Cinco personagens Maravilhosas


Oioi pessoal, como vocês estão?

Hoje a postagem é bastante especial. Como todos sabe, hoje é o Dia internacional da Mulher e, nada melhor, do que falar sobre cinco personagens femininas fortes e inspiradoras, não é mesmo? Mas, antes de começar a falar sobre essas personagens extraordinárias quero falar sobre o que esse dia representa. Sobre a importância dele para nós mulheres e que não é apenas um dia para recebermos parabéns e recebermos flores, nós precisamos ser respeitadas como iguais e esse dia é para lembrar todos os homens disso. Agora, sem mais enrolar, vamos à postagem!


Kindred – Laços de Sangue, Octavia E. Butler

Quem acompanha o blog, ou me conhece um pouco que seja, sabe o quanto eu amo a história de Kindred e que é um dos livros que mais indico na vida, mas, além de ter uma história incrível. Esse maravilhoso livro conta a história de Dana, uma jovem negra de 26 anos, casada com um homem branco e que começa a viajar ao passado, na época que a escravidão ainda existia. É chocante e marcante acompanhar a trajetória de Dana, mas é fascinante acompanhar sua força e as coisas que ela passa. Ser negro já não é fácil e ser uma mulher negra torna as coisas piores, muitos homens brancos acham que elas são apenas servas e que não servem para mais nada. Além de retratar o preconceito racial, Kindred – Laços de Sangue, também retrata a necessidade empoderamento feminino. Com Dana aprendi a ser forte e não desistir dos meus ideais.

“(...) uma negra para cuidar dele que via os negros como sub-humanos, uma mulher para cuidar dele que via as mulheres como eternas incapazes.”

Raio de Sol, Kim Holden

Esse livro é épico e isso é uma referência à história e à incrível Kate, personagem principal desse livro. Kate nos traz diversos ensinamentos, mas, o mais importante deles é a prática da gratidão. Nós não sabemos quando será nosso último dia de vida e, se soubéssemos, tenho certeza que a vida não seria fácil, seria um peso grande demais para carregarmos. E a Kate nos faz refletir sobre tudo isso. Apesar de esse livro fazer chorar, ele é tão maravilhoso, tão incrível, que precisa ser lido. Kate me ensinou a praticar a gratidão, a aproveitar cada respiração e cada amigo que tenho ao meu lado.

“Hoje, minha vida é incrível.
Não quero pensar no amanhã.
Nem no dia seguinte.
Então, repito para mim mesma: Hoje, minha vida é incrível.”

Como se casar com um marquês, Julia Quinn

Um romance de época aqui, Bru? É por causa da autora, não é? Também poderia ser, mas ele está aqui por causa da protagonista - Elizabeth Hotchkiss – que mulher do caramba (para não falar palavrão). Imagine como é viver no passado, numa época quando os homens eram a elite, enquanto apenas eles poderiam fazer as coisas e só eles teriam acesso a dinheiro. Pois é, Elizabeth sabe como é viver assim. Ela é órfã, pai e mãe de seus irmãos mais novos e uma batalhadora. Só que a vida não lhe proporciona uma situação boa, ela não consegue um emprego bom que lhe dê dinheiro o suficiente para manter sua família, sua única saída é se casar. Tudo que acontece nesse livro é incrível e, como vocês devem imaginar, Elizabeth me ensinou a não depender de ninguém, a ser forte e ir atrás dos meus sonhos.

“Você deve ir aonde o seu coração a levar e nunca se esquecer de que o amor é o presente mais poderoso de todos. Dinheiro e posição social são pobres substitutos para um abraço cálido e terno, e há pouca coisa na vida que nos realiza mais do que a alegria de amar e de saber que se é amada.”

Estilhaça-me, Tahereh Mafi

Como seria para você se não pudesse tocar nas pessoas, pois seu toque é mortal? Juliette sabe como é viver assim e ela só tem 17 anos de idade. O mundo, nesse meio tempo, está acabando e a população está sofrendo. Juliette está em um dilema, ser uma arma para o governo ou uma guerreira para tentar salvar o mundo. Acompanhar a história de Juliette é tão extraordinário é tão marcante e chega a ser tão real, sabe? Eu vejo uma analogia com o que nós passamos no nosso dia a dia, podemos fazer parte do esquema que o mundo espera de submissão ou ir atrás do que queremos. E foi exatamente isso que Juliette me ensinou, eu aprendi a ser determinada, a ir atrás do que acho certo e não do que as pessoas julgam ser certo para mim.

"Meu corpo é uma flor carnívora, uma planta doméstica envenenada, uma arma carregada com milhões de gatilhos."

F*ck Love – Louco amor, Tarryn Fisher

Esse livro foi ambíguo, mas quando penso em personagens femininas fortes e bem trabalhadas é impossível não pensar na Helena. Acho que nenhuma mulher gostaria de estar na mesma situação que ela. De se apaixonar pelo namorado da sua melhor amiga, mas é isso que acontece e a Helena lida com isso de uma forma que eu amei, sério. Ela age de acordo com seu coração. Ela ama os dois e é vista como “vaca” por conta disso, mas ela mostra o que é realmente ser “vaca” e que isso não deve ser forma de chamar nenhuma mulher. Helena me ensinou que f*da-se o amor e que tudo bem você amar alguém que sua melhor amiga também ama.

“- Só temos uma vida para viver. Se você prefere desperdiçar a sua travando uma guerra contra você mesma, então vá em frente, é um direito seu (...) Ou você pode lutar pelo que deseja (...)”

Essas são mulheres que marcaram minha vida literária. E vocês, quais personagens femininos marcaram suas vidas literárias?

Beijos,

12 comentários

  1. Em um dia especial como foi ontem, show de post por trazer cinco personagens fortes desta maneira!
    Só tive contato com Juliette de Estilhaça-me, mas Kindred está ali na minha estante me olhando e não vejo a hora de conhecer a força de Dana(que já li que é maravilhosa).
    Uma das grandes mulheres que marcaram minha vida, principalmente a literária, foi Anne Frank. Não sei os motivos(minto),mas a história de vida desta jovem mulher, marcou e marca tudo para mim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Apenas li um livro desses e não gostei muito. Estilhaça-me. Mas também foi a tantos anos atrás que talvez eu devesse ler de novo.
    Os demais nunca li então terei que ler para conhecer as personagens!
    Dicas anotadissimas!!
    Parabéns pelo post!

    Beijinho!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Bruna do céu... Eu tinha aproveitado a promoção da saraiva, comprei Kindred mas deixei o boleto de lado porque tenho leituras demais e ficaria estocado aqui, aí me vem voce com esse post e acaba comigo, assim fica dificil hein, vou pagar meu boleto e ler o quanto antes, sua citação me conquistou.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna. Eu ainda não li nenhum desses livros, mas já tinha curiosidade com todos eles. O único que eu ainda não conhecia é o Kindred e depois de ver você falando tão bem dele eu já fiquei curiosa e já coloquei na lista de compras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru
    Não li nenhum dos livros, mas pelo que li nas suas explicações parecem livros incríveis. O que mais me surpreendeu foi Como se casar com um marquês. Acho que romances de época podem sim mostrar toda a força de uma mulher em uma sociedade onde a mulher era tratada como nada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não conheço nenhuma das personagens mencionadas, apesar de a algum tempo querer ler F*ck Love e o da JQ, mas não conhecia o livro Raio de Sol e gostei bastante do que mencionou sobre a Kate, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das suas escolhas. Eu achei a Helena de F*ck Love bem trabalhada, também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Não conheço a maioria das personagens que você citou, mas as duas últimas eu li suas histórias e simplesmente amo elas e o que elas nos ensinam! Se eu fosse fazer um post como esse nossa, muitas personagens femininas brilhariam nele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ah vários personagens femininas marcam minhas leituras. Por ser a grande maioria presente na minha estante, sei que ao longo do ano consigo conhecer 7/8 personagens inesquecíveis. Por exemplo esse ano dou continuidade a Claire de Outlander que a acho um máximo, a Celaena de Trono de Vidro, a Penelope de Os Segredos de Colin Bridgerton entre outros. Sempre amo personagens femininas <3 Adorei as que você citou, e delas conheço duas.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela suas escolhas para representar esse dia tão importante.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo as "heroínas" da Tarryn Fisher, é incrível como ela consegue extrair o potêncial de suas personagens femininas das suas piores características. E isso é tão legal, pq não somos seres perfeitinhos, né?

    Adoro a Kate de raio de sol tbm <3

    Dos que você citou só não conheço o primeiro livro.

    Beijos
    thereviewbooks.com.br | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  12. Ola lindona ainda não li nenhum dos livros onde você destaca as protagonistas, mas já estou curiosa com muitas e por essa razão já anotei todos os títulos. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir