[Resenha] Os doze guardiões da luz, Luiz Henrique Batista - Os doze guardiões da luz #1

Título: Os doze guardiões da luz
Série: Os doze guardiões da luz #1
Autor: Luiz Henrique Batista
Editora: Coerência (cortesia)
Páginas: 338
Onde comprar: Amazon

A eterna luta do bem contra o mal se faz presente em um enredo que contém romance, ação,aventura. Uma batalha sem fim entre trolls, bruxas, fadas, anjos e demônios nos faz entender o porquê o gênero fantasia é sensacional!
Ambientado num mundo de fantasia, "Os Doze Guardiões da Luz" narra as histórias de heróis imortais que encarnam os doze signos do Zodíaco. Séculos após a grande guerra, que expulsou a Escuridão dos reinos do oeste, o povo e os heróis parecem ter se esquecido da ameaça que reside lá fora, além da fronteira das terras da Luz com os países da neblina. Alheios ao alcance dos tentáculos do inimigo, os Guardiões são pegos de surpresa quando a ameaça vem não de fora, mas de dentro do reino, justamente daqueles em quem mais confiavam: eles próprios.
Sabemos que a batalha do Bem contra o Mal nunca terá um fim! É por isso que amo enredos de fantasia, porque a criatividade do autor não tem limite. Sempre é possível inovar, sem que haja qualquer quebra de expectativas. Por isso mesmo que Os Doze Guardiões da Luz tem essas características. Lançado pela editora coerência sob a escrita do Luiz Henrique, nos contamos com uma gama de personagens clássicos no que compete ao reino de Gaia. 
"Três estrelas cairão na Água. A primeira delas, nas mais escuras profundezas do oceano, onde deixará sei coração em troca da força de um maremoto. Outra, no litoral, eternamente dividida entre a terra firme e o mar revolto. A última das Doze descerá até o reino submarino, onde se tornará guerreira e rainha."
O mundo precisa de proteção e por isso mesmo que os Doze Guardiões surgiram, baseados nos 12 signos do Zodíaco. Eles representam a luz e o equilíbrio no mundo de Gaia. Entre tempos difíceis, eles são enviados para restaurar o equilíbrio daquele mundo das sombras que assolava toda a população. Ao conseguir expulsar as sombras, eles retornam ao seu "lugar". Anos e anos se passam e Gaia continua em paz, até que no festival de Primavera acontece um incidente catastrófico. Solicitados pelo chamado; Aries, Peixe e Sagitário e, logo depois, Aquário e leão unem suas forças para investigar o estranho incidente. Eles não sabem com o que estão lidando. Pior ainda, eles não sabem QUEM pode ser. Mas, será que o inimigo está longe demais? Como prever o próximo ataque?
"Três estrelas cairão ardendo em fogo. A primeira delas, a primeira de todas as estrelas a deixar o conforto do útero do universo, será a chama da coragem. A seguinte, o fogo da fúria, implacável e avassalador, invencível ao arder para destruir. Por fim, a chama da glória e da purificação, que expurgará o mal com fogo dourado."
Os Doze Guardiões da luz precisaram unir forças contra esse novo inimigo, que nem mesmo eles sabem o que é ou de onde vem. É preciso força e garra para não desistir em dias de escuridão mesmo emanando LUZ. Nesse livro encontramos batalhas épicas que só seriam possíveis nos clássicos. O autor amarrou tão bem suas ideias  que considero a obra um clássico na fantasia contemporânea; Isto porque sua escrita não é escassa, ela assume uma profundidade ao descrever ambientações da batalha, trabalhar características dos personagens, de forma que alguns se assemelhem a "deuses antigos".
"Três estrelas cairão sobre a terra. A primeira delas será a força e a sabedoria da montanha, um pilar capaz de sustentar o peso do céu. Logo mais virá a encarnação da natureza, pura como a própria terra, capaz de ouvir vozes do mundo adormecido. Depois, cairá a estrela que buscará e conquistará poder absoluto, tornando-se juiz do bem e do mal e caminhando eternamente sobre a tênue linha que os divide."
Eu confesso que não conhecia as características dos signos do Zodíaco, e nesse livro pude aprender um pouco sobre cada um. Inclusive as paixões e ambições. Os signos são considerados uma irmandade a partir do agrupamento com os quatro elementos: água, ar, terra e fogo. Cada um se une a partir dessas características, ao mesmo tempo, conseguimos acompanhar as dificuldades e os desafios a serem vencidos por eles: amor, ódio, ciúme. São particularidades de cada signo.


Foi interessante ler a obra em terceira pessoa, para se ter uma visão de cima sobre todos os guardiões. A que eu me identifiquei foi a Sagitário, claro, pelo espirito aventureiro e Aquário (que mais aparece na trama) pelo seu temperamento decidido e guerreiro. Aries e Leão são os meus opostos, até mesmo porque são impacientes e altamente passionais. Ambos se sobressaem na trama quando decidem deixar o Ego de lado, para tomar decisões em grupo.
"Três estrelas cairão através do ar. A primeira delas trará a ira da tempestade, um relâmpago feroz e imprevisível. Seguirá a estrela guia que ofuscará os ímpios e iluminará os justos, trazendo a palavra que veio dos céus. Junto dela virá a estrela da liberdade, livre como o vento, cheia de sonhos, soprando rumo à glória do conflito."
A diagramação do livro está lindíssima e a revisão foi deita cautelosamente para que nenhuma vírgula fosse tirada ou acrescida em vão. SIM, eu escolhi o livro pela capa, que por sinal é maravilhosa contendo os signos do zodíaco. Seria muito pedir continuação? (eu sei que tem!) Porque fiquei apaixonada por cada página dessa obra. E, a cada capitulo torci para que houvesse uma página a mais.

O autor conseguiu ambientar muito bem as suas descrições e definir um lugar para cada um dos Doze guardiões e, também personagens secundários. Para quem é apaixonado por literatura fantástica e ainda mais nacional essa leitura é ideal, porque podemos conhecer um pouco melhor sobre os símbolos e signos do Zodíaco, como também essa luta entre o Bem e o Mal, que no final tende a manter o equilíbrio porque um não existe sem o outro.
"- Não acredito em almas gêmeas. Acredito em pessoas que se sentem atraídas umas pelas outras e que, com o tempo, encontram semelhanças, superam diferenças e transformam essa atração em amor verdadeiro."
Classificação:

18 comentários

  1. Olá, como vai?

    Primeiramente, que capa linda é essa? Só de bater o olho nela já fiquei curiosa. Adorei a proposta da obra, essa coisa dos zodíacos me atrai muito. Amo fantasia e todo o mundo mágico que só ela tem para nos oferecer. Muito bacana essa dica e com certeza já vai entrar na minha lista de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa capa é capaz de ganhar qualquer um! Adoro essas leituras mais aprofundadas sobre o zodíaco e apesar de não ser o meu genero favorito, o assunto já me conquistou, com toda a certeza vou providenciar essa obra, tenho buscado ler mais autores nacionais e se tem signo no meio sei que vou amar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu amo fantasia!Já tinha visto algumas coisas sobre esse livro,mas nunca procure sobre.
    E descobrir que são com os signos me chamou muita atenção,parece uma aventura incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, sou uma verdadeira ignorante no que se refere signos. Quando alguém me pergunta o meu, tenho que parar pra pensar porque nem sempre lembro... rs Você pontuou na resenha que o livro aproveita o enredo para explicar cada signoe acho que isso me deixaria ligada no livro, mas como aprendizagem mesmo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Seria o tipo de livro que compraria pela capa, sim, eu também sou dessas. hahahha Só não sei se seria um livro que me agradaria, por conta de ser de um gênero que não curto muito. Mas achei a história interessante, vou anotar a dica e quem sabe em um futuro eu dê uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei sua resenha, me fez ficar com vontade de ler esse livro, que eu já conhecia mas que até então não tinha chamado tanto a minha atenção. A capa é mesmo linda e gostei de saber que a editora fez um bom trabalho nele. Achei interessantíssima essa ligação dos guardiões com os signos dos zodíacos e essa luda do bem contra o mal.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda!

    Tudo bem? Eu vi algum booktuber que acompanho falando desse livro, mas não me lembro mais quem. Adorei a resenha, e mesmo não sendo nada ligada nessa coisa de signos e entendendo praticamente nada (sério, eu sou uma cética quando se trata de astrologia) achei bacana que cada guardião se ligue a um signo e falando assim por alto parece que estou descrevendo Cavaleiros do Zodíaco hahahahaha (um anime que eu adoro, btw).

    É legal que você aprendeu sobre cada signo com o livro e essa capa é maravilhosa, mas não sei se pretendo ler. Pode ser que mais pra frente eu tenha essa vontade

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gosto muito de fantasia, mas no momento não é o que procuro para ler, estou em busca de algo mais pro estilo chick-lit. Eu vi várias pessoas recebendo esse livro e fiquei encantada com essa capa, achei que fizeram um excelente trabalho nela. Não irei ler por agora, entretanto isso não significa que eu não possa ler depois, pois a premissa é muito legal e quero conhecer novos autores nacionais.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda,

    Eu não conhecia o livro, mas adorei essa fantasia que mistura com os signos do zodiaco, achei isso diferencial desse livro. Eu com certeza leria, adorei suas impressões e anotei a dica. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    nossa que interessante, eu pouco ou nada sei sobre os signos do zodíaco, não por falta de vontade de aprender, até já tentei mas me pareceu tudo muito complicado a principio e por isso acabei desanimando, mas ainda tenho muita curiosidade em entender melhor do assunto e o fato deste livro contar algumas características de cada signo já fazem meus olhos brilhar. Fiquei bem interessada e adoraria poder conhecer melhor a obra;

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruna!!
    Achei a capa muito bonita ( sempre me atento a esse detalhe), mas infelizmente, não gosto muito de leitura desse tipo muito fantasiosa, sei lá...não me interessou...uma pena!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aiiii, amo livros com mapas assim mas não sou muto fã de histórias de fantasias e ainda mais com signos, não sou muito de acreditar e aí já não me deixo envolver sabe? Mas realmente a diagramação está linda!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Apesar de não ser muito fã de fantasia, tenho tentado modificar dando oportunidades as leituras. Fiquei animada com essa premissa e com sua resenha. Esse cenário envolvendo mitologia, signos sempre me deixam intrigada e parece ter sido uma boa experiência.
    O projeto gráfico também ficou sensacional com esse mapa.
    Dica anotada.

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    Eu AMEI essa capa, é linda! A edição está maravilhosa.
    Não sei se daria uma chance pois não me ligo muito nessa coisa de signos na "vida real", mas em um livro de fantasia acredito que daria sim uma chance. Sua resenha está ótima, e adorei os quotes escolhidos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ah eu gosto de livros com fantasia/aventura, sempre divertidos para passar o tempo. por envolver signo acho que fica bem característico cada personagem né?
    Não conhecia, mas gostei!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. Oi. Tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Essa proposta de usar os signos como referência chamou muito a minha atenção. Achei bem criativo. Eu não sou de ler muito livros de fantasia,as tenho que concordar que eles são livros bem criativos e sempre com novos mundos e realidade para termos a oportunidade de conhecer. O triste é querer fazer parte do universo fantástico e não ter como. Adorei a resenha e conhecer mais sobre esse livro.
    Abraço 😀

    ResponderExcluir
  17. Oii!!
    Achei bem interessante o enredo desse livro. Eu tenho um pouco de trauma de livros que envolvem guerreiros que são os signos do zodíaco. Há um tempo atrás, comecei a ler um livro que era nessa pegada e desisti. Li somente 20 páginas e isso em vários dias tentando seguir em frente. Fico feliz que tenha gostado desse livro, me parece um pouco diferente do livro que eu li há um tempo atrás. Eu até acompanho signos, mas depois desse trauma literário rs eu só não leria esse livro por receio de também não gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda!

    Achei super bacana o enredo deste livro. Confesso que, mesmo sendo amante de fantasia, eu não pegaria esse livro para só por este nome, embora a capa seja linda e muito chamativa. Mas ainda bem que li sua resenha, pois gostei muito dos seus comentários sobre a trama e até mesmo me encontro curiosa para saber como o autor trabalhou essa questão dos signos do Zodíaco. Gostei muito da dica, obrigada!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir