[Resenha] A garota do lago, Charlie Donlea

Título: A garota do lago
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 296
Onde comprar: Amazon

Donlea nos faz acreditar que a protagonista esta viva e contando o que aconteceu com ela. Um fato trágico que une vidas por meio de uma teia de crimes. Este horror é contado de uma forma tão bela que chega a causar medo! Este é um dos motivos pelos quais me assustei com a sede que tive para ler A garota do lago.
ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR...
Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.
Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso.
“Despreparada para o ataque dele, Becca sentiu os calcanhares serem arrastados por sobre o piso de ladrilhos. Então, ele a empurrou com força contra a parede. Agarrando-a pelos ombros e pelos cabelos, arrastou-a até a cozinha.”
Becky é uma jovem popular e cheia de amigos. Seu pai é um advogado de respeito e esta prestes a se tornar um juiz. Ele não esperava que sua filha seria assassinada da forma mais brutal e impiedosa na pequena Summit Lake. Lançado pela Faro Editorial, A garota do lago é um romance policial em que todos podem ser o culpado. A vítima está morta, mas continua viva durante toda a narração dos capítulos. Becky, se faz presente como um fantasma na vida daquelas pessoas com quem conviveu. Mal sabe a repórter Kesley Castle que fará parte também dessa teia de mistérios sensacional. 
“A dor era lancinante. A visão de Becca ficou embaçada, e a audição, comprometida. Foi quando ele enfiou as mãos frias sob a calça do agasalho esportivo dela. Nesse momento, Becca recobrou a plena atenção. Apesar de estar imobilizada sob o peso do corpo dele, ela o esmurrou e o arranhou ao ponto de deslocar alguns dedos e de as unhas ficarem cobertas de pele e sangue.”
Famosa por ter escrito seu livro e bem sucedida por ter o dom de investigar casos impossíveis, Kelsey está no fundo do poço a um tempo. Ela perdeu sua irmã gêmea e sempre que a data se aproxima ela se isola do mundo, para que as pessoas não se compadeçam da sua situação. Ela sempre odiou o fato de ter perdido sua metade, como também o jeito que as pessoas a tratavam por ser a irmãzinha daquela que era popular entre a turma.


Para tirar nossa repórter de sucesso dessa zona de luto, o seu chefe prescreve um belo remédio: ela terá de investigar um assassinato na cidade de Summit Lake. Advinha qual assassinato? Isso mesmo! É quase impossível parar a leitura, porque Donlea não está satisfeito em tirar-nos da zona de conforto, ele nos faz arrancar cada fio de cabelo para tentar desvendar esse crime. E acreditem, não é fácil. De um jeito belo e macabro a estória de Becky é narrada entre passado e presente. Conhecemos seu relacionamento com o pais, amigos, namoro. De modo que ficamos confusos porque não é possível apontar o criminoso. 

O entrecruzamento de Kelsey com Becky é rico em mistério, tristeza e ao mesmo tempo beleza. Ambas tem uma alma fascinante, mas que de algum modo perderam algo valioso; ela a irmã. a outra a vida.
“Até aquele momento, sua pesquisa dizia que Becca Eckersley era uma boa garota da Carolina do Norte,que frequentava a Universidade de George Washington com uma bolsa de estudos parcial e conseguiu ser aceita para a pós-graduação na mesma instituição. Correta, jamais metida em confusão e uma florescente aluna, fora morta duas semanas atrás.”
Summit Lake é uma cidade pequena e quase todos os moradores se conhecem, como também ficaram assustados com o que aconteceu com nossa jovem protagonista. Kelsey é uma estranha na cidade e fica chocada quando percebe que não será nada fácil investigar o caso já que a policia local não resolveu, e os policiais do estado assumiram as pontas. Sem recursos para montar seu caso, ela tenta desvendar tudo sozinha. Sua estratégia é fazer amizade com as pessoas. Desde a moça do café até aquele que a olha de forma torta. Será que Kelsey vai descobrir quem é o assassino de Becky? Acreditem... o suspeito esta debaixo do seu nariz e você nem suspeita.

Charles Donlea tem uma mente insana, sério! Como pode uma pessoa tão simples criar uma estória viciante e ao mesmo tempo macabra? Ele escreve de forma sutil sem qualquer tipo de romantização com determinadas temáticas. Ele evoca a dor mais profunda que há no coração de quem lê a obra e não seria justo de outra forma. Ele sabe exatamente que nasceu para escrever sobre mentes perigosas. Afinal, a sua é uma!
“[...] Por que fora atacada? Houve algo que ela fez para provocar aquilo? Por que o canalha a escolheu, e não outra pessoa? Por quanto tempo ele a teria esperado e observado? Ela conhecia o homem por trás da máscara, ou ele era apenas um estranho aleatório escolhendo uma mulher aleatória?” 
A brilhante narração em terceira pessoa nos deixa boquiabertos porque a imparcialidade é bem maior, nos deixando responsáveis por qualquer escolha de lados e julgamento. Pânico, ação e silêncio rodeiam a cidade de Summit Lake... afetada por esse trágico acontecimento. 

As quase 300 páginas são suficientes para embebedar os apaixonados por romance policial e assim nos deixa paralisados sem vontade de realizar qualquer outra atividade até descobrir o culpado. Nos jogamos de cabeça em uma obra rica em detalhes e uma linguagem com termos profissionais da área jornalistica.


A capa e diagramação formam um conjunto belo em meio a um drama interno logo quando batemos o olho. Deixo os meus elogios a editora pela qualidade na revisão de conteúdo e cuidado em produzir uma obra que de fato nos mostre o que é tirar-nos da zona de conforto!

Classificação:

25 comentários

  1. Não sou muito amante de um romance policial, mas seu entusiasmo me contagiou!!
    huauhauha
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!
    Vai pra minha listinha sim!!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    Http://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou adorando essa nova leva de Thrillers, e já nem sei mais por qual começar. Esse mesmo me empolga a cada resenha que leio, quero saber o que realmente acontece com essa garota do Lago.

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Eu amei demais a leitura dessa obra, li ela bem na época do lançamento e devorei a história quase em uma sentada, agora estou aguardando o próximo lançamento do autor que espero que seja tão bom quanto esse foi!

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bruna

    Eu to louca pra ler esse livro, praticamente todas as resenhas coincidem no quanto o mistério está bem planejado e como as reviravoltas no caso mantém o leitor em suspense, adoro livros assim bem escritos e surpreendentes, acho isso essencial em suspenses ou thrillers.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda
    Quando viciamos na leitura e queremos descobrir logo o culpado, prova que o livro realmente é envolvente. Amo o gênero e sou doida para ler esse livro.
    Que bom que gostou tanto!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda! Eu estou louca para ler esse livro, amo histórias com suspense e investigação e esse está repleto disso! Fico feliz em saber que uma ótima história, vou ler esse ano ainda, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou ansiosa pra ler esse livro a sua resenha me deixou super curiosa para ler, e acho que irei comprar ele agora na bf

    ResponderExcluir
  8. Amanda, antes de mais nada parabéns pelo seu texto, ficou ótimo: objetivo e bem argumentado. Deu para ter uma noção geral do quê encontrar em relação a diagramação, revisão, enredo e desenvolvimento. Gostei de conhecer um pouco da história, mas confesso que acabei nem solicitando a editora qnd foi lançado, fiquei com medo de sofrer demais. Enfim valeu conhecer suas impressões.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de romances policiais, mas por algum motivo fiquei meio receosa com esse livro... A maioria das resenhas que li são positivas e a sua me deixou ainda mais com vontade e ler... Acho que no final das contas vou dar uma chance ao livro.

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  10. OIe, tudo bem?! Estou muito interessada em ler esse livro. Apesar dessa leva de "qualquer coisa no Lago" das editoras, o livro despertou muito meu interesse por conta dessa sinopse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda.

    Eu estou louca para ler esse livro, porque as resenha que eu já li sobre ele praticamente dizem que o mistério está ótimo, é um livro bem escrito e planejado. Adoro histporias como as reviravoltas surpreendentes e a sua resenha aumentou a minha curiosidade. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi comentei uma outra resenha desse livro hoje, o fato de a história não ser romantizada para mim já conta muito para eu querer ler, tudo nesse livro chamou minha atenção e gostei de ler uma segunda resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oiee, já vi muito esse livro, mas não costumo ler esse genero e apesar de ter ficado curiosa não sei ao certo se leria, mas obrigada por compartilhar sua opinião!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está com tudo, é isso mesmo? É a segunda resenha Dee que eu leio essa semana é já foi mais do que suficiente pra ficar um aquela coceirinha pra ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Amanda!
    Esse livro já está entre as minhas próximas leituras, adoro livros policiais e com certeza vou adorar essa leitura. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga e colunista gostou tanto da narrativa desse livro que está super empolgada com o novo lançamento do Charlie.
    Eu adoro um bom romance policial, e claro, pretendo me jogar nesse livro assim que der e conhecer que tal acontecimento trágico é esse que assombra Summit Lake.

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente preciso ler esse livro, sua resenha foi extremamente cativante e apesar de não ler tantos livros policiais, sempre que posso incluo eles na minha leitura e quando encontro um tão bem elogiado, não posso perdê-lo de vista!

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Meu Deus do céu, sem palavras para essa resenha e para esse livro! Sério!
    Eu sou apaixonada por romance policial, entretanto, não conhecia esse autor e nem a sua história. Desde a premissa o livro se mostra bem interessante e a sua considereção nos instiga ainda mais!
    Já quero!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Amanda lindona li tantos elogios a esse livros que preciso ler urgente, pelo visto toda a história foi muito bem construída e envolve o leitor, o surpreendendo. Não vejo a hora de conhecer a escrita da autora. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  20. Oi! Já tinha visto o livro em algum lugar, mas depois de ler sua resenha fiquei mega curiosa para conhecer. Sou fanática pelo gênero suspense e com certeza anotei a dica aqui. Simplesmente amo ter que arrancar os fios do cabelo tentando descobrir o assassino, como você mencionou, portanto acho que irei adorar :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Fiquei empolgada com a sua resenha! Fiquei bem curiosa para conhecer a história, a premissa me agradou demais e claro que já anotei o nome aqui.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. "Paralisados sem vontade de realizar qualquer outra atividade..." <3 É exatamente assim que me senti ao ler pela primeira vez um romance policial e sinto que seria assim com essa leitura também! Quanto à diagramação, já espero ser uma lindeza, porque sei que a Faro arrasa! Adorei, Amanda! Leria com toda certeza!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Nossa, sua resenha só soma mais ao coro que falam o quão o livro é maravilhoso. Por não curtir muito o gênero, talvez seja um dos motivos que não tenha lido até hoje. Quem sabe um dia?! Ótima fotos e resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Porque vcs escolheram ler esse livro A Garota do Lago?

    ResponderExcluir