[Resenha] O Jardim das Borboletas, Dot Hutchison - The Collector #1


Título: O Jardim das Borboletas
Série: The Collector #1
Autora: Dot Hutchison
Editora: Planeta (cortesia)
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon | Saraiva

“A beleza perde o sentido quando nos cerca em grande abundância.”

Doloroso. Eu poderia começar essa resenha de diversas formas possíveis, mas iniciar dizendo que essa leitura foi dolorosa me parece a melhor forma possível de representar o que senti ao ler esse livro. O Jardim das Borboletas foi um livro que desejei ler cheia de expectativas e, felizmente, todas elas foram superadas.

Nesse thriller acompanhamos a investigação de dois agentes do FBI, Victor Hanoverian e Brandon Edison, de um caso bastante complexo ou, como gosto de pensar, aqueles quebra-cabeças de mil peças. O FBI descobriu a existência de um jardim, que continha uma coleção de preciosas “borboletas”. Tudo parece bastante surreal e eles desvendam esse crime com a ajuda de uma das sobreviventes, Maya.

Maya é a jovem que está sendo interrogada pelos agentes. Ela começa a contar o que acontecia no Jardim, como era sua vida antes e como tudo chegou ao ápice que os agentes encontraram, com diversos feridos e sobreviventes que sentem medo de se reintegrar no mundo. Entretanto, apesar de aceitar falar sobre, Maya é uma garota enigmática e os agentes sentem que ela está escondendo algo, mas o que seria? Ela ajudava o Jardineiro? Gostava daquela situação?


Eu poderia falar muito mais sobre esse livro. Na verdade, eu sinto necessidade de falar sobre tudo o que aconteceu, colocar para fora e tentar compreender essa história sob um ponto de vista que não seja tão doloroso. Na verdade, pela primeira vez na vida, gostaria de pensar como o criminoso e entender o que ele fez e o porquê de ter feito aquilo, o porquê de achar aquilo certo. Não pensem que gostaria desse entendimento porque não temos isso no livro, nós temos e sabemos exatamente o motivo que o levou a fazer aquilo e isso torna tudo ainda mais doloroso.

O começo do livro foi um pouco confuso, primeiro, porque ele tem apenas três capítulos (o segundo tem mais de 160 páginas) e isso tornou difícil me situar na história e em como ela seria representada, mas essa confusão durou apenas umas 10 páginas, que foi quando eu peguei o fio da meada e não queria parar de ler. Entretanto, essa avidez não me fez devorar o livro, pois precisei parar várias vezes para chorar ou apenas sentir essa dor.


Tenho o costume de ler muitos livros policiais, muitas obras com crimes que buscam um culpado, então, fui anotando algumas dicas que tínhamos nessa obra, apesar de já sabermos que o Jardineiro foi descoberto, queria saber o que Maya escondia e, juro, torcia para que ela não estivesse por trás das atrocidades que aquele homem cometia.

Maya foi uma personagem que me deixou confusa. Eu me sentia mal por ela ter passado por tudo o que passou, desde dentro do Jardim, até antes, em sua infância, mas me sentia ressabiada por não saber o que ela escondia, por vê-la como uma personagem fria e calculista. Victor, um dos investigadores, ganhou meu coração. Ele é pai e, a todo momento, imaginava que isso poderia ter acontecido com suas filhas, que ele precisava fazer justiça, mas o que era justiça nesse contexto? Edison, o outro investigador, me deixou sem palavras. Apesar de não ser pai, ele passou por uma situação problema com sua família que fez meus olhos marejarem e ele era, dentro da sala de investigação, o que mais queria justiça, que mais queria resolver aquele crime. Por fim, temos o Jardineiro um homem doentio. Ele dá asco no leitor, porque, quando o conhecemos, pela narrativa da Maya – vou falar sobre isso mais à frente – nos surpreendemos pela forma carinhosa como ele trata as meninas, parece um pai protegendo suas filhas, mas descobrimos o que ele faz, como ele as mantém presa e o que ele faz durante esse tempo e após alguns anos delas por lá. É doloroso, doentio, mas fascinante.

A personalidade de todos os personagens – todos mesmo, incluindo diversos outros que não citei aqui – foi bem construída, mas nenhuma chegou aos pés do Jardineiro. Ele é, em minha opinião, o retrato perfeito de um psicopata. A autora soube entrar em sua mente – mesmo que ele não narre a história – e nos apresentar um personagem 100% crível em todos os sentidos. Você aceita ele como um homem bom e caridoso, se o conhece fora do Jardim, o aceita como um pai protetor dentro do Jardim e como um homem doentio que está apenas em busca de prazer e realização pessoal e isso é um dos pontos mais positivos do livro. 
“(...) A covardia pode ser um estado natural nosso, mas ainda assim é uma escolha.”

Com relação a narrativa, como disse, o livro possui apenas três capítulos, mas estes são divididos entre momentos narrados em terceira pessoa dentro da sala de interrogatório com os agentes conversando com Maya e em primeira pessoa com Maya narrando o que aconteceu na sua infância e no Jardim.  


Ao escrever essa resenha estou tentando encontrar um ponto negativo sequer para apresentar a vocês sobre essa obra, mas percebi que ele não existe. O Jardim das Borboletas é um dos livros mais completos, complexos e surpreendentes – porque ninguém espera aquele final – que já tive o prazer de ler e recomendo que todos, indistintamente, façam essa leitura. Só me restar torcer para que a Editora Planeta traga outros livros dessa autora e lhes dê uma edição tão linda como esse tem.

Classificação:

16 comentários

  1. Oi, Bruna. Eu adorei a sua resenha sobre esse livro, eu li recentemente e a leitura me provocou esses mesmos sentimentos. É um livro pesado, mas uma excelente leitura. Eu só achei o tal segredo da Maya superestimado, fiquei esperando algo mais e quando revelou até foi surpreendente, mas achei que foi criada muita expectativa durante a leitura para o que realmente foi revelado.

    ResponderExcluir
  2. Oii Bruna tudo bem?
    Que resenha maravilhosa menina, adorei muito saber a sua opinião e ainda mais que todas as suas expectativas foram superadas, isso e o que mais nos motiva a querer ler mais e no entregar ao enredo, que parece ter sido tão revelador e envolvente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto ler esse livro, quero muito saber os motivos para esse maluco manter esse tão peculiar jardim, sem dizer que não confio na Maya. Isso é só pelas resenhas que leio, imagina eu lendo o livro. Quero muito.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como essas fotos ficaram lindas. Este livro está na minha listinha de desejados e estou só esperando uma oportunidade para comprá-lo.

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas desse livro e estou bastante interessada em ler. Embora se trate de um thriller que provavelmente vai me causar alguma repulsa e talvez até uma ressaca literária no meio da leitura, eu fiquei muito curiosa para conhecer as facetas desse personagem, o Jardineiro. Também estou curiosa pelo desfecho da história e saber que fim ele teve. Sua resenha mostrou bem o que esperar da leitura, agora tenho várias expectativas. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! Adorei sua resenha!
    Parece um livro muito interessante, já anotando na minha lista de desejos.
    Fiquei curiosa com o mistério que envolve a Maya.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nunca ouvi falar desse livro, especialmente porque não acompanho lançamentos desse gênero, mas confesso que sua resenha está maravilinda e me incentivou a querer lê-lo. Eu não sou muito de histórias policiais, porque sou bem sensível com desumanidades, então, procuro não ter contato com esse tipo de narrativa, mas fiquei bastante curiosa com a garota, porque ela parece uma peça central na trama e, com certeza, tem muito mais a mostrar do que aparenta. Personagens assim, que não são bidimensionais, geralmente me cativam. Quanto ao último quote, eu não concordo com ele, pois, se algo é natural, não há como modificá-lo - você pode entender melhor isso, por exemplo, quando o feminismo diz que não é natural nascer homem ou mulher, justamente porque o gênero é algo socialmente "fabricado", ensinado (ou seja, existe uma performance, algo que o modifica do seu estado dito "natural").
    Obrigada pela dica, vou procurá-lo para comprar ^^

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna,
    Fico feliz que o livro te agradou tanto assim. Livros que nos deixam com sentimentos profundos tendem a ficar na memória da gente mesmo depois de algum tempo após ler, esse parece entrar nessa categoria. Fiquei imaginando como foi ler algo assim, onde podemos ver o ponto de vista de quem está preso e de quem prendeu (pelo que entendi) e realmente parece uma loucura. Gostei da dica e vou anotar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Gostei muito de ler sua resenha e ver o quanto você gostou da leitura. É sempre muito bom quando um livro supera nossas expectativas.
    No entanto, apesar da sua resenha ser tão positiva, não fiquei interessada em ler. Acredito que seja um livro muito bom e complexo, porém, não sou muito fã de thrillers e esse parece ser extremamente perturbador. É um livro que foge completamente da minha zona de conforto e do que ando procurando ultimamente.
    De qualquer forma, adorei a resenha e acredito que, para quem gosta de thrillers, deve ser uma ótima opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna tudo bem?
    Eu já li outras resenhas sobre o mesmo, e estou doida para ler este livro, mas ainda tenho que ler minhas metas, mas esse vai ser o primeiro com certeza. Parabéns pela sua resenha, me deixou mais ansiosa ainda. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu adoro ler livros de romance policial, e a premissa parece muito interessante, arrebatadora! Fiquei empolgada em ver que superou suas expectativas, te deixando emocionada. Adorei essa edição, capa maravilhosa!
    Dica mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro está na minha lista e pelo visto não vou me decepcionar com essa leitura. Adoro romances policiais, com muitos mistérios e uma trama bem desenvolvida é um prato cheio para virar favorito.
    Com certeza vou ler até mais empolgada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, adorei essa capa, estou babando aqui, muito amor.
    Adorei o quote inicial da resenha, e geeente que premissa é essa? Já preciso do livro,.
    fiquei mega feliz em saber que o livro não tem pontos negativos. Curiosa somente kkkk

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, não conheço o livro mas a forma que você apresente aguça a curiosidade pela leitura, a capa é linda, uma boa dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Já ouvi falar do livro um pouco, e sempre achei linda edição. Contudo, nunca tinha me atentado a seu conteúdo, e fiquei bem surpresa com os temas trazidos. Me interessei e espero ler em breve. Dica anotada e adorei a resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Nunca havia ouvido falar nesse livro, mas já fiquei bastante intrigada. Adorei seu post, e fiquei encantada com tudo o que ele te fez passar... uma escrita que nos passa tanto assim deve com certeza ser reconhecida.

    ResponderExcluir