[Resenha] O homem de lata, Sarah Winman


Título: O homem de lata
Autora: Sarah Winman
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 160
Onde comprar: Amazon | Saraiva


"Você é feliz, Ell?
Feliz?
Por Cristo! Você repete a palavra como se não soubesse o significado."

O homem de lata foi uma leitura um tanto quanto diferente. Assim que vi essa capa, título e sinopse, fiquei extremamente curiosa para fazer essa leitura, para compreender como a Sarah havia trabalhado a amizade de Ellis e Michael, sobre como Annie, esposa de Ellis, entraria nessa trama e sobre essa quase história de amor. De certa forma me surpreendi com esse livro, com a construção dos personagens e sofri com suas lembranças, mas, ao mesmo tempo que isso aconteceu, me decepcionei com esse livro.

O início de O homem de lata nos apresenta à história de vida de Dora Judd, uma jovem mãe no ano de 1950, que vai a um evento e ganha um sorteio. Ela tem várias opções de presentes, mas escolhe a reprodução da obra Os Girassóis, de Van Gogh. Seu marido, Len, obviamente, não gosta disso e a forma como ele a trata piora após esse acontecimento.

Após esses acontecimentos, somos levados à vida atual de Ellis, filho de Dora e Len, no ano de 1996. Ele trabalha numa fábrica de automóveis como “martelinho de ouro”, para resumir. As coisas não estão muito bem para ele, mas a vida segue, sua amizade com os companheiros de trabalho também e sua solidão é tão real que chega a ser dolorosa.

Nesse ponto da narrativa, a autora nos presenteia com acontecimentos do passado, quando Ellis e Michael eram amigos. Quando Ell conheceu Annie e quando aconteceram perdas, escolhas e sofrimentos que o moldaram para ser o que seria hoje. Após essa narrativa repleta de angústia e dor, temos uma segunda parte narrada sob a perspectiva de Michael e as tramas acabam por se completar em uma construção maior e mais complexa.


Como disse no começo de minha resenha, quis ler esse livro assim que me deparei com o conjunto desse livro e, apesar de ter me encantado com a lição desse livro e com a construção dos personagens, me senti extremamente perdida e com problemas para me localizar nos acontecimentos dessa trama.

O fato é que, apesar de ele ter algumas divisões de tempo e narrativa, temos uma continuidade na narrativa que acontece ao longo de mais de 60 páginas e, mesmo que tenhamos alguns espaços entre os parágrafos, não somos avisados quando se trata de uma lembrança, então, foi bastante difícil me situar nos acontecimentos narrados. E, depois que me situei, senti dificuldade em compreender a importância daquela lembrança, o que é amarrado apenas no final, então, antes que pensem ao contrário, todas as pontas desse livro são amarradas.

Acho que outro fator que me incomodou um pouco – apesar de ter me feito amá-lo assim – foi ter visto que o Ell é um personagem acomodado. Eu sei que não é fácil passar pelo que ele passou, tampouco ter uma amizade tão forte com uma pessoa do mesmo sexo, que beira outros sentimentos, mas, após tantos acontecimentos e tantos tapas na cara, por assim dizer, Ell continua dando a outra face vez após vez e isso incomodou um pouco.

Meu encanto em relação aos personagens, entretanto, ficou completamente ligado ao Michael. Eu o amei mesmo quando não sabia nada dele. O amei mesmo quando ele não era um personagem tão presente assim ou quando eu não sabia o que ele faria. Meu amor por ele foi multiplicado por 10 quando cheguei a parte que ele narrava a história e percebi o que ele estava fazendo. Aqui, eu percebi que ele seria meu eterno amor literário. Com relação à Annie, ela aparece tão pouco na trama, que não consegui formar uma opinião concreta sobre ela, apesar de ter de parabeniza-la por suas atitudes.

Como vocês podem perceber, esse livro é repleto de pontos positivos e composto por outros pontos negativos, mas, a mensagem que ele no transmite sobre amor, importância de nos doarmos e o convívio das pessoas, é tão sublime, tão importante e essencial que é impossível não indicar esse livro. 
"E você meu amigo galvanizado, quer um coração. Você não sabe o quão sortudo é por não ter um. Corações nunca serão práticos enquanto não forem feitos para não se partirem..."- O Mágico de Oz

Também preciso parabenizar a Faro Editorial com relação a essa edição, ela é primorosa em todos os sentidos e vale a pena tê-la na estante.

Apenas para finalizar, gostaria de convidá-los a conhecer o site Cupom Válido. Nele vocês encontram descontos para comprar esse e muitos outros livros. Tem vários descontos para o site da Amazon, Americanas, Livraria Cultura, Livraria da Folha, Livraria da TravessaSaraiva e até 30% de desconto na Fnac.

