[Resenha] Dilacerada, Helô Delgado

Título: Dilacerada
Autora: Helô Delgado
Editora: Coerência
Páginas: 230

"- Mesmo quando pessoas muito próximas nos machucam, não conseguimos extinguir os sentimentos que temos por elas. "

Resenhar Dilacerada é um sonho realizado. Quando a Helô começou a escrever, ela me convidou para ser uma de suas betas e acompanhar o processo de escrita e a evolução dela como autora foi algo fascinante.

Dilacerada é um romance com um quê de drama que nos apresenta à história de Vivian, uma jovem adulta de 27 anos, que teve seu passado marcado por várias situações complicadas. Ela está, agora, fazendo terapia e revivendo todos os momentos bons e ruins.

Vivi, como nossa personagem é conhecida, cresceu dentro de casa com sua irmã, Valéria, uma jovem que possuí síndrome de Down, e sua mãe, Karina, uma mulher muito controladora. As três vivem numa casa afastada, estudam em casa e Vivi sai apenas para o fundo da casa, por 30 minutos, quando cumpre todas as tarefas que a mãe deixa ao sair para trabalhar. 
“Por que diabos eu era obrigada a ficar em casa? Por que minha irmã não podia frequentar escola normal ou uma especializada para lidar com sua condição genética?”

A mãe alega que elas não podem sair e o acesso delas a TV, jornais e revistas é selecionado pela mãe. Internet? Ela não sabe nem o que é. Entretanto, a vida segue e elas já estão acostumadas. Tudo muda quando Vivi percebe um rapaz da sua idade próximo de casa. Seu nome é Lucas e eles começam a ter uma amizade e conversam, principalmente, através da janela escrevendo em seus cadernos. Apesar de as visitar de Lucas serem um refúgio para Vivi, elas levantam diversas questões e causam muitas brigas entre mãe e filha. Como Vivi poderia conciliar seu carinho por Lucas, a possessão de sua mãe e proteger sua irmã?


Como disse, fui beta reader desse livro. A primeira versão já era incrível, mas essa segunda superou todas as expectativas além de fazer meu coração se partir. Vivi é aquele tipo de personagem que conquista o leitor na primeira página e nós torcemos para que tudo se resolva, para que a mãe deixe de ser controladora, para que Lucas seja um salva-vidas em sua vida e a tire dessa situação, para que Val – sua irmã – tenha um futuro melhor, enfim. O livro inteiro nos dá essa sensação: de pertencer à história e torcer para que ela dê certo. 
“Dor pela perda, dor pela esperança que tínhamos, dor pelo que poderíamos ter vivido, dor por todos os anos de cuidado e amor que nos fora roubado, dor por tudo o que vivemos, dor por não ter aproveitado melhor nossos últimos dias, dor por não ter sido forte, dor pela saudade que eu sabia que carregaria eternamente, dor por não ter dito que amava quando tive oportunidade.”

Mas, como disse, o livro é um romance com um quê dramático, então, tem várias situações que seu coração será dilacerado – desculpem o trocadilho, mas não resisti! Em outros momentos, entretanto, você tem uma chama de esperança aquecendo seu coração. A Val e o Lucas são dois personagens apaixonantes, eu desejei trazê-los para a minha vida, pelo menos, até descobrir o que ele fez – momento raiva!

Já a Karina, mãe das meninas, foi uma personagem intragável, sério. Mesmo depois que compreendi seu lado, suas escolhas e todas as abdicações que ela fez ao longo da vida, não consegui gostar dela. Eu a odiei desde o momento que ela apareceu, mas isso não é negativo, pois é muito difícil eu ter um sentimento tão forte assim por um personagem.

Em relação ao desenrolar da história é tudo muito bem escrito e desenvolvido, mas o ponto alto do livro são as revelações que temos ao final – que eu não posso contar para não estragar a surpresa. A Helô me pegou de jeito nesse momento e fiquei boquiaberta, mas percebi que tudo na vida nós podemos superar. Não há sofrimento que supere o amor que podemos ter dentro de nós e, se escolhermos o amor, estaremos trilhando o caminho correto. 
“Parecia que a cada dia um dos pedaços do meu coração estilhaçado era colado de volta no lugar. Ficavam cicatrizes, porém eram muito mais leves do que o vazio causado pelos pedaços perdidos. Aos poucos recuperava o formato original.”

Dilacerada é o primeiro livro que concluí esse ano e já sei que será um dos melhores. Ele é bem escrito, original e com personagens extremamente bem desenvolvidos. O único problema que eu poderia ressaltar nele é que ele teve um fim.


Classificação:

35 comentários

  1. Oi, Bru!
    Nossa, esse livro tem cara mesmo de deixar a gente destroçado por dentro. Por agora não estou na vibe de sofrer, mas super anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, não tenha medo! Leia quando tiver vontade e compartilhe sua opinião! =)

      Excluir
  2. Antes de tudo, deixa colocar na lista de desejados.
    Como a romântica incurável que sou, claro que meus olhos brilharam com a resenha.
    O amor é capaz de mudar tudo e todos. Não há outra forma de tentar consertar algo, que não seja pelo amor.
    Fiquei curiosa em relação à mãe das meninas.rs(adoro personagens assim, só para odiar também)
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Coloque na lista e se prepare para se emocionar um pouquinho! =)

      Excluir
  3. Resenha maravilhosa, fiquei muuuito curiosa pra ler o livro e que incrível você ter sido beta reader dele, parabéns pela resenha <3

    Meu Blog | Meu Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh! Vamos fomentar essa curiosidade e dar uma chance pro livro! ;)

      Excluir
  4. Só pela capa já dá pra ter uma pequena ideia de que terminaremos a história quebrados rs. Adorei a sua resenha e fiquei curiosa para ver o desfecho.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... posso dizer que a capa ilustra um pouco do que acontece no enredo. O título também... rs
      Espero que você dê uma chance à leitura, mas sou bem suspeita para falar sobre ele! =)

      Excluir
  5. Que legal ser beta de um livro que você amou! A historia parece ser dramática como o conto da Rapunzel mas mesmo assim ter uma certa leveza! Adorei sua resenha e as fotos ficaram maravilhosas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ritchelly, tem um toque de drama sim, afinal, o que seria da vida sem os dramas? Mas tem romance também... ;)

      Excluir
  6. Oi bruna, pelo visto começou com o pé direito nas leituras. Não conhecia o livro e fiquei empolgada com uma possível leitura. Anotando a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Coloque-o na lista, depois me chama para conversar! =)

      Excluir
  7. Vi essa foto no instagram da editora e ja fiquei animada, saber que você adorou a leitura só me deixou com mais vontade de ler! Eu não conhecia esse livro mas ele tem o enredo que eu gosto, com um pouquinho de drama e tudo, adoro histórias com drama porque afloram perfeitamente os nossos sentimentos. Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, o livro será lançado em fevereiro, e fico bem contente por saber que é o estilo que você gosta. Espero que se emocione com a leitura! =)

      Excluir
  8. Parece ser um romance com uma pegada mais dramática, gostei bastante da sinopse e fiquei curiosa para saber o final da história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Corre lá para ler quando lançar! Será uma honra! =)

      Excluir
  9. Bru! Você não imagina o quanto fiquei emocionada em ler a primeira resenha de Dilacerada, ainda por cima maravilhosa! Se eu te emocionei em umas 200 páginas, você conseguiu fazer essa proeza com seu texto. Fiquei toda boba, com um sorriso enorme no rosto! =)
    Obrigada por tudo, pelo apoio, pela paciência e por ter dado uma chance à minha "tentativa" de escrita (que agora se tornou um sonho se realizando).

    Mil beijos! Ainda vou te dar um abraço pessoalmente!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna. Que legal você ter sido uma das betas da autora, é uma sensação maravilhosa quando a gente vê aquele trabalho que acompanhamos alcançando seu espacinho, né? Eu achei a capa bem bonita e gostei da premissa. Achei a sua resenha muito completa e fiquei curiosa para realizar a leitura também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ola, fiquei curiosa esse livro parece ser emocionante e eu estou estremamente curiosa para poder realizar a leitura pois me parece que esse livro como o titulo já diz vai dilacera quem lê-lo dica anotada

    ResponderExcluir
  12. Olá! Pelo que li ai na sua resenha, ele tem cara de deixar a gente dilacerada mesmo! Como adoro um romance dramático, com certeza vou adicioná-lo na minha lista. E que bacana você ter sido beta da autora! Deve ser uma honra ler a história antes de todos!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Me deixou bem intrigada sobre o livro. Não conhecia a autora e este ano quero dar uma atenção especial aos nacionais, já que em 2017 li mais estrangeiros. Gostei dos seus comentários Sobre o livro e achei muito interessante! Dica anotada! bjo
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A história parece ser mto emocionante! Fiquei curiosa em saber o que motivou a mãe das meninas a confiná-las desse modo. O romance também parece ser tudo de bom. Fiquei com bastante vontade de ler!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá, após conhecer esse livro pela sua resenha já fiquei com uma vontade enorme de ler. A premissa me lembrou Tudo e todas as coisas, um livro que eu amei. Vou lê-lo assim que possível.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Essa história deve ser bem linda, adoro romances que nos deixam repletos de envolvimento e nos faz sentir tantas coisas ao longo da leitura. Pelo visto essa é daquelas histórias que só paramos porque a leitura realmente chegou ao seu fim.
    Que bacana você ter participado do processo desse livro.
    Vou anotar essa dica, acho que vou me surpreender.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Que premissa linda, curti bastante! Meu medo é comprar no site da Coerência e não receber o produto. Vou procurar nas livrarias, se encontrar, pode ser que o compre.

    ResponderExcluir
  18. Oieee. Gostei muito da premissa, que legal que foi um livro ótimo pra você. Com certeza darei uma chance. Dica anotada

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da premissa e a capa é um amorzinho. A sinopse me lembrou um pouco "Um Caso Perdido" da Colleen Hoover, onde a filha não tem qualquer tipo de acesso a tv, internet e etc. Acho que por me lembrar esse livro, acredito que "Dilacerada" é meu tipo de leitura e irei dar uma chance.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  20. Gente, onde eu ia achar que numa capa tão deliciada ia se esconder uma mãe possessiva, não é o livro que leria pela capa, mas sim por uma boa resenha, me fez recordar de A Pianista, já leu? Hahaha chato quando livro bom tem um fim, sei como é. Espero poder acompanhar essa leitura e me sentir como você.

    ResponderExcluir
  21. Uau, que honra poder acompanhar o processo da escrita! Awnn parece ser um livro lindo, com personagens apaixonantes e que você torce para que tudo dê certo. Confesso que só de ler a sua resenha já fiquei com raiva da mãe da Vivi e também estou curiosa para saber o que o Lucas fez. Amei a sua resenha e espero ler essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  22. Acredito que deva ser uma leitura interessante para quem gosta da temática, mas não gosto muito deste gênero literário. Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Ainda não conhecia esse livro nem a autora, mas parece que é um livro delicinha de ler, já vou adiciona-lo à lista das minhas futuras leituras.
    Eu gosto bastante de livros que puxam um pouco para o drama, quase sempre me emocionam, acho que vou amar esse livro.
    Sua resenha ficou perfeita.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  24. Que legal que você foi beta da autora. *-* Isso explica seu envolvimento com a trama. Não conhecia a autora, mas já anotei a dica aqui. Tenho evitado livros que me fazem sofrer, mas seus elogios me convenceram e essa capa está linda demais. Um beijo e todo sucesso do mundo com o blog!!!

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente, os personagens não me chamaram tanta atenção, li um livro meio parecido e não gostei muito, mas sempre tô tentando me aventurar nas leituras e nunca julgar. Gostei muito da sua empolgação, me motivou a ficar curiosa. Ótima escrita e resenha!

    ResponderExcluir
  26. Oi Bru!
    Adorei sua resenha e, realmente, tem como não amar Dilacerada? Impossível!
    Ser beta de uma autora incrível como a Helo e ainda ter como companhia você e as meninas, foi uma experiência pra lá de sensacional!
    Bora esperar o lançamento pra que todos conheçam essa maravilha!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  27. Oi Bruna, sua linda, tudo bem?
    Meu coração já ficou apertado por ela. Às vezes a vida nos traz desafios muito difíceis, não podemos desistir e perder nossa fé. Achei lindo que o amor irá contribuir para salvá-la. Tenho certeza de que irei me emocionar, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir