum motivo eu simplesmente nao consigo ler ela, achei-a confusa demais e no primeiro livro alguns personagens acabaram me irritando no que diz respeito ao comportamento, o que é uma pena, as edições são lindas demais, a do ultimo volume nem se fala.

    ResponderExcluir
  9. Aaah só leio amores por esse segundo livro, ainda nem li o primeiro e ja estou empolgada pelo segundo haha amei sua resenha e é meio chato quando começamos empolgados com uma leitura e acaba nao sendo tuuuudo aquilo que imaginamos, mas a leitura valeu super a pena e isso que importa!♡

    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Já li tantas mais tantas resenhas sobre esse livro que sinto que já até li ele na verdade, kkkk. Mas gostei de ver suas considerações sobre ele, foi bem interessante, fora a foto que gostei muito. Está de parabéns meu bem, amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu li sua resenha um pouco por cima, pois, apesar de ter abandonado o primeiro livro provisoriamente, eu ainda quero retomar essa série. Uma pena que o livro não tenha sido tudo que você esperava, mas ainda bem que, apesar das ressalvas, a leitura fluiu bem e você está animada para continuar a série.
    Eu não consegui me apegar no primeiro livro e acabei largando, mas ainda pretendo dar mais uma chance e espero conseguir me conectar com a história e os personagens depois.
    Adorei sua resenha e espero que você goste mais do próximo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amei conferi suas considerações sobre esse segundo volume dessa série que tenho bastante vontade de ler por ser encantada pelas capas e pelos perfil dos personagens, uma pena que não tenha superado as suas expectativas.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Jura? Realmente o livro não funciona para todos. Gosto bastante da história, justamente por ser um infanto-juvenil e não ser mega carregado. Por enquanto dos três, o segundo é meu favorito. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Comprei o primeiro livro porque simplesmente estou louca para conferir essa série! Eu fiquei muito feliz que a editora lançou rapidamente mais volumes da série, dá até mais vontade de ler dessa forma, sem precisar esperar muito tempo.
    Adorei sua resenha, fiquei ainda mais empolgada pela leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Tô interessada nessa série, depois de todo esse boom. Quase não leio mais livros assim e sinto saudade. Eu também não gosto quando os personagens crianças agem como adultos, e os adultos parecem que nem adultos são. Acho legal mostrar crianças maduras - o que é bem coerente com a realidade -, mas acho que às vezes é demais. Fiquei curiosa com a história, vou ver se começo esses livros logo :) Adorei sua resenha!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ola gostei da resenha mais não tenho pretensão em ler esses livros por não fazer parte do meu gosto literario então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna! Não li a série ainda, então desconheço muitas coisas que acontecem, mas eu sempre leio indicações positivas. Embora vc tenha tido problema com esse livro, a série parece ser uma ótima pedida, principalmente para quem curte fantasia. Vou levar isso em consideração quando tiver oportunidade de ler.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Também ficaria irritada com crianças com atitudes de adultos e adultos agem como completos idiotas ignorando fatos. Sua resenha está muito legal e despertou em mim o desejo de conhecer Progo e as crianças, sem falar na aventura, né?

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  20. Estou bem curiosa tanto com esse livro quanto com o primeiro volume. Adorei ver a sua sinceridade na resenha e espero poder ler os dois volumes em breve. Eu acho as capas maravilhosas e me parece que vou me encantar com a história.

    ResponderExcluir
  21. Tenho lido muita coisa positiva em relação a este livro. Que bom que mesmo tendo alguns "poréns" a leitura foi proveitosa e te fez ansiar pelo próximo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem Bruna?

    Eu recebi essa trilogia da HarperCollins e posso dizer tranquilamente que os livros são maravilhosos, fiquei super envolvido nessas leituras, Madeleine tem uma escrita muito boa. Parabéns pela resenha, gostei muito das suas impressões!
    Abraço!

    ResponderExcluir