Classificação:

21 comentários

  1. Quando vi a primeira chamada para este livro, já o coloquei na lista de desejados. Título, capa e sinopse me ganharam de primeira, pois era nítido que era uma história complexa e simples ao mesmo tempo.
    Esta é a primeira resenha que leio e sendo bem sincera, senti foi mais vontade ainda de conhecer todo o enredo.
    Eu sou fã de livros que conseguem causar sentimentos diferentes no leitor. Eu sempre me identifico.rs
    Acredito que tudo que envolva entrega, é válido!
    Lerei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Eu tenho visto posts patrocinados da editora sobre o livro e estou bem curiosa com a leitura. Adorei a sua resenha, mas agora eu diminuí um pouco a ansiedade, não é bem o que eu esperava e adorei ler a sua resenha sincera sobre a obra. Ainda quero ler e conhecer mais, parece ser uma história bonita, mas não é como eu achei que fosse.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Apesar de ter adorado a sua resenha (que ficou um verdadeiro amorzinho), não sei se eu leria essa história. Não me deixou empolgada logo que li a resenha e isso costuma influenciar minha empolgação na hora de decidir a leitura. Acho que dessa vez, passo a dica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É minha leitura atual e realmente, sinto um pouco de dificuldade por ter tantas mudanças temporais e sem nenhum aviso. Mas amei a edição da Faro, eles capricharam.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Lendo a sua resenha, senti que há poucas páginas para explorar tanta história. Fiquei curiosa para entender melhor a relação entre eles e conhecer o desfecho. Mas tbm não gosto quando o autor/autora não orienta sobre mudança de cenário e tempo na narrativa. rs

    Anotei a dica, quem sabe futuramente eu leia? <3
    Obrigada

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bru

    Apesar de ter seus pontos interesantes, acho que esse livro não é pra mim, me sentiria perdida em quanto às mudanças. Por enquanto vou deixar a dica passar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, que livro interessante! Adorei a história e fiquei muito curiosa com sua resenha. A capa é muito linda e eu teria me interessado bastante se visse por aí

    ResponderExcluir
  8. Que bom que apesar dos pontos negativos o livro transmite uma sublime mensagem!!! Achei a capa bacana e o enredo interessante! Pena que a trama deixa a desejar!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie! Eu tenho acompanhado esse lançamento no instagram da editora e sempre fique curiosa a respeito do que falava, eu também certamente me sentiria perdida durante a história, as lembranças deveriam facilitar a compreensão da história, não atrapalhar o leitor, né? Uma pena, mas gostei bastante da mensagem do livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá! O livro parece ser bem interessante, e trazer um enredo bem trabalhado, acho que vi poucas coisas sobre ele, a sua resenha foi a primeira que li e gostei bastante da sua critica! E as fotos ficaram incríveis!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!
    Pena ter essa confusão temporal na narrativa, mas acho que leria mesmo assim, curti bastante a premissa e acho que seria uma boa leitura.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Geralmente vejo livros onde o autor acaba se enrolando e repetindo diversos fatos para ter mais páginas na história.
    Nesse caso, foi ao contrário, rs. Acredito que se o autor tivesse escrito mais sobre alguns acontecimentos, a leitura seria muito melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vou confessar que eu me senti exatamente como você só com a resenha, perdida. E não é porque ela está ruim não, longe disso. É porque a trama toda parece sem sentido, idas e vindas com passado e presente, então dessa vez eu passo a dica, mas agradeço a sinceridade em suas palavras. E claro que vamos dar uma olhada no Cupom Válido, desconto sempre é bem vindo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e pelo titulo e capa, não dava nada por ele! Nem a sinopse me chamou muto a atenção. Mas gostei da sua resenha e lamento que não tenha gostado do livro, pois eu fiquei super curiosa para ler! valeu pela dica e está anotado, espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas ele está na minha lista de desejados. Gostei da premissa e parece que ele traz lições realmente muito lindas.
    No entanto, algumas coisas que você destacou na sua resenha me deixaram com o pé atrás. Acredito que eu teria uma certa dificuldade de me localizar na história por causa das diferenças de tempo da narrativa, algo que sempre me incomoda muito, e não gostei de saber que não há nada indicando quando se trata de uma lembrança, o que deve ser realmente confuso.
    De qualquer forma, adorei a resenha e os pontos positivos que você destacou fizeram com que eu ainda tenha interesse em ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna!
    Ja tinha visto esse livro pelas redes sociais, mas fiquei decepcionada ao saber que tem vários problemas ao longo da narrativa. De repente se tivesse um copidesk a leitura pudesse ficar mais atrativa ne.
    Enfim, gostei da sua resenha sincera, mas não pegaria pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Pela sua resenha, não fiquei empolgada com o livro. Eu até gosto de livros que abordam o amor por viés diferentes, mas como a narrativa apresenta problemas, vou deixar passar a dica dessa vez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna! Eu acho muito interessante quando a autora faz essa mudança temporal no enredo, com certeza deixa a história mais envolvente, apesar dela não ter especificado os anos haha. Amei a sua resenha e de saber a sua opinião sobre os personagens. Espero ler essa obra um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Olá!Tudo bem?
    Creio que foi no seu blog que vi você falando o como estava ansiosa para ler esse livro.Sei como é a decepção literária de um livro.
    O livro parece um pouco confuso,mas parece bem interessante entre uma amizade forte que beira a outros sentimentos.
    Você mostrou os pontos positivos e negativos da obra,adorei conhecer os dois lados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna, confesso que o enredo do livro não me cativou, assim, não é um livro que eu deva ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Ando vendo esse livro pela blogsfera e fiquei bem curiosa, mas até então não tinha lido nada sobre. Confesso que a premissa não me prendeu, não é o tipo de história que leio muito. Eu sempre me perco nessas passagens temporais rs' ainda mais se não são sinalizadas, enfim, pelo menos as coisas são amaradinhas, e hoje isso é um ponto enorme para a obra!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir