[Série] O Mecanismo


Oioi pessoal, como vocês estão?

Recentemente estou muito fora de órbita por aqui, não é? Mas não é por não querer falar com vocês, ao contrário, eu morro de vontade de vir aqui todos os dias, mas cadê que o trabalho permite ou, quando o tempo está disponível, quem disse que a internet funciona? Mas, prometo que vou me esforçar essa semana porque tenho SETE resenhas para postar para vocês, acreditam se quiser, esse mês está rendendo.

Hoje, entretanto, estou aqui para conversar sobre uma série que assisti recentemente e que, de certa forma, me viciou. Estou falando de O Mecanismo. É, pessoal, aquela série lá que fala da Operação Lava Jato e que foi criticada ao extremo, inclusive com muitos famosos falando que cancelariam a assinatura na Netflix e até com um pronunciamento da ex-presidente, Dilma.


A série, como disse, fala sobre a Operação Lava Jato, que envolve diversos políticos e empresários de grandes empreiteiras. Nós sabemos – ou julgamos saber – o que aconteceu na vida real e como as coisas se desenrolam, mas será que tudo o que a mídia divulga ou o que nós pesquisamos é verdade? Eu desacredito, pois acho que existem muitas coisas por trás de todo esse drama e porcaria que explode dia após dia.

O Mecanismo, então, aborda o começo da Operação e até alguns desmembramentos importantes, então, as pessoas envolvidas nessa Operação estão representadas na série, claro que com nomes diferentes, mas a alusão a elas é clara. Outro ponto que precisa ser citado aqui é que alguns fatos foram dramatizados para embasar a história. Então, assim como não podemos acreditar que tudo o que a mídia divulga é verdade, o mesmo acontece com essa série.  Essa introdução acho que é essencial para esclarecer algumas coisas.

Agora, falando da série, em si, e dos acontecimentos. Em O Mecanismo temos a história de Marco Ruffo (Selton Mello), um delegado da PF obcecado por um caso que começou a investigar envolvendo Roberto Ibrahim. Para vocês terem uma noção, ele pega papel triturado do lixo de Ibrahim e passa horas colando para montar extratos. Acontece que todos pensam que ele é um louco e a única pessoa que o apoia é sua aprendiz, Verena Cardoni. Os promotores não querem levar o caso a diante, pois acreditam que papeis do lixo não servirão como prova. Após alguns desmembramentos, a prisão de Ibrahim e sua soltura, Marco é afastado da PF.


Verena continua, entretanto, fazendo investigações e muitas coisas são descobertas, bem como o envolvimento de muitos políticos queridos pelo povo. É aí que o Juiz Paulo Rigo entra em cena e começa a julgar esses criminosos e pedir para que ele comande o caso, não deixando que o processo seja enviado para o STF. Com a ajuda de Verena, pois Marco está afastado, Rigo consegue a prisão de várias pessoas e várias busca e apreensão. O desenrolar da série não foge muito do que já vimos na TV e com o que está acontecendo hoje em dia, mas, ainda assim, vale a pena assistir.

Como eu disse, a série foi baseada na Operação Lava Jato com algumas dramatizações e mudanças (eu acho). Todos os personagens já são de nosso conhecimento e há muita caracterização deles, então, você saca de cara quem é quem na trama, além, claro, de alusão aos nomes – e isso é hilário!

Simpatizei com a atuação dos atores e gostei dos dramas tanto pessoais quanto relacionados a investigação que foram inseridos. Também gostei muito de a série mostrar um lado dos participantes que nós apenas imaginamos, como, por exemplo, a embriaguez de fama do juiz Rigo e vários outros personagens que se enquadram nessa mesma situação. Então, foi muito legal ver atores dando vida a personalidades que julgávamos pertencentes a esses nomes tão emblemáticos.


O que mais ficou em mim com O Mecanismo foi como a nossa sociedade é doente. Tudo nós estamos em busca de dar um jeitinho. Passar na fila de 10 volumes com mais itens no carrinho, pagar aquele suborno básico para resolver nossos problemas e, principalmente, não respeitar o próximo, mas, não estou falando isso querendo dizer: se você já fez isso não pode reclamar do jeito que nossa sociedade estão, não. Nós podemos reclamar, mas a mudança precisa começar em nós mesmos. Se formos sinceros e agirmos dentro da lei, teremos muito mais moral para reclamar do próximo nénom? E, sim, eu acho que as pessoas que fazem nossa lei nada respeitáveis e existem muitas brechas em nossas leis, mas se não mudarmos, como podemos seguir em frente?

Vou finalizar esse post por aqui, porque já está ficando gigante. Eu acho que é impossível não recomendar essa série, pois ela nos faz pensar mesmo que não retrate totalmente a nossa realidade, ela nos dá uma ideia do que existe por trás do divulgado e nos faz ir atrás de outras coisas. Por fim, preciso dizer que entendo a reclamação de algumas pessoas, só acho que, nesses casos, precisamos tirar nossas próprias conclusões antes de acreditar no que estamos vendo ou lendo 😉

Beijos,

16 comentários

  1. Oi, Bru!
    Eu sou a atrasada na festa que ainda não viu essa série, mas ela está na listinha a ser conferida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Essa série ainda tem dado o que falar,mas eu vou admitir que ainda não senti aquela vontade de ver ela. Não, eu amo poder conferir coisas atuais, ainda mais quando se trata da política do nosso país, mas acho que está tudo tão saturado que a simples menção de ver tudo isso de novo em uma série(mesmo sendo ficção, sem ser..rs) me cansou um pouco.
    Não digo que não verei em algum momento, talvez um dia..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha e essa série está nos meus planos para ver algum dia.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem? Lá no blog quem viu foi o Gui e ele não curtiu muito não, achou tendenciosa, mas acho uma grande besteira isso de cancelar Netflix, parece coisa de criança mimada. Enfim, não vi e não pretendo ver por questões muito pessoais tb, mas é sempre bom quando a gente encontra uma série que nos faz refletir além de entreter.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna.
    Eu nunca tive a menor vontade de assinar a Netflix, porque a tv a cabo já estava de bom tamanho para mim e tem tudo o que eu gosto de ver. Mas então eles lançaram essa série e agora estou doida para assistir!!
    Acho que vou fazer o oposto da turminha do "Infantil" e vou assinar a Netflix só para ver O Mecanismo!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oii Bruna, tudo bom? Gostei muito do seu post, super completo. Eu não me interessei muito pela série não, por não fazer tanto meu estilo, mas confesso que agora fiquei com uma pulguinha atrás da orelha e talvez dê uma chance :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru! Não vi esta série, mas vi toda a repercussão que deu, muita gente falando mal, dizendo que era tudo mentira, o que de fato é, mas o pessoal já foi juntando as semelhanças com vários fatos amplamente divulgados e discutidos e foi condenando a série. Apesar das caracterizações e de todo exagero, acredito que se a série serviu pra atiçar a curiosidade e fez o povo procurar sobre o caos político que o país está atualmente,acho mais que válido!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tinha visto no catálogo da Netflix mas não sabia que era inspirado na Lava Jato. Se já tinha me chamado atenção antes agora conhecendo mais dos personagens e da trama fiquei bem curiosa para começar a maratonar.
    Adorei a dica!

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não assisti essa série, mas isso se deve a toda polêmica em torno dela, prefiro que a poeira abaixe para não ter influencias alheias. Meu marido assistiu e também achou viciante. O que mais me chamou a atenção aqui foi suas considerações sobre a nossa sociedade doente, realmente a mudança que quero precisa começar em mim, parabéns, ótimo texto.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey!
    Normalmente eu não assisto séries nesse estilo.
    Mas a minha curiosidade tem me puxado bastante para dá uma chance a O Mecanismo.
    Foi realmente bom ler sua resenha e suas opiniões sobre.
    Ótima dica!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!
    Já me indicaram essa série, mas eu não sei... também li as críticas negativas sobre ela, que parece tendenciosa, etc. Mas eu penso em assistir, sim. Só não sei quando, exatamente. O seu post ajudou com que seja mais breve do que eu imagino. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bruna!

    No momento mal estou conseguindo assistir as séries que acompanho. Como os dias têm sido corridos! Estou precisando desesperadamente de férias, pelo amor de Deus!

    Quando vi que era uma resenha sobre a série O Mecanismo já achei que não me interessaria. Odeio ler ou assistir algo sobre política, sobretudo se for sobre a operação Lava Jato. Mas não é que sua resenha me instigou, menina?! Conforme você foi falando eu fui ficando mais e mais interessada. É diferente do que eu imaginava. Acho que darei uma chance sim. Só necessito ter tempo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruna, tudo bem?
    Realmente vivemos em uma sociedade tão doente que a corrupção passa e nem percebemos. Porém não simpático muito com esta série, por achar que ela não passa de pura politicagem. Gostei de suas impressões e até parece-me que as atuações são boas, mas não seria uma série que eu veria.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bru ♥
    Estava mesmo atrás de uma série boa para assisti, lembro do rebuliço que deu quando essa série foi lançada, mas acho que é pro que algumas pessoas estavam receosas com o conteúdo que ela iria abordar. Amei sua impressões, e estou curiosa parece ser bem o tipo de série viciante e como confio cegamente em sua opinião ela já está na minha lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Assisti dois episódios e desisti Bruna. Achei o áudio tão ruim que tive que colocar legenda pra entender o que o Selton Mello falava, isso me desanimou bastante. Sei que essa serie polarizou ainda mais nosso cenário politico atual e sinceramente, mesmo eu sendo uma alienada, acho que é um desserviço para nos no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que é uma boa série com prós e contras. O mecanismo, deve dividir opiniões. O motivo é que, nos dias de hoje, tudo no Brasil que se relaciona a política tende a polarizar e a produção retrata os desdobramentos da operação Lava-Jato no Brasil, ação da Polícia Federal que denunciou um esquema de corrupção envolvendo políticos e empreiteiros. Apesar disso, o diretor e produtor-executivo, gosta de ressaltar que a série está fora de ideologias. A série estabelece uma boa narrativa e consegue prender o espectador. A promessa é de ainda mais agilidade, pelo menos foi o que garantiu o diretor Daniel Rezende (Bingo), que comandou o set nos dois últimos episódios. Apesar de não ser um protagonista óbvio e ter mais ar de vilão, Enrique Diaz é o grande destaque da série. Com uma bela atuação, ele entrega um Ibrahim ao mesmo tempo cínico, empático e até engraçado. O núcleo do personagem é o alívio cômico da série, que tem um ar de seriedade, afinal de contas, retrata um tema bastante sério para a história do país. Não tem jeito é quase impossível não comparar O mecanismo com Narcos e Tropa de elite 1 e 2, todos projetos de José Padilha — o que não é ruim se você é fã (como eu) dessas produções. Os motivos são o estilo narrativo escolhido pelo diretor — com uma narração a cada episódio — e também pela mensagem que ele quer passar sobre a política no Brasil, que ele mesmo explicou em entrevista à imprensa: “que só tem bandido, resumindo”.

    ResponderExcluir