[Resenha] Quinze Dias, Vitor Martins

Título: Quinze Dias 
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 208
Onde comprar: Amazon

"Um dia você aprende a gostar mais de quem você é, e isso vai refletir em como as outras pessoas vão te enxergar. Gente babaca vai existir para sempre, mas a gente aprende a resistir."


Quinze Dias vai contar a história de Felipe, um garoto de 17 anos ,totalmente fora dos padrões da sociedade. Ele é gordo, tímido e gay. E devido a essas características, ele sofre preconceito e é vitima de bullying todos os dias no colégio.

É seu ultimo dia de aula para as férias, Felipe fez vários planos para aproveitar esses dias, irá assistir filmes, séries e vídeos na internet. Porém seus planos vão por água abaixo, quando sua mãe lhe conta que o seu vizinho Caio, irá passar Quinze Dias em sua casa.

Felipe fica desesperado, ele e Caio sempre se encontravam na piscina do condomínio quando eram crianças e brincavam juntos. Com o passar dos anos, eles foram se afastando, pois Felipe deixou de frequentar a piscina, por conta de inseguranças com seu corpo. Com isso, ele e Caio não se falaram mais.
"Eu sou gordo, não sou "gordinho" ou "cheinho" ou "fofinho". Eu sou pesado, ocupo espaço e as pessoas me olham torto na rua."
Acontece que desde aquela época, Felipe é apaixonado por Caio, ou seja, além de mudar todos os planos de suas férias, Felipe, irá dividir, sua casa e seu quarto, com o seu crush por Quize Dias. E é a partir dai que nossa história começa, Felipe narrando o que está acontecendo esses dias em sua casa.


Sinceramente não estava com altas expectativas com esse livro, pois se tratando de primeira publicação, quando fico ansiosa pela leitura, normalmente as histórias não atendem as minhas expectativas.

Grande foi a minha surpresa ao ler essa história e me encantar por ela. Felipe é um garoto comum, real, e isso fez com que eu me conquista-se por sua personalidade, e quisesse me tornar sua amiga. Os demais personagens também seguem essas características  "fora dos padrões" e pra mim, esse foi um ponto muito importante na história, pois ela trás pessoas verdadeiras, e não pessoas possíveis apenas em nossa imaginação.


A escrita do Vitor é bem fluida, o livro é narrado pelo ponto de vista do Felipe, com isso acabamos conhecendo o personagem a fundo, vendo todas suas inseguranças e seus medos. História, diálogos e personagens foram muito bem construídos e trabalhados. Além de ter quotes incríveis.
"Não se apaixone por uma pessoa que não faça com que você se sinta lindo. Não to falando que o cara precisa te dizer o tempo todo que você é perfeito e maravilhoso. Não é isso. Mas quando você se sente lindo só de estar perto da pessoa, ai, filho, é muito mais fácil. Você acorda com a cara amassada, o cabelo bagunçado, e ainda assim se sente lindo. Porque você está com uma pessoa que não aponta os seus defeitos. Não faz você se sentir pior. Não repara naquela estria na bunda que nem você tinha reparado até então. Porque essa pessoa, enxerga a melhor parte de você." - Palavras de Dona Rita, mãe do Felipe.
Quinze Dias é um livro que traz romance, (mas não  aquele meloso, e esse não é de fato o ponto principal da trama)  muita representatividade, e personagens inesquecíveis.

Esse foi o primeiro livro, com essa temática que eu leio. E posso dizer que fui surpreendida...

Classificação:


23 comentários

  1. Apesar de ser um tema ainda um pouco complicado para mim, gosto muito. Mas não tive boas experiências..rs Sei lá, li 1+1 A Matemática do Amor e não curti nadinha. Mas também sei que anda aparecendo novos autores trazendo novos pontos de vista todos os dias e é por isso que ainda não desisti.
    E pelo que li acima, este livro traz amor. Nada sexual, apelativo,mas amor, simplesmente amor.
    E mesmo sem conhecer o trabalho do autor, o livro vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário de você eu tenho altas expectativas quanto a esse livro, só leio resenhas positivas dele e a algum tempo está na minha lista de desejos. Já li outros livros dentro da temática e quase todos me conquistaram, acho lindo, assim como as palavras de Dona Rita. Preciso ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Li o primeiro capitulo deste livro e foi simplesmente apaixonante a escrita do Vitor! A historia de Felipe e Caio além de fofa e divertida, nos trás muito sobre aceitação!! Espero conseguir terminar de ler este livro logo!!! Muito fofa a sua resenha e as fotos tbm ficaram lindas !!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li um livro com essa temática também, mas tenho bastante curiosidade de ler este. Adorei sua resenha!!!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho tamanha vontade e até mesmo curiosidade de ler esse livro, parece ser uma dica bem envolvente e de encher os olhos, além da temática ser uma das minhas favoritas de leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Ainda não tinha escutado nada sobre a obra, mas confesso que me chamou a atenção os assuntos abordados no livro. Felipe deve ser um personagem grandioso e ensinar vários lições para os leitores. Com certeza vou querer ler em breve! Bullying é um assunto pertinente e deve ser problematizados nas obras nacionais e estrangeiras.


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Awn... já no início da sua resenha eu me apaixonei, como isso é possível? Adorei a trama e acho que esse é um livro capaz de emocionar e encantar, sim. Estou ansiosa pra ler e quero muito ter um exemplar. Amei a dica e a resenha!

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Não conheço o autor nem esse livro, também nunca li nada sobre essa temática, mas estou aberta a novos horizontes! Parabéns pela resenha, e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito da sua resenha. Sou encantada por essa capa e é um livro que quero ler, pois acho a história interessante e o fato de ter representatividade muito bacana.

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros, principalmente voltado par o público jovem que tem essa pegada mais realista... Porem... Não estou num bom momento para romances adolescentes.
    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vanessa. Menina, adorei a sua resenha e a maneira como você falou sobre o livro. Gostei da sua sinceridade e estou louca para ler esse livro, acho a capa bem amorzinho e espero gostar da história.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu sempre via essa capa e não sabia sobre o que era a história. Adorei ver como a trama se desenrola e principalmente por ver que o autor soube como conduzir e trazer sutileza a história do Felipe.
    Quero muito ler essa história em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Só leio resenhas positivas desse livro. Quero muito conferir-lo. Acho ótimo a temática aborda, além de ser super importante. O protagonista parece ser uma pessoa especial.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que não é muito meu tipo de leitura, mas fiquei bem curiosa sobre livro, ainda mais por ser personagens adolescentes e que traz a tona questões super atuais. Adorei a resenha e dica anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vanessa! Eu já li resenhas sobre esse livro e todas falaram basicamente o mesmo que você, que Felipe é um personagem cativante e que a história não é melosa. Estou interessada nesse livro já tem um tempo, principalmente por essas características, mas estou evitando adquirir livros esse ano que correm o risco de ficar na pilha. rsrs Mas está na minha lista de desejados!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Olá Vanessa!

    Eu só vejo resenhas positivas a respeito desse livro, sobre a representatividade, a doçura como foi escrito e tenho muita vontade de conferir essa história. O quote escolhido foi um empurrão a parte na direção dessa leitura. Espero conseguir conferir esse livro muito em breve.

    PS: Fotos lindas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ola
    Nossa é tão bom quando somos surpreendidos, já aconteceu algumas vezes comigo e adorei.
    Sobe o livro o tema realmente é interessante, vou anotar a dica para uma leitura no futuro.
    E pelo seu post acho que vou gostar da leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gosto quando o livro apesar de ter romance não é o foco principal, e gostei da premissa do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii! Adorei o Felipe e é realmente horrível quando passamos por essas inseguranças na adolescência, principalmente quando se estar perto do crush haha. A história parece ser bem interessante e espero conferir a escrita do Vitor um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa, como está?
    Adoro sinceramente a proposta desse livro e a acho extremamente válida nesses dias onde algumas pessoas cada vez mais parecem perder o bom senso, mas ao mesmo tempo outras parecem finalmente tomar a coragem para assumir as rédeas da própria vida.
    As palavras da Dona Rita foram lindas e com certeza mais um motivo para querer esse livro.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Esse livro está no maior sucesso. Só ouço elogios. Não é meu tipo de leitura, mas desejo todo o sucesso para o autor. Suas fotos estão um arraso. A capa do livro também ajuda, neh non? Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vanessa ^^
    Está ai uma obra que sempre me atrai pela capa que é de uma lindeza tamanha mas nunca parei para ler uma resenha e checar se vale a pena já que é a primeira obra do booktuber Vitor. Mas agora, após ler as suas impressões, vejo o quanto errei em não adquirir esse livro antes!!!
    Me identifiquei demais com essa questão do Felipe ter que conviver com o seu crush uma vez que em minha pré-adolescência também tinha contato com o meu crush em passeios e naquela idade pensar ter um envolvimento emocional me era fora de cogitação e coragem. E adivinha, hoje em dia descobri que esse meu crush também é do vale!!! EU PODIA TER TIDO UM RELACIONAMENTO LINDO COM O CRUSH DA INFÂNCIA!!! ashsuahsau
    Gosto de personagens reais pois traz a identificação e fico feliz em ver o quanto o Felipe traz representatividade pois no Brasil o que precisamos é de representatividade para todos os estilos, pesos e tonalidades de pele para dizermos que não tem nada demais sermos NÓS MESMOS!
    Te recomendo a leitura de DOIS GAROTOS SE BEIJANDO que também é do gênero LGBT. Também tem WILL & WILL que é de uma fofura e recentemente li GAROTO ENCONTRA GAROTO que é bom e é real. Já deu para perceber que o Levithan é o meu xodó nesse gênero representativo ahsuahauh
    Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Devo confessar que me identifiquei com o protagonista da história, então isso já foi um atrativo para adicionar a obra à minha meta de leitura. Gostei bastante da dica :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir