[Resenha] Poemas ao desabrigo, Raul de Taunay

Título: Poemas ao desabrigo
Autor: Raul de Taunay
Editora: 7Letras
Páginas: 107
Onde comprar: Editora 7Letras

"É primavera, tímida, silenciosa, qual borboleta em ação,
Sou eu a fazer versos dos meus andrajos em ebulição."¹

Poemas ao desabrigo é uma antologia de poemas do poeta, romancista e cronista Raul de Taunay. Neste livro, somos convidados a perceber a poesia que existe no próprio desabrigo, ou seja, nas tempestades, nas ruas, no vento e em tudo o mais que se encontra desabrigado. 

Não procurarei julgar a qualidade da obra, até porque não sou a pessoa mais indicada para isso, então procurarei expressar somente o que eu senti lendo Poemas ao desabrigo. E para começar: de acordo com o meu ponto de vista, Taunay sabe usar tão bem as palavras, algumas de suas combinações me causaram suspiros e tremores, e penso eu, que a poesia talvez tenha também este objetivo. 

Os poemas, assim como muitas antologias, têm uma temática variada. Temos aqui, entre tantos outros temas, poemas que fazem questionamentos sobre as mais diversas coisas, como também temos poemas sobre poemas, o que eu adoro, e principalmente – digo principalmente pois foi o que mais chamou a minha atenção –, temos poemas sobre lugares... E, quem sabe, saudades de casa. 


Assim como acontece com qualquer outro livro de poemas, alguns me prenderam mais, outros menos, outros muito, outros nada. Falemos então sobre os que muito me prenderam: eu os amei. Eu me apaixonei por cada um deles, e eles fizeram com que a leitura da obra valesse a pena. Um dos meus favoritos se intitula “Desafogo” e discorre sobre a função da poesia, ou melhor, uma reclamação da própria poesia sobre como as pessoas enxergam a poesia. Genial! 

"Podes se cheio de ideias, podes até ser maneiro,
Podes ter a grana alta para bancar a publicação;
Mas não podes e não deves me confundir com roteiro,
Não sou guião emprestado, nem projeto alcoviteiro;
Sou encanto puro e simples que nasce do coração."² 

Assim, concluo esta resenha colocando que, caso você goste de poemas, seria interessante ter em mãos Poemas ao desabrigo e conhecer um pouco da poesia de Taunay, que está, insisto, do lado de fora. É lindo e vale muito a pena! 

¹ Trecho do poema "Andrajos".
² Trecho do poema "Desafogo".

Classificação:

22 comentários

  1. Poesia só é poesia quando faz a gente se colocar o cenário. Não apenas por estar ali,mas como se fôssemos parte realmente daquilo tudo.
    Ainda não conheço o trabalho do autor, mas fiquei encantada com o que li acima. Amo poesia,apesar de não entender nada de regrinhas e tals, mas sou apaixonada pelas coisas que fazem sentir.
    Tentarei ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Thamiris! Não sou uma leitora de poemas, ou poesias. Geralmente os acho um pouco sem sentido ou não entendo totalmente o sentido do que foi dito.. Claro que vez ou outra acho alguns poemas tão lindos e significativos que leio mais do autor. Achei sua dica ótima!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Vou ser bem sincera, não gosto muito de poesias. Já tentei em vários momentos, mas infelizmente não deu. A foto ficou linda! Vou anotar aqui, quem sabe tentarei novamente.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Thamiris, tudo bom?
    Não entendo nada de poesia, mas gosto muito de ler quando são bem escritas e quando nos fazem sentir sabe? Então, pelo que nos falou, acho que vou gostar muito de conferir a antologia. Curti muito saber que trata-se de poesia que encontramos nas tempestades, no vento, nas ruas e em tudo o mais que está desabrigado. Fiquei bem intrigada e espero conseguir conferir em breve.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo poemas e acho uma pena não ser um genero tão comum, na faculdade aprendi justamente isso, o poema tem que bater de frente contigo, te fazer suspirar e sorrir, esse é o corpo do poema, o que define ele. Fico feliz que a obra tenha feito isso contigo, sinal que a leitura valia a pena, certamente já anotei a dica porque pretendo ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais lindinha essa foto! Apesar de simples, me chamou muita atenção. Combinou demais com a capa do livro.
    Amo poesias! Simplesmente amo! Sou louca por elas e foram elas que me iniciaram como escritora.
    Flor, quem diz não gostar de poesia, é porque não sabe a diversidade que ela tem.
    Poesia pode ser sobre amor, natureza, amizade, fé... pode ser em uma linguagem mais erudita ou bem humorada, ou com uma linguagem bem informal... Depende muito do poeta ou do público que ele quer alcançar.
    Gratidão pela maravilhosa sugestão!
    Amei!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Apesar de não ler muitos poemas ás vezes gosto de me aventurar no gênero.
    Pela sua resenha deu pra ver que este é lindo e que promete inspirar o leitor.
    Vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não sou uma grande fã de poemas e poesias, mas as vezes me deparo com algumas obras que me encantam. Não conhecia esse autor e nem suas obras, mas já deu pra perceber que sua profundidade em sua escrita é fantástica e envolvente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Já ouvi falar desse autor, mas como não gosto de poemas/poesias não dei um segundo pensamento para ele, compreendo o que você falou que alguns nos chamam mais a atenção e outros menos, irei indicar essa obra para um amigo meu que ama esse gênero ele com certeza irei aproveitar bastante a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem??

    Sei como é difícil fazer resenha de poemas, e não sou muito indicada para isso, já que odeio o gênero. Esta de parabéns por conseguir falar tão bem.
    Não leria pelo que disse acima, não gosto.
    Mas adorei o post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Eu não tenho o costume de ler poemas. Na verdade não leio o gênero desde que saí do ensino médio, época em que era obrigada a ler. Não é algo que eu goste muito, apesar de já ter lido alguns encantadores.
    Esse autor, em particular, eu não conhecia. Eu gostei, principalmente, que ele fez, em um poema, uma reclamação sobre a poesia e como as pessoas a enxergam. Sei que também, se eu ler, alguns irão me prender mais e outros menos. Simplesmente funciona assim e tenho que levar todo o conjunto da obra em consideração antes de desistir ou dar a minha opinião sobre ele. Sinceramente, eu gostaria de fazer essa leitura logo e ver se eu vou gostar ou não, sair da minha zona de conforto, sabe? xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa a sua resenha está muito bem escrita e bem informativa. Confesso que não conhecia o autor, um erro meu, mas é que poesia é uma das áreas da literatura que ainda me virar a cara um pouquinho sabe? Não consigo ler e infelizmente vou ter que deixar a sua dica passar por hoje.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem Thamiris?

    Eu confesso que não conhecia o livro e o autor, achei a capa muito bonita e fiquei interessado e curioso sobre o livro ao saber que trata-se de poesia, eu lia muito do gênero quando era mais novo. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Não sou muito fã de poesias e mesmo tendo sua resenha como incentivo, não fiquei curiosa por essa leitura. Que bom que a leitura valeu a pena para você!

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Thami

    Eu não leio o gênero por não curtir mesmo, não consigo enxergar profundidade em textos tão curtos, preciso de mais palavras, sabe? Sempre fui assim, desde a época da escola. Fiquei aqui pensando o que seria um poema sobre um poema... rs

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Thamiris, faz muito tempo que não leio poemas e acho que esta coletânea aqui tem tudo para me agradar. Acho que como você, alguns poemas vão me agradar mais que outros, mas ainda assim, fiquei bem empolgada em conhecer a obra toda!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas não sou muito fã de poemas e, por isso, não fiquei curiosa para ler. No entanto, para quem gosta, acredito que seja uma ótima leitura.
    Pelo que você falou, o autor tem habilidade para provocar emoções nos leitores e usa as palavras com sensibilidade. Então, fico feliz que, mesmo alguns poemas não tendo te agradado tanto, a escrita do autor conseguiu conseguir te despertar emoções diferentes.
    Adorei sua resenha e acho que quem gosta de poemas irá curtir a sua indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Quando mais nova, ler poesia era meu hobby favorito, mas hoje em dia não consigo desenvolver a leitura. Acabo sempre a mente muito cheia para me dedicar. Gostei da sua resenha e não conhecia o livro, é uma boa dica de presente para quem gosta! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Gosto tanto de poemas, acho que quem os escreve tem a capacidade de se sintonizar a nossa alma. Um livro para se ter na cabeceira, com certeza seria uma leitura que eu também amaria, levando minhas emoções lá em cima. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Parabéns pela sua resenha que está muito bem escrita e explicativa!! Confesso que quase não leio poesia devido não conhecer atores que escrevem. E o que falar da sua foto? Está linda!! Vou procurar mais sobre o autor para conhecer melhor o seu trabalho.
    Dica mais que anotada.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu estou começando e me aventurar agora (novamente) nesse estilo. Até que antes que lia mais poemas, mas depois de um tempo, deixei um pouco de lado. Agora que voltei a ler com o livro "Outros jeitos de usar a boca", e acho que vou dar uma chance a essa obra.

    ResponderExcluir
  22. Oiee Thamiris ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e não sou muito fã de livros de poemas, poesias e coisas do tipo. Mas sabe que sinto curiosidade de lê-los? haha' sempre quando leio algum poema que me marca, parece que o autor está sentindo o mesmo que a gente, entrou na nossa cabeça e tirou aquelas palavras dali!
    Adorei a foto e a sua resenha!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir