[Resenha] O que o sol faz com as flores, Rupi Kaur

Titulo: O que o sol faz com as flores
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 256
Onde comprar: AmazonSaraiva

Essa é a receita da vida
minha mãe disse
me abraçando enquanto eu chorava
pense nas flores que você planta
a cada ano no jardim
elas nos ensinam 
que as pessoas
também murcham
caem
criam raiz
crescem
para florescer no final

O que o sol faz com as flores é o segundo livro de Rupi Kaur, publicado pela Editora Planeta, sendo seu primeiro sucesso Outros jeitos de usar a boca. 

O livro é dividido em 5 partes. 5 verbos que definem momentos específicos de nossa vida. Murchar, cair, enraizar, crescer e, finalmente, florescer. 

É uma obra de escrita rápida onde permite o leitor devorar rapidamente cada palavra e sentir, com intensidade, cada sentimento transposto ali. 

Reporta-se muito a relacionamentos e como lidamos com o fim deles. Muitos trechos são doloridos de ler pois quem já passou por situação parecida sente na pele todo impacto causado, novamente. 

"você partiu
e eu ainda te queria
mas eu queria alguém
que quisesse ficar"

Sentimos o peso da partida em Murchar e foi quase impossível segurar as lágrimas das lembranças. Rupi toca aquele sentimento adormecido que achamos que estava intacto e abala muito com suas palavras. 

Em Cair, ainda sentimos o peso da partida. Retrata sentimentos e consequências que vêm acoplados com a dor - a depressão, a não aceitação. 

"sim
é possível
odiar e amar alguém
ao mesmo tempo
é o que faço comigo mesma
todo dia"

Enraizar, crescer e florescer já refletem momentos da vida onde tudo está clareando. Onde a superação aparece e nos fortificamos novamente dos efeitos causados pelo sol. Enraizamos, crescemos e florescemos.

Sentimos o poder do 'ser femina'. O poder que existe dentro das mulheres. O poder do recomeço. O poder do amor próprio.  

"nunca sinta culpa por começar de novo"


"você é um espelho
se continuar se privando de amor
só vai conhecer gente que priva ainda mais
se você se vestir de amor
o universo só vai trazer
quem também possa te amar"

Por mais clichê que seja tachada, a escrita de Rupi Kaur é magnífica. Me encantei logo no início e ainda com versos simples, são palavras abarrotadas de sentimentos, que mesmo que pesem no começo, desperta aquela vontade adormecida de chorar, logo mais alenta, acalma. 

É uma prova gradativa de superação. É uma mensagem de "Ei, acalma. Você também vai superar". 

É uma obra magnífica, assim como foi Outros jeitos de usar a boca. Foi uma escolha genial da Editora Planeta em publicar estas obras aqui no Brasil! Agradou uma legião de leitores. 

Obrigada Rupi Kaur pelas palavras singelas que serena a alma! Você é SENSACIONAL!

"não há
mais nada
que você possa temer
o sol e suas flores chegaram"

Classificação:

19 comentários

  1. Acho que este e o primeiro livro devam ser lido como "golinhos".
    Trazem escritos tão lindos, tão profundos que merecem essa pausa entre uma palavra e outra.
    Ainda não pude ler nenhum dos dois livros,mas claro que já estão ali, naquele filinha de desejados que só aumenta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho muito linda a proposta dessa obra. Mas não consigo me envolver com esse tipo de livro, simplesmente é difícil demais para mim sentir coisas como as que você sentiu lendo esse tipo de texto. Mas fico mesmo feliz que tenha te tocado tanto. Tenho uma amiga completamente apaixonada pelos livros de Rupi!

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu quero muito ler algum livro dela. Antes desse post nem sabia que ela tinha o segundo mas já quero muito conhecer a escrita dela que parece ser maravilhosa :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda,
    nossa, de cara adorei essa capa. E gostei muito de saber que o livro traz a força das mulheres e ainda traz uma mensagem de superação. Mas por ter sido escrito de forma poética, confesso que não consigo me prender na leitura. Mas pelos elogios deve ser maravilhoso e vale a pena.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Preciso ler algo dela urgente.
    Esse livro está na lista de desejados e estou confiante, pois pretendo ler em brene. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Gosto dos títulos que a autora dá a seus livros, ela começa seu marketing por aí. Como eu gosto de poesia eu me sinto atraída a ler a obra, ainda mais por saber que ela consegue tocar em feridas que julgamos cicatrizadas, isso mostra que a escrita se conecta com leitor e isso é fundamental em um poema. Enfim, é um livro que quero ler, assim como o primeiro lançamento dela.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ahh que delícia de resenha. Tinha visto alguns comentários sobre esse livro, mas ver que o autor conseguiu separar os verbos com textos tão envolventes me fez ter vontade de ler. Sem dúvidas dá pra tirar boas reflexões desse livro.
    O projeto gráfico tá um primor e dá gosto de ter na estante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi, Amanda. Eu ainda não li Outros jeitos de usar a boca e estou muito curiosa para ler, eu ainda não sabia desse novo livro da autora e já quero também. Sei que vou amar os dois! Adorei ler a sua resenha sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, parece uma leitura muito profunda, adorei a metáfora de comparar a vida com as fases de uma planta, acho que vou chorar bastante lendo, pois quem não se identifica com uma decepção, né.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda. Muito criativo, sensível e interessante essa obra. Com certeza leria. Bjs

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá! Já ouvi falar muito desse e do outro livro da autora, porém, como não sou muito adepta à poesias, acabo não ficando muito inclinada a ler. Mas adorei a resenha e saber um pouco mais dele.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Amanda!
    Segundo resenha que leio sobre esse livro e estou louca para poder conferir esses 5 verbos que todas nós já passamos ou vamos passar algum dia. A sensibilidade que passa nessas palavras é sensacional mesmo e agrada a nós, porque de alguma forma nos identificamos. Espero poder conferir em breve! ótima resenha!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu li Outros jeitos de usar a boca e estava mesmo curiosa para saber mais sobre o novo livro dela. A autora realmente tem um talento para expressar sentimentos e emoções que causam essa identificação no leitor.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Uauuuuu, que post lindo, gostei muito de conhecer o livro pelo seu ponto de vista. ainda não li por falta de oportunidade, mas espero mudar isso logo, sendo que leio muitas criticas positivas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esses livros! Parecem tão simples mas trazem uma carga de energia imensa, não vejo a hora de começar a leitua! A resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler Outros jeitos de usar a boca, li uma resenha dele que me deixou mega curiosa. Com este não foi diferente, me encantou seu post e parece ser uma leitura super agradável e envolvente. Dica anotada e ansiosa para começar! Amei de verdade seu post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Ai deus, cada vez que vejo mais um comentário falando bem da escrita da autora, dos seus livros, fico mais instigada a ler. Ela teve um boom grande aqui e isso é legal de se ver. Não é um estilo que tenha muito interesse em ler, mas parece que ela fez diferença nele, e por isso estou mega curiosa. Sua resenha está ótima!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Ah! que livro mais fofo, adoro livros com esta temática. Capa linda, boa premissa... Já ate favoritei sua resenha para me lembrar do livro quando eu resolver compra-lo.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar do primeiro livro da autora. Essa é a primeira resenha desse livro que eu leio e já estou encantada, parece ser muito profundo.
    Já amei os temas das 5 partes. Adorei os quotes que vc separou.
    Dica mega anotada.

    ResponderExcluir