[Resenha] Eu sou brasileiro, Me respeite!, Renata Ramos


Título: Eu sou brasileiro, Me respeite!
Autora: Renata Ramos (cortesia)
Editora: Kindle
Páginas: 49
Onde comprar: Amazon

"Acredito que uma nação é como uma casa. Uma família, um lar, nós organizamos, limpamos e temos amor uns pelos outros, nos unimos em prol de todos. Algumas vezes, será necessário ser duro, outras gentil, em algumas, sério, mas, sem sombra de dúvidas, duas coisas são mais que essenciais para que o funcionamento seja sustentável e de crescimento: Respeitar o próximo e ser respeitável."

Eu sou brasileiro, me respeite! foi escrito pela mesma autora de Amor Próprio, que conta a história de sua vida. Neste livro temos, basicamente, a mesma ideia, mas ele se passa no período em que a autora viveu fora do país e suas experiências de vida na Holanda. Ela conta sobre como a cultura do povo holandês é diferente da nossa, sobre como eles não aceitam coisas que achamos normais e sobre a mudança que precisamos impor ao nosso país, mas que ela deve começar de dentro.

"O que eu quero dizer com isso é que nós brasileiros já nascemos aprendendo tudo errado; ensinaram errado para nossos pais, e eles nos ensinaram errado, mas está na hora de parar de errar."

Eu confesso que não sabia muito o que esperar desse pequeno livro e que, de certa forma, me surpreendi bastante com o que encontrei, apesar de ter me decepcionado com algumas críticas que a autora fez. Eu sei que muitos de nós nos aproveitamos de diversas situações, que não temos o “que” de honestidade em nossa cultura e coração, mas outras achei um pouco demais, entretanto, tenho que concordar com a autora que a mudança deve começar em nós mesmos para que aconteça no mundo.


Eu sou brasileiro, me respeite! é um livro curto que traz uma mensagem bonita e que toca o leitor, o faz querer mudar. Infelizmente, não há muito mais a dizer sobre esse livro, ele precisa ser lido para ser sentido e mudar pessoas. Indico essa obra para todas as pessoas.

"Escolher ser melhor é um ato de coragem e compromisso com uma evolução inerente a todo ser vivo que está aqui para construir algo, seja interna ou externamente."


Classificação:

17 comentários

  1. Sei lá se ando tenho orgulho de ser brasileira. Aliás, acho que todo este patriotismo se perde a cada dia que vejo um telejornal e um raio de jogador de futebol com a porcaria de um dedinho trincado tem mais atenção do que um país inteiro devastado pela guerra e pela maldade humana :/ Nada a ver com a resenha, só precisava desabafar com o titulo mesmo, me perdoe.
    Não faz muito meu estilo, mas por ser um livro bem pequeno, se tiver oportunidade, quero poder ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oiee Bruna ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não me chamou a atenção. Eu acho muito interessante que cada povo de cada país tenha uma cultura diferente, às vezes extremos do que temos aqui, né? Eu adoraria que no Brasil só houvessem pessoas honestas, mas somos hoje fruto do que aconteceu por aqui séculos e séculos atrás, então acredito que vai demorar ainda mais para "arrumarmos" tudo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna!
    A mensagem do livro parece bem bacana, mas infelizmente não faz muito meu tipo de leitura. Confesso que fiquei interessada para saber dessa diferença de cultura entre Brasil e Holanda, mas por enquanto passo a leitura.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de livros curtinhos e me interessei por esse. Muitas coisas no BR, realmente, precisam mudar para que a nação possa evoluir, mas é mais difícil do que parece. Quem sabe um dia não muito distante...

    Parabéns pela resenha!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru, sua resenha me deixou curiosa, me deu um misto de sentimentos mas o que predominou foi a curiosidade em saber se eu gostaria ou não dessa obra, pretendo procurar o ebook e dar mais uma olhadinha. Essa capa, sem duvidas é linda demais e chama a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa para conhecer as criticas sociais contida no livro, que pra mim é novidade. Gostei dos quotes destacados e que a mudança deve começar em nós mesmos é fato. Uma boa dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. verdade si queremos mudança ela deve começar por nós mesmo uma boa indicaçao de livro gostei de conhecer BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Concordo com a autora, devemos começar a mudança por nós mesmos. Eu curto livros com essa temática mas também não gosto que peguem pesado, por mas que eu tenha amado sua resenha essa dica eu irei passar.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  9. Por ser um, livro curto, acho que super vale a pena conhecer a escrita da autora, bem como refletir se ela tem razão sobre os pontos que desenvolveu. Fiquei bem curiosa e espero ler em breve!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bru

    Fiquei curiosa a respeito dessa colocação sobre a honestidade. Fiquei pensando se a autora meio que enalteceu o famoso "jeitinho brasileiro" de lidar com aa coisas...
    No mais, acho o livro com um propósito banaca. Já passei três meses fora e foi maravilhoso, mas o choque cultural é bem intenso.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não gosto muito de poemas, então passo essa dica... apesar de gostar de poesia em narrativas, o poema mesmo não me chama a atenção. Mas amei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a obra e nem ao menos a autora. Em livros do tipo, em que a autora, nesse caso, faz um comparativo em relação a duas culturas e seus usos e costumes é comum algumas opiniões expostas não agradar a todo leitor. Particularmente não costumo ler obras desse tipo, prefiro as de cunho mais científico. Mas ainda assim, valeu conhecer!

    #leitoraconectada

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru!

    Tudo bem? Eu li só uma outra resenha desse livro (faz algumas semanas apenas) e não consigo me interessar pela obra sabe? Está pra lá de distante do que eu costumo me interessar, mas assim como você e a autora, eu concordo que para ver qualquer mudança ao nosso redor é preciso que cada pessoa mude internamente primeiro já que o ambiente reflete aquilo que somos.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii,

    Não é p tipo de obra que eu costumo ler, mas acredito que seja de uma riqueza ímpar para nós, para o atual momento que estamos vivendo. O brasileiro precisa mesmo começar a mudança de dentro de si para que depois possamos mudar o país. Acho que é uma leitura super válida e principalmente para insentivar mudanças em nós mesmos.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Não conhecia esse livro, mas ele parece mesmo ter uma mensagem bem legal. Não sei se é uma leitura que procuro no momento, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna!
    Confesso que não conhecia a obra e nem o autor. Achei a proposta do livro bem interessante e um real tapa na cara de nós brasileiros. No fundo todos nós sabemos que aqui geralmente tudo acaba em "festa" e isso não é o certo e mesmo assim aceitamos!
    Achei a proposta do livro bem diferente, mas confesso que no momento, eu não sei se o leria :/

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  17. Apesar de concordar com o que a autora disse, que a mudança deve partir de nos, não gosto muito de livros desse genero,então dificilmente leria ele...
    Gostei da sua resenha, mas dessa vez passo a dica.

    ResponderExcluir