[Resenha] Bem atrás de você, Lisa Gardner - Quincy & Rainie #7


Título: Bem atrás de você
Série: Quincy & Rainie #7
Autora: Lisa Gardner
Editora: Autêntica | Selo: Gutenberg (cortesia)
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon | Saraiva


“Se existe o bem dentro de mim, por que sinto como se o mal estivesse sempre vencendo?”

Bem atrás de você é o sétimo livro da série Quincy & Rainie, investigadores aposentados da policial, e nos apresenta à história de Sharlah e Telly, dois irmãos órfãos que foram separados após Telly assassinar o pai espancando-o com um taco de beisebol.

Sharlah vive hoje com Quincy e Rainie e está muito bem com eles, pois são pessoas com traumas como ela e que a compreendem sem pressioná-la. Aliás, estão na iminência de adotar a menina legalmente. Já Telly pulou de casa em casa ao longo desses oitos anos que se passaram desde o assassinato de seus pais. Eles não possuem contato um com outro e acho que isso não mudaria se um assassinato não tivesse acontecido na pequena comunidade de Bakersville, Oregon.

Em um dia normal, Shelly, xerife da cidade, recebe a notícia de que ouve um assassinato em um posto de gasolina. Ao chegar no EZ Gas, Shelly descobre que a pacata comunidade não é mais pacata, duas pessoas foram brutalmente assassinadas e não há vestígio de quem cometeu tamanha atrocidade. Ao começar as investigações, eles descobrem uma câmera de segurança e um rosto: Telly Ray Nash. Sim, o mesmo Telly ali de cima que sofreu vários traumas na sua infância.

“Telly, o que aconteceu com você, com sua família inteira, foi uma tragédia. E, às vezes, se você guarda algo tão terrível assim dentro de você, vai infeccionando e acaba se tornando ainda pior do que era antes.”

Quincy e Rainie, apesar de aposentados, são convidados a ajudar nesse crime, pois Quincy é um especialista em perfil criminoso. É uma grande surpresa quando eles descobrem que o suspeito é o irmão de Sharlah. A proteção em cima da menina, por conta disso, é intensificada e eles temem que o garoto vá atrás da irmãzinha. Será que Telly está fora de si? Será que é um criminoso capaz de fazer tudo? Iria ele atrás de Sharlah?


Eu nunca tinha tido contato com a escrita da Lisa Gardner, mas como uma boa fã do gênero, é impossível não desejar loucamente esse livro. Foi por conta desse desejo desenfreado que não pensei duas vezes ao solicitar o livro e nem em começar a ler quando ele chegou.

O livro começa com um prólogo narrado em primeira pessoa pelo Telly e contando o que aconteceu no fatídico dia que ele assassinou o pai e como ele amava a irmãzinha. Logo depois, damos um salto de oito anos, com uma narrativa em terceira pessoa, com a perspectiva da xerife e o descobrimento do crime. A narrativa, então, é alternada em primeira pessoa pela perspectiva do Telly contando partes de seu passado recente, em terceira pessoa com a investigação e em primeira pessoa pela perspectiva da Sharlah contando o presente e como ela se sente com seu irmão nos holofotes. Essa narrativa alternada serve para nos dar uma amplitude sobre a história e formamos opiniões sobre Telly, suas escolhas e o quão culpado ele parece.

Como vocês já devem ter percebido, achei a construção da narrativa muito interessante e ela ajudou muito para que a leitura fosse rápida, fluída e viciante, sendo impossível largar o livro. Outra coisa que contribuiu para que isso acontecesse foram os personagens extremamente bem construídos e desenvolvidos. Eu adorei a forma como a autora lidou com dramas familiares sem deixar que isso se sobressaísse ao mistério que envolve o assassinato do começo da história.

“E quantos episódios de ‘não ser você mesmo’ você pode ter até as pessoas perceberem que esse é quem você realmente é?”

Todos os personagens, indistintamente, me marcaram, seja porque simpatizei com eles, seja porque odiei suas atitudes e foi impossível não torcer por um fim melhor para esses irmãos órfãos e não suspeitar de muitos acontecimentos duvidosos. Confesso que, em dado momento, eu já havia previsto o que estava acontecendo por trás dos assassinatos e de todo esse drama, mas, mesmo tendo isso em mente, não achei a leitura enfadonha ou desnecessária quando cheguei às revelações da autora.


Eu poderia falar muito mais sobre esse livro, mas seria spoiler e algo assim em relação a essa obra destruiria todo o desejo de ler. Então, só vou dizer que essa é uma das melhores autoras de suspense que já tive a oportunidade de ler e que não vejo a hora de ler outros livros dela.


Classificação:

14 comentários

  1. Li três livros da autora e já foram suficientes para me tornar fã do trabalho de Lisa! Ela consegue criar um enredo onde todos personagens precisam estar ali e também, a inserção de muitos assuntos dentro de uma mesma história e isso é fantástico!
    Sangue na Neve, Viva Para Contar e Esconda-se são livros incríveis e valem muito a leitura.
    Ainda não tive a oportunidade de conferir este novo trabalho dela, mas não vejo a hora de poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou doida para fazer essa leitura, adoro suspense e tenho ouvido comentários muito positivos a respeito desse, inclusive até já me avisaram que poderiam ter gatilhos por conta da temática, o que só me deixou mais curiosa para ler.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru! Amo romance policial e sempre que tem algum lançamento fico atenta as resenhas pra saber se o livro é bom. amei a premissa deste livro e acredito que eu vá gostar muito! Amei o fato de como a autora criou a base da história com uma família super desestruturada onde duas crianças são vítimas. Estou morrendo pra saber o que aconteceu e se o garoto é de fato um assassino em série, o que eu duvido. No top da lista de desejos! Obrigada pela resenha!


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru!

    Tudo bem? Estava bastante curiosa para saber o que você acharia de Bem Atrás de Você. Já li o livro e confesso que também amei, mas a quantidade de pov e a narração ora feita em primeira pessoa e ora em terceira deixaram o começo bastante confuso para mim, mas quando me adaptei à narrativa a trama foi ficando cada vez mais interessante.

    Assim como você fiquei todos os personagens deixaram uma impressão forte em mim e também torci para um final feliz para os irmãos. Fico feliz que tenha gostado desse livro. Realmente é uma história incrível.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee Bru ^^
    Eu li "Viva para contar" e adorei, foi um dos melhores livros que já li na vida. Ando doida para ler "Sangue na neve" desde que foi lançado, mas até agora, nada...haha'
    Saber que este livro foi muito bem desenvolvido e que conseguiu te envolver até o fim me deixou ainda mais curiosa. Anotei o nome na listinha de desejados, agora é só esperar o money...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Ainda não li nada dessa autora, mas com certeza está na lista, pois todos falam super bem das histórias criadas por ela e do desenvolvimento das mesmas, que com certeza no primeiro momento que eu tiver irei ler algo dela!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. nao conhecia a autora nem a obra confesso que esse genero não me desperta muito o interesse pois fico bem aflita pra saber de tudo que vai acontecer mais gostei de conhecer o livro a historia me pareceu boa
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Não conhecia a autora, até porque não sou fã do gênero, mas realmente fiquei intrigada, já lendo sua resenha criei teorias nada haver já que não sei nada de nada rs.. De qualquer forma eu agradeço pela dica e já vou repassar para uma amiga que é viciada em histórias assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna! Já tive ótimas referências para os livros da autora, embora ainda não tenha lido nenhum. Gostei da trama, parece ser um thriller imperdível.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Desde o lançamento que estou de olho no livro, sou mto fã de livros com suspense policial, ainda mais esses que mostram alguns que voltam a ativa, acho que a experiencia conta mto pra nos deixar ainda mais intrigados com a inverstigação.
    Nunca diria que seria uma série, achei que era livro unico, mas pretendo ler todos aogra que gostei da resenha.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Olá, ótima a sua resenha. Que bom saber que você curtiu essa leitura, fico ainda mais curiosa para ler esse livro também e descobrir se o rapaz encontrará a irmã.

    ResponderExcluir
  12. Olá Bru, tudo bom?
    Tenho dois livros dessa autora aqui em casa e ainda não li, acredita? Tenho muita vontade de conhecer a escrita dela! Quanto ao livro, fiquei muito interessada na leitura e já estou com uma pulga atrás da orelha desconfiando se Telly cometeu mesmo esse segundo crime! rs Já quero saber se ele vai atrás da irmã e o que o levou a cometer o primeiro crime. Enfim! Adorei sua resenha e fiquei super curiosa pela leitura, que espero poder fazer em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Confesso que em outra situação não me despertaria tanto interesse por ser uma série longa, mas com toda a sua recomendação positiva fiquei bastante interessada em conferir, então anotarei sim essa dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Andei lendo algumas resenhas sobre essa obra e fiquei bem instigada em ler.
    Não leio suspense/policial com muita frequência, mas os que li, gostei bastante.
    Como essa leitura em especial me deixou bem curiosa e como não é necessário ler nenhum dos outros 6 para entender, vou anotar sua dica com toda a certeza!
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir