[Resenha] A Dama de Papel, Catarina Muniz

Título: A Dama de Papel
Autor: Catarina Muniz
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 256
Onde comprar: Amazon

"Melinda era diferente. Para alguns, uma louca. Não havia outra explicação. A ela bastava apenas a vontade incessante de sentir-se dona do chão sob os pés."

Em A Dama de Papel, iremos conhecer a jovem Melinda. Ela é uma jovem de boa família, e tem todos os luxos e boa educação, graças ao dinheiro do pai. A unica coisa que a diferencia das  demais jovens de sua idade, era quer a liberdade.

Melinda não queria de jeito nenhum ser submissa. Sempre queria fazer o que tinha vontade, e muitas vezes batia de frente com o próprio pai.

Sabendo da personalidade de sua filha, o pai de Melinda decide marcar o casamento dela, com um homem bem mais velho, porém considerado um bom partido e com uma grande fortuna. Ao saber do casamento Melinda decide fugir de casa, viver sua própria vida e finalmente ser livre.

"Melinda via-se como um animal selvagem enjaulado e indócil. Ela sonhava com a vida. Com a própria vida. Com o domínio e a posse sobre si, á sua maneira."

Acontece que tudo sem um preço, e para uma mulher naquela época não era nada fácil, ainda mais sendo solteira. Melinda passou por diversas dificuldades, até encontrar trabalho em um dos bordeis da região, passando a se chamar de Molly. Ao longo dos anos, trabalhando lá, ela se torna uma das mulheres mais procuradas da cidade, e consegue se tornar dona de seu próprio bordel.


Charles é o filho mais velho de um grande empresario, em suas rodas de amigos, ele ouve falar de Molly e como está em uma vida monótona, resolve procura-la, convencido de que os comentários que ouviu, não passam de exageros.

Após retornar na noite com Molly, ele simplesmente não consegue esquece-la, então começam a se encontrar mais vezes, e um novo sentimento começa a surgir..

A Dama de Papel, apesar de parecer um livro clichê, é bem diferente dos romances de época que estou acostumada. Pois aqui é retratado, uma protagonista totalmente diferente, e que vai contra aos costumes da época.

A Autora conseguiu trabalhar muito bem os protagonistas e eu gostei muito de conhecer a Molly, passei a admirá-la por sua coragem, determinação e sua força.

Apesar de ter gostado do livro, eu foi com tantas expectativas, que acabei me decepcionando um pouco. Acredito que esperava mais da história.



Catarina Muniz é uma autora nacional, se você gosta de romance de época, indico que você leia, pois a protagonista é totalmente diferente de todas que já conheci.

Classificação:

21 comentários

  1. Olá Vanessa,
    Quando as expectativas começam altas é um pouco difícil superá-las e ainda assim gostar da leitura mesmo que o livro não atenda-as. Eu não sou uma leitora ávida de romances de época, mas ainda não tinha visto nenhum que trazia uma protagonista que fugia de casa e começava a trabalhar em um bordel, de fato achei a estrutura diferente. Agora o romance em si eu não achei atrativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo nossa literatura nacional e realmente fico imensamente feliz quando chego em um blog e vejo algo nosso, resenhado. Sei lá, dá um orgulho! Coisa boba, mas é assim que me sinto.
    Ainda não conhecia o livro e nem o trabalho da autora, mas amo romances de época e realmente este é bem fora dos "padrões". Mas ao mesmo tempo, traz a mulher forte e determinada em não deixar que as regras sejam impostas assim.
    Liberdade! A palavra que sempre nos faz ir atrás de nossos sonhos...ou não!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que meu livro vai pra sua lista. Espero que goste da leitura. Um beijo!! :-*

      Excluir
  3. Oii tudo bem ?
    Apesar de n conhecer nada da obra eu fiquei bastante curiosa em relação a esse livro e estou louca pra ler .

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara!! Fico feliz que o livro tenha atiçado sua curiosidade. Promete me contar o que achou? Beijos! :-*

      Excluir
  4. Olá, não conhecia o livro, mas amei a premissa e essa capa é linda, apesar do que vc falou vou arriscar a leitura, e deixar as expectativas, quem sabe ele me surpreenda? Gostei muito de sua resenha e sinceridade. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros em Retalhos, Obrigada pela confiança. Espero que o livro te agrade. Beijão! :-*

      Excluir
  5. Que pena que se decepcionou com a história, eu as vezes crio muitas expectativas em cima das obras e as vezes dos filmes, e me decepciono. Mas fiquei bem curiosa para ler, estou com alguns títulos de romances históricos para finalizar, vou adicionar esse"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, já tô aqui torcendo para que o livro te encante. Um beijão! :-*

      Excluir
  6. Oi vanessa, adro romances de época e não conhecia a autora ou mesmo seu livro. Então com certeza estou anotando sua dica para dar uma olhada com mais atenção.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  7. Oie! Quase não leio romances de época, mas gosto de ler a resenha de alguns, embora, esse particularmente, não me interessou muito.
    Mas você escreve bem, Vanessa!
    Sucesso pra ti!
    Beijos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Olá, da autora eu já li um conto maravilhoso e um livro, mas esse ainda não li. Achei interessante termos uma protagonista tão diferente do padrão dos romances de época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada por ter lido outros trabalhos meus. Espero que A Dama esteja à altura de suas expectativas. Beijão! :-*

      Excluir
  9. Inicialmente, a capa e a sinopse já me interesaadam muito, e depois de ler sua resenha acho que eu iria gostar muito do livro.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, se der uma chance ao Dama, promete me contar o que achou? ;-)
      Beijão!

      Excluir
  10. Oie
    chama minha atenção por saber que é uma protagonista bem diferente, isso conta muito na leitura, ainda não conhecia o livro mas gostei do que li, uma pena que alguns fatores deixaram a leitura não tão maravilhosa mas ainda assim parece valer a pena

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará! Se você resolver dar uma chance ao livro, me conta o que achou, tá? Beijão! :-*

      Excluir
  11. Oi Vanessa!
    Li A Dama de Papel quando foi lançado e gostei bastante. É uma trama diferente, com mocinhos totalmente o oposto daquelas que estamos acostumadas a ver nos romances que são lançados. Gostei da leitura, achei bem ágil e me surpreendi com a sensualidade dele. Não que eu esperasse algo diferente, mas ele foi além do que imaginei e adorei! O final também me agradou mito, achei condizente com tudo que veio sendo mostrado no decorrer da trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e pelas palavras gentis, Neyla! Depoimentos como o seu dão o gás necessário pra seguir em frente. Beijos cheinhos de gratidão! <3

      Excluir
  12. Não tinha lido sua resenha e AMEI!!! Obrigada por ter destinado seu tempo à leitura do meu livro, obrigada pelas palavras gentis e pela sinceridade. Um beijo do tamanho de um Oceano repleto de histórias! :-*

    ResponderExcluir